Dungeons & Dragons Para iniciantes

Entenda sua ficha de D&D 5e – Parte 01

Será que você ficou igual eu fiquei ao ver a ficha de D&D em 3 páginas, vários quadrados para colocar informações e talvez não entendendo absolutamente nada o que esses números diziam? Chegou a hora de desmistificar essa ficha e deixar você zero bala enquanto eu vou criar um personagem com você aqui, nesse post! Combinado?

A ficha de personagem representa, obviamente, seu personagem. Ela diz quem seu personagem é, quais são suas habilidades, o que ele consegue ou não fazer, quais são suas armas, magias e equipamentos, qual é a sua história e a sua personalidade. Tudo para você interpretar ele de forma completa e viver uma grande aventura de um dia (one shot), mês, ano ou década (sim, temos um histórico de uma mesa que roda há 16 anos! É do nosso parceiro de conteúdo e jogos @OrgumRPG).

Começando do Começo!

Aqui vou criar um personagem com você de uma forma diferente da que o livro do jogador ensina, ok? Vamos usar a aleatoriedade e a coerência como nossos aliados. Para não termos um Bárbaro fracote, um Mago sem inteligência ou um Bardo sem Carisma. Faz sentido para você?

Se você estiver no delírio para construir um personagem de raça ou classe específica, você pode adaptar o método, mas falo disso no momento certo, porém se já tiver a classe e raça na cabeça, mantenha-as aí.

Primeiro os Atributos!

Ok. A primeira coisa que temos que fazer é rolar os atributos e definir as capacidades de nosso herói. Cada personagem possui 6 atributos na ficha do D&D 5ª Edição e vamos usar um tomate para explicar o que eles são.

Força

Representa o quão forte você é. É a definição de músculos e composição física. A força representa como você esmaga um tomate. Força alta, você explodiu o coitado. Força baixa você deu aquela amassada sem graça.

Destreza

Representa a sua velocidade, sua agilidade. É a definição de quão rápido você consegue se mover e os seus reflexos. A destreza representa como você desvia dos tomates. Uma destreza alta e uma chuva de tomates passa por você, assim como Neo se contorce e não leva nenhuma bala em Matrix. Uma destreza baixa talvez mostre que você vai voltar um pouco mais vermelho e ácido para casa.

Constituição

Representa sua constituição física, sua resistência e sua saúde. É o quanto você aguenta de dano. A constituição representa sua habilidade de comer muitos tomates ou de comer um tomate podre e não passar mal. Uma constituição alta e você é um tanque de guerra, agora se for baixa tenha cuidado com essa sua saúde sensível.

Inteligência

Representa seu conhecimento intelectual. Você sabe, por exemplo, que o tomate é uma fruta, como ele nasce, quais são suas propriedades químicas, quais receitas são boas com tomate e etc. É inteligência! O lado Nerd do seu personagem.

Sabedoria

Representa seu conhecimento nato, seu sexto sentido, sua intuição. Você sabe, são coisas que não precisa estudar, estão em você pela sua experiência ou aprendizados de vida. Você sabe que o tomate não se pode colocar em uma salada de fruta ou que o tomate não pode ser usado como uma arma letal (a não ser que a pessoa seja alérgica. kkk).

Carisma

Representa a habilidade de encantar, persuadir, intimidar ou enganar a outra pessoa. É a enlouquecia de uma pessoa, é a sabedoria com as palavras, com os gestos e com o tom de voz. É ter a habilidade de vender uma salada de fruta de tomate e ainda ganhar muito com isso.

Faz sentido para você até aqui?

Rolando os atributos!

Você vai pegar seus queridos dados tradicionais de 6 faces, os d6 e irá rolá-los para os 6 atributos. Aqui entrará a opção de fazer um personagem completamente aleatório ou seguindo um desejo seu.

Se for seguir um desejo seu: você irá rolar os dados, anotar os totais e depois distribuir.

Se for seguir a aleatoriedade: você irá rolar os dados na ordem dos atributos. Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma.

