Four Against Darkness: Fantasia Clássica para Um (RPG Solo)
Recentemente mergulhei no mundo dos RPGs solo. Tanto por falta de grupo quanto por recentemente uma infecção na laringe que me deixou sem voz por mais de um mês. Mas antes desse período eu já havia testado as águas da jogatina solo com sucesso. Então eu abri meus horizontes. E na minha jornada encontrei o sistema de rpg solo Four Against Darkness, publicado no Brasil pela RetroPunk. Originalmente escrito e ilustrado por Andrea Sfiligoi, parte do estúdio de tabletop Ganesha Games.
Four Against Darkness se inclina fortemente na simplicidade. Por que em um cartão pequeno eu consegui escrever tudo o que eu precisava para jogar. Inclusive de caneta, apesar de ter jogado apenas uma sessão curta. Eu também usei uma página comum de caderno para desenhar minha dungeon e foi o suficiente, apesar do sistema conter regras para caso acabe o espaço para desenho.
Fantasia de desbravar masmorras
A premissa de Four Against Darkness é simples: Você controla um grupo de quatro aventureiros e vai desbravar uma masmorra. Clássico e simples. De fato é um jogo que se aproxima mais de um board game do que um table top rpg dado as regras per se. Mas convenhamos que a fantasia e a parte do roleplay fica por conta do jogador. Apesar do livro conter uma breve parte falando de como o jogador pode desenvolver quests, aninhar várias dungeons seguidas e quests dadas por monstros.
O sistema se inspira nos sistemas OSR apesar de utilizar apenas o d6 para jogadas. Apesar disso, não, Four Against Darkness não é baseado em PbtA. Simplesmente o jogador irá passar a maior parte do tempo desbravando uma masmorra gerada aleatoriamente, derrotando monstros e recolhendo tesouros até encontrar o Chefão.
Digo que o jogo se inspira em OSR pois apesar de conter anões, elfos e halflings, estes são classes de personagens. Logo assume-se, apesar de não explicitamente, que os guerreiros, clérigos, ladinos, magos e bárbaros são humanos. Convenhamos que ninguém vai chamar os Pinkertons se você quiser que seu guerreiro seja tenha o flavor de um elfo, mas essa é outra discussão.
O livro e seu conteúdo
Eu adquiri o livro direto da RetroPunk então não posso garantir que o conteúdo é o mesmo de outras lojas. Mas o que contém no livro? Eu recebi o livro em si, um micro-suplemento chamado Inimigos Diabólicos, uma ficha rabiscável para personagens, monstros derrotados e uma folha A4 quadriculada. Para ser honesto, apesar do anúncio declarar que estes são rabiscáveis, eu prefiro mantê-los limpos e tirar uma cópia. Ou continuar usando um caderno. Essas fichas são simples o suficiente para uma folha A4 ser mais que o suficiente para conter tudo que preciso.
Sobre a editoração e organização, o livro faz um bom trabalho de explicar as regras e funcionar como um indexador das várias tabelas que nele contém. Durante a curva de aprendizado, o jogador vai ficar indo voltando nas páginas em busca das regras. Mas é esperado. Com um pouco de experiência, a maioria das tabelas que mais se usam estão todas juntas no meio do livro (literalmente, elas ficam em torno da página 30 em um livro de 60 páginas).
As artes me chamaram atenção. Elas são em preto e branco e tem o estilo próximo ao original do D&D e outros rpgs da época. Em resumo acho as artes maravilhosas! Apesar de não serem nenhuma Mona Lisa, elas invocam o tom da fantasia e fazem minha mente voar em direção as aventuras que quero jogar! Minha única observação é que Four Against Darkness tem várias artes de outros colaboradores, então por vezes as ilustrações tem uma diferença visível de estilo. Mas honestamente nada que estrague a experiência.
