Dicionário do RPG: Hack & Slash

Hack & Slash é um tipo de jogo focado em combate e na evolução constante do personagem. A história não é forte desse estilo de jogo, mas sim a experiência e a sensação de evoluir a cada novo desafio. No RPG de mesa há também um outro nome: Dungeon Crawl, que é caminhar por uma masmorra encontrando inimigos cada vez mais difíceis.

A tradução literal de Hack & Slash é Corta e Massacra! Isso já diz muito sobre esse o que os jogadores enfrentarão, não é mesmo? Portanto nesse tipo de jogo os jogadores criam fichas de personagens com foco em combate, de acordo com classe e raça, e o mestre traz monstros poderosos para eles lutarem.

A diversão fica pela queda das cabeças que os jogadores massacram.

O Hack & Slash é um jogo muito interessante para testar novos tipos de personagens e analisar suas possibilidades de combo, sem contar em estratégias de grupo.

Alguns jogos conhecidos desse estilo são: God of War, Darksiders, Diablo, Golden Axe, Devil May Cry e assim segue.

god of war - hack and slash - corta e massacra - glossário - dicionário do rpg - nuckturp
God Of War – Hack & Slash com uma história incrível.

Subgêneros de Hack & Slash

Existem duas variações ou subgêneros que podemos colocar aqui. O beat ‘em up que é um estilo de jogo que o personagem vai caminhando e batendo em um grande número de oponentes. Aqui você vai lembrar de Double Dragon e Final Fight. E há também o subgênero crowd combat (combate de multidões), onde os inimigos não param de vir para cima, com o Gauntlet.

No RPG de Mesa

Dizem que o estilo nasceu do Dungeons & Dragons, porém os War Games já tinham essa função, antes de Gygax juntar os War Games com jogos interpretativos. Portanto, quando fechamos os personagens em uma masmorra e começamos a colocar desafios em forma de criaturas constantemente na frente dos jogadores, nós estamos promovendo esse estilo de jogo.

Enfim, o Hack & Slash é um estilo de jogo para quem gosta de combate e ter a sensação de vitória a cada inimigo derrotado.