Fragged Empire 2: Conheça a sua ficha de personagem
Conhecer um jogo de RPG novo é embarcar numa aventura de novos conhecimentos, regras e personagens. Assim também é com Fragged Empire 2, o lançamento da Editora Macaco Dumal para o primeiro semestre de 2023.
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Fragged Empire 2 é um jogo de RPG de mesa simples em regras, complexo em história de fundo e com apetite interpretativo cultural e econômico. Além disso, é um jogo que explora a capacidade criativa de mestres e jogadores em um mundo futurístico-ficcional. Faço uma introdução neste post sobre o cenário pós-pós-humanidade.
Aproveite e baixe as fichas de Fragged Empire 2 em português aqui. (em breve)
Criando seu personagem em Fragged Empire 2
Criar um hipermnético Kaltoran, um forte Legion, um agente da Corp ou até mesmo um Nephilim que se parece com o Megamente é simples e rápido neste jogo de Wade Dyer. Com três páginas de ficha de personagem o jogador tem uma ficha de ações, características e atributos fora do combate, outra para armas, armadura, danos e combate, e mais uma para a nave do grupo. Neste post vamos analisar apenas as fichas de personagem, deixando a de nave para outro post.
Aproveite para baixar a ficha de personagem de Fragged Empire 2 já traduzida aqui. (em breve)
Entendendo sua Ficha de Personagem (e algumas regras)
Para começar a nossa aventura, vamos entender os quatro primeiros pontos da ficha de personagem de Fragged Empire 2.
- Nível – Neste local, você colocará o nível de seu personagem. Você percebe que tem 3 hexágonos embaixo? Pois é, a cada final de sessão, você pinta um deles. Segundo uma regra básica de Wade Dyer, a cada 3 sessões o personagem sobe de nível.
- Ao subir de nível o personagem ganha novo traço e, dependendo do nível, uma complicação.
- Espécie – Aqui é onde você diz qual é a sua espécie. Uma das oito já existentes em Fragged Empire 2 ou uma nova que você criou pelo sistema de personalização do jogo.
- Nome – Já sabe né? Escolha o nome que faz mais sentido para o seu personagem.
- Atributos – Definidores de muitas rolagens. Na criação de personagem, você terá que colocar 18 pontos nestes atributos, respeitando as regras da sua espécie.
Nessa parte estão as perícias disponíveis no jogo. Sendo que essas perícias possuem, no livro de regras, toda uma descrição complexa de suas possibilidades. Furtividade, por exemplo, tem mecânica para momentos sem combate e dentro do combate.
O interessante é entender as colunas das perícias. Bati muito a cabeça, apesar de estar na ponta do nariz a resposta. Convenhamos que é uma ficha fácil de entender, não é mesmo? kkk
Habilidades!
Cada coluna tem um objetivo e a somatória das cinco colunas dará o total que será somado à rolagem dos dados para os testes de habilidades.
- Treinado – A primeira coluna representa as habilidades que seu personagem é treinado. Sendo assim, você poderá escolher seis habilidades para dizer que seu personagem entende daquilo. Exemplo, treinado em liderança melhora relação com alguns NPCs, dá acesso a locais com maior nível de segurança ou consegue até enganar alguns soldados de outro esquadrão. Quando treinado você tem 1 ponto de bônus, porém todas as outras ficam com -2. Ninguém é bom em tudo, certo?
- Atributo – Nessa segunda coluna, se o seu personagem tiver atributo de 4 ou superior, você pode colocar 1 ponto de bônus. Porém se algum atributo tiver 1 ou menos (depois você verá isso em regras de combate) esse valor é negativo, sendo -1.
- Caixa de Ferramentas – Se você adquirir na criação de personagem ou durante o jogo uma caixa de ferramentas, você acrescenta mais um ponto aqui, nessa terceira coluna.
- Oficina – Se você adquirir uma oficina e instalá-la em sua nave, essa quarta coluna também te dá um bônus de 1 na habilidade que a oficina ajuda a trabalhar. Pois oficina significa que você tem grandes ferramentas para manusear. Seja uma sala de cirurgia, uma oficina de veículos ou até mesmo um consultório terapêutico.
- Espécie e Traços – Nessa quinta coluna a sua espécie te dá algumas bonificações e, dependendo do traço que escolher, também terá pontos bônus nessa coluna.
- Somatória Geral – Na última coluna ficamos com a soma de todos os itens anteriores. Assim, esse Total é o número que somará aos seus dados nas rolagens de habilidade.
