Druida D&D 5e – Círculos Druídicos
Acredite ou não, os druidas são organizados.
Não como as escolas de magia dos magos, ou os templos de divindades dos clérigos e paladinos.
Mas sim na sua própria maneira de se organizar.
Druidas são irmãos e irmãs, vivendo em comunhão com a natureza – e, assim como ela, entrando em conflitos de vez em quando.
Em uma perspectiva menor, os druidas se organizam ao redor de círculos que compartilham uma mesma visão sobre a natureza e a vida.
E, no nível 2, todo Druida deve escolher de qual circulo ele fará parte.
Por isso, se ainda não leu nosso guia completo do druida, leia ele aqui.
E depois de criar a estrutura básica do seu personagem, embarque na jornada do circulo druídico.
Qual deles mais combina com o que você pensou para seu personagem?

Sonhos
Independente do universo e cenário no qual você irá jogar com seu druida, esse é o círculo druídico que tem contato com os reinos, planos e divindades que se assemelham aos sonhos.
No cenário oficial de D&D, tais laços são feitos com o plano conhecido como “Feywild”
Druidas desse círculo buscam preencher o mundo com as maravilhas de um reino melhor.
São especialistas em curar e proteger a si mesmo e a seus aliados com as energias da natureza
Bálsamo da Corte de Verão
No nível 2, druidas desse círculo recebem em suas mãos as bençãos da Corte de Verão.
Isso os dá uma incrível capacidade de cura pois ganham uma quantia de dados de cura que podem usar em si mesmos ou em seus aliados.
Para cada nível do druida, ele recebe um dado de 6 lados e o armazena nessa reserva de cura.
Assim, quando quiser, você pode, com seu Druida, usar uma ação bônus para curar qualquer criatura em um raio de 120 pés com um ou mais desses dados!
Depois disso, basta um descanso longo para recuperar toda a sua reserva.
Lareira de Sombra e Luar
Você e seus aliados estão fazendo sua jornada por lugares perigosos e tensos? É difícil encontrar um lugar para descansar?
Então chegue logo no nível 6 com o druida desse círculo.
A partir desse nível, você consegue conjurar uma redoma ao seu redor e de seus aliados e ela os irá protegê-los ao longo da noite.
Todos recebem +5 em testes de Furtividade e Percepção e qualquer luz criada dentro da redoma, não é vista por quem está fora dela.
Caminhos Ocultos
Você ou algum aliado está em perigo, prestes a ser atacado e possivelmente morto por algum adversário?
Então as energias mágicas do Reino dos Sonhos estão para te ajudar!
Como uma ação bônus, a partir do nível 10, você pode se teleportar para qualquer lugar não-ocupado em até 60 pés de você, ou teleportar uma criatura aliada em 30 pés.
Você pode fazer isso uma quantidade de vezes por dia igual ao seu modificador de Sabedoria.
Sempre que faz um descanso longo, você ganha novamente todos os seus usos dessa habilidade.
Caminhante dos Sonhos
Para finalizar, a partir do nível 14, você pode, sempre que termina um descanso curto, usar as energias do Reino dos Sonhos para fazer magias sem gastar espaços de magia.
Você pode usar uma das seguintes magias nesse processo: Sonho, Vidência ou Círculo de Teleporte.
Para saber o que cada uma dessas magias faz, confira aqui o Guia Rápido das Magias Druídicas.
Se você já sabe o que elas fazem, um detalhe: caso você use Círculo de Teleporte, o portal será aberto para o último lugar onde você fez um Descanso Longo.
Esporos
(traduções não oficiais pois o livro ainda não foi traduzido)
É o ciclo sem fim, que nos guiará.
– Ciclo sem fim, Rei Leão
Se essa frase faz sentido para você, o circulo dos Esporos pode ser o que você procura.
Druidas do Círculo dos Esporos acreditam que a vida e a morte são parte de um grande ciclo, a morte sendo apenas uma mudança na forma da vida.
Esse circulo é característico dos Golgari, guilda do cenário de Ravnica.
Buscam manter o ciclo entre a vida e a morte em equilíbrio, não tendo problemas em manipular e lidar com mortos-vivos.
Magias do Círculo
O seu link com a linha entre a vida e a morte o torna capaz de fazer magias específicas e que são naturais para você
No nível 2, você tem acesso ao Truque Toque Chocante
Além disso, você tem acesso a algumas magias que estão sempre preparadas e que não contam na quantia de magias preparadas que você pode ter por dia.
Sim, magias grátis! Sempre bom né?