E existe a opção do livro do jogador que é distribuir os pontos básicos: 15, 14, 13, 12, 10 e 8, entre os atributos.

Eu gosto da aleatoriedade, pois ela sempre me surpreende, então vamos lá.

Rolando os Dados

Você irá rolar 4d6 (quatro dados de seis faces) para cada atributo, começando na Força. Do resultado, irá excluir o menor.

Minhas rolagens:

  • Força – 6, 2, 2, 1 – Eu irei excluir o 1 – Então Força = 10
  • Destreza – 5, 4, 3, 3 – Eu irei excluir um 3 – Destreza = 12
  • Constituição – 4, 4, 3, 2 – Excluí o 2 – Constituição = 11
  • Inteligência – 6, 6, 4, 1 – Excluí o 1 – Inteligência = 16
  • Sabedoria – 6, 4, 2, 2 – Excluí um 2 – Sabedoria = 12
  • Carisma – 3, 2, 2, 1 – Excluí o 1 – Carisma = 7

Rolando tudo no aleatório a gente começa a ter uma ideia do personagem que teremos. Nesse caso é alguma classe com alto nível de inteligência, porém será um personagem bem rabugento, pois no carisma não deu sorte. Teria que passar na fila de criação de personagem de novo para conseguir se comunicar melhor. kkk

Eu vou escolher um Tiefling (Tiferino) Mago, pois a raça tem modificadores raciais que podem ajudar na inteligência e no carisma, para ele não ser tão rabugento. rsrsrs… Ele ganha +1 de Inteligência e +2 de Carisma por ser um Tiefling.

Agora vamos preencher na nossa ficha os Atributos?

Os Atributos na Ficha

Agora iremos colocar os números em seus respectivos atributos, veja a foto abaixo da nossa ficha:

Preenchi invertido para melhor visualização. O correto é: quadrado o modificador e no pequeno círculo o valor do atributo. Ok?

Então colocamos os números na parte maior, segundo nossa rolagem de dados e abaixo, na pequena bolinha, colocamos os modificadores de atributos.

Rapidinha: Modificadores de Atributos

Os modificadores de atributos da sua ficha de D&D representam os bônus ou penalidades da sua rolagem. Por exemplo, no nosso caso, se Eu rolar um d20 e tirar 12 em um teste de Força, meu resultado será 12, pois o modificador de atributo é zero. Se eu fizer um teste de Carisma, rolando um d20 e sair o número 17, meu resultado será 16, pois o modificador de atributo é -1. E se eu rolar um dado para teste de inteligência e tirar 5, o meu resultado real é 9, pois o modificador é +4. Vamos ver isso matematicamente?

  • FORÇA – Rolagem 12 + Modificador 0 = 12
  • CARISMA – Rolagem 17 + Modificador -1 = 16
  • INTELIGÊNCIA – Rolagem 5 + Modificador +4 = 9

Ficou claro como funcionam os Modificadores de Atributos? Existem outros modificadores como nas Salvaguardas (Save Throws), nas Perícias (Skills), nos Ataques e Defesas. Todos funcionam igual, mas durante a construção desse nosso personagem, você entenderá.

Bônus: Modificadores de Atributos Raciais

Cada raça também possui alguns bônus para você colocar na sua ficha e aumentar seus atributos. Na ficha, veja que eu coloquei dois asteriscos vermelhos, pois pela grande inteligência e baixo carisma, resolvi usar um Tiefling que dá +1 de Inteligência e +2 de Carisma, para dar aquela aliviada. kkkk… Eu inseri no quadrado grande o valor do atributo e peguei na planilha acima o novo valor de modificador correspondente, por isso fiquei com modificador de inteligência em +4 e modificador de carisma em -1.

VALORES-E-MODIFICADORES-DE-ATRIBUTOS-DD-5a-Edicao-1

Tudo certo até aqui? Vamos fechar a parte 1 desse post para que você possa decidir para onde irá agora. É o seu turno, o que deseja fazer?

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