Parece complexo? Na criação de personagem você verá que é fácil.
Traços e Complicações
Um dos itens que Wade Dyer comenta em seus jogos é a importância dos Traços de Personalidade. Os traços e complicações (traços negativos, digamos) são responsáveis por criar personagens bem diferentes. Além disso, os traços são a matriz central do desenvolvimento do personagem no jogo, pois a cada novo nível o personagem ganha um novo traço.
Aqui é bem simples! Em espécie você colocará as informações da sua espécie. Por exemplo, um Legion tem -2 de máxima mobilidade. Sendo assim, o seu maior número no atributo mobilidade é 4.
Em traços e notas, você colocará as informações do seu personagem. Algumas dadas pela espécie, por exemplo, o Legion consegue funcionar tranquilamente em ambientes gélidos. Você coloca isso na sua ficha. Além disso, ele consegue ficar 5 minutos por dia no espaço sem equipamento. Também é uma característica que será colocado nessa parte.
Além disso, a mecânica mais importante do jogo que são os traços, você também colocará aí. Sendo que existem limites para esses traços. Você poderá ter 1 traço de cada nível, recurso, influência, cada atributo e habilidade primária treinada. Também poderá ter no máximo 2 traços para cada habilidade de combate treinada (armas leves, armas pesadas, táticas e exóticas).
Especializações e Complicações
Alguns traços darão um descritivo narrativo de especialista. Por exemplo o traço Performista da Habilidade Persuasão dá duas especializações a de Atuação e de Enganação. Dessa forma, você pode usar essa especialização como elemento narrativo e dá +2 de bônus para qualquer rolagem que não seja de combate ou de aquisição.
Agora, você irá começar com uma complicação e a cada cinco níveis ganhará mais uma. Complicações dão profundidade para o jogo, para o personagem e expandem o desafio. Portanto, o jogo não fica mais fácil conforme você sobe de nível. Ele fica bem equilibrado. Porém, alguns traços e outros elementos do jogo podem aumentar suas complicações. Ok?
Re-Rolagem, Vantagem e Idiomas
Três partes bem rápidas dessa ficha de personagem de Fragged Empire 2. Re-rolagem ou Retestes de Vontade, Vantagens (Perks) e Idiomas.
- Reteste de Vontade é quando você quer muito uma coisa, mas a sorte (ou os dados) não estavam à seu favor, então você pode chamar novamente um teste e rolar todos os dados de novo. Você começa com o número de retestes igual à sua vontade, mas traços podem alterar esse valor.
- Vantagens (Perks) surgem a cada cinco pontos de influência. É como se seu personagem começasse a ter relevância e ele ganha vantagens pelo universo (literalmente). Fama, suporte, contatos, acessos, você irá definir a vantagem que quiser.
- Idiomas são os seus idiomas que compreende. Todos sabem Corp! É o idioma universal, o idioma do comércio, por isso todos que estão nas culturas que se relacionam neste universo nascem sabendo.
Recursos, Influência, Aquisição e Conhecimento
Em Fragged Empire 2 você adquire e carrega itens de acordo com seus Recursos e constrói sua nave com a sua Influência. Quanto mais recursos tiver, mais itens você consegue carregar, por exemplo se começar com 3 de recursos e pegar uma arma que consome 2 de recursos e uma armadura que consome 1 de recurso, você esgotou sua quantia de recursos, entendeu? Assim, você não pode usar mais nada, além desses itens. Porém, há itens e ferramentas que não utilizam recursos e você pode usá-los também.
Outra mecânica é a influência, você pode ter os níveis de influência máximo, que impacta em suas vantagens. Porém, a influência em Fragged Empire 2 ajuda a construir a sua nave. Você pode ter armas e equipamentos da nave com a somatória da sua influência e a de seus colegas.
Bem importante essas duas mecânicas, pois são elas que possibilitam a “compra” de novos itens. Não há dinheiro nesse jogo, o dinheiro recebido são peças e artigos importantes de tecnologia que são trocados.
Jogadas de Aquisição
Em alguns momentos do jogo, como na chegada em um planeta ou estação espacial, na exploração, menos em combate, o jogador pode usar rolagem de aquisição para tentar:
- Trocar Mercadorias – Ele consegue adquirir mercadoria, trocar dinheiro e, principalmente, aumentar os seus recursos. No caso acima teria a chance de ter mais uma arma, por exemplo, uma pistola ou espada.
