Guerra dos Tronos Para jogadores

Guerra dos Tronos RPG de mesa: criando um personagem

Se você quer jogar Guerra dos Tronos RPG de mesa, então chegou a hora de fazer o seu personagem! Seja por ser um fã dos livros ou série, por ter se apaixonado pelo Combate Verbal, ou por ter criado a sua Casa Nobre e estar no hype, criar um personagem em Guerra dos Tronos é muito divertido!

Pois aqui você irá explorar um sistema simples, sem classes definidas e que você pode construir seu personagem como quiser! Ou seja, você não precisa ser ou um guerreiro, ou um nobre, ou um Meistre, você pode ser um pouco de cada!

Então, se quiser ser um guerreiro com habilidades de persuasão, porque não? Ou talvez um nobre com habilidades de infiltração? Tudo é possível! É você que monta, é você que escolhe e, em poucos instantes, a sua ficha está pronta.

Então, vamos ver como que funciona a criação de personagens em Guerra dos Tronos RPG de mesa?

Baixar ficha de Personagem de Guerra dos Tronos RPG de mesa

Comprar sistema oficial Guerra dos Tronos RPG de mesa

Escolha a sua idade

Primeiramente, você precisa criar a sua Casa Nobre. Caso não tenha feito isso ainda, confira como fazer neste texto aqui. Uma vez criada a sua Casa, ou caso você não seja membro de uma Casa Nobre, então você pode voltar aqui e começar a montar o seu personagem.

E o primeiro passo para você montar a sua ficha, é definir a idade do seu personagem! “Mas, porque? Isso é tão importante assim?”. E a resposta é: sim!

Você jogaria com este personagem que o giorgio baroni ilustrou, sim ou sim?

Pois em Guerra dos Tronos RPG, você estará entrando em um mundo de baixa fantasia medieval, no qual as pessoas viviam até cerca de 50 anos se tivessem sorte! Por isso, existe um efeito que a idade causa em sua ficha: quanto mais velho seu personagem, mais habilidoso ele é, porém mais defeitos e menos sorte ele possui. E, claro, o contrário também é verdade!

Portanto, enquanto uma criança tem 120 pontos de experiência para comprar habilidades, alguém já em estado venerável, de tão velho, possui 360 pontos! Sim, três vezes mais.

Para o personagem exemplo deste texto, o Johnny, vamos fazer uma criança com 8 anos de idade.

Defina o Status

Em segundo lugar, depois de definir a idade, você precisa definir o Status de seu personagem! Por isso, inclusive, é tão importante decidir de antemão em qual Casa Nobre você estará. Pois ninguém pertencente à Casa Nobre em questão pode ter um Status igual ou maior que o lorde.

Diferente das demais habilidades (conforme falaremos mais para frente), o Status varia entre 2 e 10. Um valor de Status igual a 2 é para servos e homens comum enquanto Status igual a 10 é exclusivo para o Rei dos 7 reinos.

Portanto, de acordo com a posição social de seu personagem e o papel que ele ocupa, qual é o valor de Status que ele possuirá? Mas, calma, isto vai te custar pontos de habilidade (que falaremos mais para a frente). Então apenas pense e anote por enquanto.

Para Johnny, façamos um menino comum, que serve comida e bebida ao conselho de sua Casa Nobre. Isto é, um menino com Status igual a 2.

Habilidades

É aqui que você irá definir de acordo com a sua distribuição de pontos. Pois o valor que você possuirá em cada habilidade determina quantos dados de 6 lados você roda na hora de fazer um teste dela.

Inicialmente, você possui todas as habilidades no valor 2. Dentro do sistema, eles se referem a este valor como “graduação”. Ou seja, alguém com 2 pontos em Vontade possui “graduação 2 em vontade”. Porém, estes valores podem variar entre 1 e 7! Tá, é possível possuir mais que 8, mas você tem que ser basicamente um super-herói dentro de Westeros. Mas que é possível, é.

Além disso, existe um custo para adquirir habilidades. Para mudar a graduação de uma habilidade do 2 para o 3, você gastará 10 pontos da sua reserva de Pontos de Habilidade. Enquanto para aumentar do 3 para o 4, do 4 para o 5, do 5 para o 6 e assim por diante, você gastará 30 pontos para cada aumento. Ou seja, se eu quiser ter graduação 5 em Luta, eu preciso gastar 10 pontos para subir do 2 para o 3, depois 30 pontos para subir do 3 para o 4 e depois mais 30 pontos para subir do 4 para o 5. Isto é, 70 pontos ao todo!

