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Monge D&D 5e – Guia Completo de Classe

Então você quer jogar de Monge no D&D 5e? Talvez você tenha se conectado em algum momento da sua vida com artes marciais ou simplesmente goste do Goku. De uma forma ou de outra, essa rica classe do D&D traz conceitos profundos que nenhuma outra possui!

E se você quer se conectar com essa energia mais profunda que existe em seu personagem – e nas artes de combate em si – então essa classe pode ser a ideal para você!

Portanto, prepare sua concentração e disciplina – se você realmente vai jogar de monge, use seu foco e leia esse texto inteiro do início ao fim. Se você conseguir, então você está pronto para criar um personagem desta classe.

E aqui, para você que quer ir direto ao pote de ouro, estão os atalhos para tudo que o monge tem acesso no D&D 5e.

Características de Classe

Se você conhece a energia do ki então você já tem metade do que precisa para jogar de monge. Pois é através da manipulação dessa poderosa energia que os monges no D&D 5e conseguem canalizar sua força interior e usá-la para fazer maravilhas em combate!

Apesar de não ter muitos pontos de vida nem conhecimento de muitas das armas do mundo, um monge consegue impressionar a maioria dos oponentes no campo de batalha.

Pontos de Vida

Como eu disse em cima, não se empolgue aqui. Monges no D&D 5e recebem apenas 1d8 pontos de vida por nível.

Proficiências

Se você quer vestir armaduras, esquece. Monges não tem proficiência em quaisquer tipos de armaduras.

em relação a armas, todas as simples e espadas curtas são bem-vindas.

Quando falamos de ferramentas, basta escolher uma de artesão ou um instrumento musical. Afinal, todo monge também é virtuoso, né?

Em relação aos testes de salvaguarda, força e destreza são sua maestria. Pois seria feio um monge perder o equilíbrio ou não desviar de algo. Não é exatamente isso que eles fazem?

Por fim, em termos de perícias, escolha duas entre Acobracia, Atletismo, História, Intuição, Religião e Furtividade.

Equipamento

Oras, a gente já sabe que monges não usam coisas materiais. Então porque você está aí querendo vários itens?

No D&D 5e, o monge começa com uma espada curta ou qualquer arma simples. Além disso, um kit de explorador ou de explorador de masmorras. Por fim, dez dardos – para você atazanar aqueles oponentes que voam.

“Mas… só isso?” Sim! E, acredite, isso é o suficiente.

Artes Marciais e Defesa sem armadura – Nível 1

Pegaria mal um monge que não luta, né? Pelo menos no mundo de alta fantasia do D&D.

Se você é um aventureiro da classe monge, então você aprendeu a lutar. E quando a gente fala de lutar, é literalmente bater nos outros – não apenas um tai chi chuan espiritual.

Por isso, já no nível 1, você tem acesso a um estilo de luta exclusivo para os monges: as artes marciais.

E o mais legal é que existem vários benefícios por isso:

  • Você pode usar destreza invés de força para ataques desarmados e com armas de monge;
  • Você usa um dado exclusivo para ataques de monge – dado este que aumenta conforme você sobe de nível;
  • Sempre que você fizer um ataque de monge, você pode usar sua ação bônus para fazer mais um golpe;
Monge D&D Nuckturp
O árduo caminho do monge, por Sebastian Kowoll

Lembrando que: armas de monge são quaisquer uma que ele tiver proficiência.

Além disso, os monges são especialistas no movimento fluído e ágil. Eles sabem tudo que está vindo em sua direção e como desviar das ameaças.

Por isso, eles não precisam de armaduras. Os monges sabem muito bem ser esguios e esquivar do que vier.

Sua defesa, desde que não use armadura e escudos, é 10 mais seu modificador de destreza mais seu modificador de sabedoria.

Ki e Movimento Desarmado- Nível 2

Ah, sim! A grandiosa e única força do ki. A energia interna que habita em todos os monges e que se expande a cada conexão realizada.