- Contatos (ou fazer Networking) – Nesse caso, o jogador consegue contato com uma facção, grupo ou espécie e ganha pontos de influência.
- Fazer Pesquisa – Para ganhar conhecimento, idioma e até aumentar +1 em rolagens falhas.
Perceba que em Contatos e Pesquisa existem 4 hexágonos. Esses hexágonos completos possibilitam uma troca automática de influência ou conhecimento.
Nas jogadas de aquisição usamos os pontos de tempo livre. Independente do sucesso ou fracasso, os pontos serão utilizados. Eles constantemente se alteram e o próprio Wade Dyer, gosta de usar Marcadores Físicos (moedas, feijão, meeples, tokens ou o que quiser). A cada nova sessão, você ganha um novo ponto de tempo livre.
Por fim, na mesma área do tempo livre há a anotação de conhecimento! Aqui, os pontos de conhecimento também são usados para adquirir alguns itens e traços. Por exemplo, a armadura camaleão precisa de 2 pontos de conhecimento além da pontuação de aquisição para que seja obtida – e ainda usa dois pontos de recurso.
Equipamentos
Em Fragged Empire 2 infelizmente você não vive igual a muitos jogos de RPG onde carrega tudo o que encontra. Seus equipamentos são todos aqueles que a sua força permitir. Portanto, uma força de 5, força máxima, pode te dar 11 espaços para equipamento. Além disso, seu companheiro pode te dar mais 2 espaços.
Preste atenção aqui e agora!
Cada item usa uma certa quantidade de espaços do seu inventário. Itens com descritivo de tamanho alteram o espaço no inventário. Portanto, se não houver descritivo o item será padrão de 2 espaços. Agora, se for pequeno, ocupa 1 espaço. Se for grande, ocupa 3 espaços. Ainda, se for bugiganga 5 itens ocupam 1 espaço. E assim por diante. Controlar o inventário será bem desafiador, mas fará com que seu personagem não carregue 7 armas, 320 livros, 450 maças e assim por diante.
Além disso, tem medidas de itens que cabem ao personagem e a nave. Tirar itens do personagem e levar para a nave é uma grande opção. Ainda mais vendê-los depois!
Golpe Forte
Quando a gente acerta um Golpe Forte, ou seja, quando a gente tira pelo menos um 6. Nós podemos usar um estilo de Golpe Forte. Como padrão todo mundo já tem o Esforço, que permite rerolar um dado a sua escolha.
Porém, traços podem acrescentar novos estilos de Golpes Fortes.
Percebe que os traços são a parte mais complexa e completa desse jogo, não é mesmo?
Agora vamos para a ficha de combate pessoal?
Atributos de Combate
Aqui entram os 4 atributos principais para o combate. Resistência (Endurance), Defesa, Munição e Armadura. Cada um com um objetivo diferente.
- Resistência (Endurance) – É a capacidade física do personagem de estar em combate. Assim, os personagens fortões tem muita resistência e é difícil cansa-los em combate, mesmo acertando bastante. É nesse atributo que a gente dá o Dano de Resistência (End Dmg). A resistência é 10 + (Força * 5) + Modificadores.
- Em resistência ainda temos a recuperação, onde você pode recuperar resistência em valor igual a sua força de vontade somada de modificadores de traços.
- Defesa – É o quanto você é difícil de acertar. Aqui conta seus reflexos e cobertura. Então você tem 10 + atributo reflexo + Modificadores. Além disso, soma-se os modificadores de cobertura.
- Armadura – Se você foi acertado, ou seja, o inimigo tirou valor maior do que sua defesa, então você toma dano. A armadura protege os Danos Críticos, que são os danos que acertam Atributos e se um Atributo for a 0 para um NPC, ele morre e se for a -5 para um personagem de jogador, ele morre.
- É importante saber que se a sua Resistência for a zero, sua armadura modificará. Se a armadura proteger o dano, sucesso! Porém, você perde no mínimo 1 ponto de resistência. Vamos explorar isso no post sobre combate em Fragged Empire 2.
- Munição – Cada arma começa com 3 munições e cada munição acrescenta +1d6 no seu ataque ou adiciona alguma habilidade especial.
Ainda na parte direita temos:
- Iniciativa que é o Combat Order. Sua inteligência traz sagacidade e assim, velocidade para agir.
- Disruptor Strong Hits vs You, que significa Golpes Fortes Disruptores em Você. Uma mecânica que irá te atordoar. Geralmente tirando sua munição e deixando-o incapaz de atacar.