Mas, além disso, cuidado! De acordo com a sua idade você irá possuir um valor de graduação máxima para as suas habilidades. Afinal de contas, não faria sentido uma criança possuir 7 de Luta, por exemplo, sendo assim párea para enfrentar os maiores guerreiros do reino.

E, por fim, como regra opcional, você pode escolher reduzir alguma graduação sua para o valor 1 e assim ganhar 50 pontos de experiência extra. Porém, assumo, eu não gosto desta regra, porque acredito que ela traz um desbalanceamento ao jogo.

Para Johnny, que possui 120 pontos de habilidade para gastar e a sua graduação inicial máxima é 4, colocaremos Agilidade em 4, Astúcia em 3, Furtividade em 4, Ladinagem em 3, Percepção em 3 e Vontade em 3. Ou seja, um pequeno ladino!

Especialidades

Em quarto lugar, assim como as Habilidades, você possui pontos para investir em Especialidades! Isto é, aspectos dentro das habilidades que você é especialista e raramente irá falhar. Todas as especialidades estão relacionadas a alguma habilidade.

Porém, diferente das habilidades, as especialidades servem para garantir um bônus às suas rolagens. Então, enquanto as habilidades determinam quantos dados você rola, as especialidades fazem você rolar dados extras e escolher os melhores dentre o conjunto!

Porém, diferente das habilidades, todas as suas especialidades começam no 0 e para adquirir 1 ponto nelas você gasta 10 de experiência. Ou seja, se você tiver 4 de luta e quiser 3 pontos de especialidade em esgrima, você irá investir 30 pontos de experiência de especialidades nessa aquisição.

Mas, vale ressaltar, você não pode ter mais pontos de especialidade do que na habilidade referente à ela! Ou seja, se você tiver 4 de luta, você não pode ter 5 ou mais em esgrima.

Para Johnny, que possui 40 pontos para especialidades, vamos colocar 3 pontos em esgueirar-se, para que ele consiga entrar escondido em qualquer lugar que ele queira.

Pontos de Destino e Benefícios

O quinto passo é algo que nunca vi em outro sistema de RPG, e é a mecânica de Pontos de Destino x Benefícios.

Pontos de Destino são uma reserva de pontos de sorte que você possui, e que você pode investir para alterar o destino dos eventos ao seu redor. Ou seja, caso você esteja em situação de perigo e você tenha sofrido algo que te trará problemas, você pode usar ou queimar um ponto de destino e fazer com que algo a seu favor surja. Se usar um ponto de destino, o efeito será menor, porém você recebe de volta este seu ponto de sorte mais rapidamente. Se queimar, então a sorte é maior mas demorará até você ter esta tamanha sorte novamente.

A sorte está ao seu lado? Arte por Tomasz Jedruszek

Enquanto isso, Benefícios são aspectos únicos que você terá. Qualquer personagem pode ter graduação alta em luta, persuasão, ou qualquer outra habilidade. Porém, poucos personagens terão os mesmos benefícios. Afinal, existem dezenas deles e você só pode escolher até 3! Estes benefícios te dão habilidades especiais, poderes únicos e capacidades acimas do normal. Então, escolha-os com cuidado!

Mas, qual a relação entre Pontos de Destino e Benefícios? Eles possuem uma relação de troca! Quanto mais jovem for o seu personagem, mais pontos de destino ele terá. E, se você quiser Benefícios, você terá que abrir mão de Pontos de Destino. Ou seja, um Jovem, que possui 5 pontos de Destino, pode ter até 3 benefícios caso ele queira. Porém, se realmente tomar essa decisão, ele transformará 3 pontos de destino em benefícios, ficando assim com apenas 2 pontos de destino para se aventurar pelo mundo.

Para Johnny, que é uma criança, temos 7 pontos de destino e até 3 benefícios! Assim, escolheremos os benefícios “Furtivo”, “Olhos Noturnos” e “Rato das Ruas”. Assim, transformamos 3 pontos de destino em benefícios e ficamos com 4 Pontos de Destino para fazer a sorte virar a nosso favor ao longo da aventura.

Defeitos

Mas, nem tudo são flores na vida, não é mesmo? E assim, embora você possa pegar até 3 benefícios dependendo da sua idade, defeitos também podem ser uma obrigatoriedade na sua ficha!

