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Não seja um NPC jogando RPG

Você está jogando RPG com seus amigos e não sabe se está desenvolvendo um personagem de forma divertida e criativa. Talvez não saiba como tomar as decisões certas para avançar na história. Porém, uma coisa é certa, você não quer ser um NPC na história dos seus amigos, certo?

Primeiramente é importante você entender o que é um NPC!

Um NPC é um personagem não jogável, geralmente controlado pelo mestre. Porém, seu significado corre como ajudantes, coadjuvantes e até antagonistas. Assim, tenho certeza que você começa a jogar RPG para ser um protagonista líder de sua história.

Mas calma, sua situação não é tão ruim quanto parece. Aliás, existe uma oportunidade excepcional se você souber explorar. A fim de buscar uma crescente como jogador para você, vamos dividir esse post em 3 partes: papel do mestre, poder interno e jogador.

aventura dos ratos - clint cearlet - jogador de rpg - grupo - nuckturp
Clint Cearley e seus três ratos guerreiros. Porque rato também é protagonista.

Papel do Mestre de RPG

Quando você estiver jogando RPG, você se deparará com o que chamamos de líder da diversão, que é o Mestre de RPG. Nele colocamos as nossas expectativas para um jogo legal, talvez de forma errada isso, mas 99% das pessoas que a gente conhece responsabiliza o mestre pelo sucesso ou insucesso da mesa. E sabemos que isso está longe de ser verdade.

Na Academia de Mestres de RPG da Nuckturp ensinamos, sob o pilar da liderança, que o mestre tem que usar a mesa de luz do teatro mental do jogo e iluminar com o holofote igualmente todos os jogadores. Assim, todos podem se sentir pertencentes e contribuir com a história do jogo. O que essa “técnica” faz? Faz o mestre perceber quem está dentro do jogo ou não, resgata jogador perdido e deixa todos alinhados 100% do tempo. Bem interessante, na Academia de Mestres a gente explica isso!

Porém, o que muitas vezes acontece é que nós como jogadores ficamos esperando aquela atenção especial e, assim no jogo como na vida, nem sempre as pessoas irão perceber que estamos querendo falar. Então esse é o momento de perceber o quanto você está participando ou não do jogo.

Aí eu trago 4 perguntas básicas:

  1. Estou interagindo em todos os blocos de interação, exploração e combate? Estou colocando meu personagem para agir, mesmo que a ação dele seja sair, fugir ou evadir?
  2. Falo mais do que todos ou sou o que menos falo na mesa? Até personagens quietos e meditativos agem.
  3. Tomo alguma decisão pelo grupo? Participo das conversas de decisão?
  4. Meu personagem fez algo útil naquela sessão?

Perguntas promissoras e que fazem a gente refletir.

Sat N’Sang: minha tortura pessoal

Quando eu estava jogando RPG na mesa de Nindäle na primeira Twitch da Nuckturp, dentro desse incrível cenário criado pelo Mestre Vitão, eu me deparei com um personagem que fez um voto de silêncio. Minha tortura pessoal se iniciou! Como expressar o meu personagem além das palavras? Como fazer algo que diga o que eu quero falar?

Tirando o combate da primeira sessão, onde o Sat N’Sang, monge brabo, conseguiu brilhar com seus ataques na ponta do nariz de um dinossauro, o resto foi caótico! Não poder falar era uma tortura e eu só acompanhava o grupo.

Assim, resolvi na segunda sessão quebrar o voto de silêncio e dar voz ao meu personagem de forma sábia. Pois, sabia que ele só abriria a boca para dizer algumas coisas de seu acervo de conhecimento pessoal.

Portanto, ao viver como esse personagem, ganhei experiência para entender o desafio do silêncio. Ainda assim, foi difícil capturar um protagonismo com esse personagem, pois, com a autorização do mestre, eu estava quebrando um pouco seu background para não parecer um NPC na live.

Quem não joga desmotiva!

Essa é uma verdade para quem está jogando RPG! Se você não participa, não se engaja e não entra na história, é muito provável que depois de algumas sessões você não estará mais confortável e queira matar seu personagem para sair da mesa. Triste isso, não é mesmo?

Ainda mais se seu mestre de RPG não sabe usar a técnica do holofote, dando luz para todos os jogadores. É desanimador fazer algo que você não está 100% dentro.

Portanto, sua missão como jogador é se sentir pertencente e o que você pode fazer para isso acontecer? Como você pode colocar seu personagem como protagonista da história?

O seu poder interno

Aqui na Nuckturp a gente acredita que QUALQUER pessoa consegue jogar RPG e desenvolver coisas incríveis. Em nossas lives no Youtube ou na Academia de Mestres a gente escuta as desculpas:

  • Não sou criativo
  • Não sei se consigo fazer
  • É muito difícil
  • Tem que pensar muito, não vem a ideia na cabeça
  • Aí meu deus, deu branco!