Essas magias são:
- No Nível 3: Cegueira/Surdez e Repouso Tranquilo
- No Nível 5: Animar os Mortos e Forma Gasosa
- No Nível 7: Confusão e Malogro
- No Nível 9: Névoa Mortal e Contágio
Nada mal ter essas magias de brinde né? Lembrando que esse guia aqui vai te ajudar a entender rapidinho o que cada uma faz
Auréola de Fungos
Também no nível 2, esporos invisíveis cercam você.
Eles são inofensivos – a menos que você queira usá-los.
Quando você quiser, você pode usar sua reação para dar 1d4 de dano necrótico em qualquer criatura que esteja a até 10 pés de você.
Esse dano ainda aumenta para 1d6 no nível 6, 1d8 no nível 10 e 1d10 no nível 14.
Entidade Simbiótica
Ainda no nível 2, você se torna capaz de canalizar magia em seus esporos.
Como uma ação você pode, ao invés de ativar a sua Transformação Selvagem, acordar os seus esporos.
Com isso, você ganha 4 pontos de vida temporário para cada nível que tem nessa classe e:
- Quando você der dano usando sua auréola de fungos você dá o dobro de dano.
- Seus ataques corpo-a-corpo dão 1d6 de dano de veneno a mais.
“Ah, mas isso deve durar um turno só”.
Não, dura 10 minutos. Ou seja, 100 turnos.
Nada mal né?
Infestação de Fungos

Como se não bastasse a quantia de dano que você consegue dar usando seus esporos, ao escolher esse círculo druídico seus inimigos viram seus aliados
“Como assim?”
Simples.
A partir do nível 6 Sempre que uma besta ou humanóide morre a 10 pés ou menos de você, você pode usar uma reação para transformá-lo em um zumbi.
E esse zumbi irá, por 1 hora, agir como seu aliado obedecendo seus comandos mentais.
Você é limitado apenas pela sua sabedoria, podendo usar essa habilidade um número de vezes por dia igual ao seu modificador de sabedoria.
Espalhar Esporos
Se você achou que usar seus esporos para dar dano corpo-a-corpo era bom, segura essa.
A partir do nível 10 você consegue lançar, usando uma ação bônus, seus esporos em uma distância de até 30 pés.
Eles ficam no lugar de sua escolha, fazendo um redemoinho em um cubo de 10 pés por 10 pés por 1 minuto.
Sempre que uma criatura passar por eles, ela toma o dano de sua Entidade Simbiótica.
Nada mal né?
Corpo de Fungos
E se, além disso, você conseguir usar seus fungos e esporos para fortalecer seu próprio corpo?
Pois é. A partir do nível 14 isso é possível.
Os esporos no seu corpo, quando você atinge esse poder, tornam-no mais forte.
Você não pode mais ficar cego, surdo, assustado ou envenenado.
Bom né?
Mas calma que ainda não acabou.
Além disso, qualquer ataque crítico contra você se torna um ataque normal a menos que você esteja incapacitado.
Absurdo né?
Agradeça ao mundo de Ravnica por essa classe existir e ganhar os corações de Necromantes que amam a natureza.
Terra
Protetores de conhecimentos milenares, druidas desse circulo se reúnem em lugares sagrados da natureza para discutir segredos primitivos do mundo.

São influentes para aqueles que seguem a Fé Antiga (“Old Faith”) e servem como conselheiros dentro dela.
Seus poderes são influenciados diretamente pela terra na qual iniciaram sua trajetória druídica.
A natureza lhe concede, em troca da proteção de seus segredos, proteção e poderes arcanos.
Truque Bônus
Quando chega no nível 2, druidas que escolhem esse círculo ganham um truque extra!
Se tem poder extra, a gente não reclama né?
Recuperação Natural
A sua conexão com as energias naturais lhe dá uma capacidade arcana extra.
A partir do nível 2 você tem uma recuperação acima do normal! Podendo recuperar espaços de magia quando descansa.
Uma vez por descanso longo, ao meditar em um Descanso Curto, você recupera espaços de magia que, combinados, podem somar um valor igual a metade do seu nível na Classe Druida.
Exemplo: um druida nível 4 pode recuperar um espaço de magia nível 2, ou dois espaços de magia nível 1.
Magias de Círculo
Assim como o Druida dos Esporos, esse círculo possui magias únicas e específicas dele
Porém, elas não tem a ver apenas com a conexão entre seu Personagem e a Natureza em si
Ela está diretamente ligada com o lugar no qual você nasceu.
Seu personagem vem da floresta? Das montanhas? Rios, deserto ou até do Subterrâneo?
