Guia Completo do Patrulheiro D&D 5e
Se você gosta do pilar de exploração dentro de uma mesa de RPG, então o Patrulheiro no D&D 5e é a classe para você! Hábeis como poucos em rastrear e andar pelos ermos, essa classe é perita em auxiliar o grupo a encontrar tudo que precisam em um ambiente hostil.
Seja para caçar algum alvo específico, para ter as bestas da natureza a seu lado ou até caminhar pelas sombras, o Patrulheiro é uma das classes mais versáteis do D&D 5e. Conseguem misturar o combate marcial tanto de perto quanto de longe, conjurar magias e ainda auxiliar os aliados e atrapalhar os oponentes.
Portanto, se quer saber mais sobre o Patrulheiro no D&D 5e, prepare seu pergaminho e tinteiro que a jornada está começando.
Características de Classe
Atributos
Em termos de atributos, sem dúvidas você deve priorizar as suas habilidades marciais. Maximize destreza primeiramente e depois coloque pontos em sabedoria! Caso você queira lutar com duas espadas, força invés de destreza pode ser uma boa opção.
Mas porque sabedoria? Porque as suas magias usarão este atributo como base!
Ponto de Vida
Sendo uma das classes marciais do jogo, o Patrulheiro tem pontos de vida altos: recebe 1d10 pontos de vida por nível. Isso possibilita que você seja um dos membros na linha de frente do grupo.
Proficiências
Em relação às suas proficiências, o Patrulheiro no D&D 5e possui treinamento em tudo que precisa para ser um guerreiro marcial.
Primeiramente, pode usar tanto armadura leve quanto média e até escudos! Possuem proficiência com todas as armas simples e marciais também.
Porém, pelo seu foco mais combativo e exploração, não possuem proficiência com nenhuma ferramenta.
Por fim, suas proficiências em testes de salvaguarda ficam em força e destreza! E as suas perícias você pode escolher três entre Lidar com Animais, Atletismo, Intuição, Investigação, Natureza, Percepção, Furtividade e Sobrevivência.
Equipamento
Já de início você recebe equipamentos mais que suficientes para começar sua vida combativa.
- Uma armadura de Escamas ou uma de couro;
- Duas espadas pequenas ou duas armas corpo-a-corpo simples;
- Um kit de explorador de masmorras ou de explorador;
- Um Arco Longo e 20 flechas;
Inimigo Favorito – Nível 1
Sua experiência nos ermos faz com que você seja um perito em caçar determinados tipos específicos de criaturas. Já no nível 1 você pode escolher um inimigo favorito dentre aberrações, bestas, celestiais, constructos, dragões, elementais, feéricos, demônios, gigantes, monstruosidades, gosmas, plantas ou morto-vivos.
Pois é, a lista é extensa né? Basta escolher um e você terá determinadas habilidades em relação a ele.
Primeiramente, você tem vantagem em testes de sobrevivência para encontrar pistas desse tipo de criatura, assim como lembrar de informações sobre eles.
Além disso, você também sabe falar um idioma de sua escolha relacionado a este inimigo!
Por fim, nos níveis 6 e 14, você pode escolher dois novos inimigos favoritos.
Explorador Natural – Nível 1
Já no primeiro nível você também escolhe um Terreno Favorito! Sim, além de um perito em caçar determinado tipo de criatura, você é especialista em lidar com um determinado tipo de terreno.
Dentre as suas escolhas estão: ártico, costa, deserto, floresta, planície, montanha, pântano e Underdark! Não apenas você terá o dobro do modificador de proficiência para testes de inteligência e sabedoria relacionados ao terreno escolhido como também:
- Terreno difícil não atrapalhará seu grupo;
- Seu grupo não pode ficar perdido neste tipo de terreno;
- Você consegue se mover furtivamente mesmo andando em velocidade normal;
- Dentre outras!
Estilo de Luta- Nível 2
Assim como o Guerreiro, você pode escolher um Estilo de Luta! É aqui que você define em qual tipo de arma irá se especializar. Suas opções de escolha são:
- Arquearia;
- Defesa;
- Duelismo;
- Luta com Duas Armas;
Conjuração – Nível 2
Além de escolher seu estilo de luta, no nível 2 você, como Patrulheiro no D&D 5e, também ganha acesso à conjuração! Sendo um meio-conjurador, você terá menos espaços de magia.
