Para mestres RPG Worldbuilding

Como fiz a Masterclass de Worldbuilding da Nuckturp

Nós somos mestres e jogadores de RPG. Logo gostamos de jogar, seja para contarmos uma história, fortalecer nossos laços de amizade ou só bater em goblin. Então grupos diferentes de RPG tem formas diferentes de jogar, se divertem com coisas diferentes. Mas existe um elemento que todas as mesas tem em comum: O mundo onde o jogo se passa. Não o mesmo mundo, mas toda história tem um pano de fundo, palcos para as tramas. Eventualmente todo mestre já quis criar o seu próprio mundo e não jogar num mundo pré-criado. Eu já tive esse sentimento, Matthew Mercer já teve e eu garanto que um dia você vai ter esse sentimento.

É neste momento que buscamos aprender como criar nosso mundinho. Então começamos a assistir vídeos, ler artigos ou até observar os cenários prontos como Faerûn ou Golarion. Logicamente vamos absorvendo ideias e nos animando para criar algo. Honestamente worldbuilding é uma arte, não no sentindo que requer talento ou um diploma, mas que é a expressão criativa do mestre do RPG. Pois da mesma forma que pintar uma miniatura é prazeroso, criar e compartilhar um mundo inteiro também o é.

Então eu escolhi explorar a Masterclass de Worldbuilding da Nuckturp e venho por meio deste dar meus dois centavos sobre o conteúdo. Note que eu já tenho mais de dez anos de experiência mestrando. Portanto já usei mundos oficiais de sistemas, já adaptei mundos de outros meios de entretenimento para o RPG e já improvisei mundos quando precisei. Então eu não estou aprendendo do zero e estou sendo criterioso ao comparar com o que eu já aprendi em outros lugares. E eu quero deixar bem claro que eu não vejo a Masterclass de Worldbuilding como um curso que vai te dar um diploma, mas como uma oportunidade de crescimento individual e uma ferramenta de auxílio ao mestre.

Forma da Masterclass

A Masterclass de Worldbuilding da Nuckturp tem sete módulos ao total. Cada um desses divididos em diversos vídeos, exercícios e materiais extras para explicar conceitos e passar o conhecimento para o aluno. Portanto cada vídeo tem em média três minutos. Se você assistir todos os vídeos e fazer todos os exercícios de forma INTENSIVA, você consegue consumir todo o conteúdo em um final de semana.

Claramente não é a intenção, já que o próprio palestrante, Mestre Vitão, sugere que o conteúdo seja feito semanalmente. Nesse sentido eu também sugiro a você a ver as aulas de forma entusiasmada e espaçada. Pois eu acredito que o cérebro precisa de tempo para incorporar a informação recebida. Assim você ‘aproveita’ o conteúdo passado.

Além do worldbuilding, a masterclass tem um módulo extra com o Mestre Bini sobre vilões. Particularmente acho esse módulo tão importante quanto os outros, apesar de ser um adicional. Pois acredito que o vilão é parte fundamental do mundo em se passa qualquer RPG. Eu valorizo muito os conflitos da aventura e o vilão é o pilar fundamental para tal.

Domínio das Estrelas Decadentes

Eu aproveitei a Masterclass de Worldbuilding da Nuckturp para fazer o meu próprio mundo, onde vai se passar a próxima campanha que eu narrarei. Como conversei com meus jogadores e eles querem algo temático de Ravenloft, do D&D5e, eu usei o livro Van Richten guide to Ravenloft como inspiração. Portanto comecei com o gênero: Dark Fantasy. Como eu gosto de variedade, decidi ter várias regiões onde cada parte tem elementos de outros gêneros, como Gothic Horror e Ghost Stories.

Em Ravenloft, os mundos são chamados de “domínios”. Cada um destes com características próprias, tanto geográficas, como demográficas. Por exemplo Barovia, Domínio do Primeiro Vampiro, é definido como Gothic Horror, Strahd é seu Lorde e caracterizada por burgos, superstições e males ocultos. Logo eu apliquei a Masterclass de Worldbuilding da Nuckturp dentro desta lógica. Como quis criar o mundo ao redor de vários gêneros, cada um representado por um mini vilão, dei o nome ao mundo de “Domínio das Estrelas Decadentes”.

