Para iniciantes Para jogadores RPG

Fórmula para o personagem memorável

Assim como eu, você acha que jogar RPG é uma experiência incrível, certo? Mas uma das melhores partes nesse processo todo para mim é a criação de personagens.

Nesse momento posso me reinventar para viver aventuras, aprender sobre a vida e sobre mim.
Mas como criar personagens que sejam relevantes dentro das histórias?

Fica aqui comigo até o final que eu vou te contar tudinho que eu sei!

É importante saber que é através dos personagens que as histórias são contadas, é pelos olhos dele que as pessoas verão o mundo.

As histórias nos fazem sentir coisas boas e, obviamente, coisas não tão boas assim. Quem domina a arte de uma boa contação de histórias é um dobrador de emoções.

Avatar: A lenda de Aang

Então, seguindo essa linha de raciocínio, um personagem relevante é aquele por quem o “ouvinte” sente algo. Chamo isso de conexão ou empatia.

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, então a primeira dica é:

O público precisa sentir que o que acontece com o personagem pode acontecer com ele também.

Você deve estar achando que sou maluca agora: – Como assim alguém acha que pode soltar teias como o homem aranha? Segura aí que essa parte aqui também é importante, mas agora estou falando dos boletos do Peter, rs.

O que cria a identificação com o personagem é a vida do adolescente comum, pobre, que se esforça na escola, tímido e que é apaixonado por uma menina pra quem não tem coragem de se declarar. No entanto, “as teias” fazem parte da segunda dica e aí vai ela:

O ouvinte precisa desejar algo que o seu personagem tem.

Agora sim a gente vai falar das teias de aranha dele. As teias são o que o Peter tem que o torna o Homem-Aranha e cria desejo no ouvinte. Ele é alguém que tem algo que você deseja e não pode ter, mas com os problemas que você tem.

É por isso que os filmes de romance adolescente se passam em colégios

e a maioria dos animes tem como personagem principal garotos de 16 e 17 anos.

E O QUE ESSAS HISTÓRIAS TEM EM COMUM?

Apenas o fato de que eles sabem com quem estão falando VOCÊ.

Por isso, além das 2 dicas que eu acabei de deixar para a fórmula, vou disponibilizar para vocês o mapa da empatia. Esse é um documento EXCLUSIVO da tríade. Ele faz parte de um material muito maior que criamos e vamos lançar já, já junto com a editora. Eu, bondosa que sou, vou deixar aqui disponível só para vocês terem um gostinho do que está vindo por aí!

O mapa da empatia vai te ajudar a entender com quem você está falando entender o que ele sente, o que ele pensa, tornando você um dobrador de emoções.