Mago D&D 5e – Tradição Arcana
A Tradição Arcana dos magos no D&D 5e vem do estudo ao longo de milênios.
O estudo da magia é quase tão antigo quanto a magia em si.
Desde seu descobrimento, os maiores acadêmicos e mentes brilhantes estudam, registram e praticam as artes mágicas.
Ao longo do tempo esses grupos de estudiosos se agruparam ao redor de um mesmo tema.
Perceberam que a magia se dividia em alguns grupos principais e eles também passaram a se dividir dessa forma.
Assim surgiram as tradições arcanas!
Mas, antes de continuar, se você ainda não leu, confere o nosso guia inicial do Mago no D&D 5e!
E agora você, como mago, precisa escolher de qual tradição arcana você fará parte.
Bladesinger (Lâminas Cantantes)
Magos dessa tradição arcana incorporam Espadas e Dança!
Isso mesmo, um mago que faz espadas mágicas e, com belos e rápidos movimentos, as usa para cortar seus oponentes.
Seus movimentos combinam elegância e inteligência para criar ataques devastadores e ter uma defesa difícil de ser quebrada.

Lâmina mágica
Magos da tradição arcana das Lâminas Cantantes utilizam uma espada mágica para lutar.
Em uma mão empunham a sua espada, na outra realizam quaisquer outras magias que conheçam e tenham preparadas.
Unindo movimentos ágeis e precisos com suas magias tornam-se alvos difíceis de serem acertados.
E, claro, o mago é implacável!
Então os magos dessa tradição causam um dano considerável com seus golpes e demais magias.
Escola de Abjuração
Magos da Tradição Arcana de Abjuração focam em bloquear ou banir as energias malignas e proteger seus aliados.
Requisitados quando há necessidade de exorcizar espíritos malignos ou fechar portais para outros planos, magos dessa escola focam nas energias de negação.
Como consequência, aprendem com mais facilidade magias dessa escola.

Proteção Arcana
Além do seu foco em magias de proteção e banimento, magos dessa tradição arcana tem uma proteção especial.
Conforme conjuram suas magias de Abjuração, conseguem invocar uma proteção arcana em si e, posteriormente, em seus aliados.
Essa proteção consegue reduzir o dano que você ou seus aliados tomaria.
Além disso, em níveis mais altos você se torna especialmente resistente contra magias!
Quer proteger você, seus aliados e o mundo de energias mágicas indesejáveis?
Se sim, essa tradição é pra você!
Escola de Conjuração
Para que lutar sozinho se você pode conjurar aliados?
Magos da Escola de Conjuração são especializados em criar objetos e sumonar criaturas!
Conforme se especializam ainda mais conseguem, também, teleportar-se à grandes distâncias e até para outros planos de existência.
Aprendem com mais facilidade magias da Escola de Conjuração!

Conjuração Fortalecida e Teletransporte
Conforme sobem de nível e ficam mais fortes, magos dessa escola ganham algumas capacidades especiais.
Conseguem conjurar objetos pequenos com facilidade e de forma natural.
Tornam-se capazes não apenas de se teletransportar, mas também de trocar de posição com um aliado.
E por fim, em níveis mais avançados, as criaturas que sumonam ganham pontos de vida adicionais.
Escola de Divinação
Nesta tradição arcana, os véus do espaço e tempo são um mistério que vale a pena explorar para os magos dessa Escola.
Você masteriza magias de discernimento, visualização, conhecimento supernatural e de visão de futuro.
São procurados por todos que querem entender melhor o passado, o presente e o futuro.
E claro que aprendem de forma mais fácil as magias dessa Escola.

Visão de Futuro
Olhar no futuro te torna mais sábio, ágil e os eventos ao seu redor ficam mais favoráveis.
Magos dessa escola podem garantir resultados mais favoráveis em testes ao longo do dia sempre que descansam pois tiveram visões de como o futuro seria.
A fluidez de magias de divinação se torna fácil e fluída com o tempo, de forma que você gasta apenas parte de sua energia ao usar magias dessa escola.
Olhar no futuro, por fim, faz de você um mago com maiores capacidades de percepção.
Você se torna capaz de compreender e enxergar o que apenas poucos conseguem.
Escola de Encantamento
Dois lados de um espectro dividem os magos dessa escola.
Em um deles estão aqueles que buscam usar seus poderes mágicos para acalmar pessoas, monstros e alcançar a paz.
Do outro, tiranos que prendem outras criaturas à seus serviços.
Magos dessa Escola tem mais facilidade de aprender magias da Escola de Encantamento.

Controle Mental
Entrando na mente das criaturas e pessoas no maior estilo Darth Vader, magos dessa escola podem impedir seus oponentes de atacá-los.
Seja fazendo seus alvos acreditarem que você é aliado deles ou os forçando a atacar outro alvo, como mago dessa escola você tem artimanhas para não ser atacado.
Com o tempo, sua magia se torna tão poderosa que os seus alvos nem percebem mais que você os encantou.
Escola de Evocação
Se seu desejo é ser aquele mago que domina os elementos e destrói seus oponentes com fogo, raio, acido ou outras magias poderosas, então essa é a tradição arcana para você
Contratados por forças militares para ser a artilharia, podem destruir exércitos inteiros com uma bola de fogo.
Outros usam esse seu poder espetacular para proteger os fracos e orpimidos.
Sim, eles aprendem magias da escola de evocação com mais facilidade!

