Dungeons & Dragons Para jogadores RPG Sistemas

Feiticeiro D&D 5e – Guia completo de classe

Se você gosta de jogar com conjuradores poderosos e adaptáveis, então o Feiticeiro no D&D 5e é uma excelente opção para você. O feiticeiro é um conjurador que possui algumas características que permitem que ele conjure magias como nenhuma outra classe consegue. Por ter magias assim tão únicas, o feiticeiro é a classe preferida de muita gente.

Algumas de suas características únicas de classe permitem que você use sua criatividade ao seu favor. Através dos pontos de feitiçaria, por exemplo, você pode manipular a magia que sai de si. Nesse sentido, você pode não apenas duplicar as magias como também alterar seu alcance e até evitar que ela atinja seus aliados.

Portanto, você como um feiticeiro no D&D 5e é um conjurador que sabe manipular o tecido da magia como poucos. Adaptando suas magias de acordo com a situação, a sua inteligência como jogador será crucial lado a lado com o seu carisma como personagem.

E, antes de prosseguir, prepare-se! Nós temos um presente especial para você que quer jogar de feiticeiro. Uma subclasse única que permitirá que você seja não apenas um poderoso conjurador mas também um personagem com alta defesa, vida e potencial de luta corpo-a-corpo!

Quem são os feiticeiros?

Diferente de classes conjuradoras como o Mago e o Druida, o Feiticeiro possui a magia como algo inato a ele. Ou seja, feiticeiros são poderosos seres que possuem a essência mágica fluindo em seu sangue. Nesse sentido, basta o feiticeiro aprender a dominar o seu próprio poder que ele se tornará um poderoso conjurador.

Portanto, o feiticeiro não passará horas estudando magia ou fará pactos com outras entidades. Ele, simplesmente, irá se concentrar e dominar o seu próprio poder interno de conjuração. E, através deste domínio, conseguirá manipular o tecido da magia como poucos conseguem.

Além disso, os feiticeiros possuem Carisma como seu atributo principal. Portanto, além de aprenderem a dominar a si mesmos, eles também conseguem dominar os outros. Naturalmente irão possuir alta capacidade de persuasão, intimidação e até enganação de seus adversários.

Assim, apesar de não possuírem alta CA ou Pontos de Vida, normalmente, o Feiticeiro é um excelente rosto para o grupo de aventureiros.

Mas o Feiticeiro é forte? Como funciona?

Não apenas o feiticeiro no D&D 5e é muito forte como ele ainda pode facilmente combinar com outras classes. Alô, combeiros de plantão!

Primeiramente, a força do feiticeiro vem de alguns fatores. O fato dele ser um conjurador completo, ou seja, ele tem acesso a magias de até 9º círculo. Em segundo lugar, por ele poder manipular as magias através de seus pontos de feitiçaria. E, por fim, a metamagia, que permite que ele recupere espaços de magia, dentre outras ações únicas e muito interessantes.

Além disso, assim como essa classe, o Paladino, o Bruxo e o Bardo usam carisma como atributo principal. Nesse sentido, existem várias combinações interessantes de multiclasse para os personagens que usam um ou mais níveis de feiticeiro em sua composição de níveis.

Por isso, se o seu medo é que essa classe seja ruim, fique tranquilo. O Feiticeiro no D&D 5e é uma classe muito poderosa e capaz de auxiliar muito o grupo e, em níveis mais altos, ser o terror de seus oponentes.

Como criar um feiticeiro?

Atributos

Os atributos principais do Feiticeiro são Carisma e Constituição. Enquanto o primeiro será usado para conjurar as suas magias, o segundo serve para garantir que você fique vivo e concentrado nas magias de concentração.

Além desses dois atributos, você também pode colocar alguns pontos em Destreza para te ajudar a ter uma CA um pouco maior. Inteligência e Sabedoria servem para algumas perícias interessantes como Percepção e Intuição. Força, por sua vez, é inútil para o Feiticeiro.

É através do carisma que o Feiticeiro aprende a dominar a si mesmo. A mergulhar dentro de si, entender e manipular os poderes que fluem em seu sangue de forma natural.
Misha, a feiticeira do deserto que ganhou corações na nossa live A Ordem de Nuckturp

Nesse sentido, vamos criar um feiticeiro para nosso exemplo. Será uma feiticeira do deserto, uma tabaxi chamada Misha! Esta é uma personagem que foi usada na nossa live A Ordem de Nuckturp. Aqui está a distribuição de atributos dela:

  • Força: 8
  • Destreza: 14
  • Constituição: 14
  • Inteligência: 10
  • Sabedoria: 10
  • Carisma: 15

Com essa distribuição, garantimos que as habilidades mais importantes estarão distribuídas da melhor maneira possível.

