Academia de Mestres Para mestres

O básico para você narrar RPG

Uma das primeiras habilidades de um mestre de RPG e provavelmente a que você irá desenvolver por muitos e muitos anos é a narração. Cada experiência que você tiver como mestre de RPG ou jogador irá ajudá-lo a ver uma nova perspectiva sobre algum determinado evento narrado. Por isso, não se preocupe em ser perfeito nas suas descrições, usar palavras robustas ou até mesmo testar suas habilidades de dublagem. O começo é simples!

Aliás, ousamos dizer que: o simples é muito mais eficaz. Vemos mestres treinando e elaborando formas grandiosas de narração, mas todos morrem na praia quando surge um mestre de RPG experiente e que usa uma linguagem simples e que envolve os jogadores.

Você como mestre de RPG é responsável pela comunicação e pelos inserção de informações na mente dos jogadores. Assim, permitindo que ELES viajem nas suas informações e criem uma narrativa em suas próprias mentes. Já dissemos em outros módulos que existem três jogos simultâneos acontecendo enquanto você narra. O que está na sua cabeça, o que está na cabeça dos jogadores e a verdade que está sendo co-criada na mesa. Faz sentido?

Então bora lá ver o que o mestre Vitão preparou de conceitos básicos para a sua narração.


Aula 01 – A importância de uma boa Narrativa

Se você quer narrar uma boa aventura de RPG, seja em algo que você criou ou uma aventura pronta, a Narração é a parte FUNDAMENTAL!

É através deste poderoso pilar da Academia de Mestres que você irá apresentar os conceitos e elementos da aventura a seus jogadores e, através disso, conduzir a aventura.

Saber fazer isso é um dos passos principais para envolver seus jogadores e garantir que sua mesa de RPG continue por inúmeras sessões.


Aula 02 – Dicas fundamentais para narração

Se você já leu qualquer história, livro ou conto, você sabe como funciona uma narração. Porém, em um RPG de mesa a narração funciona de uma forma diferente e única: ela é multilateral.

Diferente de um livro ou apostila, você como mestre de RPG irá co-criar uma história com seus jogadores. E é justamente por essa abertura que a narrativa de um RPG é tão poderosa: é uma junção de várias histórias e pontos de vistas diferentes.

Por isso, narrar uma mesa de RPG é uma habilidade única e por si só, pois ela exige “jogo de cintura”. É entender que seu papel NÃO é contar uma história, este papel é dos jogadores.

Sua função como mestre de RPG é apenas dominar o cenário e saber apresentar isso aos jogadores conforme eles exploram cada canto de seu mundo.

Para isso, alguns pontos importantes para você ter como mestre de RPG nesta jornada:

  1. Faça DESCRIÇÕES SIMPLES. Deixe que os jogadores preencham o resto com suas perguntas e ações ao invés de passar os vários detalhes de tudo que está acontecendo.
  2. Use outros SENTIDOS ALÉM DA VISÃO. Audição, temperatura, som e percepções gerais são essenciais para causar a imersão dos personagens de sua aventura.
  3. NUNCA fale o que os PERSONAGENS SENTEM. Quem sabe o que o personagem está sentindo é o JOGADOR que está interpretando. Dê essa liberdade a ele e, se quiser, até pergunte “como você se sente”, mas deixe que ele tome esta decisão.

Aula 03 – Narrando Cenários

Como descrever cenários de RPG? Como apresentar as informações para os jogadores para que eles decidam o que seus personagens irão fazer?

Dicas que achamos valiosas nesse sentido e que podem te ajudar:

  1. Pense em vários detalhes sobre o cenário, mas apresente apenas alguns. Prepare-se, encha-se de informações e munição porém não abarrote seus jogadores de detalhes. Deixe eles se sentirem inteligentes conforme eles explorarem.
  2. Descreva o cenário usando três elementos e três sentidos! Isso cria imersão, presença e riqueza de cenário para os jogadores, além de deixar eles explorando e criando esses elementos em suas mentes.
  3. DEIXE O JOGADOR EXPLORAR e, inclusive, improvise elementos de cenário que o personagem parece ter interesse em explorar. Aqui entra o IMPROVISO DE CRIAÇÃO, em que você ADAPTA algo que você tinha criado para favorecer ainda mais a ação dos jogadores.​

Faz sentido até aqui?

