Blog

O que jogar na #BGS2022

Jogos, jogos e mais jogos! A Brasil Game Show de 2022 que está um pouco mais tímida em relação a última BGS presencial, teve destaque para os jogos competitivos. Sendo que algumas grandes franquias não estavam nem nos computadores dos estandes sem relacionamento com as marcas.

O que você joga na Brasil Game Show de 2022?

Onde foi parar o Fortnite?

Uma coisa eu vou te afirmar. O que você via de Fortnite na última BGS presencial, ainda que eles tinham o maior estande da feira, dessa vez eu vi uma meia-dúzia de computadores e que não tinham fila para jogar. O que isso significa? O futuro nos dirá.

Porém em relação ao mesmo estilo de jogo – Battle Royale – quem esteve presente, mesmo que ainda em um tímido tamanho e impulsionado pelo time da Fluxo foi o Free Fire. O Battle Royale que hoje é o mais jogado no Brasil e tem mais de 80 milhões de usuários ativos no mundo, combate o inovador e ágil Fortnite na feira.

Será que as pessoas cansaram de jogar Battle Royale? Eu nunca fui muito fã, mas joguei bastante PUBG para no início do game. Agora cabe você me dizer nos comentários: e aí, o que acontece com os Battle Royales?

Riot não precisa de estande!

Se tem uma marca que eu tava insano para ver na feira com cosplayers, jogos, campeonatos e tudo mais era a Riot. Fiquei frustrado no início por não ver a marca na lista de expositores. Porém, andando na Brasil Game Show o que você encontra é Riot em todos os PCs de todos os expositores!

Sim, Vavá – Valorant – e o LOL – League of Legends – estavam presentes nos estandes e nos eventos competitivos de praticamente todos os estandes. E o melhor? Era sentar, logar com sua conta Riot, e ter a experiência em alta qualidade em todos os computadores. Em um momento estava Eu, Vitão e Deds jogando Valorant e na nossa mesa, mais duas pessoas jogando League of Legends.

Jogando Valorant no estande da Western Digital na #BGS2022

Ah. Se a gente estivesse com o Marcel nesses jogos, dava para ir competir com os pro-players. Brincadeira! (Só que não…)

Além dos estandes rolou um campeonato na BGS de Vavá bem tímido, mas muito legal onde a campeã mundial de 2022 LOUD venceu novamente. O Vitão conta essa experiência nesse post.

Dito isso, a BGS tinha, pelo menos para nós, uma grande parte de League of Legends e Valorant. Porém, eles não estavam sozinhos.

Estande da Warrior fazia fila para ter uma experiência de cenário competitivo entre amigos.

A guerra sempre continua, rodada após rodada.

O cenário dos jogos continuou bem forte com a presença de dois guerreiros poderosos. Counter Strike – CS – e Rainbow Six. O jogo mais competitivo e famoso, e o jogo tático da franquia Tom Clancy.

CS dominou presencialmente grande parte dos estandes, mas dominou ainda mais o palco principal do evento, onde uma galera ABSURDA assistiram os campeonatos de Counter Strike.

mibr recebendo medalhas uma bela luta contra a campeã Furia.

O campeonato feminino foi bem divertido e com uma energia das torcidas bem entusiasmadoras (existe essa palavra?). A torcida da mibr gritou a partida toda enquanto a Furia concentrada ganhava a final.

Rainbow Six já não apareceu no cenário competitivo, com exceção do estande da Lenovo e seus potentes Legions. Pois sabemos que esses jogos, tanto o CS, quanto o Rainbow Six, são jogos PESADOS e que demandam bastante processamento, tanto para a CPU quanto para a GPU. E, nada melhor para provar desempenho do que colocando os notebook gamers à prova, não é mesmo?

Eu e o Vitão jogamos o Rainbow Six – pela primeira vez – lado a lado no estande da Lenovo, enquanto rolava uma competição amistosa ao nosso lado. Vou dizer que foi uma experiência interessante em questão de desempenho.

Vitão jogando pela primeira Rainbow Six e testando o Legion da Lenovo

Playstation e Nintendo

Quem já gosta de jogar um jogo em console dá para experimentar e se divertir muito nos estandes da Playstation e da Nintendo. Playstation trazendo jogos insanos para teste com controle e volante. Nintendo explorando diversos jogos em um grandioso estande e de fila rápida.

Nintendo se destacou para nós, obviamente, com o novo Pokémon Legends: Arcéus que é um RPG que lembra (e muito) os antigos Pokémons de Game Boy, mas com uma pegada 3D nova. O estilo de luta é bem parecido, por round e decidindo o movimento do seu Pokémon. Meu único desafio na minha luta é que eu não conhecia os pokémons da nova era, então #perdi.

Já a Playstation trouxe muita coisa legal para jogar no PS5. Jogamos Returnal, um jogo espacial muito interessante e lindo que nos inspirou para mesas de RPG de sci-fi. Jogamos o belíssimo Far Cry 6 e o mais belo e apaixonante Horizon Forbidden West. Lógico que ainda haviam dezenas de outros jogos disponíveis como Stray, o jogo do gato, Fifa 23, Grand Turismo e muitos outros. O estande da Playstation é um que, se você não perceber, fica o dia inteiro jogando.

Capcom e a luta de rua

É óbvio que a produtora ia focar em seu grande lançamento: Street Fighter 6. Além de uma sessão inteira para experimentar esse jogo de luta caprichado, também invocou jogadores para combate. Bem no corredor de passagem, os personagens que marcaram gerações, agora em alta qualidade, faziam o transito de pessoas travar para assistir a galera jogando e deixando mais e mais jogadores hypados, para quem curte o estilo de jogo, para o lançamento de 2023.

Mais atrações e jogos da BGS 2022

Além desses principais jogos, ainda há locais que você pode testar:

  • Avenida Indie – Onde você testa jogos Brasileiros que estão em fase de desenvolvimento, pré-launch ou já rodando em plataformas. Tinha RPG, RPG Online, Jogos de Ação e Paranóia.
  • Jogos Retrô – Um lugar cheio de arcade para você relembrar aqueles jogos das antigas.
  • Estandes de Lojas e Periféricos – Lojas como a Pichau e Western Digital – Tinham muitos computadores para sentar e jogar. Na WD ficou com foco em Valorant e League of Legends, enquanto nas outras tinham outros jogos para experimentar.
  • Genshin Impact – Eu ainda estou para entender o impacto desse jogo, mas ele representava um estande gigante e com MUITA fila e MUITO cosplay. Eu joguei esse jogo no lançamento, mas não me “prendeu”.

Óbvio que tem mais jogos, mas é isso que você pode esperar da BGS 2022. Além disso, esperamos muito uma BGS 2023, maior, mais completa e mais “ativada” igual foi a última presencial. Marcas #invistam!