Equipamento, Arma e Armadura
Aqui virão seus equipamentos que você irá comprar com seus pontos de recursos. Elas consomem um espaço na ficha e no seus equipamentos da primeira folha do seu personagem.
Equipamento (Utility)
São itens que seu personagem pode ter e que darão poderes únicos para eles. Sendo que eles podem ser passivos, focados em combate ou fornecem benefícios de uma caixa de ferramentas, por exemplo.
Outfit (Armadura)
É a sua vestimenta. Portanto, aquilo que você usa para proteger o seu corpo do ambiente e dos ataques alheios. Sua armadura possui algumas informações importantes que você deve preencher na sua aquisição.
- Nome
- Defesa – É o valor que aumenta a sua defesa lá nos Atributos de Combate.
- Resistência – É o quanto você soma no atributo Resistência em Atributos de Combate.
- Armadura – É o valor que defende o Dano Crítico, reduzindo o dano ao Atributo que mostro mais para frente.
- Em Resistência Zero – É o valor para qual vai a armadura quando o Atributo de Combate Resistência chegar à zero.
- Tipos e Variações – Definem quais são as modificações que você pode fazer nessa armadura.
- Aquisição – É o que precisou ser feito para conseguir essa armadura.
- Recursos – É o quanto de recursos são consumidos ao carregar essa armadura.
Bem simples e de suma importância para o combate, não é mesmo? Uma das coisas que você vai aprender durante esse jogo e no post sobre combate é que não se brinca com qualquer pessoa que possua uma arma. A sorte pode não estar à seu favor.
Weapon (Arma)
Em arma você verá as armas que possui e que estão equipadas, ou seja, que você pode usar durante o combate. Igual a armadura, a arma possui os números que representam seu ataque e dano.
- Nome
- Hit Dice (Dados para Acerto) – Quantos dados você irá jogar para acertar com essa arma, tendo como objetivo superar a Defesa do oponente.
- + Hit (+Skill) ou +Acerto (+Habilidade) – Quanto você soma de pontos na soma dos seus Dados para Acerto. Modificadores, equipamentos, habilidades e traços podem alterar esses valores.
- Por exemplo, se o seu personagem tem +1 na habilidade Armas Leves, então ele aumenta o Acerto em +1.
- Range (Distância) – Representa o valor da distância que a sua arma consegue atirar. Pode alterar de acordo com as mecânicas de combate e seu atributo central Foco.
- End Dmg ou Dano à Resistência (+ Foco) – Representa a quantidade de dano que você dá com a arma no Atributo de Combate Resistência (Endurance).
- Crit Dmg ou Dano Crítico – Representa o dano que você irá dar, subtraído da armadura do oponente, em algum Atributo. Dessa forma, objetivando leva um atributo a 0 caso esteja em ataque a algum NPC. Nesse sistema a morte se dá pelo fim de um atributo.
- Tipos e Variações – Definem quais são as modificações que você pode fazer nessa arma.
- Aquisição – É o que precisou ser feito para conseguir essa arma.
- Recursos – É o quanto de recursos são consumidos ao carregar essa arma.
Você verá que o personagem pode ter mais de uma arma, inclusive tendo armas menores que não consomem recursos. Assim, com mais armas dá para brincar com as estratégias de combate.
Companion (Companheiro)
Cada personagem pode adquirir um companheiro. Este é controlado pelo jogador e tem algumas características exclusivas. Eles são adquiridos como armas ou equipamentos (utility).
- Nome
- Hit Dice (Dados para Acerto) – Quantos dados você irá jogar para seu companheiro acertar, tendo como objetivo superar a Defesa do oponente.
- + Hit (+Skill) ou +Acerto (+Habilidade) – Quanto você soma de pontos na soma dos seus Dados para Acerto. Modificadores, equipamentos, habilidades e traços podem alterar esses valores.
- Range (Distância) – Representa o valor da distância que a arma de seu companheiro consegue atirar. Pode alterar de acordo com as mecânicas de combate e seu atributo central Foco.
- End Dmg ou Dano à Resistência (+ Foco) – Representa a quantidade de dano que seu companheiro dá com suas armas no Atributo de Combate Resistência (Endurance) do inimigo.
- Crit Dmg ou Dano Crítico – Representa o dano que seu companheiro irá dar, subtraído da armadura do oponente, em algum Atributo. Dessa forma, objetivando leva um atributo a 0 caso esteja em ataque a algum NPC. Nesse sistema a morte se dá pelo fim de um atributo.