E, se quiser assistir a live onde a Misha entra em ação, confira o link abaixo!

História

Mas, seu feiticeiro no D&D 5e precisa de uma história digna para realmente ser um bom personagem. Inclusive, caso queira dicas de como fazer personagens, confira este texto sobre como criar personagens únicos.

Nesse sentido, de onde vem a sua origem de feiticeiro? Para realmente ser assertivo nessa história, sem dúvidas você precisará ler o Guia das Subclasses do Feiticeiro no D&D 5e. Isso porque desde o nível 1 o feiticeiro já precisa escolher a origem de seus poderes.

Nesse sentido, grande parte da sua história virá dessa escolha. Porém, não se limite a isso. Um personagem que tenha poderes desde que nasceu com certeza tem muita história para contar. Detalhes como qual foi a sua primeira experiência com magia, como você descobriu que tinha esses poderes e de qual família você veio. Afinal, muitos feiticeiros vêm de famílias de feiticeiros.

Algumas ideias:

Assim, aqui estão algumas ideias legais para você utilizar na história do seu feiticeiro:

  • Você desde cedo foi um grande talento, as pessoas se impressionavam com suas habilidades;
  • Seus poderes correm no sangue dos seus pais e era esperado que você também fosse um feiticeiro;
  • Um surto de poder quando você era criança matou todos da sua vila e agora você tenta viver com esta culpa;

E aqui estão algumas ideias fora da caixa para você usar:

  • Você sabia que tinha poderes desde cedo mas se recusou a usá-los pois caçavam arcanistas na sua vila;
  • Os seus poderes são algo que você odeia e usa apenas quando é obrigado;
  • Você é um artista circense que finge fazer mágica quando na verdade está usando seus poderes de feitiçaria;

Nesse sentido, existem vários antecedentes interessantes para você buscar para o seu persoangem e assim fazer com que a história dele faça sentido.

Para o caso da nossa feiticeira do exemplo, a Misha, nós vamos escolher Herói Local, pois ela salvou um vilarejo de uma tempestade do deserto quando ela ainda estava aprendendo a dominar seus poderes. Isso nos dará proficiência com Lidar com Animais e Sobrevivência, uma ferramenta de artesão e alguns itens básicos como pá e roupas comuns.

Ancestralidade

Até então nós já escolhemos atributo e antecedente. Mas, além dessas duas características, também temos que escolher a nossa Ancestralidade. Não há uma ordem específica necessária para escolher esses três itens, então fique a vontade caso queira começar por este ponto.

Para que você crie um bom feiticeiro, o ideal é escolher uma ancestralidade que combine com suas habilidades. Nesse sentido, você pode escolher a que achar mais interessante para a sua história ou a que te torne mais poderoso como personagem – o que nem sempre converge para a mesma escolha.

Como a escolha de acordo com a história é muito aberta e depende do que você criar, vamos indicar aqui as melhores ancestralidades para você utilizar para seu personagem feiticeiro.

Boas escolhas:

As melhores opções no livro do jogador são:

  • Anão da montanha: proficiência com armadura média e mais atributo para constituição ou destreza vão te ajudar a resistir mais em combate;
  • Meio-elfo: duas perícias para você que quer ser o rosto do grupo;

Porém, em suplementos do D&D 5e, também existem as seguintes opções interessantes:

  • Assimar protetor: velocidade de vôo e bônus de dano, quem não quer?
  • Elfo Eladrin: bônus em carisma e um teleporte gratuito são muito bem-vindos sempre;
  • Githianky ou Githzerai: ambos são bons, cada um por um motivo. O primeiro pela mão mágica e o passo nebuloso, o segundo para uma opção ainda mais defensiva de salvaguarda de sabedoria e a magia escudo que é sempre útil.

As minhas duas escolhas preferidas dentre as acima para o Feiticeiro são:

  • Anão da montanha: gosto de personagens que aguentem mais dano, por isso entendo que essa ancestralidade é uma excelente opção;
  • Aasimar Protetor: uma escolha mais agressiva e muito interessante, é algo bem único e um personagem marcante.

Porém, para a nossa personagem do exemplo, a Misha, nós vamos escolher a ancestralidade Tabaxi. Isso nos dará agilidade e combinará com a história dela, que vivia em um vilarejo no deserto composto por diversos outros tabaxis.

Assim, tendo distribuído atributos, características de origem e de ancestralidade, agora chegou a hora de escolhermos os aspectos da classe em si do feiticeiro no D&D 5e. Isso vai nos dar +2 em carisma (chegando em 17), +1 em constituição (chegando em 15), proficiência em Percepção e Furtividade, assim como algumas características interessantes como visão no escuro e agilidade felina.

