Explorando as Consequências das Ideias no Worldbuilding
O mundo da criação de mundos, ou worldbuilding, é um campo fértil para a imaginação, onde ideias simples podem se transformar em universos complexos e envolventes. Por isso, cada ideia que você tem pode desencadear uma série de consequências que moldam o cenário que você está criando. Por isso, agora vamos explorar como desenvolver suas ideias iniciais em conceitos tangíveis que definem a geografia, a história e a dinâmica dos recursos em seu mundo.
Agora, se você ainda não leu sobre a Ideia do Seu Mundo, volte neste post, pois este aqui é o resultado das ideias que você criará no anterior.
Então prepare-se para mergulhar nas suas ideias de worldbuilding e descobrir como elas podem ganhar vida!
Este post é um complemento do vídeo criado por Vitor Gimenes, mestre da Nuckturp, criador de Nindäle e autor da saga O Último Arcanista. Assista aqui.
A Consequência das Ideias
Com base nas ideias que você criou no post passado, chegou a hora de gerar consequências significativas sobre elas. A criação de um mundo fictício nos abre portas para criar qualquer coisa, mas venha comigo para você pensar em algo que realmente tem lógica e será muito bem absorvido por todos. Além disso, criar algo que você não se perderá (experiência própria).
Exemplos Inspiradores de Worldbuilding
Como falado no post anterior, temos os seguintes exemplos:
George R.R. Martin: O Verão Nevado de Westeros
Ideia Inicial: A visão de um verão nevado, onde os Starks encontram lobos em um cenário de inverno durante uma estação tipicamente quente.
Consequências e Desenvolvimento:
- Clima e Geografia:
- A ideia de um clima extremo e imprevisível levou à criação de um continente onde as estações podem durar anos, influenciando profundamente a vida cotidiana e as estratégias políticas.
- Westeros foi dividido em regiões com características climáticas distintas, como o Norte frio e o Sul mais temperado, cada uma com suas próprias culturas e desafios.
- Política e Sociedade:
- O clima severo do Norte moldou uma sociedade resiliente e estoica, com famílias nobres como os Starks, que personificam os valores de honra e dever.
- A Muralha, uma gigantesca estrutura de gelo, foi concebida como uma defesa contra ameaças do extremo Norte, como os Caminhantes Brancos, adicionando uma camada de tensão e mistério ao mundo.
- Mitologia e História:
- A ideia de longos invernos inspirou histórias antigas e profecias sobre o retorno de forças sobrenaturais, enriquecendo a mitologia de Westeros e criando um pano de fundo de suspense e expectativa.
J.R.R. Tolkien: O Hobbit em um Buraco no Chão
Ideia Inicial: Um hobbit vivendo em um buraco no chão, levando uma vida pacata e tranquila.
Consequências e Desenvolvimento:
- Cultura e Sociedade:
- Tolkien desenvolveu uma sociedade hobbit centrada em valores de simplicidade, conforto e resistência a aventuras. O Condado se tornou um símbolo de paz e estabilidade, contrastando com o mundo exterior tumultuado.
- Os hobbits, com suas características únicas e hábitos alimentares peculiares, adicionaram uma camada de autenticidade e charme ao mundo de Tolkien.
- Expansão do Mundo:
- A partir do Condado, Tolkien expandiu sua narrativa para incluir vastos reinos e raças, como elfos, anões e homens, cada um com suas próprias histórias e mitologias.
- A Terra Média se tornou um cenário detalhado e interconectado, onde eventos e personagens influenciam uns aos outros em uma história épica.
- Tolkien também criou idiomas únicos que deram mais personalidade para seu worldbuilding. Porém, falaremos disso em Detalhes Únicos em nossa metodologia.
Desenvolvendo as Consequências
Para dar vida às suas ideias, é fundamental considerar as consequências que elas geram. E gostamos de trazer, dentro do nosso conceito, três formas de organizar e expandir essas ideias. O conceito de Geografia, Linha do Tempo e Recursos.
1. Geografia
A localização geográfica das suas ideias pode definir o cenário do seu mundo. Assim, pense em como elementos como clima, relevo e recursos naturais influenciam o desenvolvimento cultural e social.
- Exemplo: Se seu mundo tem redomas subaquáticas, isso pode ser uma característica específica de uma região oceânica, enquanto outras partes do mundo têm características distintas. Em Nindäle, há o deserto de Gallin, a grandiosa árvore de Gazan, as redomas subaquáticas de Nuckturp, os pântanos de Fardan ou as ricas florestas de Hassine. Explore mais clicando aqui.
Uma grande ideia para este momento é pegar lápis e papel, e começar a riscar a geografia do seu mundo. Deixe fluir, ok? Além disso, você pode ainda usar o Inkarnate, caso queira brincar de forma mais digital. O mestre Vitão usou este para fazer os primeiros mapas da Nindäle e seus rabiscos.
2. Linha do Tempo
Considere em que momento da história do seu mundo suas ideias se encaixam. Elas podem pertencer a uma era antiga ou ser eventos recentes que moldam o presente.
- Exemplo: Se você deseja incluir dinossauros em seu mundo, pode decidir que eles existiram em uma era anterior, antes do surgimento de civilizações avançadas. Caso a gente pegue a história do nosso mundo como base.
A linha do tempo vai, posteriormente, dar ênfase para níveis tecnológicos, avanços e retrocesso de civilização, conhecimento de magia e outras variantes.
3. Escassez ou Abundância
Determine se os recursos ou características do seu mundo são escassos ou abundantes. Isso impacta a economia, a política e a construção da sociedade em si.
- Por exemplo: Se a magia é comum em seu mundo, ela pode ser usada em tarefas cotidianas, enquanto sua escassez poderia torná-la um recurso valioso e disputado. Veja a magia em Harry Potter, ela é bem comum e é usada para servir uma cerveja amanteigada, limpar uma casa ou subir uma ponte. Porém, em Senhor dos Anéis, apenas alguns personagens possuem magia e alguns são bem poderosos.
Por isso, faça análise de disponibilidade de água, comida, flora, fauna, eletricidade, tecnologia e assim por diante. Recursos definirão comportamento e culturas locais.
Aplicando em seu Worldbuilding
Agora que você entende como estruturar suas ideias, é hora de aplicá-las ao seu projeto de worldbuilding. Revise sua lista de ideias e categorize cada uma com base em geografia, linha do tempo e escassez ou abundância. Esse exercício ajudará a criar um mundo coeso e bem-definido.
Dentro do nosso curso de Worldbuilding, para escritores e mestres de RPG, esse passo-a-passo é seguido e você irá desenvolver de maneira mais ágil e divertida. Ainda mais que tem todo o grupo de alunos para discutir.
O próximo passo de Worldbuilding
O processo de worldbuilding é uma jornada de exploração e descoberta. Ao entender as consequências de suas ideias e organizá-las de maneira estruturada, você estará no caminho certo para criar mundos ricos e envolventes. Porém, lembre-se, a chave é começar com uma ideia e permitir que ela se expanda e evolua naturalmente. Cada palavra que escrever, desenho ou uso da sua imaginação, você conseguirá desenvolver cada vez mais seu mundo.
Agora, pegue suas anotações, categorize suas ideias e continue a desenvolver seu universo único!
Faça parte do curso de worldbuilding da Nuckturp, clicando aqui.
Leia o próximo post – A Geografia do seu Mundo.
Leia o post anterior – A Ideia do seu Mundo.
Acesse o Guia Definitivo de Worldbuilding aqui.
Assista a playlist de Worldbuilding aqui.