Dicionário do RPG: Plot Twist – Reviravolta

Um plot twist é uma reviravolta na narração de uma história. Ou seja, ele é uma reviravolta que está atrelada às expectativas tanto dos expectadores da narrativa quanto dos personagens que participam dela.

Neste sentido, a presença de plot twists em histórias faz com que a imersão do leitor, ou jogador de RPG, fique ainda maior, visto que a sensação de surpresa nos prende à história.

Em narrativas imersivas, nos conectamos aos personagens e à trama. Desta forma, começamos a criar teorias e expectativas do que acreditamos que irá acontecer. Seja um roteiro mais linear ou algo complexo que deixa buracos para preenchermos, nossa mente sempre imagina onde a história irá parar.

Portanto, histórias que usam plot twists em sua narrativa fazem com que nossa atenção seja redobrada, pois quando ele é revelado, ou somos surpreendidos ou nossas teorias são confirmadas.

Ou seja, plot twist é um recurso muito interessante para aumentar o engajamento da audiência.

Exemplos

Alguns exemplos de plot twists são:

  • A revelação de que Darth Vader é o pai de Luke Skywalker;
  • A verdadeira identidade de Snape, em Harry Potter;
  • O motivo real que levou Itachi a destruir a Vila da Folha em Naruto;

Nos 3 casos, nossas expectativas como audiência são confirmadas ou surpreendidas, tornando assim a experiência ainda melhor.

Claro que existem reviravoltas ruins – que eu deixo você, como leitor, preencher com a sua obra que lhe trouxe agonia ao vivenciar a reviravolta. Geralmente, reviravoltas ruins acontecem por algum dos motivos abaixo:

  • Você, como audiência, sente-se enganado;
  • Existe um buraco de roteiro na execução do plot twist;
  • Não há elementos o suficiente na narrativa para que você, como audiência, perceba o plot twist como algo grandioso e assim ele se torna raso;

Portanto, use reviravoltas — mas use-as de uma maneira que surpreenda positivamente a sua audiência, ao invés de fazê-la se sentir enganada.