Características Únicas de um Feiticeiro no D&D 5e

Informações básicas e iniciais

Assim como todas as classes, as primeiras informações que temos que saber de um feiticeiro são Dado de Vida, Proficiência e Equipamentos.

No caso do feiticeiro no D&D 5e, vamos ter: 1d8 de dano de vida por nível, proficiência em armas específicas como adagas e cajado, salvaguarda em Constituição e Carisma e duas escolhas de perícia entre Arcana, Enganação, Intuição, Intimidação, Persuasão e Religião.

Já em termos de equipamento, teremos itens simples como uma arma simples, um foco arcano ou bolsa de componentes (para conjurar nossas magias) e um kit entre explorador e de aventureiro.

Nesse sentido, para nossa personagem Misha do exemplo, no nível 1 nós teremos 10 pontos de vida (8 da base da classe mais o nosso modificador de constituição), usaremos um cajado e um foco arcano preso no cajado (uma bola de cristal), proficiência em Arcana e Persuasão e por um fim um kit de aventureiro.

Conjuração – Nível 1

Como já falamos algumas vezes, o feiticeiro no D&D 5e é um conjurador completo. Isso significa que ao longo dos níveis você terá acesso a magias cada vez mais poderosas, podendo chegar até as magias de 9º círculo.

Nesse sentido, você terá espaços de magia para conjurar essas magias cada vez mais poderosas. Além disso, você terá acesso a pontos de magia (que iremos explicar abaixo como funcionam) para poder manipular cada vez mais suas mágicas. E, por fim, você também tem acesso a truques que pode utilizar a vontade todos os dias.

O seu poder como feiticeiro irá progredir de acordo com a tabela abaixo.

Tabela do Feiticeiro no D&D 5e

NívelBônus de ProficiênciaPontos de FeitiçariaCaracterísticas de ClasseTruques ConhecidosMagias Conhecidas
1+2Conjuração, Origem de Feiticeiro422
2+22Fonte de Magia433
3+23Metamágica4442
4+24Melhoria de Atributo5543
5+3556432
6+36Característica de Origem de Feitiçaria57433
7+37584331
8+38Melhoria de Atributo594332
9+4951043331
10h+410Metamágica61143332
11+411612433321
12+412Melhoria de Atributo612433321
13+5136134333211
14+514Característica de Origem de Feitiçaria6134333211
15+51561443332111
16+516Melhoria de Atributo61443332111
17+617Metamáfica61543332111
18+618Característica de Origem de Feitiçaria61543333111
19+619Melhoria de Atributo61543333211
20+620Restauração de Feitiçaria615433332211
Tabela do Feiticeiro no D&D 5e

Truques e Magias

Como você pode ver pela tabela acima, seu feiticeiro no D&D 5e terá acesso a truques e a magias. Você aprende truques de acordo com o seu nível, podendo saber até 6 truques quando atingir o nível 6.

Já as magias, você utilizará Carisma como seu atributo de conjuração. Você pode conjurar um número de magias de acordo com seu nível, conforme a tabela acima mostra. No nível 1 você sabe duas magias e, a cada nível você pode aprender mais magias, chegando até 15 magias conhecidas quando atingir o nível 20. Além disso, sempre que sobe de nível você pode trocar alguma magia que você conheça por outra.

Por fim, como feiticeiro você recuperará todos os espaços de magia perdido quando fizer um Descanso Longo. Ou seja, o feiticeiro conhece poucas magias mas muitos espaços de conjuração que, contudo, só serão recuperados em uma boa noite de sono. Por isso, escolha bem as suas magias e as use com sabedoria!

Nesse sentido, aqui estão os seus modificadores de conjuração:

  • CD de Salvaguardas das magias: 8 + bônus de proficiência + modificador de carisma
  • Modificador de ataque de magia: bônus de proficiência + modificador de carisma

Nesse sentido, nossa personagem do exemplo, a Misha, no nível 1, teria um CD de salvaguarda de 13 e um modificador de ataque de +5. Além disso, para ela, vamos escolher os truques moldar terra e controlar chamas, e para as magias vamos escolher tremor de terra e armadura mágica.

Origem de Feiticeiro – Nível 1

Mas, como já falamos, o que realmente vai definir seu feiticeiro no D&D 5e é a origem de seus poderes. Nesse sentido, desde o nível 1 você já precisará escolher qual a subclasse que você irá escolher.

Por isso, para realmente deixar seu personagem completo, confira também as Origens do Feiticeiro no D&D 5e clicando neste guia.

Para a nossa personagem do exemplo, a Misha, vamos escolher a origem do Feiticeiro Geomancer. Este é um material autoral nosso e que exploramos na nossa Live A Ordem de Nuckturp. Com esta subclasse, a Misha poderá não apenas envolver seu próprio corpo com pedra, mas também dar socos de pedra e ter acesso a magias exclusivas, podendo dominar o terreno como ninguém.