É isso que irá definir as magias que você ganha nesse círculo nos níveis 3, 5, 7 e 9.
As magias que você aprende são, de acordo com o ambiente no qual seu Druida nasceu:
Ártico:
- Nível 3: Imobilizar Pessoa, Crescer Espinho
- Nível 5: Nevasca, Lentidão
- Nível 7: Movimentação Livre, Tempestade de Gelo
- Nível 9: Comunhão com a Natureza, Cone de Frio
Costa:
- Nível 3: Passo Nebuloso, Reflexos
- Nível 5: Andar na Água, Respirar Água
- Nível 7: Movimentação Livre, Controlar Água
- Nível 9: Vidência, Conjurar Elemental
Deserto:
- Nível 3: Nublar, Silêncio
- Nível 5: Criar Alimentos, Proteção contra Energia
- Nível 7: Praga, Terreno Alucionógeno
- Nível 9: Muralha de Pedra, Praga de Insetos
Floresta:
- Nível 3: Pata de Aranha, Pele de Árvore
- Nível 5: Convocar Relâmpagos, Crescer Plantas
- Nível 7: Adivinhação, Movimento Livre
- Nível 9: Comunhão com a Natureza, Passo de Árvore
Montanha:
- Nível 3: Crescer Espinhos, Patas de Aranha
- Nível 5: Mesclar-se às rochas, Relâmpago
- Nível 7: Moldar Rochas, Pele de Pedra
- Nível 9: Criar Passagem, Muralha de Pedra
Pântano:
- Nível 3: Escuridão, Flecha Ácida
- Nível 5: Andar na Água, Névoa Fétida
- Nível 7: Localizar Criatura, Movimentação Livre
- Nível 9: praga de Insetos, Sonho
Planície:
- Nível 3: Invisibilidade, Passos sem Pegadas
- Nível 5: Luz do dia, Velocidade
- Nível 7: Adivinhação, Movimento Livre
- Nível 9: Praga de Insetos, Sonho
Subterrâneo:
- Nível 3: Patas de Aranha, Teia
- Nível 5: Forma Gasosa, Névoa Fétida
- Nível 7: Invisibilidade Maior, Moldar Rochas
- Nível 9: Praga de Insetos, Névoa Mortal
Meu deus, são muitas magias! Como eu posso escolher?
Fácil! Dê uma olhada rápida aqui no nosso guia que lá tem um resumo te esperando.
Caminho da Floresta
No nível 6 seu Druida está tão aliado à natureza que os caminhos dela se tornam simples e suavizados para ele.
Qualquer terreno difícil não-mágico vira um terreno normal, então seu druida pode caminhar tranquilamente por terras espinhosas e pântanos empoçados.
Além disso, as plantas se tornam ainda mais suas amigas.
Qualquer magia que use plantas mágicas ou manipuladas por magia não podem impedir seus movimentos.
Afinal, elas gostam de você. Porque impedir você de seguir seu caminho?
Proteção Natural
No nível 10 então, a natureza realmente se torna sua melhor amiga de vez.
Você já protegeu tanto ela, que é a vez dela te proteger.
A partir desse ponto, seu druida não pode ser enfeitiçado ou amedrontado por elementais ou fadas.
Além disso, torna-se imune a venenos e doenças.
Pelo jeito ficar do lado da natureza compensa né?
Santuário Natural
E por fim, a partir do nível 14, não apenas as plantas mas os animais passam a gostar ainda mais de você também.
As criaturas do mundo natural hesitam em te atacar.
Quando uma besta ou planta realiza um ataque contra você, ela faz isso apenas se passar em um teste de sabedoria com dificuldade igual à das suas magias de druida.
Caso contrário, ela deve atacar algum outro alvo ou não fazer nada.
Nada mal né?
Lua
Agora, se o que realmente te atraiu para a classe Druida foi a Forma Selvagem, então esse circulo é o ideal para você.

Druidas do Círculo da Lua tem uma associação especial com suas formas animais.
Transformam-se nelas com mais facilidade e ficam mais fortes enquanto estão nelas.
Forma Selvagem de Combate
Já no nível 2, que é quando o Druida ganha a Forma Selvagem, Druidas desse Círculo podem se transformar com uma ação bônus.
“Mas isso é bom?”
Sim, muito! Especialmente por ser no nível 2.
Isso significa que você pode no seu turno se transformar em um animal e já realizar um ataque usando sua ação.
É uma vantagem enorme especialmente para o nível!
Além disso, enquanto transformado, você pode usar espaços de magia para ganhar 1d8 pontos de vida por nível de espaço de magia gasto.