- Defence (Defesa) – O quanto de Atributo de Defesa tem seu companheiro.
- Armor (Armadura) – Representa o valor da armadura do seu companheiro.
- Durability (Durabilidade) – É a vida do seu companheiro. Se chegar a Zero significa que ele está fora de combate. Dependendo do que estiver acontecendo o mestre de RPG irá dizer se foi morte, fugiu ou desmaiou.
- Tipo e Variação – Que tipo de companheiro é e quais variações ele tem.
- Bodies (Corpos) – Quantos corpos estão lutando. Se for um Esquadrão, por exemplo, são 3. Portanto, são 3 pessoas atirando. Sendo assim, cada corpo dá 1d6 de Dados para Acerto.
- Mobilidade – O valor representa o quanto seu companheiro se move no campo de batalha.
- Aquisição – É o que precisou ser feito para conseguir esse companheiro.
- Recursos – É o quanto de recursos são consumidos para ter esse companheiro ao seu lado.
Ações no turno
Em Fragged Empire 2 você, em combate, pode executar até 2 ações por turno. Sendo elas:
- Reposicionamento – Move-se rápido pelo mapa em busca de cobertura.
- Observar – Se prepara e ataca imediatamente após o ataque de outra pessoa ou movimentação. Assim, ficando de olho até o inimigo passar ou completando ataque de parceiro.
- Tiro Instantâneo – Corre pelo mapa e dá um tiro rápido com uma arma que estava em mãos.
- Tiro Mirado – Dá um único tiro, porém como está mirando. O Acerto ganha seus pontos de Reflexo e a Distância ganha seus pontos de Foco na somatória.
- Mirar – Você passa um tempo mirando e consegue dar +2 de Acerto ou +2 de Dano na Resistência ou altera o local do crítico por +1/-1, ou seja, se tirar 3, você pode escolher 2, 3 ou 4 como local de dano.
- Preparar – Você faz uma ação fora de combate que pode ser metade de um recarregamento de arma, ou seja, tem que fazer 2x. Recuperar, para recuperar sua resistência. Pegar um item ou colocar o item na sua “mochila”. Mover-se. Teste de habilidade para:
- Furtividade
- Atacar Com Mãos
- Primeiros Socorros – Cura o amigo ou a si mesmo (com penalidade de -2)
- Cuidados – Cura 3 danos de Atributo utilizando uma rolagem de aquisição.
Bem tranquilo as ações, não é mesmo? É bom lembrar que tudo isso está detalhado na página 56 do Livro de Regras.
Morte e Sangramento
Em Fragged Empire 2 você morre quando um Atributo Chave for a -5. Porém, ao chegar a zero você começa a sangrar e tem que conter esse sangramento, senão pode pegar outra ficha de personagem.
Aqui você tem seus Atributos onde irá repetir os mesmos valores da outra página. Os números de 1 a 6 representam localidade. Assim que você acerta um Dano Crítico, você rola 1d6 para saber onde esse dano acertou.
Quando estiver sangrando, ou seja, quando um atributo chegou a zero ou menos, você toma -1 em um atributo por turno. Se não estancar o sangramento, você irá sucumbir a morte pelos atributos! Sendo assim, não deixe seu personagem sangrar no campo de batalha.
Golpe Forte em Combate
No combate você também terá os Golpes Fortes. Porém, diferente do anterior você terá o Esforço, o Acerto Crítico e o Impulso Crítico.
- Em Esforço você pode rerolar um único dado da rolagem atual.
- Em Acerto Crítico você dá em todos que foram acertados o Dano Crítico da Arma em um Atributo aleatório.
- Em Impulso Crítico você dá +1 de Dano Crítico em todos os Personagens com Resistência Zero.
Entendo sua ficha de personagem
Explicar a ficha de personagem de Fragged Empire 2 já dá uma boa ideia de como será jogar esse RPG e como serão os combates e testes de habilidades. Porém, tem mais alguns elementos que serão importantes compartilhar com você, como:
- Como criar a sua Ficha de Personagem em Fragged Empire 2 (em breve)
- Regras de Combate em Fragged Empire 2 (em breve)
- Ficha de Naves Espaciais (em breve)
E se você está empolgado e curioso com esse sistema, saiba que ele entrará em Financiamento Coletivo pela Editora Macaco Dumal. Esse é um sistema lindo que já tem espaço em meu acervo e garanto que você vai pirar nele também.
Acesse aqui o Financiamento Coletivo de Fragged Empire 2 no Catarse.
Espero você para jogar com a gente!