Mestre de RPG: Como preparar sessões
Um dos maiores desafios de um Mestre de RPG é preparar uma sessão. Com a ideia de toda a campanha em mente, os personagens dos jogadores prontos e a tensão do primeiro encontro se aproximando, você talvez se pergunte: o que eu faço?
Por um lado, você talvez queira imaginar tudo que os jogadores farão. Por outro, você tem medo de eles fazerem algo que você não imaginava e se ver perdido, sem opções. Se este for o seu caso, fique tranquilo, essa falta de autoconfiança faz parte.
Porém, ela existe principalmente por você achar que um Mestre de RPG precisa ser um oráculo. Isso não é verdade. Você nunca vai adivinhar o que os seus jogadores farão.
Contudo, é possível sim você estar pronto para os mais variados cenários que podem acontecer durante a aventura. Existe uma forma de você preparar sua sessão que fará você ter confiança de que está pronto. E essa forma é mais fácil do que parece.
Afunilar versus Ampliar
O primeiro passo para você entender é que um Mestre de RPG existe para ampliar opções, não para afunilá-las.
É comum que um Mestre iniciante afunile as opções de seus jogadores para evitar que eles saíam do caminho planejado. Ou seja, talvez você imaginou todo o caminho que os personagens farão. Porém, assim que ele faz algo inesperado, você limita a escolha dele de alguma forma.
Porém, isso na verdade apenas te atrapalha. Os jogadores perderão a empolgação se sentirem que precisam adivinhar o caminho certo ao invés de poder fazer o que quiserem e lidar com as consequências.
Por isso, seu papel como narrador é permitir que os jogadores façam tudo que eles quiserem — e então fazê-los lidar com suas ações. Mas, para isso, você precisa preparar a sua aventura de uma forma especial.
A melhor forma de preparar uma sessão desta forma é você criando os desafios e opções de interação, mas sem determinar perfeitamente a ordem na qual elas ocorrem.
Ou seja, você irá criar inúmeros desafios. Porém são os personagens que irão decidir em qual ordem eles irão realizá-los. É como um jogo de mundo aberto, onde tudo pode acontecer.
Para isso, os desafios e interações que você precisa criar de antemão são os seguintes.
Cenários
A primeira parte da sua preparação é imaginar os cenários disponíveis a serem explorados. Claro, você não vai adivinhar o que os personagens farão. Porém, você pode criar de antemão os locais possíveis de serem visitados.
A menos que tele transporte seja uma opção fácil, há um limite de quais cenários eles podem encontrar. E, com base neles, você conseguirá pensar o resto da sua aventura. Afinal, os locais a serem frequentados dizem muito sobre quais desafios e personagens eles poderão encontrar.
Por isso, comece com um mapa em mãos. Analise o ponto de início da aventura e os possíveis caminhos a serem trilhados. Entenda os tipos de cenário viáveis e deixe isso em mãos.
Desafios
Então, o segundo passo é pensar nos desafios que podem ser enfrentados na aventura. Com base em nos cenários que serão encontrados, quais desafios eles podem enfrentar? Monstros, desfiladeiros, névoas? Pense em todos os obstáculos que existirão em seu caminho e faça uma lista deles.
Neste momento, sua missão é pensar e anotar ideias. Por isso, deixe sua mente livre, leve e solta, crie desafios e mantenha-os em algum ponto, anotado. Caso queira “apelar”, o chat gpt é muito bom para dar esse tipo de ideia!
Olha como fica um pedido de ideias para uma aventura de Pokémon, por exemplo:
Uma vez que você tenha feito uma abrangente lista desses desafios, filtre quais você quer usar. Analise todas as ideias e pense em quais são as mais interessantes para a próxima sessão, com base na etapa em que os personagens estão.
Exemplo: você não irá colocar o chefão da campanha como desafio logo na primeira sessão, provavelmente.
Crie estes desafios e já deixe anotado todos os detalhes sobre eles como Classes de Dificuldade, consequências, número de oponentes, etc.
Ao ter esses desafios bem pensados e em mãos, você já está investindo energia em garantir uma sessão melhor para seus jogadores. Este é um dos vários passos importantes para Mestres de RPG realmente bons.
NPCs
Contudo, uma aventura nunca é a mesma sem alguns bons personagens do Mestre. Aqui é onde você trará uma carga de imersão e envolvimento aos jogadores. Afinal, é através da interação que eles interagem e conhecem melhor o mundo onde estão.
Ou seja, para você realmente engajar seus jogadores, você precisa criar bons personagens não jogáveis e interpretá-los de forma imersiva. Isso não significa fazer vozes ou cosplay, mas sim trazer complexidade e sentido nos NPCs que você criar.
Assim, pense com carinho nos personagens que você irá criar nesta etapa. Vincule eles com os cenários que serão visitados e faça com que eles tenham opiniões sobre a região e também os demais personagens. Coloque informações importantes com eles para que a interação com eles tenha como recompensa algumas informações privilegiadas.
Recompensas
Então, chegamos às recompensas! É através delas que seus jogadores irão engajar cada vez mais com sua aventura. Pois é quando se sentem recompensados que os personagens afirmam ou negam a trajetória na qual eles estão.
Seja através de interação, combate ou exploração, que são os três pilares do RPG de mesa, pense em recompensas que podem ser coletadas. Nesta etapa você não precisa pensar onde elas estão, apenas que elas existem.
Pensando nos personagens dos jogadores, analise quais itens e informações eles podem querer. De acordo com o que eles falam durante as sessões ou entre elas, assim como em suas histórias, pense em que tipo de prêmios deixariam eles felizes.
Uma vez iniciada a sessão, tenha esta lista em mãos. Conforme eles explorarem locais, enfrentarem criaturas e interagirem, decida quando eles serão recompensados com os itens desta lista.
Mapas, imagens e músicas
Porém, não esqueça de preparar os essenciais para sua aventura. Existem vários elementos que precisam ser criados e lembrados durante esta etapa. E conforme você cria tudo e se organiza, é normal que algo fique de lado.
Mas, mapas, imagens e música não podem faltar! Seja para batalhas, ambientação visual ou imersão, separe imagens e músicas tema para esta sessão. Se você fizer uma boa playlist, pode ser que as músicas sejam mais fáceis de acessar.
Porém, os mapas geralmente precisam ser preparados em cada sessão. Então garanta que você usará um tempo para pesquisar e encontrar imagens imersivas para esta sessão. Sejam os retratos dos NPCs, imagens de monstros, cenas dos cenários ou mapas de batalha, tenha-os em mão e de forma organizada!
Cada minuto de organização que você realiza antes da sessão valem por dez minutos de ganho de tempo durante a aventura — ou seja, dez minutos a menos que seus jogadores ficam esperando você buscar alguma informação.
É muita coisa, né? Temos um presente pra você:
Sim, a gente sabe que tem muita coisa pra pensar. E nós não somos andróides com HD ilimitada para guardar todas essas informações. Cada Mestre tem o seu método, porém todas essas informações deste post são essenciais para você garantir que está preparado.
Justamente para te ajudar a se sentir sempre preparado, nós temos um presente para você. Após mais de 15 anos narrando, criamos um checklist com todos os itens deste post e muito mais.
Com este checklist, suas sessões estarão sempre preparadas e prontas para gerar imersão e engajamento. Ao usá-la, você garante que nada faltará na diversão dos seus jogadores e de sua aventura.
Então, aproveite e clique aqui para conhecer o nosso Checklist do Mestre Metódico. Tenho certeza que ele irá te ajudar muito!