Magia Empoderada
Nessa tradição arcana, o poder de suas magias de evocação apenas aumenta conforme você fica mais forte.
Logo cedo você já aprende a canalizar com precisão essas magias, evitando que seus aliados sejam alvos da área de efeito de suas evocações.
Seus truques e magias ganham mais poder de destruição conforme você se especializa nessa escola.
Tanto poder que, em níveis mais altos, você pode sacrificar seu próprio corpo para dar ainda mais dano com suas magias.
Se você busca poder de destruição para seu mago, sua busca acabou!
Escola de Ilusão
Se seu foco é em confundir a mente de seus oponentes, então a Tradição da Escola de Ilusão é seu lar.
Seja para apenas fazer alguns truques e enganar por entretenimento ou para enganar e assustar outros seres para ganho pessoal, magos dessa escola muitas vezes são subestimados.
De um jeito ou de outro, quando invocam a ilusão de um demônio gigante toda a cidade sai correndo antes de descobrir se ele é ou não real.
Pela sua especialização, tem facilidade em aprender magias dessa escola.

Ilusões crescentemente poderosas
Suas ilusões tornam-se, com um pouco de especialização, maleáveis e você consegue alterar a natureza delas após conjurá-las.
Em níveis mais altos, você consegue inclusive fazer uma ilusão de si mesmo! Assim seus oponentes atacam uma versão irreal sua e você esquiva.
Como se já não estivesse interessante o suficiente, em níveis altos parte de suas ilusões tornam-se reais!
Sim, você pode por exemplo criar a ilusão de uma ponte, torná-la real por um breve período e depois ela some.
Escola de Necromancia
Na tradição arcana da necromancia, as forças cósmicas da vida e morte são o grande foco.
Aos poucos você aprende a manipular as energias de vida de todas as criaturas.
Dessa forma, energia vital se torna uma energia mágica que você consegue manipular.
Tanto que você aprende a imbuí-la até em criaturas que já estão mortas.
Vistos como um taboo na maioria das sociedades, os necromantes geralmente tem tendências malignas.
Com sua facilidade em aprender magias da Escola de Necromancia, tornam-se crescentemente poderosos.

Coletando Mortos-Vivos
Logo cedo em seu caminho mágico, necromantes já conseguem absorver a vida dos alvos que destrói – recuperando pontos de vida conforme mata oponentes.
Pela sua especialização, os mortos-vivos que Necromantes criam tem benefícios como mais vida e mais dano.
Com o tempo você torna-se tão próximo à energia da vida e morte que seus pontos de vida máximo não podem mais ser reduzidos.
E por fim, em níveis mais altos, qualquer morto-vivo pode estar sob o seu comando – mesmo que ele seja criação de algum outro mago.
Por isso, se você quer brincar com as energias da vida e da morte e não tem medo de ser mal-visto pelas pessoas, essa tradição é pra você.
Escola de Transmutação
Suas ferramentas como mago de Transmutação te transformam em um ferreiro na forja da realidade.
Você é um estudioso das magias que modificam energia e matéria.
Para você o mundo não é fixo mas sim mutável – e você adora ser um dos agentes dessa mudança.
Seja para transformar moedas de cobre em ouro ou buscar poder para se tornar um Deus ou destruidor de mundos, magos dessa escola surpreendem.
E, claro, aprendem com facilidade magias da Escola de Transmutação.

Alquimistas da realidade
Logo cedo, você como mago de transmutação já consegue alterar as propriedades físicas de um objeto permanentemente.
Um pouco mais adiante você consegue armazenar poderes em uma pedra de Transmutação que pode ser usada por você ou seus aliados.
Se você pode alterar a matéria ao seu redor, porque não a si mesmo?
Em níveis mais altos você consegue mudar sua própria aparência usando seus poderes mágicos.
Em níveis mais altos você sabe absorver a energia de sua Pedra de Transmutação e criar um efeito grandioso – como remover todos os efeitos negativos que estão afetando uma criatura.
Se você quer mudar a realidade ao seu redor a seu bel prazer, essa tradição arcana é pra você.
Guerra Mágica
Essa tradição mistura princípios da escola de evocação e de abjuração para criar magos preparados para a guerra.
De que adianta fazer uma Bola de Fogo se você não consegue se defender de ataques?
Por isso, magos dessa escola agem com rapidez e agilidade em batalha para garantir controle tático de qualquer situação.

Mágica de Guerra
Pela sua inteligência e treinamento em batalha, desde cedo você já é ágil paraser o primeiro a agir nos combates – além de ter proteção extra contra ataques que venham na sua direção.
Posteriormente você consegue canalizar surtos de poder e usá-los para fortalecer o dano de suas magias.
Com seu foco em proteção, você consegue se proteger enquanto faz alguma magia – sua defesa aumenta enquanto você está concentrado na realização de alguma magia.
Em níveis mais altos você consegue unir seus poderes de defesa com poderes de ataque emanando uma onda de força mágica em seus oponentes a partir das energias que te protegem.
Cronurgia, Gravirturgia e Ordem dos Escribas
Essas três escolas de magia ainda não foram adicionadas ao nosso livro de Magias!
Por isso ainda não foram inclusas aqui.
Aguarde com a paciência da inteligência de um mago pois em breve elas também terão seu espaço aqui no texto.
Criando seu mago
Para criar seu personagem Mago no D&D 5e, porque não usar o site oficial do D&D?
Corre lá no D&D beyond, crie seu personagem e esteja pronto para uma aventura!
Se ainda não tem os materiais oficiais, você pode adquirir na loja do próprio D&D beyond ou em alguma livraria física ou online.
Qual vai ser, mago?
Agora que você conhece todas as tradições, você tem duas opções.
Caso ainda esteja confuso, descubra qual o seu perfil de jogador de RPG de mesa e volte aqui para escolher uma dessas tradições arcanas.
E quando você tiver decidido, comece a jogar RPG de mesa seguindo nossos 5 passos fáceis e rápidos.