Nada mal né?
Formas de Círculo
Ainda no nível 2, você já pode se transformar em animais mais poderosos do que o normal.
A tabela padrão de transformações do druida serve apenas para limitar o tipo de movimento que os animais no qual você se transforma têm.
Os níveis de desafio são definidos de outra forma e funcionam assim:
- Nível 2: animais de ND até 1
- Nível 6: animais de ND igual ao seu nível na Classe Druida dividido por 3
Portanto, um druida nível 15 pode se transformar em uma besta de ND 5
“Ah, mas o que é ND?”
Aqui está sua explicação, meu jovem.
Ataque Primordial
Se você já jogou bastante D&D, sabe que em determinado momento ataques físicos tornam-se fracos.
Isso porque diversos oponentes passam a ter resistência a eles.
Para Druidas desse circulo, isso não é problema!
A partir do nível 6 os seus ataques que você realiza na Forma Selvagem contam como mágicos!
Forma Selvagem de Elemental
“Pô, mas bem que eu poderia me transformar em outras coisas além de bestas né?”
Pois é, a boa notícia é que você pode!
A partir do nível 10 você pode gastar 2 usos de sua Forma Selvagem para se transformar em um elemental da água, ar, fogo ou terra.
Simplesmente sensacional.
Mil Formas
A partir do nível 14 sua conexão com outras formas torna-se tão inata que a sua própria aparência fica mutável.
Sua forma física pode ser alterada de forma sutil livremente.
Pois a partir desse nível, você como druida pode conjurar a magia “Alterar-se” à vontade! Sem gastar nenhum espaço de magia.
Adapte seu corpo para a água, mude sua aparência livremente, crie garras ou chifres e ataque com eles!
Faça o que sua criatividade quiser.
Pastor
Se você ama os animais mas não necessariamente quer se transformar neles, esse pode ser o círculo druídico para você.

Druidas desse grupo protegem os animais pois acreditam que todos os seres vivos têm lugar nesse mundo.
A sua conexão com eles o torna um ávido protetor dessas criaturas, unindo-se a elas em suas magias e características únicas.
Voz da Natureza
Já no nível 2 essa sua sinergia é tão forte que você consegue se comunicar com bestas e animais feéricos.
Eles entendem você e você entende as mensagens simples que eles conseguem passar.
Além disso, você aprende a falar, ler e escrever em Silvestre (“Sylvan”)
Espírito Totêmico
A sua conexão com animais permite que você invoque alguns de seus espíritos para auxiliá-lo a partir do nível 2.
Os efeitos dependem da aura que você invoca, de acordo com o seguinte:
- Espírito do Urso: desde que dentro da aura, você e seus aliados ganham 5 + seu nível em druida pontos de vida temporários e resistência em qualquer teste de Força ou Resistência de Força
- Espírito do Falcão: você pode usar uma reação para dar vantagem em algum ataque que acontece dentro da aura e você e seus aliados ganham vantagem em testes de percepção
- Espírito do Unicórnio: você e seus aliados ganham vantagem em testes para detectar criaturas dentro da aura do espírito e suas magias de cura são potencializadas
Invocador Poderoso
A sua união com bestas e animais feéricos tornam eles mais fortes quando ao seu lado.
A partir do nível 6, quando você invoca um animal desse tipo elas ganham 2 pontos de vida para cada dado de vida que possuem e o dano delas é considerado mágico.
Nada mal para quem quer focar em ter animais como companheiros né?
Espírito Guardião
Além de fortalecê-las, a partir do nível 10 você consegue curar suas conjurações.
Sempre que elas terminam seus turnos dentro da sua aura de Espírito Totêmico, elas recuperam vida igual a metade do seu nível de Druida.
Chamado de Fidelidade
Se você protegeu essas criaturas até aqui, então a partir do nível 14 são elas que te protegem.
Você caiu em combate e está correndo risco de morrer ou não voltar? Seus animais estão aqui para você.
Ao ficar incapacitado ou cair a 0 pontos de vida, você convoca 4 animais de nível de desafio 2 ou menos para proteger seu corpo de quaisquer outros ataques.
Uma vez por descanso longo, essa característica fica ativa.
Se algum inimigo te derrubar, provavelmente ele vai se arrepender na hora que ver 4 animais gigantes olhando para ele.
Qual o seu círculo?
Deixa aqui nos comentários qual Círculo Druídico mais te atraiu!
Se você fosse fazer um Druida, qual escolheria?
Quer saber mais sobre os Druidas? Dá uma olhada nesse guia dos druidas aqui.