Dicionário do RPG: Mapa de RPG

Um Mapa de RPG é literalmente o mapa! Alguns jogos de RPG usam para combate mapas (ou grids) para análise de distância entre personagens e efeito de magias, por exemplo. Por isso, normalmente é visto em uma visão superior.

O Mapa de RPG surgiu quando Gary Gygax uniu os WarGames (Jogos de Guerra e Estratégia de Combate) com o jogo uma narrativa histórica e jogos de interpretação (o RPG). Assim, os mapas se tornaram grande aliados dos jogadores em combate para mestres e jogadores “falarem o mesmo idioma” durante o jogo.

Os grids de batalha podem ter diversos tipos, porém os tradicionais são os quadrados e os hexagonais.

Tipos de Mapas de RPG

Mapa do mundo

Visto em larga escala. Serve para situar os jogadores e para ter noção de distância entre cidades, por exemplo. Assim, todos na mesa tem uma visão macro do universo que estão jogando, ou pelo menos, da situação.

Mapa da Região

É o mapa de uma determinada região que pode ser explorada. Aqui já entrando com detalhes de inimigos e armadilhas. Portanto, nesse ambiente os tokens já entram em ação para indicar os deslocamentos e posições de combate.

Mapa de um esconderijo da aventura Mina Perdida de Phandelver.

Mapa de Combate

Os mapas de RPG de combate em si, são aqueles que mostram o local da ação bem aproximado, pois em alguns sistemas e com alguns mestres a precisão é importante. Por exemplo, em Cyberpunk 2020 o ambiente influencia completamente no tiroteio.

Trem nas Terras Baldias. Um mapa de combate bem próximo, no ambiente de Cyberpunk 2020, feito por Solution Maps.

Grid em Branco

Os grids são folhas ou arquivos em branco para que você desenhe no momento o que está sendo narrado e o local que pode acontecer o combate. Eles dão todo o suporte criativo e técnico, porém sem o charme de alguns desenhos onde o token ou miniatura pode caminhar.

Brincar com os mapas pode trazer certa visualização e diversão para a narrativa que está sendo contada. Portanto se divirta comprando os mapas prontos para usar no Roll20, Foundry, Fantasy Grounds ou qualquer outro aplicativo online, ou criando os seus mapas para a sua mesa.