Blog Jogos Eletrônicos

Minha Experiência com Palworld, o Pokémon com Metralhadora

Nível 39 em Palworld e já posso dar minha opinião de Palworld, esse jogo que mistura RPG, Minecraft, Exploração de um mapa gigantesco e muitos Pals. Aqui, em Palworld, seus companheiros — os Pals — são responsáveis pela sua diversão. Usar o Pal para criar, montar no Pal para andar por aí e até capturá-los com sua Esfera de Pal. Porém, apesar do nome engraçado, que significa companheiro em seu termo correto, quanto mais você interage com eles, o termo perde a risada e ganha níveis de carisma incríveis.

Em Palworld você viverá uma vida de um sobrevivente solitário que vai num continente repleto de Pals e seu primeiro desafio já é capturar um Pal para ver como é que é. Geralmente um Lamball ou um Chikipi que irão evoluindo junto contigo e serão seu primeiro suporte em sua base.

Dali para frente o jogo é freestyle.

Você pode jogá-lo do jeito que quiser, mas tentando fazer o tutorial ali inicial, para liberar mais coisas. Como construções e ganhar habilidades para reforçar seu potencial de captura e combate.

Como jogar Palworld?

Aqui você vai poder escolher o seu estilo. Talvez você queira descer a porrada em vários Pals ou talvez queira colecioná-los, e até acasalá-los para que eles criem novos e diferentes tipos. Hoje são 113, mas o jogo está apenas 60% completo, segundo a produtora. Ainda há muito o que crescer a acrescentar no jogo, como modos de batalha PvP, PvE e Pal vs. Pal. Além disso, novos Pals, armas e estruturas. Tudo está em dev. Inclusive um dos itens críticos que estão ajustando é a inteligência artificial dos Pals na base, que são produtores incríveis.

Vamos explorar alguns estilos que eu gosto de jogar em Palworld.

Modo Ash Ketchum

É impossível não lembrar de Ash, Brock e Misty, o grupo original de Pokémon ao desbravar calor, frio, florestas, águas e os céus de Palworld. Lembro minha infância que eu tinha que pegar todos os Pokémons e adorava torcer pelo Ash em suas capturas. Inclusive, estou louco para jogar o RPG de mesa de Pokémon com os amigos.

No modo que apelidei de Ash, meu objetivo é tentar buscar todos os Pals possíveis e capturar com a Esfera de Pal. É a pegada colecionador e explorador! Dessa forma, desenvolvo meus Pals para ficarem mais fortes para eles me ajudarem no combate, reduzir a vida dos Pals selvagens, para eu poder capturá-los. E conforme o jogo evolui, a Esfera evolui e os desafios também. Inclusive morrendo várias vezes, pois o Pal era forte demais.

Comerciante ilegal de Pals, o cara tem a base do lado da minha base!

Modo Explorador

O continente de Palworld tem muitas novidades, detalhes e características diferentes. Em um mapa grandioso e completo, você pode ter várias experiências enquanto passeia pelas gélidas montanhas, pelo calor do deserto ou pelas florestas mais amenas. Tudo em busca de recursos — e Pals — para te ajudar.

O continente plural de Palworld.

Aqui, inclusive, você vai buscar Pals de montaria, que irão servir como fiéis companheiros para você conhecer os locais diversos. Inclusive aqui vai uma dica! Se você vai para um lugar frio, vá com um Pal de fogo, ele te esquentará e te protegerá do frio. Agora, se for para um local muito quente, leve um Pal de gelo, pois ele irá reduzir a temperatura ao seu redor e ajudará você a enfrentar a alta temperatura.

O mundo de Palworld, mesmo que incompleto é muito rico e oferece desafios. Desde coisas simples como escaladas, Pals agressivos e objetos para coletar em todo lugar: desde a Estátua de Lifmunk, aos Baús e materiais raros. Inclusive combatendo os outros “humanos” e protegendo os Pals.

Minha primeira base lá embaixo, enquanto eu dou uma olhada por cima.

Modo Minecraft

Apesar das bases não terem suas regiões tão grandes para atuação, é possível se divertir colhendo material — sozinho ou com seu Pal — e criando uma base que pode ser útil para seus Pals e para você. Aqui, o maior erro que cometi no início foi pensar em duas bases autossustentáveis. Aí descobri que é interessante ter uma base em Palworld que é focada em captação de recursos e outra que é focada em produção, por exemplo. Você pode montar sua estratégia, mas não cabe tudo em um lugar só. Infelizmente. Isso que eu ainda estou no nível 39, tem muita coisa para desbloquear e construir.

Modo Pal com Metralhadora

Diferente de Pokémon que só podem usar seu corpo e poder, não há nada mais satisfatório do que ver seu Tanzee, macaquinho verde, com uma metralhadora atirando por aí. Se você curte ver uns combates de Pals, vai adorar jogar a Esfera e deixar seu Pal agindo por aí. Só jogar e assistir!

Porém, o combate é mais legal quando você ainda leva seu arco, pistola ou metralhadora! E seu Pal também!! Claro que não são todos, mas tem vários Pals que se beneficiam de armas.

O combate é bem satisfatório e as vezes até dá uma dó. Por exemplo, eu tenho um Bushi, que é um Pal ninja. Ele se teletransporta até o inimigo e saca sua Katana e é fim do Pal. Claro que eles não morrem oficialmente, o que acho mais adequado para todas as idades. Os Pals só ficam inconscientes.

Mas e aí? Vale a pena jogar Palworld?

Galera já tá me perguntando e eu posso afirmar. Vale sim! Seja pelos trocadilhos com Pal, como pegar fluído de Pal, usar creme de Pal Lendário e assim por diante. Como também é muito divertido explorar, capturar e até se apaixonar por algumas fofuras como o Mossanda e o Chillet. Além disso, criar e expandir sua base, dar conforto para seus companheiros e dar recursos para eles produzirem sua base e é encantador.

É um jogo que irá deixá-lo por muito ocupado. Porém, falta para quem gosta objetivos. Não há! Você é livre para fazer o que quiser, como quiser e onde quiser.

Aliás, acredito que o jogo fica muito mais legal quando jogado em grupo. Ainda não testei a versão multiplayer, mas quero brincar com uns amigos para construir e fazer batalha de Pals. Lembre que eles não morrem.


Anotação especial:

Estou jogando Palworld no Xbox Cloud Gaming e a experiência está sendo incrível e leve. Você só precisa do seu controle Xbox e terá uma infinidade de jogos à vontade por R$50 e com uma excelente estabilidade. O benefício jogue onde quiser é único, conecte seu controle no computador, tablet ou celular e viva a magia de Palworld em qualquer lugar.