D&D: A origem.
Dungeons & Dragons é um ícone da cultura pop. Eu consigo pensar de agora de cabeça em dois grandes culpados: A série da Netflix Stranger Things e a stream do grupo Critical Role. Você pode ter discordâncias comigo sobre os grandes expoentes do D&D. Além disso você pode até detestar o sistema!
Inclusive aqui na minha boca no meu grupo temos um ditado que é “Dungeons and Dragons é a porta de entrada para drogas mais fortes sistemas melhores”.
Portanto estabelecemos que D&D é famoso, logo ele deve ser importante, certo? Correto. Mas eu não vou discursar sobre a correlação entre a tendência crescente de adolescentes entre 10 a 15 anos que jogam TTRPG por mais de 3 horas por semana e o aumento na produção de Pepsi nas Ilhas Malvinas. Vou deixar esse assunto para meu PhD. Eu vos ofereço aqui uma viagem no tempo. Uma visão geral sobre o sistema.
Dungeons & Dragons: Quem é? O que faz? Como vive? O que come?
Eu já dei uma pitadinha da evolução do D&D1e até o D&D5e no meu artigo sobre morte de personagens, então vou direto aos primórdios e além.
No princípio havia Gary Gygax e Dave Arneson. Ambos faziam parte da Sociedade dos Castelos e Cruzados (Castles & Crusades Society). Um grupo de jogos para jogar Chainmail, um jogo de mesa baseado em batalhas medievais. Naquela época era costume os grupos de jogos terem nomes e o grupo de Gygax seguiam a estrutura da sociedade medieval. Eles tinham até um rei que era uma criança de 14 anos! Enfim…
Chainmail é o que chamamos de Wargame. Que é uma modalidade de jogo de mesa onde dois jogadores assumem o papel de generais e simulam uma batalha. Provavelmente o exemplo mais moderno desse estilo de jogo é o Warhammer 40k. FUN FACT! Gary Gygax é um dos autores de Chainmail! Que inclusive possuía um apêndice com regras para monstros e magia nos moldes de Senhor dos Anéis.
Eventualmente Dave escreveu uma variação de Chainmail onde os jogadores controlavam apenas uma peça ao invés do exército todo. Então ao tomar conhecimento dessas regras homebrew, Gygax pediu uma cópia delas. Logo Dave enviou um manuscrito de 14 páginas para ele. Em pouco tempo esse manuscrito foi expandido para 50 páginas. Exceto que nenhuma editora aceitou publicar. Gary então criou sua própria editora e oque se tornaria Dungeons & Dragons 1e nasceu!
Vamos mais fundo: Origem dos wargames.
Agora que definimos o começo do D&D, vou falar um pouco sobre os wargames. Assim como “RPG”, o termo “wargame” é um tipo de jogo. E exatamente o RPG, existem montes e montes de variações de wargames. Portanto eu tenho que definir o que quero dizer por “Wargame”:
Wargame são jogos de mesa onde dois ou mais jogadores assumem o papel de generais e simulam batalhas.
Assim como os RPGs, os Wargames também variam de acordo com o cenário (futurista, medieval, etc), realismo, complexidade e até escala. Onde podem existir pequenas escaramuças…
…a até batalhas gigantescas, cujo valor da mesa vale mais do que meu carro.
Claro que exemplifiquei usando o Warhammer 40K que é possivelmente o wargame mais conhecido. E mesmo assim ainda é um jogo considerado de nicho. Um wargame pode ser jogado apenas com papelzinhos coloridos ou até por correspondência.
Agora que você sabe o que é um wargame, de onde surgiu? Pois bem, o primeiro wargame foi criado por Johann Christian Ludwig Hellwig em 1780 na Prussia. Johann era professor de uma universidade onde a maioria de seus alunos seriam oficiais do exército. Então ele criou um jogo de mesa que simulasse batalhas. Logo ele poderia ensinar táticas de batalha e logística aos seus alunos. Johann no entanto não parou nos fins acadêmicos mas comercializou seu jogo. Seu jogo fez sucesso e portanto inspirou outras mentes a criarem seus próprios wargames ao longo dos próximos 300 anos. Tanto com objetivos militares como recreacionais.
Não ouso dizer que é um segredo, mas o jogo de Johann Hellwig possuía uma clara inspiração no qual foi modelado: Xadrez.
Devemos voltar mais: Origem do Xadrez!
Ok, não vou me alongar nas origens do xadrez. Nesse ponto começamos a entrar na área acadêmica dos historiadores que debatem as datas, livros e termos fervorosamente. Então vamos apenas olhar o panorama geral.
O que conhecemos hoje por xadrez surgiu entre os séculos 13 e 16. Com a evolução do tabuleiro que era jogado, substituição e adição de peças e regras homebrew. Sim, naquela época os jogadores já usavam regras homebrews em seus grupos. Exceto que os grupos eram cortes reais ou até países.
Os registros mais antigos do que é considerado uma versão rudimentar de xadrez datam a partir do século 7. Prevalecendo das regiões onde hoje são a Índia, Irã e outras regiões árabes. Historiadores debatem que esse jogo pode ser derivado de outro jogo com raízes na China. Mas aqui reitero, estamos entrando no campo dos historiadores e eu não quero pisar nos calos deles. Também não pretendo aprender nem ensinar como o predecessor do xadrez funcionava. Portanto vamos acabar no viagem pela história por aqui!
Mas antes uma reflexão: Se quando jogarmos xadrez, os jogadores atuarem no papel das peças quando fazem seus movimentos, então xadrez pode ser considerado um RPG?
Referências da imagem de capa
- Rei Khosrow
- Capa original da manual de Chainmail
- Logo do Dungeons and Dragons 5e
- Johann Christian Ludwig Hellwig
- Dave Arneson
- Gary Gygax