Como ser Mestre de RPG – 3 dicas para narrar D&D online
A maioria das pessoas que é Mestre de RPG quer criar uma épica aventura usando o sistema do D&D 5e.
Afinal de contas, é o maior sistema de RPG do mundo atualmente!
Porém, além dos livros, entendimento das regras, encontrar o grupo e demais desafios, narrar uma mesa online pode ser a cereja do bolo nesse mar de encontros aleatórios.
Por isso, especialmente devido à pandemia, é importante saber quais ferramentas usar para uma boa aventura.
E, claro, quais continuarão sendo úteis mesmo após a volta das mesas de RPG presenciais!
Por isso separei 3 dicas valiosas para você, Mestre de RPG, usar em suas aventuras de D&D.
Seja para as suas aventuras que continuarão sendo online ou para as que passarão a ser presenciais.
1: Beyond 20
A primeira das ferramentas é uma mão na roda e algo que nosso parceiro Necronos ficou impessionado quando conheceu!
O Beyond 20 é uma extensão para navegadores da internet que permite algo incrível.
Através dela você consegue linkar a ficha dos personagens e de monstros à plataforma VTT de sua escolha.
Isso, claro, se você usar a mão na roda que é o site do D&D Beyond.
Pois através desse site você consegue adquirir os livros oficiais do D&D 5e online e, ao assinar, compartilhar com até 60 pessoas!
Isso mesmo, 60. Dá para fazer uma boa vaquinha na compra e compartilhamento dessas informações, né?
E, claro, se você não quiser comprar os livros você pode criar quaisquer raças, classes e afins além das do manual básico e compartilhar apenas uma assinatura entre seu grupo.
Mas porque usar o D&D Beyond?
Porque para todas as pessoas que eu já apresentei a plataforma, eu tive a mesma reação: “uau, ficou fácil jogar D&D”.
Então, se você ainda não conhece, crie a sua conta no D&D Beyond, explore a plataforma e, após se apaixonar, instale o Beyond 20 em seu navegador.
Através desta extensão, você consegue deixar a ficha da criatura ou personagem aberta em uma aba e fazer as rolagens direto no VTT de sua preferência, mostrando o resultado para todos os jogadores.
2: Kanka
Um bom Mestre de RPG é um Mestre organizado!
Por isso, uma plataforma que indico bastante é o Kanka.
Esta plataforma é muito simples de usar e ela foi traduzida para o idioma português para nós, brasileiros, podermos desfrutar dela também.
Através do kanka você consegue organizar não apenas todo o universo de seu RPG mas também os detalhes de uma campanha específica.
São muitos os recursos que ele oferece: tags para grupos diferentes de jogadores, NPCs com visibilidade ou não dos jogadores, mapas interativos e por aí vai.
Assim, se você quer ter dinâmica e agilidade em suas mesas, o Kanka te ajuda ao deixar tudo organizado, na palma de sua mão e em locais de fácil acesso.
Se quiser mais informações sobre essa plataforma, confira nosso Guia sobre o Kanka.
3: Calculadora de Encontros
Por fim, uma das partes mais legais do D&D são os encontros de combate!
Afinal, o jogo chama “Masmorras e Dragões” e não “Abraços e Diplomacia”.
Por isso, como criar um encontro que seja ao mesmo tempo desafiador e possível de ser vencido é algo que todo Mestre de RPG precisa saber.
E, esta informação está no Livro dos Monstros, porém envolve muitos cálculos difíceis de usar e entender.
Assim, para te ajudar nessa árdua e interessante tarefa, eu sugiro mais uma ferramenta: a calculadora de Encontros de D&D.
Existem 2 que eu indico: a do Kobold Fight Club e a Calculadora de Encontros do D&D Beyond – que eu, particularmente, prefiro.
Nessas calculadoras você irá inserir as informações dos personagens de seus jogadores e seus níveis.
