Dungeons & Dragons

O Guia de Classes de D&D 5e

As classes de Dungeons & Dragons 5e trazem diversos macetes que indicamos você entende-los para tirar o melhor proveito da sua classe. Por isso, o nosso mestre Vitão, está fazendo além dos guias aqui no blog, alguns vídeos para você se aprofundar. São vídeos rápidos e explicando as classes, sub-classes, otimizações e combos! Sim, queremos trazer essa visão completa para você.

Abaixo, segue o link com vídeos e os posts aqui do blog!

Sombra de guerreiros de diversas classes de Dungeons & Dragons entrando na floresta.

Artífice

O Artífice é o mestre da inovação e da magia aplicada. Com ele você consegue criar dispositivos mágicos e conjurar feitiços. Por isso, ele é conhecido como a classe que combina tecnologia com magia de forma única. Portanto, se você quer jogar com um personagem criativo e capaz de adaptar-se a diversas situações com suas invenções, o artífice é a melhor classe que você pode escolher. O artífice possui as subclasses: Alquimista, Armeiro, Artilheiro e Ferreiro de Batalha. Porém, não se limite por ter poucas subclasses, o Artífice é uma classe de D&D 5e bem versátil e que pode ser muito útil tanto dentro quanto fora de combate, oferecendo soluções criativas para os desafios e enriquecendo a narrativa com suas invenções e descobertas.

Assista ao vídeo do Artífice:

Leia o Guia completo da Classe Artífice para D&D 5e.
Leia o Guia de Subclasses do Artífice para D&D 5e.

Bárbaro

O Bárbaro é a classe que expressa a pura fúria e força bruta. Ela é frequentemente usada por jogadores que desejam estar na linha de frente do combate, absorvendo dano e devolvendo os golpes com grande intensidade. Sendo um bárbaro você consegue entrar em fúria para aumentar seu poder de combate, resistir a danos físicos e, principalmente, ser o pilar de força em batalhas. Por isso, ele é conhecido como uma classe que domina o campo de batalha com sua presença imponente e capacidade de sobrevivência. Além disso, podemos dizer que ele é único por causa da sua diversidade de subclasses que humanizam esta furiosa classe de D&D 5e.

Então, se você gosta de um personagem que é implacável no combate ou capaz de proteger seus aliados com sua própria tenacidade, e tem como característica uma conexão profunda com a força primal. O bárbaro é uma classe de Dungeons & Dragons 5e que você deve considerar!

Sua subclasses são: Bárbaro dos Espíritos Ancestrais, Furioso de Batalha, Bárbaro Bestial, Berseker, Caminho dos Gigantes, Arauto da Tempestade, Guerreiro Totêmico, Bárbaro da Magia Selvagem e Caminho do Fanático. Essas subclasses estão todas explicadas no vídeo abaixo.

Aproveite e leia:

O Guia completo da classe Bárbaro para D&D 5e.
O Guia dos Caminhos Primitivos do Bárbaro para D&D 5e.
[ Inspiração ] Criando figuras e heróis da mitologia grega em Dungeons & Dragons 5e.

Bardo

Primeiramente, o bardo não é apenas o fanfarrão. O bardo é uma classe que combina magia e habilidades sociais. Portanto, ele consegue ser uma classe de Dungeons & Dragons 5e muito versátil e capaz de se adaptar a diversas situações, tanto em combate quanto fora dele. O Bardo é uma classe para quem gosta de contar histórias, influenciar pessoas e explorar o poder das palavras e da música. Porém, não ache que o Bardo é personagem simples de jogar. Ele possui magia e uma ampla gama de habilidades que requerem um bom entendimento de suas mecânicas e estratégias. O seu atributo principal o Carisma, usado para melhorar suas habilidades de performance e persuasão e potencializar seus feitiços.

Então, se você gosta de um personagem bem articulado, criativo e capaz de influenciar o mundo ao seu redor com sua arte e eloquência, a classe Bardo é uma excelente escolha para você. Sem contar nas infinidades de subclasses que são ricas em história e interpretações. Essas subclasses são chamadas de colégios, pois é onde os Bardos decidem estudar suas artes.

Sua subclasses são:

  • Colégio da Criação
  • Colégio da Eloquência
  • Colégio do Glamour
  • Colégio do Conhecimento
  • Colégio dos Espíritos
  • Colégio das Espadas
  • Colégio do Valor
  • Colégio dos Sussurros

Ficou interessado em saber mais da classe Bardo para D&D 5e? Então assista o vídeo abaixo:

Leia O Guia completo do Bardo para D&D 5e.
O guia dos Colégios Bárdicos para D&D 5e.

