Dicionário do RPG: OSR – Old School Renaissance
OSR é a sigla para Old School Renaissance, um movimento de volta às raízes do RPG. A ideia é resgatar o espírito de jogo da primeira edição Dungeons & Dragons (D&D) ou sua edição seguinte, Advanced Dungeons & Dragons (AD&D). Ele surgiu nos anos 2000, quando a Wizards of the Coast, detentora dos direitos de publicação de todo material de D&D, criou a licença OGL, permitindo a criação de novos sistemas e cenários a partir das regras básicas do D&D.
O primeiro “manifesto” do movimento OSR, o A Quick Primer for Old School Gaming (ou, conforme traduzido pelo Café com Dungeon Podcast, “Uma Rápida Introdução ao estilo de Jogo Old School”), escrito por Matthew Finch, apontou quatro princípios para seus jogos:
- Não aplique regras, faça-as (“Ruling, no rules”)
- Habilidades do jogador, não do personagem (“Player Skill, not Character Abilities”)
- Heroico, não super-heroico (“Heroic, not Superhero”)
- Esqueça “balanceamento de jogo” (“Forget ‘Game Balance’”)