Organização é sua Evolução!
Você se considera um mestre organizado? Seus jogadores estão sempre presentes e envolvidos na suas sessões? Seus jogadores te consideram um exemplo a ser seguido? Pois é, se você respondeu não para alguma dessas perguntas, você precisa cuidar da sua organização como mestre.
Nós já percebemos que muitos mestres, só não tem uma mesa triunfante, com assiduidade dos jogadores, pois são desorganizados. Isso mesmo, são excelentes narradores, descritores, construtores de campanhas, mas chega na hora de organizar o jogo e tudo é um caos, inclusive nem sabendo lidar com os jogadores em si.
Por isso, esse foi considerado um dois módulos mais importantes da Academia de Mestres de RPG da Nuckturp. Pois, o conhecimento que está aqui pode traçar uma linha entre um mestre que se diverte muito durante o jogo e faz o mesmo com os jogadores, do mestre que sofre em cada sessão.
Preparação, organização e postura. Vamos lá?
Mestre, chegou a hora de evoluir!
O seu próximo nível como Mestre de RPG pode estar neste módulo! Por isso, assista as aulas com atenção. Nós vamos passar sobre algumas responsabilidades, falar de aliados, obstáculos e seu ganho de XP por novas (e poderosas) atitudes, combinado?
Aula 01 | O mestre como líder
Por que falamos sobre liderança dentro de um jogo de RPG? Quais são os fatores que influenciam o jogo e que garante o sucesso, a diversão e a felicidade de todos? Pensando nisso, fica mais fácil entender que o mestre é narrador, juiz, presidente e diversos outros nomes que atribuem ao “cargo” da pessoa que conta a história. Por isso, nossas obrigações como Mestre de RPG são:
- Organizar o jogo
- Chamar e Engajar os jogadores
- Criar e descrever o cenário, a aventura e toda a campanha
Agora você, o que mais você acredita que é o papel do Mestre de RPG? Coloca nos comentários da aula e vamos discutir.
Aula 02 | Tudo começa pelo Exemplo
O mestre é o EXEMPLO para os jogadores! Assim como os filhos usam os pais como exemplo, os alunos usam os professores e os adultos usam os mentores e líderes. Portanto, lembre-se que tudo começa por você. Dessa forma, o sucesso e o fracasso tem um bom percentual nas costas do mestre, infelizmente. A gente tenta passar essa culpa para os jogadores, mas quando entendemos que nós somos os verdadeiros responsáveis, o jogo muda e tudo fica melhor (não disse mais fácil, ok?)
Aquilo que você quer na vida, deve começar por suas atitudes e seu comportamento. Ao fazer isso, as pessoas ao redor seguem, ou se adaptam, ao seu jeito.
Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Mahatma Gandhi
Compreender que o que acontece na sua vida é reflexo de como você pensa e age, você muda completamente os resultados que obtém e principalmente, dentro do RPG, o nível de engajamento e comprometimento dos jogadores.
Como sua mesa funciona?
Defina como irão controlar as sessões:
- Programar o ano todo de jogo?
- Programar apenas a próxima sessão, a cada sessão?
- Não programar nada e chorar?
- Programar o número exato de sessões e colocar na agenda?
O grande segredo, caro mestre, é você se organizar! Ao fazer isso, todos irão seguir o seu fluxo.
Aula 03 | Agenda, sua maior aliada!
Nessa aula você irá entender sobra AGENDA e sobre a importância de manter a sua PALAVRA.
A SUA PALAVRA É O SEU MAIOR PODER
Falar e cumprir, mostra seu nível de compromisso e integridade. Ser um Mestre de RPG integro, impecável nas palavras, pode mudar toda a sua experiência como Mestre de forma positiva e impulsionada, além de impactar os jogadores e o próprio andamento do jogo em si.
Seja um Mestre Egoísta
Importante usar essa palavra forte “egoísta” para te lembrar que: sim, você é um elemento muito importante do jogo. Sem o mestre, não há jogo, não tem como substituir. Uma vez que você se compromete com algo, você precisa cumprir.
Seus jogadores podem até faltar, porém você não! Por isso que a agenda gira em torno de você em primeiro lugar, depois os jogadores que puderem e quiserem, aceitam e se adaptam aos seus horários.
Defina com maestria os dias e horários de suas sessões
Defina qual dia da semana, horário e periodicidade do jogo você está apto a se comprometer com o jogo. Pode ser uma one-shot, uma three-shot, uma aventura pronta ou uma campanha infinita.
Use o tempo como LEGO
Se precisar remarcar o horário da sessão. Trate o bloco de tempo como uma peça de lego. Leve ela de um lado para o outro dentro da semana ou da quinzena (dependendo da periodicidade).
O bloco de 3h de jogo, você deve flutuar entre outros blocos dentro da sua agenda.
DICA DE AGENDA
É interessante usar o Google Agenda ou similar para controlar seus compromissos. Se assim você fizer, você terá grande sucesso na organização e no controle de seus jogos e compromissos. Um evento não irá interferir no outro.
Além disso, você conseguirá deixar o jogo agendado no calendário de seus jogadores também.
Aula 04 | Jogador faltou? O que fazer?
Quais são as decisões que você pode tomar quando seu jogador falta à sua mesa? Infelizmente acontece uma ou outra falta, imprevistos acontecem! Dessa forma, a gente precisa ter uma carta na manga, para lidar com os imprevistos e saber lidar com a falta de controle de um personagem.
Quais são as estratégias que gostamos de usar aqui na Nuckturp?
Personagem Fantasma
O personagem do jogador que faltou age como um personagem fantasma. O Mestre pode levá-lo e descrevê-lo durante o processo, porém ele não pode ter nenhuma atitude importante durante o jogo, pois os protagonistas verdadeiros são os jogadores in-game.