E nós gostamos de contar histórias também, então dá uma olhada em nossos contos, clicando aqui.

Bruxo

O Bruxo é uma classe de D&D 5e que possui sua magia proveniente de um pacto com uma entidade sobrenatural, como um arquifada, um demônio ou um ser de outro mundo. Dessa forma, o Bruxo fica ligado a essa entidade até o término de seu contrato. Porém, apesar do lado negativo de ficar preso aos favores para uma entidade, você pode usar seus poderes. Assim, isso traz uma combinação única de habilidades mágicas e invocações que são personalizáveis para o Bruxo.

A classe bruxo tem como característica uma quantidade limitada de espaços de magia que se regeneram em um descanso curto e habilidades poderosas concedidas pelo seu patrono. E seu atributo principal é Carisma. Portanto, os bruxos são excelentes em magias que manipulam, enganam ou causam dano direto, utilizando seu Carisma para fortalecer suas habilidades e feitiços. Dessa forma, a classe Bruxo é interessante para quem gosta de jogar como um personagem com uma conexão profunda e pessoal com as forças ocultas do universo, capaz de negociar e manipular para alcançar seus objetivos.

A classe Bruxo, além de escolher um patrono, os bruxos também escolhem um Pacto Mágico, como o Pacto da Lâmina, o Pacto do Tomo ou o Pacto da Corrente. Cada pacto fornece benefícios que podem complementar o estilo de jogo do Bruxo. Por exemplo, ele pode invocar uma arma mágica até adquirir um familiar sobrenatural ou um livro de feitiços com magias adicionais.

Clérigo

O clérigo! Ah, o clérigo! Essa é uma classe amada e os combeiros amam o clérigo. Primeiramente, essa é uma classe que une fé divina e poder arcana. Além disso, essa classe de D&D 5e é conhecida por sua versatilidade em combate e habilidades de cura, e ficou muito famosa graças a Shadowheart do jogo Baldur’s Gate 3. Cujos marmanjos e marmanjas se apaixonaram pelo seu poder, delicadeza e história complexa que envolve luz e sombra.

O clérigo é uma classe de D&D 5e para quem gosta de apoiar seus aliados e enfrentar os inimigos com a ira dos deuses. Sua conexão com o divino traz habilidades de curaproteção divina e punição aos inimigos. Por isso, é uma classe muito poderosa! Magias como Cura Completa em Massa (9º Nível), Espíritos Guardiões (5º Nível) e Reviver os Mortos (9º nível) fazem do Clérigo uma ameaça no campo de batalha.

Portanto, se você é um jogador que gosta de curar e dar porrada ao mesmo tempo, a classe clérigo é uma opção muito viável. Porém, que tal deixar o cara que manja muito de clérigo e suas subclasses te explicar no vídeo abaixo?

Leia para aumentar seu conhecimento:

O Guia completo da classe Clérigo para D&D 5e.
O Guia dos Domínios Divinos do Clérigo para D&D 5e.

Druida

A classe Druida possui uma diversidade muito grande! Por isso, o Druida é um querido de muitos jogadores, pois ele pode conjurar magias ligadas à naturezacurar aliados e controlar o campo de batalha com feitiços que manipulam o terreno e o clima. Além disso, ele tem o poder de transformar-se em criaturas através da magia Forma Selvagem. Dessa forma, ele só precisa ter visto o animal uma vez para poder se transformar nele pelo resto da vida.

O Druida é uma classe de D&D 5e que se destaca pela sua versatilidade e conexão profunda com o mundo natural. Por isso, ele consegue oferecer suporte aos aliados e ser o tanque durante os combates, especialmente quando utiliza sua habilidade de Forma Selvagem para assumir a forma de animais com muitos pontos de vida ou habilidades especiais. Portanto, a diversidade que o Druida traz é muito rica e jogadores que valorizam a flexibilidade em suas funções e que gostam de explorar os aspectos místicos e selvagens da natureza adoram jogar de druida.

A habilidade de se transformar em animais não apenas oferece vantagens táticas, mas também permite uma imersão única no papel de um guardião da natureza, capaz de entender e proteger os equilíbrios ecológicos. Além disso, a vasta lista de magias à disposição do Druida permite que ele desempenhe vários papéis, desde curador e suporte até controlador de campo e combatente direto, fazendo dele uma das classes mais adaptáveis e interessantes de Dungeons & Dragons 5e.