Primeiramente comecei com a geografia. A principio pensei em burgos, mas logo mudei para apenas uma grande metrópole dividida em distritos. Cortada no meio por um rio e cercada de densas florestas e pântanos. Estas por sua vez com clima temperado, fauna monstruosa e hostil. A região toda é cercada pela névoa de Ranveloft, que impede a fuga dos camponeses. O terceiro aspecto do domínio, o misticismo amplamente adotado pela plebe. No entanto a magia em si faz parte da alta hierarquia de cada instituição. Por fim eu dei o nome de Devorheim para ela. A capital do Domínio das Estrelas Decadentes. Sendo “estrelas decadentes” uma alusão aos vilões.

O que criei para Devorheim

O distrito mais próximo da floresta é constituído por fazendas e guildas de caçadores. Logo esse distrito possui várias fazendas e guildas de caçadores. Mas no fundo a comunidade acredita em crenças horripilantes e seu sacerdote local demanda rituais coletivos frequentemente.

Seguindo a mesma lógica, o lorde do distrito dos artesões de Devorheim assola os trabalhadores. Torturando-os física e psicologicamente. Pois o lorde escravizou-os através de contratos impagáveis e demanda ‘trabalhos’ usando pessoas como matéria prima.

Em seguida fantasmas dominam o distrito nobre da metrópole. O lorde fantasma local condenou seus pares inescrupulosos a tramar uns contra os outros apenas para sofrerem o mesmo destino que tirou-lhes a vida em primeiro lugar.

Naturalmente um monstro transformou a floresta em sua área de caça. Ele sequestra pessoas e as confina em seu domínio para persegui-los e sentir o furor de caçar. Inclusive as bestas são submissas a ele, tornando a fuga do local impossível.

Por fim, o lorde tirano do domínio vigia a cidade de seu castelo. Von Russ foi um cavaleiro no passado que busca adversários à altura para saciar seu desejo por glória. Mas devido a sua força descomunal, ele apenas se delicia nos conflitos e tramas vazias dos outros lordes de Devorheim.

Por fim, eu não vou descrever o Domínio das Estrelas Decadentes e Devorheim totalmente aqui. Primeiramente por que eu não criei tudo, apenas quis dar um exemplo das habilidades que a Masterclass de Worldbuilding da Nuckturp ensina. Segundo por que descrever e criar tudo que o curso traz, tomaria vários posts e alguns dias para escrever tudo. Infelizmente não é a intenção aqui.

Minha experiência com Masterclass de Worldbuilding

Primeiramente eu pesei a organização do conteúdo. Os vídeos seguem uma ordem lógica, tanto entre os módulos quanto entre a ordem dos módulos. Desde a introdução da masterclass até o momento de interligar todos os pontos criados. Bem organizado.

Seguindo a lógica, eu pesei a qualidade da explicação dos conceitos expostos. E esse é um dos pontos altos da Masterclass de Worldbuilding da Nuckturp. Pois as lições são concisas, diretas e claras. Definitivamente a construção de cada aula foi pensada com foco no público amplo. Tanto iniciantes como veteranos. Inclusive usando linguagem natural, ou seja, do dia-a-dia e não linguagem técnica.

Por fim o mais importante: O conteúdo. E aqui a masterclass entrega mais que do que o esperado. Além dos assuntos esperados, como por exemplo religião e tecnologia no seu mundo, os palestrante também te instiga a contemplar sobre outras minucias. Por exemplo saneamento básico e como ele afeta seu mundo.

Em síntese, eu gostei de todo o conteúdo e o assisti com entusiasmo. Eu recomendo a todos que tem vontade de aprender sobre a worldbuilding a dar uma chance a essa masterclass. Pois além de toda a informação que ela contém, ela é uma excelente ferramenta para guiar na construção do mundo próprio.

Vale a pena?

Em conclusão, este curso oferece uma oportunidade excepcional para aprender do zero ou aprimorar suas habilidades e adquirir conhecimentos valiosos. Minha experiência pessoal foi extremamente positiva, e estou confiante de que aqueles que se inscreverem também colherão os benefícios.

No entanto, lembre-se de que o sucesso no aprendizado depende do seu comprometimento e dedicação. Portanto, não hesite mais, aproveite esta oportunidade e invista em seu crescimento pessoal. O conhecimento é poder. Então vamos juntos conquistar nosso futuro!