Porém, as magias que o patrulheiro possui são bem interessantes e peculiares à sua construção de personagem.
Assim como o Mago, você recupera suas magias com um Descanso Longo. Na tabela ao final deste post está quantas magias você conhece como Patrulheiro.
Adicionalmente, sempre que ganha 1 nível de patrulheiro você pode substituir uma das magias que você conhece por alguma outra de sua escolha.
E, claro, como já tinhamos falado: sua habilidade de conjuração é Sabedoria!
Arquétipo de Patrulheiro e Percepção Primitiva – Nível 3
Como muitas classes no D&D 5e, ao atingir o nível 3 você se especializa como Patrulheiro. Existem várias opções que iremos explorar na parte 2 deste guia posteriormente. Por enquanto, apenas saiba que há mais de uma forma de construir seu Patrulheiro no D&D 5e!
Além do Arquétipo, no nível 3 você também consegue sentir criaturas ao seu redor. Ao gastar uma ação e um espaço de magia, você consegue descobrir se existe algum dos seguintes tipos de criaturas em um raio de 1 milha de você: aberrações, dragões, elementais, feéricos, demônios e mortos-vivos.
Incremento no Valor de Habilidade – Níveis 4, 8, 12, 16 e 19
Ao atingir o nível 4, e posteriormente os níveis descritos acima, você pode aumentar seus atributos. E, assim como todas as outras classes, você pode pegar um talento invés de fazer este aumento.
Lembrando que você pode aumentar um atributo em 2 pontos, ou dois atributos diferentes em 1 ponto cada!
Ataque Extra – Nível 5
Neste nível, sua habilidade marcial se torna ainda mais poderosa. E você também se torna ainda mais forte – afinal, seu treinamento e habilidades de caça e exploração estão cada vez mais intensas.
A partir deste nível, sempre que você atacar você pode atacar duas vezes ao invés de uma! Desde que, claro, esteja em seu turno.
Passos da Terra – Nível 8
Neste ponto da sua trajetória, você e a natureza são um só. Isso faz com que nenhum tipo de terreno dificulte a sua jornada até seu destino.
Você não apenas consegue caminhar sem dificuldades por terrenos difíceis não mágicos como também tem vantagem em testes de salvaguarda contra plantas mágicas criadas para impedir movimento – como a magia Enredar.
Esconder-se em Plena vista – Nível 10
Ao tingir o nível 10 de Patrulheiro no D&D 5e, você consegue se camuflar onde e quando quiser! Desde que tenha acesso a lama, plantas ou outros materiais do tipo, você sabe usá-los para se tornar um com a natureza ao seu redor.
Mas qual o benefício disso? Simples, você recebe +10 em seus testes de furtividade! Sim, você consegue se camuflar com quase certeza de sucesso desde que fique imóvel até a hora de seu bote.
Desaparecer – Nível 14
Com esta habilidade você poderá não apenas usar a ação de Esconder como ação bônus, mas também não é possível te rastrear de formas não-mágicas.
Sentidos Ferais – Nível 18
Sabe aquele mago chato que fica invisível toda hora e é impossível acertá-lo? Pois é. Para um Patrulheiro no D&D 5e isso não é problema.
A partir do nível 18 você pode não apenas localizar criaturas invisíveis próximas à você como também atacá-las sem qualquer penalidade!
Assassino de Inimigos – Nível 20
E assim chegamos finalmente no seu auge de poder – o nível 20!
Quando atinge este nível você será um caçador sem precedentes de seus inimigos. Uma vez por turno você poderá adicionar seu modificador de Sabedoria tanto ao acerto quanto ao dano de seus golpes, desde que sejam contra algum de seus inimigos favoritos.
O especialista em caça – Patrulheiro D&D 5e
Caçar é a especialidade do Patrulheiro. Com esta classe você terá habilidades e poderes feitos para que ninguém possa fugir de você.
E, além disso, caso eles decidam fugir você conseguirá encontrá-los sem dificuldade.
A natureza é a sua melhor amiga e você sabe tanto se esconder nela quanto usar os terrenos ao seu redor a seu favor.
Seja para se esconder, encontrar oponentes ou enfrentar seus inimigos, o Patrulheiro possui diversas habilidades e magias que o tornam em um inimigo no mínimo irritante. Provocar alguém desta classe é ter a certeza que você será caçado até algum de vocês dois morrerem.