E muitas outras! Porém, a gente já provou de diversas formas que todos nós possuímos histórias, cenários e personagens incríveis dentro de nós. É só abrir a porta que todos eles saem para fora. O desafio é que muitas pessoas nem a porta querem abrir. E aqui, nós temos a chave mestra que abre essas portas e o poder criativo de cada um se revela.

Portanto, um ponto importante é ter o espaço adequado para expressar as ações e falas de seus personagens. Para isso, a melhor ação que você pode tomar é pedir um espaço para falar, caso os outros jogadores não deixem. Não tenha medo de pedir, pois você é um personagem em um jogo cooperativo e todos querem saber o que os outros estão pensando.

Só que as pessoas irão te dar espaço caso você queira esse espaço, do contrário ficará de coadjuvante na história.

Acredite, a sua ideia, por mais idiota que você pense que ela é, na verdade é genial. Deixa eu te dar um exemplo.

Matando o principal informante

Em uma mesa de RPG de Cyberpunk 2020 que estou mestrando os jogadores estão há sessões buscando por respostas. Embora eles ignorarem várias pistas importantes durante as sessões, resolvi dar um presente e colocar um NPC que poderia dar as respostas. Um líder que seria o patrocinador do grupo, iria fornecer as informações que eles pularam e os ajudaria.

Porém um dos jogadores me perguntou – “Se eu der um tiro na cabeça, ferra o jogo?” – Um mestre iniciante diria que Sim, mas eu respondi a clássica – “Atira e vamos descobrir!”. Para muitos essa ação seria uma bela cagada, o grupo não aprovaria, era uma ideia bem idiota. Porém, foi genial, pois desestabilizou todo o grupo! A história terá que rumar para outro canto e uma janela de oportunidade surgiu, pois uma ideia inusitada apareceu.

Assim, a pior ação que você pode ter como jogador é não tomar nenhuma ação.

Você como jogador

Enquanto estiver jogando RPG com seus amigos, lembre que esse é um jogo cooperativo jogadores + mestre e todos têm o direito de se expressar e colocar o que quer na mesa. É importante entender também que esse é um momento seu de diversão e de expressão de si mesmo.

Você talvez não saiba, mas seu personagem é uma parte de você. Uma parte oculta dentro do seu subconsciente que você criou e materializou em um personagem. Por isso, é importante a gente criar situações para que ele se expresse!

E como você pode criar essas situações e enriquecer o seu jogo?

Personagens infalíveis

Compartilho com você algumas dicas:

  1. Crie uma potente história de fundo para seu personagem. Você pode usar essas dicas desse post. Assim, você consegue elaborar um personagem e já imaginar como ele será, agirá e falará. Aliás, você também pode usar esse questionário de criação de personagens.
  2. Defina os relacionamentos com os jogadores e o relacionamento com o cenário. Sim, o cenário é um personagem infinito controlado pelo mestre, mas importante para seu personagem. Como ele se sente na presença de um rei, um líder, ou na cidade norte ou ao sul. Importante definir um pouco disso antes.
  3. Crie princípios e valores para seus personagens no item 1. Esses princípios e valores norteiam as decisões e farão você escolher com mais sabedoria aquilo que irá fazer e falar.
  4. Peça ao mestre para falar, não aos jogadores. Ao mestre! Se sentir dificuldade de falar, pois os outros jogadores estão muito empolgados ou controladores, peça para o mestre: – “Mestre, posso falar o que o meu personagem faz?” – Simples assim!
  5. Quando estiver jogando RPG lembre que ali você é o personagem. Se posicione como tal. Jogue em uma postura associada, como chamamos na psicologia, pois é quando você se coloca no lugar do personagem. Assim, você consegue trazer a essência dele para fora, você irá se divertir muito mais e ganhará mais espaço na mesa.

Poxa, mas eu sou tímido, como faço? Que tal você pensar que ao invés de ser tímido, só está introvertido e usando sua habilidade de observação (qualidade natural dos introvertidos)?

Sua postura vale mais do que qualquer palavra

Lembre que na mesa, quando estiver jogando RPG, você tem a opção de se posicionar como quiser. Na vida, a gente tem vários desafios e acabamos até reduzindo nosso tamanho para que outras pessoas brilhem. Porém, tudo começa com o jogo e no jogo TODOS devem brilhar.

Você como jogador falante, deve deixar seus colegas falarem. Você como jogador mais quieto deve deixar buscar a sua voz!

Jogador NPC

Agora, lembre-se que essa é uma oportunidade de você crescer e se desenvolver como jogador e contador de histórias. Além disso, você tem a oportunidade, a cada sessão, de se tornar um grande elemento do jogo, um elemento que faz a diferença, ou apenas um personagem que está lá. Só está lá. Só está.

Entendeu?

Então daqui para frente, sempre que estiver jogando RPG, busque a sua voz! Se expresse! Eu estou curioso para saber que ideias incríveis podem vir das profundezas de sua mente e acredito que seus amigos também.

Portanto jogue, se divirta e se desenvolva com RPG de Mesa!

Nos vemos no próximo post!