Jogos: A Nova Educação
Quem inventou que para aprender a gente precisa ficar sentado ouvindo alguém falar e anotando? Quando foi que imaginaram que essa seria a melhor forma de aprendizado?
A educação evoluiu muito ao longo do tempo e as formas de repassar o conhecimento de geração em geração foram sendo aprimoradas. Dos ensinos homéricos aos cidadãos da Grécia antiga à industrialização do conhecimento na revolução industrial, o conhecimento sempre teve importância.
Com o surgimento da tecnologia e uma nova geração que tem o celular como extensão de seu corpo, como que muda esse cenário?
Tédio não é mais uma opção
Se você já frequentou uma sala de aula, sabe como é a sensação de ficar olhando para seu caderno, olhando para a lousa e transcrevendo letra por letra, número por número. Ou seja, você sabe muito bem como robôs se sentem.
Olha para a lousa, olha para o caderno, pega a caneta, escreve. Repete.
Isso pode ter sido suportável para pessoas extremamente centradas ou para quem não via uma outra opção de estudo
Porém, isso não funciona mais.

A nova lógica da educação
A cada dia que passa, novas tecnologias são criadas ao redor do mundo. Novas formas de fazer ações rotineiras e mecânica. Maneiras inovadoras e incríveis de realizar algo que jamais pensávamos ser possível.
E isso muda o mundo.
Tarefas mecânicas? Blah, deus me livre. E isso vale 100% para a forma de aprendizado que ainda está presente nas escolas e universidades.
Ficar sentado ouvindo e copiando é algo que um robô poderia fazer muito bem. E, justamente por isso, não é como humanos devem aprender mais.
Isso fazia sentido na Grécia Antiga. Ouvir, copiar e reproduzir poemas e longas histórias escritas por heróis e grandes pensadores do passado.
Isso fazia sentido na revolução industrial, onde todos ali estavam sendo treinados para agirem como uma extensão da máquina industrial.
Isso NÃO faz sentido na era atual, em que as pessoas ocupam cada vez mais papéis de raciocínio e inovação nas empresas e no mundo.
Justamente por isso, ouvir, sentar e copiar não é mais uma opção.
Jogos como ferramenta educacional
E se todos pudessem aprender enquanto jogam?
Se você já jogou qualquer jogo na sua vida, eu tenho certeza que pelo menos uma lição você tirou da experiência.
A maioria dos jogos não são feitos para aprendizagem – e mesmo assim ensinam. Sempre.
Isso acontece porque sempre que nos transportamos para uma nova realidade, saímos de nós. Entramos em um personagem, em uma história, em uma situação – em uma EXPERIÊNCIA.
E se tem uma coisa que faz a gente aprender, é a experiência. Quem nunca ouviu dos pais ou avós que a gente entenderia algo quando fôssemos mais velhos?
E a educação atual não é baseada mais em processos repetitivos e marteladores de neurônios. Ela é e deve ser baseada em experiência.
Experiências divertidas, dinâmicas, que reúnem pessoas e que tiram as pessoas do cotidiano e a trazem de volta com uma nova visão. Quer uma ferramenta melhor para isso do que um jogo?
Sim, você pode aprender jogando. E existem jogos que são feitos para o aprendizado. São os famosos Serious Games.
O que é um Serious Game?
Existem jogos cujo propósito é a diversão e outros que é o aprendizado. Isso não significa que você não pode aprender enquanto se diverte nem que você não pode se divertir enquanto aprende.
A diferença de um Serious Game para um jogo de Entretenimento, é que ele é pensado para te tirar de uma situação do dia-a-dia, levá-lo a um novo ambiente, e fazer você retornar com uma nova habilidade ou aprendizado.
Isso se encaixa em qualquer assunto. Seja o ensino de uma equação de segundo grau ou o manejo das suas finanças empresariais.
A parte boa é que cada vez mais esses tipos de jogos estão entrando em escolas e universidades. Então nós não precisamos nos preocupar que nossos filhos vão ter o mesmo tédio que nós tivemos nas escolas.
Ta. E daí?
E daí que é para isso que nós, da Nuckturp estamos aqui.
Para te tirar do seu cotidiano, entrar na sua mente e fazer você ver a vida de outra forma. E, quando isso acontecer, queremos que você volte para o seu dia-a-dia com uma nova visão.
Uma visão mais ampla, com um olhar diferente e preparado para se aventurar de outra forma em seus desafios.
E você, já aprendeu jogando?
Conte para a gente qual insight ou aprendizado você já teve enquanto jogava um jogo. E não importa se era de tabuleiro, de cartas ou eletrônico. Vamos compartilhar nossas vivências e crescer juntos!