Como jogar
Não vou explicar todo o sistemas, mas apensar dar um overview de como ele funciona. Four Against Darkness usa apenas o d6 como dado e em vários momentos você rola mais de um ou mais de uma vez para conseguir variados resultados. Apesar do livro indicar dois d6, você consegue tranquilamente jogar apenas com um.
O pilar do d6
O pilar principal do jogo é jogar 1d6 e tentar passar o número alvo. Mas qual o número alvo? Eis uma das magias do sistema! Sempre que encontrar um desafio ou mais comumente um monstro, o livro define um nível para ele e a ideia é rolar igual ou maior do que o nível! Simples assim. Monstro é nível 2? Role 2 ou mais. O Chefão é nível 6? Role 6 ou mais! E etc. Claro que para facilitar, cada classe tem habilidades que ajudam a superar o número alvo. E como é tradicional no D&D: 1 sempre é uma falha e 6 sempre é um sucesso. Apesar disso Four Against Darkness conta com mais um detalhe: Todo 6 explode. Ou seja, rolou um 6? Role mais um! Rolou de novo? Role outro! E assim por diante até você deixar de ser um sortudo.
Criando seu grupo
Primeira você faz quatro personagens e este será seu grupo. Você escolhe suas classes, armas, armaduras e magias, anota seus pontos de vida e todos começam no nível 1. Algumas escolhas interessantes são definir se suas armas são de dano cortante ou esmagamento, o jogo faz essa diferenciação. Também definir se seus personagens começam com arcos ou fundas, pois armas a distância sempre atacam primeiro, mesmo que seu grupo tenha sido emboscado.
Se aventurando
Para começar a aventura, apenas role 1d6, veja a tabela de salas iniciais e comece a desenhar na folha do mapa. Escolha uma porta ou corredor e a seguir, sabe como você rola 2d10 para gerar um número entre 1 e 100? Então, você vai rolar 2d6 e gerar um número entre 11 e 66 e procurar qual o formato da próxima sala! A partir desse momento, sempre que você se mover de uma sala/corredor para outra, você vai rolar na tabela de construção de masmorras para definir o que aquela sala contém. As possibilidades vão desde monstros até segredos!
Ao encontrar monstros, o jogador tem a opção de chegar metendo os dois pés no peito do bicho ou esperar e ver o que monstro faz. Essa é a reação do monstro e ela pode variar entre fugir, lutar, pedir suborno ou até entregar quests para o jogador!
Passando de nível
Conforme você vai se aventurando e matando monstros, você vai anotando suas conquistas. Ao vencer dez encontros, você rola 1d6. Se o resultado for maior que o nível atual do personagem, ele passa de nível. O nível máximo no Four Against Darkness é 5. Note que quando o jogador faz o teste para passar de nível, ele faz esse teste para apenas um personagem e o mesmo personagem não pode passar de nível duas vezes seguidas. O livro também nota que é possível chegar ao nível 20, mas acredito que seja em algum outro suplemento.
Mais regras mecânica
Four Against Darkness também possui outras regras e mecânicas como por exemplo fugir dos monstros e encontrar segredos pela masmorra. Ou mesmo como tratar personagens que morrem e tochas. E claro que não é apenas desbravar a masmorra o desafio, sair dela também é um problema, já que os monstros que o jogador deixou para trás, ainda estão naquelas salas! Inclusive o jogador ainda pode ser emboscado por monstros errantes!
Concluindo
Four Against Darkness se destaca como um notável sistema de RPG de mesa solo, oferecendo aventuras emocionantes e uma experiência de jogo envolvente para jogadores solo. Com uma mecânica única e simples, variedade infinita de aventuras solo. Inclusive com seus suplementos ou facilidade para criar seu próprio conteúdo homebrew. Apesar de ser leve no desenvolvimento narrativo, ainda é possível experienciar aventuras grandiosas! Então pegue seus dados, prepare seus heróis e prepare-se para embarcar em missões épicas no mundo sem limites de Four Against Darkness!