A partir disso você terá acesso a 3 informações importantes: XP e dificuldades, XP ajustada e XP diária.
Dificuldades por XP
Nesta parte você terá acesso aos níveis de dificuldade de cada encontro.
Cada monstro no D&D possui duas informações atreladas a ele: ND e XP.
ND é o Nível de Desafio e, quanto maior o ND, mais XP a criatura fornece ao ser derrotada.
As calculadoras irão separar “níveis” de XP que serão as seguintes: fácil, média, difícil e mortal.
Assim, se você souber o nível de desafio que deseja para a luta, basta adicionar criaturas até que a XP ajustada atinja o nível de XP desejado.
Exemplo: um grupo de 4 personagens no nível 1 possuiria os seguintes níveis de XP e dificuldades:
Isso significa que um encontro que tenha uma XP ajustada de até 1.000 de XP seria fácil, entre 1.000 e 2.000 médio e assim sucessivamente.
Então, se quiser um encontro mortal para seu grupo de 4 jogadores de nível 1, calcule de forma que a XP ajustada seja maior porém próxima de 4.400 de XP.
XP ajustada
Esta informação diz respeito à quão difícil o encontro será.
Porque isso é importante?
Pois existe uma regra de ouro no D&D que poucos se atentam: quanto mais criaturas, mais desafiador é o encontro.
Assim, o D&D 5e possui um multiplicador atrelado à quantidade de criaturas que os personagens enfrentarão.
Quanto mais criaturas os personagens enfrentam, maior o multiplicador associado no cálculo do desafio.
O multiplicador é este aqui:
Exemplo:
Um Goblin possui ND 1/4 e fornece 50 de XP.
Portanto, se você colocar 3 goblins contra os seus jogadores, a XP seria 150 de XP, certo?
Porém, como eles são 3 goblins, o nível de desafio desse encontro não é o de 150 de XP, mas sim o dobro deste valor – como mostra o multiplicador acima. Ou seja, 300 de XP.
Detalhe importante: ao enfrentar 3 goblins, seus jogadores continuam recebendo 150 de XP apesar do nível de desafio ser o equivalente a 300 de XP.
Portanto, se o seu grupo de 4 personagens de nível 1 como exemplificamos acima, lutasse contra 3 goblins, então o encontro seria Difícil.
XP diária
Por fim, o outro termo usado é o da XP diária.
Este valor diz respeito a quantos desafios os jogadores conseguem enfrentar em um dia de aventura.
Isso porque este cálculo leva em conta o fato dos personagens realizarem descansos curtos ao longo de suas jornadas em masmorras e locais perigosos.
Por isso, saiba que a média de encontros pensada previstos para um dia de aventura é de 6 a 8 desafios médios ou difíceis.
Sim, de seis a oito! Bastante né?
Mas saiba que esses desafios não são apenas de combate. Quaisquer encontros que tirem recursos dos jogadores devem ser contabilizados dentro desses de 6 a 8 desafios.
Assim, se em apenas uma luta você colocar um desafio cuja XP iguala a XP diária dos jogadores, saiba que eles terão muita dificuldade de vender o desafio.
Isso porque seria esperado que, um desafio de XP deste tamanho permitisse a eles fazerem alguns descansos curtos antes de terminá-lo.
Exemplo:
Para nosso grupo de 4 personagens nível 1, colocar 4 lutas contra 3 goblins traria a soma de 1.200 de XP diária através de 4 encontros difíceis.
Apesar de ser menos do que os 6 a 8 encontros recomendados, seria um dia de desafio completo.
Porém, se quiser fazer encontros mais interessantes do que apenas a repetição da mesma luta, leia este texto aqui.
Como ser Mestre de RPG – dica final
Se você quer aprender e melhorar na Arte de ser Mestre de RPG então existe uma coisa fundamental que você deve fazer.
E essa ação que determinará seu futuro é: estudar.
Por isso, veja todos os textos desta categoria de Como ser Mestre de RPG clicando aqui.