As Chaves da Torre Blog

Lançamento do RPG As Chaves da Torre

Dia 01 de Setembro de 2022 a Nuckturp abre as portas para o RPG As Chaves da Torre. Um RPG de mesa com temática de Realismo Mágico onde as memórias somem ou trocam de acordo com alguns elementos engimáticos. Depois de um pedido dos autores Arthur Andrade e Ramon Moure, aceitamos o desafio de criar uma live de primeiro nível. Com foco no lançamento do projeto do catarse, a gente envolveu uma turma para falar sobre o jogo, o financiamento coletivo e a editora Caleidoscópio.

Assista a LIVE aqui:


Um RPG de Terror Pessoal

As Chaves da Torre RPG é um jogo que não envolve aqueles combates táticos do D&D ou os sanguinários ataques de The Witcher RPG ou Cyberpunk 2020. Nesse RPG genial (e nacional) a gente explora uma narrativa onde você, como jogador, é um esquecido e as pessoas não se lembram de quem você é, ou apenas tem fragmentos de memória.

Num jogo de RPG isso é bem marcante, pois o nível de interpretação é maior e mais profundo. Você tem que tomar suas decisões sabendo que é um esquecido. Além disso, você ainda pode explorar o uso da magia no jogo, porém com cuidado. A cada magia utilizada seu corpo, conectado a torre e a todo o universo do oblívio, começa a sentir mais de perto a energia da corrupção. Quando o marcador de corrupção chega ao seu máximo: faça outra ficha.

As Chaves da Torre é um jogo interessante e que vai deixando o jogador aflito, pois ele tem que ir, aos poucos lidando com um personagem que esquece e é esquecido. Que troca memórias e começa a não ser mais ele próprio. Da mesma maneira, essa “brincadeira” com memórias deixa o personagem mais profundo e complexo.

Por que memórias são tão importantes?

Uma das coisas que mais me chamou a atenção nesse jogo, foram as memórias. Já contei um pouco das vantagens do As Chaves da Torre RPG em outro post, acesse aqui. Mas não falei sobre memórias.

A Sacerdotisa por Ramon Moure

Memórias são os tijolos que formam nosso comportamento. E é através da história que a gente define o comportamento de um personagem.

Se ele sofreu algum abuso ou bullying na infância, existe uma possibilidade de ele ver a mesma ação sendo repetida e se tornar agressivo. Se recebeu muito amor e carinho, já pode ir ao mundo com mais confiança e autoestima. Tudo depende das interpretações que você vai dar em relação as memórias.

Para criar uma backstory poderosa, acesse esse post.

Portanto, no RPG desses malucos (rs) a gente perde as memórias, além de sermos esquecidos. E aí, o jogo muda de forma, como você reagirá sobre algo que você não lembra qual foi a consequência inicial? Percebe a profundidade?

Se você busca um RPG interpretativo, com narrativa compartilhada e ainda uso de cartas para guiar a narrativa, então esse é o RPG que apoiamos e queremos que você apoie também.

Financiamento Coletivo As Chaves da Torre RPG

Após a Live citada acima, As Chaves da Torre RPG, conseguiu seu financiamento em 100% e no momento presente, já bateu a meta básica da Capa Dura. Financiar esse projeto é dar luz para o RPG nacional e para a Editora Caleidoscópio.

Estamos preparando Lives com eles nos dias 21 de Setembro e 05 de Outubro, onde eles irão explicar o sistema, o cenário e claro, vamos criar fichas e jogar!

As Chaves da Torre RPG. Um financiamento coletivo que nem a torre irá apagar da sua memória.