Guia completo de classe – Bárbaro D&D 5e
O Bárbaro no D&D é o guerreiro furioso e brutal que lutará até não poder mais.
A Elara provou isso em sua história no nosso Instagram.
Sua fúria pode vir da raiva por um mundo injusto ou de seu instinto animal.
Seja como for, o Bárbaro no D&D é um excelente companheiro de viagem para seu grupo de aventureiros.
Apesar de ser muitas vezes julgado por sua baixa inteligência, ele sempre prova que a força bruta é a melhor arma.

São contrários à civilização, consideram ela uma fraqueza da humanidade.
Então se você quer lutar com ferocidade, destruir seus oponentes e nunca cair em combate, prepare-se para conhecer a classe que nasceu para você.
Características Básicas
Pontos de Vida
Você é imponente e resistente em combate como poucos. Seu dado de vida é o maior possível: 1d12.
Portanto, já no nível 1 você começa com pelo menos 12 pontos de vida e, sempre que subir de nível, ganha mais 1d12.
Isso sem falar no modificador de constituição.
Proficiências
Você é uma máquina de combate que despreza a civilização.
Por isso, você tem proficiência com armaduras leves, médias e escudos -mas não aquelas armaduras pesadas e cheias de metal daqueles nobres cheirosos.
Você sabe brandir também quaisquer armas simples e marciais.
Ferramentas não são seu forte, mas desafiar sua Força ou Constituição não é uma boa – você é proficiente em testes de salvaguarda de ambos atributos.
Por fim, sendo uma força bruta da natureza, você pode ser proficiente em duas perícias entre: Lidar com Animais, Atletismo, Intimidação, Natureza, Percepção e Sobrevivência.
Equipamento
O que seria de você, máquina de combate, sem algumas boas armas para te preparar para a luta?
Você começa com um machado grande ou qualquer arma marcial, dois machados de mão ou uma arma simples qualquer, um kit de explorador e quatro lanças.
“Calma, eu não começo com armadura?”
Não, porque você não precisa.
E vou te explicar porque.
Características Únicas do Bárbaro no D&D 5e
Fúria
Você é uma máquina de combate, como eu já disse algumas vezes.
Imagine Conan, o Bárbaro, e você terá uma boa noção do que estou falando.
Sua maior arma não são as que você empunha mas sim a sua raiva interior.
Como um bárbaro no D&D 5e você pode entrar em fúria.
Isso significa que seus músculos ficam maiores, suas veias mais saltadas, seu pescoço mais largo e seus movimentos mais brutais.
Sempre que estiver em fúria você tem:
- Vantagem em quaisquer testes relacionados à força.
- Dano aumentado em qualquer ataque que utilizar força em sua rolagem.
- Resistência a quaisquer danos físicos – sejam cortantes, perfurantes ou de contusão.
Por isso, sim, entrar em fúria é um hábito comum para o Bárbaro no D&D 5e.

Defesa sem Armadura
Você é naturalmente excelente em se defender de ameaças.
Seu corpo é resistente, forte e difícil de derrubar.
Como prova disso, a sua defesa é calculada de forma diferente.
A defesa do Bárbaro, quando ele não usa armadura, tem o valor de 10 somado com seu modificador de força e seu modificador de constituição.
Isso significa que se você tiver 15 de força, 15 de constituição e usar um escudo, no nível 1 você já começa com 15 pontos de vida e uma CA de 18.
É, eu disse que o Bárbaro no D&D 5e era uma máquina de combate!
Ataque Imprudente
Além de furioso e brutal, você também não tem medo do perigo.
A partir do nível 2 você como Bárbaro pode deixar de lado qualquer preocupação, abrir totalmente sua defesa e dar um golpe mortal contra um oponente.
Você pode, sempre que quiser, atacar com vantagem – mas seus oponentes também terão vantagem contra você.
Senso de perigo
Ainda no nível 2, seus sentidos naturais conseguem te avisar quando algo está errado.
Seja uma magia de algum mago talarico escondido ou alguma armadilha, você consegue desviar com mais facilidade sempre que sente que algo está errado.
Por isso, a partir desse nível você tem vantagem em testes de destreza contra magias e armadilhas.
Ataque Extra e Movimento Rápido
No nivel 5 você se torna ainda mais rápido e mortal.
Não apenas você ganha um ataque extra, como seu movimento também fica maior.
A partir desse nível, agora você como Bárbaro consegue andar 3 metros a mais por turno – o equivalente a 10 pés ou 2 quadrados no grid.

