Fragged Empire 2: Uma galáxia pós-pós-humanidade
Você não leu errado, Fragged Empire 2 é um RPG pós-pós-apocalíptico e esse jogo de palavras me levou a conhecer um jogo surpreendente. Quer saber mais? Vou te contar o que aumentou meu hype e como você pode conquistar os livros desse jogo. Porém, saiba que você entrará em um mundo, ops… universo, que pode te surpreender de milhares de maneiras. Cada vez que leio, meus olhos esbugalham e me deixam feliz por ter conhecido esse RPG.
Para chegar até aqui e compartilhar tudo isso, quero agradecer a editora Macaco Dumal que lançará Fragged Empire 2 em Março em Financiamento Coletivo e, já ouso dizer, já tem meu apoio!
Bora destrinchar o que fez esse RPG questionar o primeiro lugar em minha mente, tirando Cyberpunk da minha tara e colocando Starfinder no banco de reserva?
Criado por Wade Dyer e logo no Brasil pela Macaco Dumal, Fragged Empire é um RPG num cenário pós-pós-apocalyptico, espacial e de regras simples. Um jogo que valoriza o cenário original que conta o fim da humanidade (já falo mais sobre isso) e que explora a criatividade dos mestres e jogadores.
O cenário de Fragged Empire 2
No cenário a humanidade populosa e geneticamente frágil decide se unir para sobreviver. Porém, se o que nos deixa doentes, vulneráveis e afeta o nascimento dos bebês é o DNA, então a melhor solução é modificá-lo para criar um novo futuro, não é mesmo?
Após a civilização esquecer como tratar doenças e estar vulnerável aos intempéries de seus planetas, das estações espaciais e outra surpresas do universo, a melhor forma é criar modificações genéticas. Assim como fazíamos com as plantas e animais, chegou o momento de modificar os humanos.
Sem nascimento, uma nova civilização humana nasce geneticamente modificada. Os primeiros Archons são criados como filhos e são o potencial de salvação da humanidade em Fragged Empire. Porém, esses filhos não quiseram seguir os passos de seus “criadores”. Com as informações guardadas sobre a humanidade e a necessidade de criar a espécie perfeita para sobreviver nos cosmos, os Archons começam a criar espécies diferentes de animais, plantas e Archons (novos humanos) para colonizar novos planetas.
Algumas dessas novas espécies tinham função especial, outras criadas apenas por experimento e outras negligenciadas. Dessa forma, o universo começou a ser povoado por diversas espécies e você será uma delas!
Confira o cenário completo de Fragged Empire 2 aqui.
Conheça as espécies de Fragged Empire 2 por aqui.
O sistema de Fragged Empire 2
Faça de Fragged Empire 2 o seu jogo!
Wade Dyer, o criador, deixa claro para os mestres de RPG que esse é um sistema para chamar de seu. O cenário está colocado, criado e pensando, porém há muitas lacunas que ele propositalmente não responde. Dessa forma você, leitor, criador e mestre terá que responder durante o jogo (e em sua imaginação) perguntas sobre Cultura, Exploração, Grandes Entidades e Tecnologias.
Há um universo, literalmente, de possibilidades de criação!
Eu que sou worldbuilder e amo criar meus próprios cenários e ter o prazer de vivenciá-los sob os olhos de meus jogadores, fiquei feliz demais com a lore do jogo e com a abertura que o criador deixou. Assim, consigo preencher com minhas ideias a questão de especies, equipamentos, naves, etc. O que for possível de criar.
Inclusive no livro, Wade deixa claro que ele dá exemplos e sugestões, não é o “definitivo”. Assim, tendo muita flexibilidade para mestres e jogadores fazer o que o RPG explora como atributo: a criatividade e a valorização do pedaço da história criado por cada um.
Um jogo com apenas d6
Fragged Empire 2 trouxe a simplicidade com o uso dos d6. Os testes de perícia, habilidade e combate são todos usando os tradicionais dados de seis lados. O gosto sobre os dados virá de cada um, mas os testes de habilidade ficarão entre 3 e 18, sendo que a maioria das jogadas ficarão entre 9 e 12 como resultado. Dessa forma, as habilidades ganham impacto no resultado e tira um pouco o protagonismo singular dos dados e estimulando o jogo cooperativo entre dados e habilidades.
Pode-se dizer que assim o jogo valoriza a “build“ do personagem e dá para ele os poderes de falhar onde é realmente ruim e vencer onde é treinado para vencer.
Falo das regras de Fragged Empire 2 aqui. (em breve)
Já no combate as armas definem a quantidade de d6 que será rolado para o acerto. Podendo ser 2, 3 ou 4 para facilitar o acerto. Os ataques são defendidos pela defesa e distância do inimigo e o resto é narrativa.
As regras de combate estão simplificadas aqui. (em breve)
Melhor para campanhas longas
Apesar de ser incrível para pequenas campanhas e até one-shots. Fragged Empire 2 tem um melhor equilíbrio quando falamos de decisões de curto e longo prazo. O desenvolvimento do personagem fica mais interessante e há uma pluralidade de desenvolvimentos e ações para testar com um personagem, além do combate e testes de perícias normais.
Um grande exemplo é a mecânica de tempo livre (spare time) que você pode escolher o que o seu personagem irá fazer nesse tempo. Trabalhar, curar, desenvolver algo, fazer networking e assim por diante. É um jogo que abre as portas para muitas horas de jogo e co-criação de uma história rica.
Talvez seja por isso, que em minha pesquisa antes de escrever aqui, só vi pessoas jogando campanhas longas e até escrevendo histórias sobre elas.
O cenário pós-apocalíptico traz uma série de decisões de recursos (e até morais) para entender o que é melhor para sobreviver. Você sacrifica o curto-prazo para ganhar no longo-prazo?
Além disso, a cada nível o jogador ganha traços (traits). Mesmo com dois personagens seguindo a mesma “build” é possível que tenham características diferentes. Personagens básicos em baixo nível, podem ter poderes incríveis, com características únicas em níveis mais altos.
Fragged Empire 2 é um RPG tático, mas…
O RPG Fragged Empire 2 possui toda uma tática SIMPLES, porém considera o terreno para ajudar/atrapalhar os combates. Indicando o uso de miniaturas, tanto para combate pessoal e de naves, a distância, a cobertura, a altura e as armas representam modificadores nos cálculos de combate.
Porém, é possível dispensar a complexidade e manter o sistema apenas com a narrativa ou utilizando o mapa quadriculado branco – ou seu VTT favorito.
Sua história com Fragged Empire 2
Fragged Empire 2 chega em Financiamento Coletivo em Março, mas a editora Macaco Dumal, responsável por trazer RPGs como Caronte, Pepper& Carrot e Mythras, concedeu os livros para a gente dar uma lida e ir preparando conteúdos para você!
Faça Fragged o seu RPG
A coisa mais importante para se ter em mente sobre o universo de Fragged é fazê-lo seu. Adicione do seu jeito os inúmeros temas que são explorados nos livros de Fragged, dê as suas próprias respostas sobre o que está lá fora no espaço inexplorado e sobre o que o futuro reserva para as variadas espécies.
Você deve se sentir livre para pegar qualquer coisa que você encontrar nos vários livros de Fragged e descartar ou alterar qualquer parte. O propósito da lore de Fragged é criar um espaço criativo compartilhado para você e seus jogadores, e prover combustível para que sua criatividade incendeie.
Wade Dyer, autor de Fragged