Se sim e se você está curtindo essa aula, lembre de fazer parte da nossa comunidade de RPG. Lá a gente troca ideia, fala sobre RPG, troca ideia sobre narração e ainda joga junto! Vem com a gente?

Apoie o projeto Nuckturp.


Aula 04 – Narrando Interações

​A dificuldade inerente a descrever cenas com NPCs é: IMPROVISAR.

É impossível você saber exatamente tudo que um NPC irá dizer e como irá agir. Por isso, você precisa estar preparado para interpretar um NPC, assim como um jogador interpreta um personagem.

Para isso, entrar na pele do NPC é a parte básica para narrar um RPG. E não estamos falando de fazer vozes, mas sim de entender suas motivações e saber como aquele personagem toma uma decisão.

Como fazer isso? 8 Dicas para você construir seus personagens e usá-los com seus jogadores para trazê-los de forma rica.

  1. Objetivo e Dificuldade. Todo NPC precisa ter algo que ele está buscando e algum problema que possui em encontrá-lo.
  2. Experiência Pessoal. Crie seus NPCs ao redor de pessoas e personagens que você conheça e isso será um bom guia para te interpretá-lo.
  3. Educação. O quão estudado é o personagem? Isso define a FORMA que ele se comunica e como irá tratar os personagens dos jogadores.
  4. Vozes e trejeitos. Use o ator que habita em você e traga elementos únicos na maneira que o personagem age ao interagir com os jogadores.
  5. Disposição. Como está o humor recente do personagem? Ele tem estado animado, triste ou bravo? Não necessariamente ele é assim SEMPRE, mas como ele está atualmente?
  6. Personalidade. Como outros NPCs descreveriam este personagem? De forma geral, como ele age frente à vida?
  7. O que o NPC estava fazendo ANTES e DEPOIS de encontrar os personagens dos jogadores? Pensar nisso traz riqueza, movimento e um assunto para já conversar e interagir.
  8. Função do NPC. Como ele se insere no mundo e qual o papel dele na história sendo construída? Isso cria ganchos para os jogadores utilizarem conforme constroem e contam a história junto com você.

LEMBRE-SE, se precisar recorrer às suas anotações, tranquilo! Avise seus jogadores e eles entenderão. RPG não é um jogo de velocidade, mas uma jornada de interação e criação.


Aula 05 – Narrando Combates e Tensões

​O combate do RPG pode facilmente ser o momento mais tedioso da mesa de RPG. Afinal, quem gosta de ficar esperando inúmeros minutos até sua chance de agir?

Por isso, deixar os jogadores tensos é FUNDAMENTAL. Como fazer isso?

  1. Traga as tensões aos poucos e deixe os personagens concluírem que estão em perigo. Ao fazer isso, os jogadores irão sentir aos poucos que eles estão entrando em perigo e a ansiedade irá dominá-los até que eles descubram e resolvam o que está rolando.
  2. Só peça um teste depois de descrever a ação. Mostre ao jogador o risco que o personagem está correndo e AÍ SIM peça um teste. Dessa forma ele irá realizar a rolagem com muito mais tensão e sabendo o risco que ele está correndo.
  3. Transforme os elementos mecânicos em narrativos. Descreva na visão do personagem o que ele vê, enfrenta e faz ao invés de apenas falar “você ataca”, “você acerta” e “você erra”.
  4. Tom e velocidade de voz. A forma que você narra é quase mais importante do que o conteúdo de sua fala em si. Traga ânimo, energia e disposição para deixar os jogadores na mesma energia que você. Lembre-se, como mestre você é também líder e seus jogadores irão seguir a sua disposição e energia.

Ao se habilitar nessas técnicas narrativas, você agora está preparado para criar seu mundo, sua aventura e sua campanha de RPG autoral. Pois agora, sabendo o básico de como narrar cada tipo de cena, você saberá apresentar ao seu grupo as suas criações de forma que eles fiquem imersos no seu cenário.

Quer explorar algum desses elementos narrativos de forma mais aprofundada? Continue na Academia de Mestres ou venha discutir isso com nossos apoiadores!