Lore, para criar um personagem impactante
Criar um personagem marcante é o objetivo de todo jogador, acredito eu. Um personagem que envolve e deixa as aventuras mais divertidas e profundas. O seu personagem tem a capacidade de fazer você querer jogar com ele por anos ou apenas um dia. Quanto mais trabalhado, maior a conexão entre você e seu personagem.
Um personagem bem desenvolvido é capaz de captar a atenção de todos e gerar maior diversão para a mesa.
Imagina você em uma mesa onde todos os personagens são profundos com suas escolhas baseadas em suas experiências do passado. É mais imersivo que um filme, não é mesmo?
Então o que faz o personagem de um filme, de um jogo ou do seu RPG, ter uma conexão tão profunda que é difícil de desapegar? Qual é o segredo de Tolkien, Stan Lee, Rowling e até Faulkner e Shakespeare? Por que seus personagens são apaixonantes, envolventes e a gente se conecta com eles? De onde vêm esses atributos e características que fazem a gente se ligar à eles?
Tudo vem da palavra que está ficando cada vez mais popular: a LORE.
AFINAL, O QUE É A LORE?
A LORE é a história que não é contada na história. É o passado que antecede os acontecimentos atuais. São as experiências que seu personagem teve no passado que formam suas atuais decisões.

A LORE é a alma do personagem.
Se no role-play você não utiliza a história do seu personagem para tomar as decisões e ignora totalmente e faz o que você acredita que deveria acontecer, você não está realmente no role-play. Sua interpretação, sua atuação não está realmente acontecendo.
O segredo de uma boa partida de RPG é o mestre saber a LORE de todos os personagens e questionar os jogadores, porém só você, como jogador pode saber os reais motivos da decisão de seu personagem, pois foi você quem escreveu a história do passado de seu personagem.
Vamos brincar com um exemplo?
Se seu personagem no passado foi queimado por poções que respingavam da mesa de seu pai mago, que fazia experimentos com químicos para fornecer armas incendiárias ao rei. Seu personagem pode amar ou odiar o fogo a partir dali. Ele pode ter se tornado um amante da arte e sempre que vê fogo quer expandir, quer explodir e quer queimar. Seu coração pulsa ao ver objetos (e talvez pessoas) queimando. Ou seu personagem tenha ficado com medo e tenha se afastado do mundo da magia, negando os aprendizados de seu pai, com corpo deformado pelas queimaduras, agora atua como um ladino, se esgueirando pelas sombras para não ser visto e sempre que passa ao lado de uma fogueira, seu coração para e relembra as dores. Na taverna, prefere ficar longe da lareira. E assim por diante…
A história define suas decisões e um bom mestre vai deixar você livre para viver e sentir os resultados dessas decisões.
Lembre que RPG é um jogo e que seu objetivo é brincar. Sair, talvez, do mundo real por algumas horas e viajar para um novo contexto, para uma nova aventura e experimentar tomar decisões de combate, de interação ou de exploração em um mundo totalmente novo.
Assim como o ator que estuda e interpreta um personagem no seu filme favorito, seu papel como jogador é fazer um role-play divertido e poderoso para ajudar o seu mestre a criar uma aventura memorável.
QUAIS ELEMENTOS DE UMA BOA LORE?
Para mim, pensando no contexto de jogo e no de conhecimento humano, o que é importante para definir uma boa história?
PERTENCIMENTO
A quais clãs, guildas ou grupos o seu personagem pertence? Os grupos aos quais você pertence definem seus conjuntos de valores. Já ouviu falar daquela frase “diga com quem andas, que eu te direi quem és“? É exatamente isso que acontece aqui. Os grupos aos quais pertence, e pertenceu, ditam quem você é. Pensa na sua própria vida: de que grupos participava na escola? Quem era você naquele momento? De que grupos participa no trabalho e na vida pessoal? Como esses grupos definem a sua vida? Assim é para o seu personagem.