Claro, existem aqueles defeitos “padrão” que colocamos na ficha para dar mais veracidade ao personagem. Porém, estes defeitos aqui irão, de fato, afetar os seus resultados. Ou seja, não é apenas algo para deixar seu personagem mais profundo.

Porém, nem todos personagens precisam ter defeitos. E, adivinha? Está atrelado diretamente à idade! Quanto mais velho seu personagem, mais defeitos ele precisa ter. Assim, enquanto uma criança não precisa ter defeitos, alguém que é venerável precisa ter, obrigatoriamente, dois defeitos! Afinal, a pessoa já está bem idosa e não é mais tão hábil quanto ela costumava ser.

Assim, crianças, adolescentes e jovens não precisam de defeitos; Adultos precisam de algum defeito; Meia-idade precisa de um defeito em Agilidade, Atletismo ou Vigor; e velho, muito velho e venerável precisam tanto de algum defeito genérico quanto um defeito em Agilidade, Atletismo ou Vigor.

Para Johnny, neste caso, por ser uma criança, não precisamos pegar nenhum defeito!

Posses Iniciais

Assim, a sua ficha está quase pronta! Agora falta apenas definir os seus itens e as suas Estatísticas Derivadas.

E, dentro de posses iniciais, o que determinará a quantidade de ouro que você possui é o seu Status! Quanto maior seu Status, mais alta a chance de você começar cheio da grana e com muito item pra comprar.

Portanto, chegou a hora de fazer a sua primeira rolagem em Guerra dos Tronos RPG de mesa! Role uma quantidade de dados igual ao seu valor em “Status”. A somatória é a quantia de Dragões de Ouro que você possui inicialmente. Depois disso, basta ir no capítulo 7 do livro e fazer suas compras.

A parte legal é que você poderá comprar deste itens comuns como bolsas e roupa, até selas com armadura para sua montaria e um mangual, caso queira!

Para Johnny, temos 6 moedas de ouro para gastar — que provavelmente conseguimos roubando por aí. Assim, usaremos apenas para duas coisas: roupas e um veneno de sangue de basilísco. Afinal, vai que a gente precisa em algum momento, né?

Estatísticas Derivadas

Por fim, chega a hora de completar a sua ficha! Neste último passo existem diversas informações que você descobrirá agora. Essas estatísticas determinam diversos aspectos de seu personagem e elas são somatórias ou multiplicações das suas habilidades. Em Guerra dos Tronos RPG de mesa, sua defesa e dano base são valores fixos!

Portanto, faça as contas a seguir e insira-as na sua ficha de acordo com o resultado:

  • Defesa em Combate = Agilidade + Atletismo + Percepção + Bônus Defensivo – Penalidade Armadura
  • Saúde = 3 x Vigor
  • Valor de Armadura = determinado pela armadura que você está usando
  • Dano = determinado pela arma que você está usando
  • Defesa em Intriga = Astúcia + Percepção + Status
  • Compostura = 3 x Vontade

Assim, Defesa em Combate determina o valor que alguém precisa tirar nos dados para te acertar; Saúde é a sua vida, ou seja, o tanto de dano que você aguenta receber; Valor de armadura é o quanto você subtrai do dano que você recebe; Dano é o tanto de dano que você multiplica pelo seu grau de acerto quando ataca um oponente; Defesa em Intriga é o valor que alguém tirar nos dados para te acertar em Combates Verbais; Compostura é a sua vida em Combates Verbais, ou seja, o quanto você aguenta receber bons argumentos sem desistir de seus objetivos.

Portanto, aqui está a lista de todas as informações que você precisa ter em sua ficha!

No caso de Johnny, temos: Defesa em Combate = 9; Saúde = 6; VA = 0; Dano = 0; Defesa em Intriga = 6; Compostura = 9.

Sua ficha está pronta!

Assim, seu personagem está finalizado! Sua ficha está pronta e agora basta apresentar ao seu Mestre e ver se está tudo certo.

Porém, antes de você realmente jogar, lembre-se que Guerra dos Tronos RPG de mesa é um jogo que exige muita imersão. Se você não prestar atenção nos detalhes e segredos, você pode morrer antes que perceba.

Por isso, se você quer ficar vivo e atingir seus objetivos, você precisa se tornar um bom jogador de RPG. Portanto, dá uma olhada neste texto aqui pois ele vai te ajudar nesta sua missão de vencer a Guerra dos Tronos!