Instinto Feral
Seu instinto primal e a fúria direto da natureza começam a te preencher com ainda mais vigor.
A partir do nível 7 você ganha vantagem em testes de iniciativa – assim você garante que seus inimigos sejam destruídos antes que possam fazer algo.
Além disso, se você entrar em fúria quando um oponente fizer um ataque furtivo e te surpreender, você possui tamanha agilidade que consegue agir normalmente naquele turno.
Crítico Brutal
Sabe quando você rola aquele 20 natural no ataque?
Sabe aquela sensação boa de dar o dobro de dano no seu oponente?
Pois é, o Bárbaro no D&D 5e tem essa sensação amplificada.
Porque sempre que você rolar um ataque crítico, você não apenas dobra seu dano – você adiciona um dado a mais de dano!
Isso a partir do nível 9.
E fica ainda melhor: no nível 13 você adiciona 2 dados de dano a mais e no nível 7 você adiciona três!
Sim. Sempre que você acertar um ataque crítico no nível 17 você joga, além do dobro de dados de dano, mais três dados do que o normal.
Brutal né?
Fúria Implacável
Lembra que eu disse que o Bárbaro é difícil de derrubar?
Pois é, você talvez esteja pensando que eu estava me referindo a defesa e pontos de vida altos do Bárbaro.
Mas na verdade não era só isso.
Pois a partir do nível 11, você como Bárbaro no D&D 5e sabe resistir à morte como poucos.
Toda vez que te derrubarem a 0 pontos de vida, você pode fazer um teste de salvamento de Constituição com dificuldade 10.
Se você passar, invés de cair a 0 pontos de vida você na verdade cai a 1 ponto de vida e continua lutando.
Cada vez que você faz isso, a dificuldade do teste aumenta em 5 pontos.
Porém, só de conseguir fazer essa grandiosidade uma vez já deve emputecer seus oponentes né?
Fúria Persistente
A fúria do Bárbaro, apesar de onipresente, ela termina.
Cada vez que você entra em fúria ela dura 1 minuto apenas.
Porém isso deixa de ser verdade a partir do nível 15.
Pois quando você chega nesse patamar de poder e brutalidade, a sua fúria só termina se você fica inconsciente.
Porém lembra que é mais difícil você ficar inconsciente devido à Fúria Implacável?
Pois é. Cada vez mais claro porque o Bárbaro é uma máquina de combate né?

Poder Indomável
Se você acha que o Bárbardo no D&D 5e é forte, prepare-se pra ver o ápice do poder dessa classe grandiosa.
Quando você chega no nível 18, a chance de você ter construído seu personagem e ele ter 20 pontos de força é bem alta concorda?
Pois é.
A partir desse nível, sempre que você fizer um teste relacionado a força e o resultado dele for MENOR que o seu atributo força, você pode trocar o resultado pelo atributo.
“Como assim?”
Digamos que você tem 20 de força e você precisa fazer um teste de atletismo e tira 16.
Como 16 é menor que 20, você pode simplesmente trocar o resultado.
Pois é, intenso né?
Campeão Primal
Se você chegou ao nível 20 você já é naturalmente um herói por todo o mundo.
Mas, se você chegou ao nível 20 sendo 100% bárbaro, sem pegar um nívelzinho que seja em qualquer outra classe, então você é um bárbaro único.
Ao atingir esse nível, você desafia os limites do seu próprio corpo.
Sua força e constituição não apenas aumentam em 4 como deixam de ter o limite de subir apenas até o valor 20 – agora elas podem ir até 24.
Isso significa que você pode ter 24 de Força e Constituição sem grandes dificuldades.
Pois é, máquina de combate, lembra?
Construa seu Bárbaro no D&D 5e
Agora que terminamos a parte 1 do guia – em breve vamos falar dos arquétipos de bárbaros – você já está pronto para construir seu personagem.
Para isso, vá no site oficial do D&D, crie sua conta e clique aqui para criar seu personagem.
Escolha sua raça e, na hora de escolher classe, escolha o bárbaro.
Só seguir o passo a passo e seu personagem estará pronto!