Fonte de Magia – Nível 2

Mas, apesar de ter poucas opções de magia, o feiticeiro no D&D 5e consegue manipular o seu poder mágico. Conforme a tabela abaixo, você possui pontos de feitiçaria que poderá usar, inicialmente, para trocar espaços de magia por ponto de feitiçaria e vice-versa. E, em níveis mais altos, você terá outros usos para estes pontos, através do uso da Metamágica.

Tais trocas seguem as condições da tabela abaixo:

Nível do Espaço de MagiaCusto em Pontos de Feitiçaria
2
3
5
6
7
Tabela de Pontos de Feitiçaria do Feiticeiro no D&D 5e
Um poderoso Feiticeiro no D&D 5e das chamas.

Metamágica – Nível 3, 10 e 17

Além de poder manipular sua reserva de magia com Pontos de Feitiçaria, você também pode usar estes pontos através da Metamágica para se tornar ainda mais poderosos. Através da Metamagia você conseguirá criar feitiços únicos ao manipular as magias que conhece. No nível 3 você pode escolher 2 metamagias, ganhando mais uma no nível 10 e outra no nível 17, conforme a tabela do feiticeiro acima.

Aqui estão alguns usos interessantes da sua metamágica para o seu feiticeiro:

  • Feitiço Cuidadoso. Quando conjura um feitiço que força outras criaturas a fazer um teste de resistência, você pode proteger algumas dessas criaturas da força total do feitiço. Para fazer isso, você gasta 1 ponto de feitiçaria e escolhe um número dessas criaturas até o seu modificador de Carisma (mínimo de uma criatura). Uma criatura escolhida tem sucesso automaticamente em seu teste de resistência contra o feitiço.
  • Feitiço Distante. Quando conjura um feitiço que tem um alcance de 5 pés ou mais, você pode gastar 1 ponto de feitiçaria para dobrar o alcance do feitiço. Quando conjura um feitiço que tem um alcance de toque, você pode gastar 1 ponto de feitiçaria para aumentar o alcance do feitiço para 30 pés.
  • Feitiço Potencializado. Quando rola o dano de um feitiço, você pode gastar 1 ponto de feitiçaria para rolar novamente um número de dados de dano até o seu modificador de Carisma (mínimo de um). Você deve usar as novas rolagens. Você pode usar Feitiço Potencializado mesmo que já tenha usado uma opção de Metamagia diferente durante o conjurar do feitiço.

Melhoria de Atributo – Nível 4, 8, 12, 16 e 19

Além disso, ao atingir os níveis 4, 8, 12, 16 e 19, você poderá escolher entre aumentar um atributo em +2, dois atributos em +1 ou escolher um talento da lista de talentos.

Nesse sentido, conforme exploramos na sessão de atributos, o ideal aqui é que você maximize primeiramente Carisma e depois escolha entre Constituição e Destreza. Assim, você provavelmente chegará a 20 de carisma no nível 8, dependendo de seus atributos.

Porém, caso queira escolher algum talento, os talentos abaixo são boas opções para o feiticeiro no D&D 5e:

  • Líder Inspirador: se você quiser capitalizar no seu Carisma, esta é uma boa opção especialmente se seu grupo precisar de um curandeiro;
  • Adepto a metamagia: um ponto adicional de metamágica e dois pontos de feitiçaria podem potencializar seu personagem sem adicionar complexidade;

Restauração de Feiticeiro – Nível 20

Por fim, ao atingir o ápice de poder nesta classe, você poderá manipular ainda mais a sua reserva de magia. Embora até aqui você precise de um Descanso Longo para recuperar todos os seus espaços de magia, a partir deste ponto você conseguirá recuperar 4 pontos de feitiçaria sempre que realizar um Descanso Curto.

Assim, é uma excelente forma de potencializar ainda mais o seu uso de magia e as suas opções de metamágica nas conjurações que você realizar.

E agora, o que fazer?

Uma vez que agora você saiba como criar o seu Feiticeiro no D&D 5e, você precisa fazer algumas ações!

Primeiramente, leia o nosso Guia de Origens de Feitiçaria para realmente fazer um personagem completo. Depois disso, preencha a sua ficha, criando o seu personagem no nível 1 e deixando-o pronto para aventuras.

Por fim, venha conhecer o Aventureiros de Nindäle! Aqui você terá não apenas acesso exclusivo a materiais, como o Feiticeiro Geomancer, como poderá jogar RPG com outros entusiastas apaixonados por este hobby, podendo se aventurar e tirar seus personagens da gaveta!