Eventos

Goblin de Ouro 2023: Premiados

No Diversão Offline de 2023 aconteceu a Quarta Edição do Goblin de Ouro. O evento que aconteceu no pós-DOFF, enquanto os estandes da feira eram desmontados. Assim, as editoras conseguiriam participar e ganhar seus prêmios!

O evento foi muito bem estruturado e você pode assistir no youtube da Flecha Mágica na integra.

Foram meses de preparação e muito segredo para que o Goblin de Ouro acontecesse de forma justa e íntegra. O que acometeu muitos aplausos, com o pesar de alguns Goblins terem sido atacados no caminho. Sim, algumas estatuetas sofreram acidentes e se danificaram. Porém, a estatueta do Goblin de Ouro é apenas um símbolo de uma conquista de trabalho árduo e construção de algo único.

A premiação do Goblin de Ouro contou com 11 categorias, de produção à conteúdo. E você pode ver as 11 categorias, seus finalistas e vencedores abaixo:

Bora conferir a premiação do Goblin de Ouro?

Melhor Tradução

Em melhor tradução a Retropunk levou dois finalistas e venceu com um RPG incrível, o City of Mist, que foi o RPG que jogamos no Domingo do Diversão Offline. Os finalistas foram UVG – Pradarias Ultravioletas e a Cidade Negra, City of Mist e Máscaras de Nyarlathotep da Editora New Order.

Vencedor: City of Mist – Retropunk

Melhor Coesão de Regras

A melhor coesão de regras trouxe três jogos incríveis e surpreendentes. Lições RPG, do Jorge Valpaços, Infaernum do Caio Romero e As Chaves da Torre do Arthur Andrade. Muito legal ver que os RPGs que a gente gosta estavam nessa categoria! Portanto, os AVEC Editora, Campfire Estúdio e Editora Caleidoscópio brigaram por um prêmio muito importante e que atrairá jogadores curiosos.

Vencedor: Lições RPG: Um jogo narrativo entre mundos – AVEC Editora

Melhor Suplemento

Para complementar muitos RPG e trazer novas opções de jogo e cenário, os suplementos chegam para encantar nossos olhos e iluminar nossa mente. Nesse prêmio, o Cordel do Reino do Sol Encantado brilhou com dois finalistas, junto com Infaernaculum da Campfire Estúdio. Portanto, os finalistas foram: Cordel dos Seres Indizíveis e Cordel Alegórico do Bestiário Folclórico, ambos da Editora New Order, e Infaernaculum da Campfire Estúdio.

Vencedor: Cordel Alegórico do Bestiário Folclórico – New Order Editora

Melhor Arte

Aqui está o prêmio que eu gosto muito. Apaixonado por arte, ilustração e design, um dos quesitos que pesa muito para eu comprar um jogo novo é o design. Sim, como primeiro o jogo com os olhos, depois mergulho no cenário. Aqui dois projetos que eu conheço bem e são apaixonantes de olhar, Infaernum, com design de Raul Rinaldi, As Chaves da Torre de Ramon Moure, e A Lenda de Ghanor, já com muitos ilustradores da Jambô.

Vencedor: Infaernum – Campfire Estúdio

Melhor Cenário

O prêmio mais top para mim é o de cenário! Pois, é nele que escolho o que irei jogar. Se o cenário é blah nem perco meu tempo para ler ou jogar. É o primeiro fator crítico para eu decidir investir num RPG de Mesa, Jogo de Tabuleiro ou até Jogo Digital. Nessa premiação três nomes importantes: O PBTA Herdeiros dos Antigos, da Editora Cha, Arkhi da Buró e As Chaves da Torre da Editora Caleidoscópio.

Vencedor: As Chaves da Torre – Editora Caleidoscópio

Melhor Aventura

Entre livros de regras e cenários, algumas vezes precisamos de uma mãozinha para nos jogar em aventuras para se divertir e compreender mais do universo. Uma aventura pronta pode facilitar e ainda trazer a mente do criador, ou de quem está próximo dos criadores, para nosso jogo. Aqui três grandes aventuras disputaram a estatueta do Goblin de Ouro: Fim dos Tempos, Jornada Heróica, da Jambô, As presas do Mamute de Chocolate, Hora da Aventura, da Retropunk, e Inferno Verde, As Chaves da Torre, da Editora Caleidoscópio.

Vencedor: Fim dos Tempos – Jambô

Melhor Livro Básico

Para concorrer o melhor livro básico, em estrutura, formato, regras, etc, três finalistas que já disputaram juntos o prêmio Golbin de Ouro de Coesão de Regras, disputam novamente nesta categoria. Os finalistas Infaernum da Campfire Estúdio, As Chaves da Torre da Editora Caleidoscópio e Lições RPG da AVEC Editora.

Vencedor: Lições RPG: Um jogo narrativo entre mundos – AVEC Editora

Melhor Mídia Escrita

Entre blogs e revistas, o mundo digital se fez presente no prêmio de melhor mídia escrita do Golbin de Ouro de 2023. Com um nome muito forte, a Editora New Order que já está em seu mais de sexagésimo edital da New Order Magazine, concorreu com o Blog Meus Pergaminhos e a revista Aetherica.

Vencedor: NOM – New Order Magazine – Editora New Order

Melhor Produtor de Conteúdo

No prêmio Goblin de Ouro o melhor Produtor de Conteúdo trouxe nomes pesados. Naomi Maratea concorreu com Thiago Rosa e Mestre PedroK.

Vencedor: Pedro Coimbra (Mestre PedroK)

Melhor Podcast

Numa premiação bem desafiadora, ainda mais com a crescente de Podcasts em 2021 e 2022, o Goblin de Ouro teve a difícil tarefa de premiar o melhor. Faltando, ao meu ver, alguns superpodcasts na lista dos melhores aqui. Porém, não existiria vencedor mais justo do que aquele que levou o Goblin de Ouro dos Podcasts para casa. Os finalistas foram Caquitas, Retropunk Podcast e Realidades Paralelas do Guaxinim.

Vencedor: Caquitas

Melhor Canal de RPG

Como melhor canal de RPG de 2022, o prêmio Goblin de Ouro trouxe três nomes de peso: Jambô Editora, Mestre PedroK e d20 Culture, e o vencedor é ele que sempre está criando e a frente de muitos projetos.

Vencedor: Pedro Coimbra com o canal Mestre PedroK

Assista a Premiação na Integra

Se você quiser, se divirta assistindo pelo canal da Flecha Mágica o Luiz, do Dados e Contracapas, apresentado o Goblin de Ouro de 2023 no Diversão Offline. Além disso, confira nosso post com os premiados no Instagram.

Premiados, curtiu?

E aí? Curtiu os premiados? Fez sentido para você? Às vezes a gente gostaria que fulano ou ciclano estivessem entre finalistas ou que beltrano tivesse levantado o Goblin de Ouro. Porém, é uma junção de muitas informações e com muita clareza do Diversão Offline.

Site oficial do Goblin de Ouro, confira.