Personagem Informante
O personagem do jogador que faltou sai de cena, você como mestre narra isso. Na próxima sessão o personagem do jogador faltante traz algum tipo de informação importante para o jogo. Assim, por mais que o jogador não esteja lá, o personagem fez algo que contribuiu para o andar do grupo.
Controle para outro Jogador
Não somos favoráveis a essa, mas pode ser mais uma opção para você. Nesse o personagem de um jogador é controlado por outro jogador. Assim, o personagem continua ativo dentro da campanha, porém pode haver algum tipo de mudança de personalidade.
Gostou dessas opções?
O que fazer quando ele falta mais de 2x?
Você pode chamar o jogador para conversar e entender qual é o nível de comprometimento do jogador. Se ele não consegue se organizar, convide-o a jogar em outra mesa com outro grupo.
LEMBRETE 1: Imprevistos constantes, não são imprevistos. É rotina!
LEMBRETE 2: Você tem o tipo de jogador que você tolera. Se você tolera um faltante, você terá uma mesa de faltantes.
Não tenha medo de ser um mestre que é honesto e fala a verdade. Dê um toque no seu jogador e se necessário, suba ele de nível, transforme-o em um ex-jogador.
Aula 05 | Recrutando jogadores
Crie uma chamada para a aventura organizada para atrair jogadores comprometidos, interessados e engajados.
Baixe esse PDF com nossa estrutura do Chamado para a Aventura.
Nome da Aventura
Crie um nome atrativo para sua aventura, pois aqui é que chamará a atenção dos jogadores. Aqui você capta a atenção e deixa o jogador curioso.
Sinopse da Aventura
Descreva o cenário da aventura e deixe interessante. Será que a sinopse deixa o jogador curioso? Assim como a quarta capa de um livro, que conta a história da história que será contada e é isso que faz os leitores comprarem os livros. Para o seu jogo de RPG, crie um texto atrativo, porém sem revelar os problemas e vilões, só se for muito necessário.
Organização da Agenda
Dia da semana, Horário e Periodicidade: Defina como e quando você irá se comprometer com a sessão e o que espera dos jogadores.
Dia de Início: Quando irá começar a aventura?
Duração da Aventura: Quanto tempo você prevê que irá durar a aventura? 3 sessões? 6 meses? 2 anos? Indefinido?
Número de Vagas
Defina a quantidade de pessoas que você quer no seu jogo. Para quem gosta de jogar RPG online, recomendamos de 4 a 5 pessoas.
Observações Extras
O que as pessoas precisam saber sobre seu jogo?
- Qual sistema irá usar?
- Será online ou presencial?
- Online – Qual plataforma de comunicação? Câmeras abertas é obrigatório? Fará uso de algum VTT? Quais acessórios precisam?
- Presencial – Onde? Quando? O que é necessário levar?
- A pessoa precisa de algum material específico?
Restrições
O que haverá na sua mesa que pode ser um impeditivo para as pessoas participarem?
- Medos
- Assuntos que poderão surgir
- Classificação de Identidade
- Controle Parental – Se for menor de idade, é sempre bom ter autorização dos pais.
Baixe seu PDF para criar suas chamadas para jogadores abaixo.
Aula 06 | Organização é sinal de Evolução!
Antes de você mudar de módulo, vamos solidificar seu aprendizado? Coloque no seu caderno, notion ou qualquer local que você faça suas anotações o motivo pelo qual valeu a pena assistir esse módulo.
Veja alguns aprendizados de alunos que estavam com a gente na Academia de Mestres de RPG, quando ela estava em outra plataforma.
Valeu a pena para mim relembrar que a forma e qualidade que tenho com meu tempo é reflexo de como espero que os outros também lidem com ele. Já tive problemas com faltosos/atrasados no âmbito do RPG e do profissional e esse posicionamento de firmeza (não rigidez) e clareza entre as partes é um respeito mutuo em que todos saem ganhando. Sobre a chamada para as campanhas achei ótimo, sucinto e interessante ao mesmo tempo.
Saulo (03/05/2022)
Eu sempre tento ser a pessoa boazinha que fica dando várias chances, mas depois de ver a ideia de “ser um mestre egoísta“, me tirou um peso grande de ter que ficar mediando as situações pra não “chatear” ninguém. Ótimo módulo!
Luan (18/01/2022)
Eu estou preciso aprender a ser um pouco mais egoísta nas minhas mesas. Eu acabo querendo incluir todo mundo, formar um grupinho que já existe, e sempre acaba com a desculpa do “Mais pra frente a gente vê”.
Luis (15/12/2021)
E você? Como solidifica esse aprendizado? Se quiser compartilhar com a gente, mande um e-mail para [email protected], vamos gostar de saber sobre como esse módulo te ajudou a evoluir no jogo e como Mestre de RPG.
Próximos Passos
Mestre, chegou a hora de dar os próximos passos e se posicionar como um mestre de verdade, o líder de um grupo de jogadores numa aventura envolvente e engajada. Você está pronto para isso?
Primeiramente, sabemos que para muitos mestrar já é sair muito da zona de conforto, falar para outras pessoas, se expor e expor suas ideias. A gente sabe, por isso o grande segredo aqui é evoluir de cada vez. A gente só ganha muito XP de uma vez só quando usamos cheat, não é mesmo? Então não busque atalhos e confie no caminho. Nós estamos aqui para te ajudar! Seja no Instagram, E-Mail e principalmente no nosso apoia.se. No apoia.se você tem acesso direto à nós! Combinado?
Nos vemos nas próximas aulas.