Colecionáveis Miniaturas Wargame

Mundos em Miniatura de RPG: Cybersagas de Papsikels

Eu sou nerd desde que me conheço por gente. Inclusive tenho vários hobbies considerados “nerds” em algum grau. Portanto jogo videogames, assisto filmes, séries e animes, jogo RPG entre outros. No entanto leitura ainda está em falta em minha vida, infelizmente. Algo que eu vou mudar. Mas recentemente eu me deparei com um hobby que nunca dei atenção: Pintura de Miniaturas de RPG.

Um pouco de história: Meu gênero de mídia favorito é a ficção científica. Então amo Star Wars (que é melhor que Star Trek, me julguem), Cyberpunk 2077 (um dos poucos jogos que platinei), trilogia Mass Effect, entre outros. Mas sempre olhei uma franquia com curiosidade: Warhammer 40K. Comecei com a lore, que é fácil de encontrar e difícil de entender. Em seguida eu me aventurei com a minha única caixa de Miniaturas de 40K, Know No Fear.

Me apaixonei instantaneamente. Pois nunca imaginei que cortar, colar e pintar miniaturas poderia ser tão divertido e terapêutico! A Death Guard da caixa inclusive se tornou o começo da minha pilha da vergonha, quem é do hobby vai entender. Mas eu me deparei com o maior problema do W40K, preço e disponibilidade. Mas eis que em minha busca me deparo com um novo universo! A Cybersaga de Papsikels, disponível no site da Diadoramas.

Cybersagas de Papsikels

De antemão quem é Papsikels e o que ele faz? Papsikels é um artista 3D americano. Seu trabalho é divulgado na forma de projetos de Miniaturas de RPG para impressão 3D. Em suas páginas, ele se descreve como artista de Sci-Fi, Cyberpunk e cultura Pop. E é exatamente isso que ele oferece! Várias de suas miniaturas possuem fortes inspirações em universos conhecidos, como já citados Warhammer 40K, Cyberpunk e até League of Legends! Portanto sua colação chamada Cybersaga é bem diversa e permite que o hobbysta dê seu próprio toque pessoal em suas miniaturas. Tendo em vista a inspiração da miniatura de RPG que estiver pintando.

É importante notar também a escala das miniaturas. Afinal seria uma grande surpresa comprar uma miniatura esperando ser das mesmas proporções de outros fabricantes e receber uma escala completamente desproporcional. Portanto já adianto que suas miniaturas de humanos são na base de 28mm. Ou seja, da mesma proporção que os wargames e TTRPGs usam. Podem ficar tranquilos. Apesar de que o Papsikels também projetou miniaturas maiores, como por exemplo Mecha de Combate QOURIBAYASHI. Este em particular vem com os braços e armas para serem coladas, pois é pensada para que você consiga fazer a pintura em cada detalhe e depois colar. No caso, eu pretendo magnetiza-los (depois eu conto o resultado!).

Do plástico para a resina

Por outro lado, eu tive que mudar de miniaturas em plástico para impressão 3D em resina. Então eu não tenho mais acesso a montagem das minis. O que eu se sinto falta. Mas a impressão resina tem uma ampla vantagem em relação ao plástico: É mais acessível financeiramente. Em setembro de 2023, quando estou escrevendo esse texto, eu comparei o custo aproximado de uma miniatura 3D impressa em resina com uma feita em plástico pela Games Workshop. Comprando uma miniatura impressa na Diadoramas, eu tenho um custo aproximado de R$30,00, enquanto que uma miniatura similar do W40K custo mais de R$100,00. Definitivamente estou preferindo comprar no site da Diadoramas.

Inclusive a Diadoramas é minha escolha de loja para comprar miniaturas impressas em 3D. Em síntese eu não tenho impressora 3D, nem dinheiro para comprar uma. Além de todo o processo complicado de se imprimir em resina (que é superior ao filamento). No entanto o pessoal da Diadoramas faz todo o trabalho complicado, incluindo passar uma fina camada de primer cinza nelas e me envia em pouco tempo!

Mais importante que isso, as Cybersagas vol 1 e vol 2 do Papsikels são impressas e enviadas por eles. Ou seja, a Diadoramas fez uma parceria com o artista para produzir suas miniaturas no Brasil! Não sei como é o processo de produção ou estocagem deles, mas por experiência própria como consumidor eu sei que o serviço fornecido é rápido e qualidade.