Se você gosta dessa conexão com a natureza, irá gostar de conhecer a classe Druida e suas subclasses, assistindo o vídeo:

Leia e saiba mais sobre a classe Druida:

O Guia Completo da Classe Druida para D&D 5e.
O Guia dos Círculos Druídicos para D&D 5e.
[ Bônus ] Subclasse: Druida do Círculo dos Dragões.

Feiticeiro

O Feiticeiro possui uma conexão com a magia profunda. Diferente do mago e do bruxo, a classe Feiticeiro tem a energia dentro de si. Por isso, o Feiticeiro é uma classe versátil que pode alterar feitiços de maneiras únicas e lançar magias poderosas sem a necessidade de preparação prévia.

Outro ponto intrigante da classe Feiticeiro para D&D 5e é que ele possui Pontos de Feitiçaria que o ajudam a recuperar espaços de feitiço e aplicar efeitos de Metamagia aos seus feitiços. Portanto, o feiticeiro é uma classe para quem gosta de personalizar seu estilo de jogo e de explorar a flexibilidade mágica. Mas, não se assuste com sua complexidade, pois é simples e conforme sobe seu nível, você pode adaptar-se a estratégias mais avançadas e poderosas, tornando-se um mestre da magia arcana.

Portanto, a capacidade de adaptação permite ao Feiticeiro moldar a magia à sua vontade, tornando cada Feiticeiro único. A habilidade de escolher como e quando usar seus Pontos de Feitiçaria e Metamagia dá ao jogador uma grande liberdade para criar um personagem que não apenas se encaixe em sua visão ideal, mas também possa se adaptar a uma ampla variedade de situações. Seja maximizando o dano, controlando o campo de batalha, ou protegendo e curando aliados. O Feiticeiro pode fazer tudo isso de uma maneira que reflete a natureza inata e pessoal de sua magia.

É interessante você entender suas subclasses para ver as oportunidades que ela apresenta. Portanto, assista a esse vídeo, se divirta e aprenda como otimizar, combar e conheça as subclasses de Feticeiro para Dungeons & Dragons 5e.

Agora, aproveite para se aprofundar na classe Feiticeiro:

O Guia completo da classe Feiticeiro para D&D 5e.
O Guia completo das Origens de Feitiçaria.
[ Exclusivo ] Subclasse: Feiticeiro Geomancer. Baixe e jogue.

Guardião

O Guardião, também conhecido por alguns como Patrulheiro, é uma classe muito versátil. Dessa forma, o Guardião se destaca por sua habilidade de navegação e sobrevivência em terrenos selvagens, e por sua capacidade de rastrear e caçar inimigos. Além disso, ele consegue utilizar magias que se conectam com a natureza e pode ser determinante no campo de batalha por sua habilidade de atacar à distância e de perto, adaptando-se conforme a necessidade da situação. Portanto, apesar de ser uma classe criticada e muitos não gostarem dele, ele é excelente em exploração, reconhecimento e combate contra tipos específicos de inimigos.

O Guardião é uma classe caçadora, por isso ele usa habilidades de rastreamento e conhecimento da natureza para antecipar e emboscar adversários. Outro ponto importante é que ela não é uma classe de só atacar, principalmente com arco, como um caçador. Ela tem complexidades que podem deixar o jogo bem dinâmico como a escolha de terrenos e inimigos prediletos.

A classe Guardião é ideal para quem gosta de explorar o desconhecido e ter uma conexão profunda com o ambiente ao seu redor. Além de possuir arquétipos intrigantes como o Senhor das Feras, que consegue ter uma fera companheira, por exemplo.

Leia mais sobre a classe Patrulheiro (Guardião) aqui:

O Guia completo da Classe Patrulheiro para D&D 5e.
O Guia completo dos Arquétipos de Patrulheiro para D&D 5e.

Guerreiro

No meu núcleo de amigos e jogadores, o Guerreiro está nas top classes de Dungeons and Dragons preferida. Talvez, seja pelo dano, pela quantidade de ataques ou pelos seus estilos de combate. Porém, o Guerreiro é um especialista treinado para o combate, e pode escolher seu arquétipo marcial que mais combinar com o que o jogador escolheu com história de fundo do personagem.

Primeiramente, o guerreiro é uma classe que sobressai em resistência física e habilidades de combate. E isso o ajuda a sobreviver em batalhas prolongadas e proteger seus aliados. Portanto, ele se destaca pelo vasto leque de armas e armaduras que pode utilizar e consegue adaptar-se a diferentes papéis no campo de batalha, seja como linha de frente ou como defensor dos mais vulneráveis. Por isso, se você é um jogador que gosta de estar no coração da ação e de tomar decisões táticas durante o combate, esta classe é ideal para você.