FAMÍLIA

Muito do que aprendemos na vida, vem de nossos pais. Eles são nossa primeira conexão com o mundo e são responsáveis pelas construções de crenças e ideais. Todo pai deixa alguma marca em seus filhos. Você age de certa forma para ser mais parecido com seus pais ou para ser o mais diferente possível. Os padrões familiares definem quem você é. Então, como era a relação do seu personagem com Pai, Mãe, Irmãos, aliás, tinha relacionamento? Perceba o impacto do personagem Jean-Baptiste Grenouille no filme Perfume, ele que nasceu no chão, no meio de diversos aromas, desenvolveu um nariz apurado para conseguir sobreviver. Sem relacionamento com os pais, ignorado, perdeu a noção de certo e errado, focando somente na sua sobrevivência e naquilo que lhe dava prazer, os aromas das mulheres.
Talvez você até queira explorar mais ainda seu personagem e ir para os antepassados como avôs e avós, mas aí vai da sua busca pelo personagem.
IDENTIDADE
Como seu personagem se enxerga? O que ele vê quando olha para o espelho? Ele vê um herói em uma armadura brilhante ou enxerga um perdedor que prefere se afogar em hidromel para esquecer quem é? Quem ele assume que é para si mesmo? Essa pergunta define sua auto-estima e confiança. Se ele se enxerga como um grande herói, será o primeiro a querer atacar em batalhas, será o que tentará persuadir e cantar as garçonetes nas tavernas. Se ele se percebe como um perdedor, talvez escolha agir como um ladino para não ser visto, talvez fuja dos combates, talvez prefira se retirar e ficar sozinho.
Outro fator importante da identidade é saber sua composição física. É alto ou baixo? Gordo ou magro? É atraente ou feio? Ele possui algum tipo de lesão ou doença? Escolhas os detalhes e aja como se houvesse.
TRABALHO E DIVERSÃO
O que o seu personagem faz para ganhar dinheiro? O que ele faz para se divertir? Quais são os melhores momentos para ele do dia? Quais são os momentos não tão bons? O que ele gostaria de evitar? O que ele gostaria de fazer mais durante o dia? O trabalho comunica sua missão e propósito. O que ele busca quando não está em aventuras? Será que existe algo na aventura que irá ajudá-lo com seu trabalho?
A diversão já traz um pouco de traços importantes do seu personagem. Ele é um personagem que gosta de tentar a sorte nos dados ou prefere persuadir o amigo a colocar uma maça na cabeça para treinar arremesso de facas? Ele gosta de se embebedar em uma taverna ou prefere invadir uma biblioteca e estudar magias e história?
RELACIONAMENTOS
Aqui eu vou acelerar para não ficar extenso, porém seu personagem tem algum relacionamento com outra pessoa? Como se dá esse relacionamento? Quais são os princípios? E quem são os amigos? O que ele acha desses amigos?
Como isso influencia em combate? Na sua interpretação, você poderá escolher não atacar um determinado oponente, pois você precisa voltar para casa, para a sua amada que está esperando o teu quinto filho. Talvez você queira entrar em combate e avançar para proteger seus amigos que são os elementos mais importantes de sua vida.
Percebe como esses fatores ajudam você a tomar a decisão do seu personagem? Percebe como a história pode fazer toda a diferença?
O mestre já cria toda a LORE do mundo em que está se divertindo, cria a LORE dos NPCs, cria a p**** toda. Que tal você fazer um personagem impactante, divertido e, principalmente, coerente? Nesse outro post eu te ensino qual o sistema que uso para criar os meus personagens que são coerentes, profundos e deixam todos curiosos.
Agora, vou te deixar a LORE de alguns personagens que criei nesse ano para que você se conecte e se inspire, e crie os seus. Joaquina, Mr. Picles e Ammon Melech.
Deixe seu comentário com sua visão sobre a construção de personagens e sobre as histórias por trás das histórias.