Porém, não é qualquer monge que tem acesso a isso não! Apenas no nível 2 você tem acesso a usar o seu Ki de formas interessantes e poderosas.

“Mas o que eu posso fazer com meu ki?” Várias coisas!

Primeiramente, saiba que você tem uma reserva de pontos de ki. Reserva essa que aumenta conforme você sobe de nível. Cada movimento que você fizer usando pontos de ki exigirá uma quantidade diferente desses pontos.

Já no nível 2 você tem acesso a 3 habilidades que usam pontos de ki:

  • Rajada de golpes: depois de atacar, você pode usar 1 ponto de ki para fazer mais dois ataques!
  • Defesa Paciente: ao usar 1 ponto de ki, você pode usar a ação de Desviar;
  • Passo do vento: não apenas sua distância de pulo dobra, você pode desengajar ou dar um dash usando 1 ponto de ki;

“Ah, mas quantos pontos de ki eu tenho?” Falaremos disso em breve!

Além do seu uso inato do ki, você como um Monge no D&D 5e movimenta-se com a velocidade de um tigre e a suavidade de uma garça.

Assim que chega no nível 2, você ganha mais uma característica. Seu movimento aumenta em 3 metros por turno – o que aumenta mais ainda em turnos futuros:

  • No nível 6, aumenta para 4,5 metros;
  • No nível 10, para 6 metros
  • 14: 7,5 metros
  • 18: 9 metros.

E, além disso, a partir do nível 9 você consegue se mover por superfícies líquidas e verticais.

Ah, vale dizer que: tudo isso se você não usar armadura ou escudo.

Tradição Monástica e Refletir Projéteis – Nível 3

E é a partir do nível 3 que você se especializa. Aqui você já terá vivido o suficiente para escolher um caminho específico de habilidades marciais.

Porém, falaremos disso apenas na parte 2 deste guia, em breve!

E, claro, a grandiosa habilidades monástica! Enviem todas suas flechas, pois irei devolvê-las a você, arqueiro safado!

Ao chegar no nível 3, você como monge pode desviar ou capturar um projétil lançado em sua direção. Para isso, basta você usar a sua reação. Ao fazer isso, você reduz o dano que receberia de um ataque à distância e, se reduzir este dano a zero, você captura o projétil.

E, sabe o mais legal? Se você gastar 1 ponto de ki você pode devolver o projétil na direção do alvo que o atacou!

Melhorias de Habilidade e Queda lenta – Nível 4

Assim como todas as classes, o monge também pode melhorar seus atributos!

Isso acontece nos níveis 4, 8, 12, 16 e 19!

E, ao chegar no nível 4, você já é tão conectado com a natureza que você se une ao próprio vento.

Se você usar uma reação quando cair, você pode reduzir o dano de sua queda em 5 vezes o seu nível de monge!

Pois é, um monge nível 20 pode reduzir até 100 pontos de dano de queda – caso isso venha a acontecer. Porque, convenhamos, derrubar um monge não é tarefa fácil.

Ataque Extra e Ataque Paralisante- Nível 5

Quem disse que só guerreiros podem atacar mais de uma vez? Provavelmente alguém que não lutou com um monge. Pois, a partir do nível 5, você pode atacar 2 vezes por turno sempre que usar sua ação para dar um golpe.

Agora, pense comigo.

Se você usar sua ação para atacar e gastar 1 ponto de ki para a Rajada de Golpes, você ataca 4 vezes! Doido, né?

Além disso, a partir do nível 5 você aprende os pontos de chakra de seu oponente. E, ao canalizar seu conhecimento, você pode paralisá-lo com um golpe! Para que magia? Apenas atinja-o no ponto certo.

Bruce Lee D&D Nuckturp
Uma das maiores representações de monge na vida real, por Iván Shatski

Evasão e Quietude da Mente – Nível 7

Pois bem, já sabemos que o monge desvia como poucos, né? Pelas suas proficiências e habilidades, monges são esguios e difíceis de atingir. Porém, efeitos em área dão uma complicada – pois mesmo se ele esquivar, ainda receberá metade do dano.

