Dicionário do RPG: Mundo Aberto

Mundo aberto dentro do contexto do RPG significa que não há paredes ou locais físicos que impeçam (ou segurem) as ações dos personagens. Dessa forma, não há limites!

O mundo aberto por ser praticamente ilimitado e trazendo uma grande variedade de informações e possibilidades é um grande medo e desafio para mestres de RPG. Porém, não é um Tiamat da narração. O grande segredo é trabalhar bem o improviso e conhecer o cenário.

Um RPG de mundo aberto, diferente de masmorras, labirintos e calabouços, pode trazer elementos táticos para os jogadores (e mestre) aproveitarem durante combates, por exemplo. O mundo aberto permite que haja sessões mais leves como exploração, integração e até mais interpretativas. Por exemplo, uma sessão onde os jogadores buscam e encontram uma taverna e lá decidem passar a sessão conversando e farreando.

Ao mesmo tempo há a possiblidade de encaixar monstros e até, talvez, fazer avanço rápido – técnica narrativa para pular viagens – e colocá-los em locais novos. Dessa forma, alimentando a curiosidade e instigando os jogadores.