Quem sabe você possa liderar seu grupo através de desafios perigosos com o guerreiro? Fora das batalhas, ele pode assumir o papel de guardanegociar com inimigos graças à sua reputação de combatente e usar suas habilidades para superar obstáculos físicos. Então não pense que ele é só porradeiro. A classe Guerreiro de D&D 5e é surpreendente!

Curiosidade sobre a classe Guerreiro para D&D 5e

Uma curiosidade sobre a classe Guerreiro que não foi mencionada é que, apesar de muitas vezes ser vista apenas como uma classe focada em combate direto, muitos de seus arquétipos marciais, como o Cavaleiro Arcano e o Mestre de Batalha, permitem uma profundidade estratégica, incorporando elementos mágicos ou manobras de combate especializadas que podem virar o jogo em situações críticas. Isso mostra que a classe Guerreiro pode ser tão complexa quanto qualquer outra classe de D&D 5e, desafiando a noção de que são apenas tanques ou combatentes frontais.

Quer saber mais sobre a classe Guerreiro para D&D 5e, leia abaixo:

O Guia completo da Classe Guerreiro para D&D 5e.
O Guia dos Arquétipos do Guerreiro para D&D 5e.

Ladino

A classe Ladino é para quem gosta de ser um mestre das sombras, andar em silêncio e sumir no vazio. Em D&D 5e, uma das principais características do Ladino é sua habilidade de causar dano adicional com ataques surpresa, conhecido como Ataque Furtivo (logo no 1º nível) . Além disso, ele também é capaz de desarmar armadilhas e abrir fechaduras e de mover-se furtivamente para evitar ser detectado. Portanto, saiba que o Ladino consegue utilizar suas habilidades para influenciar o curso de eventos tanto em combate quanto em situações de roleplay, e isso deixará sua mesa de RPG muito intrigante.

As três características principais da classe Ladino são furtividade, agilidade inteligência tática. Portanto, ele pode ser uma classe estratégica dentro e fora de combate. Porém, ele não é apenas um combatente, mas também um personagem capaz de desempenhar papéis cruciais em exploração e interação social.

Se você gosta de jogar com personagens que são astutos e capazes de tomar a iniciativa em situações críticas ou hábeis em obter informações e resolver problemas com criatividade, a classe Ladino é para você!

Uma curiosidade sobre a classe Ladino é que, além de suas habilidades voltadas para o combate e furtividade, muitos Ladinos escolhem a especialização em Ladino Arcano, que permite aprender truques e feitiços de mago, representando o estudo do Ladino sobre magia para complementar suas habilidades. Dessa forma, adicionando uma camada extra de complexidade à classe, permitindo que os jogadores explorem combinações únicas de magia e habilidades furtivas.

Saiba mais sobre a classe Ladino para D&D 5e abaixo:

O Guia completo da Classe Ladino para D&D 5e.
O Guia completo dos Arquétipos do Ladino para D&D 5e.

Mago

O Mago aprende suas magias e se torna um poderoso conjurador. Porém, ele é frágil fisicamente e é limitado a usar armaduras leves ou nenhuma, e apenas armas simples. Mas não se engane, pois ele é muito poderoso! Apesar de começar fragilizado, ele ganha poder e abastece seu livro de magias a cada estudo.

Uma característica da classe Mago para Dungeons & Dragons 5e é que ele tem acesso a uma vasta gama de magias, permitindo-lhe adaptar-se a quase qualquer situação. Por isso, ele consegue alterar a realidade ao seu redor com feitiçosproteger seus aliados ou causar dano devastador aos seus inimigos. Sendo assim, ele se torna um recurso valioso tanto em combate como fora, capaz de resolver enigmas, desvendar mistérios e superar obstáculos com sua inteligência e conhecimento arcano.

O Mago é uma classe de D&D 5e para quem gosta de estratégia e planejamento e de ter uma solução para cada problema. Lembrando que ele não fica só na fireball, ele consegue conjurar magias de controle de campo de batalha e de utilidade, como teletransporte, invisibilidade, e criação de ilusões. Portanto, se você quer um personagem capaz de adaptar-se a diversas situações com uma abordagem inteligente, escolha a classe Mago.

O Mago deve escolher uma especialização conhecida como Escola de Magia, como Necromancia, Evocação, Ilusionismo, entre outras. Essa escolha não apenas define o estilo de jogo do Mago, mas também oferece benefícios únicos e habilidades específicas que podem aprimorar certos tipos de magias, tornando o Mago ainda mais especializado e poderoso em sua área de foco.

