Dungeons & Dragons Para jogadores Para mestres

Druida D&D 5e – Guia Completo da Classe

Você gosta da natureza? Seja suas características mais selvagens ou as suas mais claras e radiantes energias?

Você gostaria de controlar animais, árvores ou até os próprios elementos da água e do fogo? A natureza é uma força poderosa e essencial para o mundo?

Se você respondeu sim para qualquer uma das perguntas acima, então druida pode ser a classe que você tanto procura!

Unidos como um só à natureza, seus ciclos e elementos, o druida é capaz de entender, absorver e utilizar os elementos naturais a seu favor.

Essa classe arcana é composta por indivíduos que protegem a natureza – seja isolados da sociedade ou em grupos caçando monstros e morto-vivos.

Existem inúmeras características interessantes da classe druídica e, se você está pensando em montar um, aperta o cinto e se prepara para essa aventura!

Quem são os druidas?

Todos os direitos da imagem reservados ao artista Tatiana Hordiienko.

Imagine um idoso inofensivo na floresta que de repente se transforma em um urso de mais de três metros de altura. Ou uma elfa crescida na natureza que manipula o terreno ao seu redor. Ou até um drow que manipula os fungos e reanima criaturas por alguns instantes.

Todos esses exemplos caracterizam o druida. Essa classe entende e respeita a força da natureza. O mundo natural e a vida em si são o foco principal do Druida.

Podem se transformar em animais fortes e poderosos. Usar a fúria e a energia da natureza a seu favor. E até focar seus poderes na tênue linha entre a vida e a morte.

Mas o Druida é forte? Como funciona?

Forte? Meu jovem, se prepare.

O Druida é uma classe extremamente forte devido à, principalmente, sua capacidade de se transformar em animais.

Isso traz para ele uma resiliência quase imbatível em combate pelo seguinte motivo: se o druida vai a zero pontos de vida enquanto transformado em um animal, ele não perde pontos de vida em sua forma original. “Que? Não entendi”.

Digamos que você é um druida e tem 20 pontos de vida. Você se transforma em um urso e, enquanto está transformado, vai a 0 pontos de vida. Sabe o que acontece?

Você simplesmente volta à sua forma original, com 20 pontos de vida igual antes. Louco né?

Porém essa é só uma parte da ficha do Druida.

Ele, como uma das classes arcanas de D&D, tem acesso a um arsenal grandioso de magias de diferentes escolas.

Através delas, consegue manipular o terreno, curar e fortalecer seus aliados ou a si mesmo, manipular a natureza para causar dano a seus oponentes e muito mais.

Se todo esse conceito que te mostrei até aqui te interessou, então bora para a parte prática?

Como criar um druida?

Atributos

O primeiro passo que fazemos aqui na Nuckturp na hora de criar um personagem, é olhar os atributos.

Isso porque eles dizem muito sobre seu personagem e contam bastante sobre a história dele também.

No caso de um Druida, opte por essa classe quando você tiver o atributo Sabedoria alto.

É através da Sabedoria que o druida realiza magias, percebe o ambiente ao seu redor, ataca com seu cajado mágico e se une à natureza.

Depois de sabedoria, o segundo atributo mais alto depende da forma que você quer construir seu Druida. Porém, de forma geral, opte por colocar Constituição ou Destreza como seu segundo atributo mais alto.

Constituição vai te dar maior resiliência.

Destreza te dará mais defesa.

“Ah mas e os outros 3 atributos?”

Força é inútil para druida, visto que ele tem proficiência com armas que você pode usar destreza na hora de realizar ataque – além de poder conjurar um cajado arcano e atacar com ele usando sabedoria.

Inteligência e Carisma não contribuem para o combate do druida de nenhuma maneira – a não ser resistir magias ou outras ameaças.

Portanto, esses três outros atributos impactam menos na ficha do seu personagem e vai depender muito do que você quer montar. Então, essa parte é mais livre para você.

História

De onde vem a relação do seu personagem com a natureza? Quais foram os acontecimentos em sua vida que criaram essa união entre ele, a fauna e a flora?

Você não precisa, como druida, amar todos os aspectos da natureza. Mas todo druida tem uma forte conexão com ela, então esse é o primeiro passo.


Todos os direitos da imagem reservados ao artista Oksana Kerro.

Algumas ideias comumente usadas:

  • Você é um eremita que caminhou por vários países, vivendo em meio a natureza e aprendendo a usar suas energias
  • Nascido em uma tribo na selva, você cresceu em meio à natureza e aprendeu a dominar seus elementos arcanos
  • Você perdeu sua família quando criança, sendo criado por animais e se tornando um só com os elementos naturais

Algumas ideias fora da caixa:

  • Você encontrou um artefato mágico e, ao tocá-lo, seu corpo foi embuído com a energia da natureza – mas não sem um custo para sua sanidade
  • Em um acesso de raiva, você inconscientemente controlou a natureza ao seu redor. Depois desse episódio, você buscou compreender e dominar essa sua força interior
  • Uma divindade natural fala com você em seus sonhos e te pede ajuda para proteger a natureza, dando-lhe alguns poderes em troca

Essas são algumas ideias, mas, claro, sinta-se a vontade para construir a história que quiser.