Porém, a partir do nível 7 seus problemas acabam. Pois caso você fosse receber metade do dano por ser bem sucedido em um teste de salvaguarda, agora você não toma nenhum. Exatamente! Chorem dragões, seus ataques em área não me atingirão.

Ah, além disso, no nível 7 sua mente torna-se ainda mais afiada. A partir daqui você pode usar uma ação para acabar com efeitos de encantamento e medo em você.

Pureza de Corpo – Nível 10

A partir deste nível você se torna tão conectado à natureza e mundo ao seu redor que sua energia flui pelo mundo. Assim, a partir daqui, você se torna imune a doenças e venenos.

Idioma do Sol e da Lua – Nível 13

Como falamos, o monge é conectado em si e, através disso, com o mundo. Assim, ao meditar e se concentrar em sua essência, você se conecta aos outros. Isso faz com que você consiga se conectar à mente dos outros.

A partir do nível 13 você consegue entender quaisquer idiomas que existem. E, claro, qualquer criatura consegue entender o que você disser.

Alma de Diamante – Nível 14

Quando você chega neste nível, a sua proficiência e maestria começam a ser capazes de alterar a própria realidade. Ao se conectar com o mundo, você se torna um só com ele. E, assim, a energia que o cerca habita também dentro de ti.

Dessa forma, nada pode te atingir.

Pois, a partir do nível 14, você possui proficiência em todos os testes de salvaguarda.

E, além disso, caso você falhe em um teste, você pode gastar 1 ponto de ki para fazer outra rolagem e ficar com o segundo resultado.

Corpo Atemporal – Nível 15

Conforme você se aproxima do ápice do poder de um monge, você também se torna eterno. Isto é, sua conexão com o mundo é tanta, que a vida e você fluem juntos, em uníssono.

Dessa forma, seu corpo se torna atemporal. A partir daqui, você se alimenta da própria energia do universo e do mundo que o cerca.

Monge D&D Nuckturp
Um monge aparentemente inofensivo, por Heri Irawan

Você ainda pode morrer de velhice. Porém, você já não precisa de comida ou água. E, além disso, seu corpo não sente as dificuldades e problemas de uma idade prolongada.

Isto é, lute como um jovem mesmo que seja um humano de 120 anos!

Corpo Vazio – Nível 18

Você está tão próximo do seu ápice, que a maioria de seus oponentes temerão te enfrentar a partir daqui.

Ao gastar 4 pontos de ki, você pode se tornar invisível e resistente por 1 minuto. Isso significa que ninguém irá te enxergar. Mas, além disso, você tem resistência a qualquer dano que não seja dano de força.

Além disso, você pode usar 8 pontos de ki para conjurar Projeção Astral. Sim, sua conexão é tão grande com o mundo, que você pode ir para o plano astral. E, claro, levar seus companheiros junto com você.

Perfeição Interior – Nível 20

Enfim, você chegou ao ápice de seu poder interior. Você não abandonará a energia do Ki, e ela também não abandonará você.

Se em determinado momento você não tiver mais pontos de Ki em si, mas um combate se iniciar, você ganha 4 pontos de ki. Sim, mesmo em exaustão completa, a sua energia interior ainda te mantém pronto.

Afinal, alguma missão grandiosa te espera.

Resumo das Habilidades do Monge no D&D 5e

E agora, para finalizar, resumamos todas as habilidades que o monge possui.

Aqui você verá também os pontos de Ki e outras características inatas desta classe.

E, claro, se você não sabe lidar com o monge do se grupo ou com aquele jogador que fica fazendo perguntas que você não sabe responder, vem para a Academia de Mestres da Nuckturp!

Lá te ensinaremos tudo que você precisa sobre D&D e quaisquer outros sistemas.

Resumo das Habilidades da Classe Monge no D&D 5e, tabela feita por Nuckturp Studios.
Resumo das Habilidades da Classe Monge no D&D 5e, tabela feita por Nuckturp Studios.