Aprenda e leia mais sobre o Mago, aqui:

O Guia completo da Classe Mago para D&D 5e.
O Guia das Tradições Arcanas para a classe Mago.

Monge

O monge é uma classe de Dungeons & Dragons 5e para quem gosta de agilidade, disciplina e de combate corpo a corpo. Por isso ele usa o Ki, sua energia interna, treinada por muito tempo, para realizar feitos extraordinários, como mover-se com velocidade sobrenatural, atacar rapidamente ou resistir a danos. O monge é um personagem curioso, pois combina o poder físico com técnicas espirituais para alcançar um equilíbrio e eficácia em combate.

A classe monge possui tradições monásticas que refletem diferentes filosofias e técnicas de combate. Por exemplo, o Caminho da Mão Espalmada permite ao monge incapacitar adversários com golpes precisos, buscando a paz e a subjugação dos inimigos sem necessariamente matá-los. Outro exemplo é o Caminho das Sombras que concede ao monge habilidades furtivas e o poder de manipular a escuridão, agindo como um ninja que utiliza o elemento surpresa e táticas de guerrilha. Portanto, não espere o monge que você assiste em filmes, pense em um combatente sério e disciplinado.

A classe Monge é uma das poucas classes que ganha a habilidade de se mover desarmado e descalço com a mesma eficácia, ou até maior, do que seus companheiros armados. Isso é refletido na progressão de dano de seus ataques desarmados e na habilidade de usar o Ki para realizar ataques adicionais ou movimentos especiais. Esta combinação de mobilidade e defesa faz do monge uma classe poderosa em D&D 5e.

Quer saber mais sobre a classe Monge de Dungeons and Dragons 5e? Acesse:

O Guia da Classe Monge para D&D 5e.
O Guia das Tradições Monásticas para Monge de D&D 5e.

Paladino

O Paladino é o santo guerreiro adorado por muitos jogadores. Com seu poder divino e a famosa Destruição Divina (Divine Smite), o Paladino é capaz de ser um tanque e um destruidor no campo de batalha. Tudo isso enquanto honra seu juramento ao deus que elegeu.

A classe Paladino é curiosa, pois ela combina habilidades de combate físico com magias divinas e também tem a capacidade de curar e proteger seus aliados. Além disso, é poderosa por causa do seu acesso a armaduras pesadas e armas grandes . Isso faz com que o Paladino seja capaz de se adaptar a várias situações de combate e desempenhar múltiplos papéis dentro de um grupo. Assim, se você gosta de um personagem que encarna os ideais de coragem, justiça e sacrifício, então, você pode encontrar no Paladino uma classe gratificante e desafiadora para jogar.

O Paladino pode escolher entre quatro estilos de luta que são bem diferentes: Combate com Armas Grandes, Defensivo, Duelismo e Protetivo. Cada estilo oferece benefícios específicos que podem complementar o papel do Paladino no grupo, seja maximizando o dano em combate singular, aumentando sua capacidade de sobrevivência, melhorando suas habilidades em duelos ou protegendo seus aliados, respectivamente. Além disso, ele conjura magias para curar e destruir, o que inclui desde restaurar pontos de vida até lançar poderosos feitiços contra seus inimigos, tornando-o uma classe a ser reconhecida tanto em termos de ofensiva quanto de suporte.

Os Paladinos fazer juramentos sagrados que os ligam a um código de conduta, que jamais podem ser quebrados. Se acontecer e não houver arrependimento e punição, o dano pode ser bem grave. Há uma sessão no livro do mestre exclusivo para esse momento dos Paladinos.

Quer saber mais sobre a classe Paladino para D&D 5e? Leia abaixo:

O Guia completo da classe Paladino para D&D 5e.
O Guia dos Juramentos Sagrados do Paladino em D&D 5e.
[ Curiosidade ] Porque o Paladino é a classe mais forte?
[ Exclusivo ] Paladino do Juramento Dracônico

Além das classes oficiais de D&D 5e

Além dessas classes oficiais de D&D 5e, você quer que a gente prepare mais materiais para você aprender sobre outras classes como Caçador de Sangue? Então compartilhe este post com seus colegas. E saiba que estamos produzindo os vídeos e atualizando este post constantemente. Combinado?

Espero que goste e quem sabe não se interesse por nossas classes do nosso cenário oficial, o nosso Nuckbrew! Clique aqui e conheça os materiais exclusivos do continente de Nindäle.