O mais importante é que fique claro de onde vem a conexão do seu personagem com a natureza.

Caso você queira maximizar a ficha e os poderes do seu personagem, o melhor Background é: Eremita. Ela permite você alavancar suas habilidades de Medicina e Intuição, além de te dar um kit de herbalismo – possibilitando a criação de poções

Raça

Para maximizar o poder do seu druida, você deve escolher raças que aumentem os atributos que são importantes para essa classe: sabedoria e, se possível, constituição ou destreza.

As melhores opções no livro do jogador são:

  • Anão da Montanha: te dá mais durabilidade e mais sabedoria
  • Elfo da Floresta: destreza, sabedoria e habilidades únicas interessantes para a classe
  • Halfling Fantasma: destreza, sabedoria e a habilidade de passar mensagens telepaticamente mesmo transformado na forma selvagem

Porém, algumas raças foram adicionadas depois e que também são excelentes para a classe Druida.

Elas são:

  • Aarakroka: sabedoria e movimento aéreo. Bom né?
  • Firbolg: o maior modificador de sabedoria além de ser uma raça naturalmente conectada à natureza
  • Genasi da Água: bônus em constituição e sabedoria são sempre bem-vindos para os druidas
  • Lizardfolk: muito resiliente e ainda fornece pontos em sabedoria
  • Forjado para Guerra: ótimo para contornar a baixa defesa do druida e ainda aumentar sua sabedoria
  • Loxodonte: com sua defesa baseada em constituição, você ganha um atributo a menos pra se preocupar

Cada uma dessas raças influencia de forma diferente outros aspectos além dos atributos. Nossas duas raças preferidas para o druida são:

  • Firbolg: pode detectar magia, se disfarçar, ficar invisível e tem uma comunicação nata com animais e plantas
  • Elfo da Floresta: você se esconde mais facilmente na natureza, tem visão no escuro e tem proteção contra encantamentos mentais – bom especialmente ao considerar a baixa carisma do druida

Com tudo isso que falamos até aqui, o seu druida já está quase pronto!

História, Atributos e Raça estão escolhidos. Falta apenas você escolher as suas magias – que vamos falar nesse post aqui.

Se você ainda não está convencido de fazer um druida, esse é o momento em que sua mente pode se apaixonar por essa classe.

Características Únicas de um Druida

Druídico

Poucas pessoas usam isso quando criam um druida, porém você sabia que assim como os ladinos sabem falar a gíria dos ladrões, existe uma comunicação exclusiva entre os druidas?

Pois é, e o nome dela é Druídico. Intuitivo, né?

Além de ser secreta, ela tem um detalhe muito especial: você pode magicamente esconder mensagens usando esse idioma.

Então digamos que seu druida resolve se aventurar para dentro de uma caverna, mas não tem certeza se irá voltar.

Você pode deixar uma mensagem, em druídico, na entrada da caverna.

Outros druidas irão automaticamente reconhecer sua mensagem escondida e, dependendo da mensagem que você deixou, podem entrar na caverna depois para tentar salvá-lo.

Interessante, né?

Magias

Essa Druida insana é arte da Mad Boogie Creations.

O Druida é uma classe arcana e, assim, tem acesso a inúmeras magias – todas da Lista de Magias do Druida que você pode acessar clicando aqui

Ao criar um Druida, você aprende truques e magias assim como magos e feiticeiros, porém, na própria maneira natural e selvagem da classe.

Pela sua conexão à natureza, o Druida sabe naturalmente todas as magias druídicas que existem.

Sim, você não precisa escolher.

O Druida é limitado apenas pela sua própria sabedoria e, por isso, ele precisa diariamente escolher quais magias irá utilizar.

Então, sempre que você fizer um descanso longo com o druida, você pode mudar totalmente as magias preparadas para o dia através de uma meditação e conexão com a natureza.

Entrando em detalhes mais técnicos:

Espaços de magia: funcionam de acordo com a tabela de espaços de magia do druida. Essa é a quantidade de magias que você pode conjurar entre descansos longos.

Nº magias preparadas: você pode preparar por dia uma quantia de magias de druida igual ao seu modificador de sabedoria + seu nível na classe druida. Então se você, por exemplo, for um druida poderoso de nível 4 com +3 de modificador de sabedoria, você pode preparar 3+4=7 magias por dia!

Dificuldade para testes de Salvamento: algumas de suas magias exigirão que o seu alvo tente resistir à elas. Para isso, eles precisam tirar um determinado número no dado. Esse valor é igual a 8 + Bônus de Proficiência + Modificador de Sabedoria.

Modificador de Ataque da magia: algumas de suas magias envolvem ataques, sejam corpo-a-corpo ou à distância. Quando esse for o caso, além de rolar um dado de 20 lados, você adiciona um valor igual a: bônus de proficiência + modificador de sabedoria.