Cybersaga Vol 1 e Vol 2

Até o momento, a Diadoramas disponibilizou em seu site as Cybersagas vol 1 e vol 2. Apesar de ambas as coleções não terem um tema específico, elas tem algumas miniaturas que parecem que se somam. Por exemplo na Cybersaga vol 1, tem uma miniatura que me parece inspirada da Vi do League of Legends. Enquanto que na Cybersaga vol 2 tem uma miniatura claramente inspirada na Jinx como visto no seu primeiro trailer. Mas revestida de detalhes cyberpunk. Essa definitivamente está na minha lista de compras.

Sob o mesmo ponto de vista, outra subtemática de cyberpunk retratas na coleção são as megacorporações. Pois ambas as sagas tem várias miniaturas que remetem a policiais, empresários e soldados de exércitos privados. Um excelente exemplo dessa temática é a miniatura Jim Romolo Corpe (tem até corpe no nome!). Meu ponto é que as Cybersagas são variadas e cobrem uma ampla gama de estilos.

Outras referências de cultura pop são por exemplo e o Reaper e Genji do Overwatch, representados respectivamente por Clint Reaperwood e Kodachiro Hidonsan Cyber Ninja. Definitivamente as miniaturas tem nomes… estranhos, por assim dizer. Mas o que vale é o hobby! Eu mesmo por exemplo pretendo, num futuro próximo, comprar a miniatura do Dave Entregador. Pois ela é uma clara referência ao Sam Bridges de Death Stranding. Primeiramente ele é interpretado pelo talentoso Norman Reedus e eu sou um grande fã do trabalho de Hideo Kojima. Com sorte eu o compro no mesmo lote que a miniatura da Jinx.

Miniaturas como hobby e terapia

Como disse no inicio dessa peça, eu me deparei com o miniaturismo recentemente. Faz poucos anos que comprei meus primeiro Intercessors e Plague Marines. E faz poucos meses que eu realmente mergulhei no mundo da pintura. A principio eu não esperava muito, era apenas um meio para um fim. Eu apenas queria jogar Warhammer 40k. Mas já no primeiro sábado que sentei determinado a pintar, coloquei uma playlist para tocar no fundo e me desliguei do mundo, senti a paz que o hobby trás.

Hoje, meus fins de semana são meus dias de pintura. Ou seja, eu vou me desligar e focar em pintar minhas minis que comprei na Diadoramas. Pois muitas ainda estão cinzas e aumentando a minha pilha “a fazer”. Entendem? Pilha da vergonha? Pois é.

No entanto o importante é que agora pintar é por si só um prazer. Assim estando prontas (ou cinzas mesmo) vou usa-las nas minhas mesas de rpg ou para jogar wargames. Novamente as Cybersagas do Papsikels são particularmente apropriadas para jogar One Page Rules Grimdark. Tanto que a meta é comprar mais soldados corporativos e continuar pintando-os no mesmo esquema de cores até ter um exército de respeito. Particularmente pretendo pinta-los nas mesmas cores que o Enclave Farsight, uma subfacção dos Tau do universo do Warhammer 40K.

Fica a recomendação

Eu sou iniciante. Note pelas fotos das minhas miniaturas. Mas eu não posso recomendar o hobby o suficiente. À primeira vista parece um hobby caro. Mas não é. Pois com cada miniatura da Diadoramas custando uma média de vinte e cinco reais, mais alguns potes de tinta e pincéis, com cinquenta reais você está pintando sua primeira miniatura. É só economizar no lanche (como eu fiz 🙂 ).

Em suma, Papsikels é talentoso. Suas miniaturas são detalhadas e gosto muito dos toques cyberpunk e de ficção científica que ele dá em suas obras. Já a Diadoramas entrega o que promete: Miniaturas em resina de qualidade e cheia de micro detalhes prontas para pintura. Então eu só dou duas recomendações. Primeiramente, afine suas tintas (nunca será dito o bastante). Por fim, divirta-se! É um hobby que vale a pena!

Conheça a coleção de Miniatura de RPG de Cyberpunk por Diadoramas.