Conjuração por Ritual: o Druida pode, em determinadas magias, fazer um ritual para conjurá-las. Isso significa que invés de gastar um espaço de magia para fazê-la quase instantaneamente, você passa um tempo em um ritual para conjurá-la e assim não gasta espaços de magia.

Foco de Conjuração: você pode usar algum item druídico como foco arcano para suas magias. As opções são: Ramo de Visco; Totem; Cajado de madeira; ou Varinha de Teixo

Forma Selvagem

E é aqui, nesse ponto especial, que os druidas chamam a atenção de todos e brilham os olhos dos jogadores.

O Druida por si só já é uma classe muito boa.

Só as magias que essa classe tem acesso já o tornam assustador em combate.

Mas é através da Forma Selvagem que o druida realmente se destaca.

O que é isso? Simples.

Você, druida, consegue se transformar em um animal, lutar e agir como se fosse ele. Lobos, ursos e até águias gigantes.

Isso faz com que o Druida seja muito forte em combate – pois basta ele ter visto o animal para conseguir se transformar nele para o resto da vida.

Bom demais né?

Agora, como funciona isso na prática?

Formas

Existem três tipos de criaturas nas quais você pode se transformar, e elas se dividem de acordo com o tipo de movimento: terrestres, aquáticas e voadoras.

Além disso, cada criatura tem um Nível de Desafio associado a ela e, quanto mais seu druida sobe de nível, mais fortes são as criaturas nas quais ele pode se transformar

É bem simples:

  • Nível 2: Nível de Desafio 1/4 ou menor; apenas criaturas terrestres
  • Nível 4: Nível de Desafio 1/2 ou menor; criaturas aquáticas inclusas
  • Nível 8: Nível de Desafio 1 ou menor; criaturas voadores inclusas

Vale ressaltar que, para o druida poder se transformar em uma criatura, ela precisa estar na categoria Besta – monstruosidades, elementais e etc não entram na lista de possibilidades.

Agora vamos aos detalhes mais específicos sobre essa forma:

  • Quando você vai a 0 pontos de vida em sua Forma Selvagem, você retorna à sua forma humana com os pontos de vida que possuía antes. Porém, se você tomou dano excedente enquanto estava transformado, então esse excesso é sim retirado de sua vida na forma humana.
  • É necessário gastar uma Ação para usar a forma selvagem
  • Você pode se transformar duas vezes, recuperando esses usos com um Descanso Curto ou Longo
  • Você fica transformado uma quantia de horas igual à metade do seu nível de druida
  • Quando você se transforma, você assume as estatísticas do animal com exceção de sua Inteligência, Sabedoria, Carisma, Personalidade, Habilidades e Proficiências de Salvamento

Magias:

Imagina que louco seria você se transformar em um Urso e, enquanto está controlando ele, soltar magias através de suas patas?

Infelizmente, isso não é possível.

Enquanto transformado, o Druida é incapaz de utilizar quaisquer magias além de manter a sua transformação.

Vale ressaltar porém que, caso você tenha feito uma magia antes de se transformar e ela exija concentração, você consegue manter a concentração mesmo transformado!

A boa notícia é: tudo isso muda no nível 18!

Você se torna um druida tão forte que, mesmo em sua forma animal, você se torna capaz de conjurar magias que tenham componentes verbais e/ou somáticos.

Arqui-Druida

Quando o Druida chega ao nível 20 ele atinge grandiosos e invejáveis poderes.

A natureza torna-se ainda mais uma extensão de seu corpo e, a partir desse grandioso domínio, seus poderes mágicos ficam ainda mais ilimitados.

No nível 20 você pode:

  • Se transformar na sua forma selvagem quantas vezes quiser.
  • Ignorar componentes verbais e somáticos de suas magias – além dos componentes materiais sem custo em ouro.

E sabe o mais legal?

Essas habilidades do seu Arqui-Druida funcionam tanto na sua forma humana quanto na sua forma selvagem!

Círculo Druídico e Magias

Até aqui, você aprendeu as características principais e na maioria das informações que você precisa pensar quando cria um Druida.

Porém, ainda tem mais dois grupos de escolhas que você precisa fazer e que são muito importantes: circulo druídico e magias.

Quando o Druida chega no nível 3, ele precisa escolher para qual caminho arcano irá se especializar, e existem diversas opções

Como nós da Nuckturp somos muito legais, já fizemos um texto inteiro para você sobre esse assunto. É só clicar aqui e conferir.

Sobre magias, idem! São dezenas de magias que você precisa escolher quando as prepara diariamente.

E, obviamente, também fizemos um Guia Rápido das Magias de Druida para facilitar a sua vida

Corpo Atemporal

Além de tudo o que mostramos até aqui, o Druida ainda tem uma característica muito sensacional

No nível 18, o seu corpo envelhece mais lentamente!

Para cada 10 anos que se passam, você envelhece apenas 1.

Afinal de contas, a natureza é anciã, milenar e o que significa 10 anos para ela, não é mesmo?

Cadê o seu Druida?

Já que você chegou até aqui, conta para nós o que você criou até aqui.

Como seriam os atributos, história e raça do seu personagem?

Deixa aqui nos comentários para inspirar outros Nuckturpianos!