Cozinha & Bar Filmes e Seriados

Os 3 Doramas que apaixonados por Comida devem assistir!

Quando o pessoal da Nuckturp me convidou para escrever sobre séries aqui no Blog eu logo perguntei “sobre Doramas, vocês querem dizer?”.

É gente… assistir as séries coreanas é algo viciante e depois que você começa, simplesmente não consegue mais parar. Que diga a Ju Severo, a outra escritora do Blog, que tem até um caderno com a lista dos mais de 70 Doramas já assistidos! 

Brincadeiras à parte, o universo das séries coreanas é realmente apaixonante e o que eu acho mais bacana é que você pode encontrar os mais variados temas que vão desde empreendedorismo até mundos apoteóticos, de romances adolescentes até amores que ultrapassam reencarnações, de lições ancestrais sobre energia, cura e medicina milenar até ficções com robôs inteligentes convivendo entre nós.

Ou seja, não tem desculpa para não começar seu primeiro Dorama hein? É só escolher seu tema de interesse preferido e dar o play.

Bom, e falando em tema preferido, é claro que eu vim aqui para falar do meu: COMIDA!

Como já comentei no post sobre a série Chocolate que praticamente todos os Doramas que assisti até hoje tem alguma relação com comida. Cada nova série que começo reforça minha teoria de que os coreanos nutrem um profundo amor e respeito não apenas pela sua culinária, mas pelo ato de comer de forma geral. 

Só para você ter uma ideia, para tomar o Soju – a bebida destilada de arroz mais tradicional na Coreia – existem algumas regras a serem seguidas. Sim, é isso mesmo que você leu. Não pense que você vai chegar pagando de bonitão num bar da Coreia do Sul e vai virar a garrafa verdinha de qualquer jeito não!

As regras envolvem pegar o copo com as duas mãos, esperar alguém mais velho te servir e até mesmo virar o rosto de perfil para beber. Mas isso é um tema tão interessante que vale outro post. Comenta lá embaixo se quer saber as regras coreanas para beber um Soju que eu volto para escrever esse post!

Bom, voltando ao ponto percebe o quanto a relação com a bebida e a comida é forte na Coreia do Sul? E isso é transmitido em todas as séries. Existem algumas voltadas especificamente para esse assunto, a comida, e prometo escrever sobre elas também.

Mas hoje quero falar sobre algumas delas que intercalam os assuntos e tratam de romances engraçados cheios de cenas na cozinha e carregados de lições emocionantes para os apaixonados pela gastronomia.

Aqui vão então Os 3 Doramas que todos os apaixonados por Comida devem assistir!

OH MY GHOST

Essa série é tão apaixonante que ganhou uma regravação tailandesa na Netflix. A que vamos falar é a da Coreia do Sul e esse é certamente um dos meus doramas preferidos da vida.

Nessa série Bong-Sun é assistente de um renomado Chef de Cozinha de um restaurante estrelado. Por causa de sua personalidade amedrontada, tímida e por ser sensível ao mundo dos fantasmas, ela está sempre nos cantos, chorando e não tem nenhum amigo. Por ter essa frequência baixa e ser descuidada com sua energia, é possuída por uma fantasma, a Shin Soon-Ae. Acontece que essa fantasma tem uma personalidade completamente diferente e isso faz com que Bon-Sun assuma as características dela enquanto está possuída. Ela se torna falante, despojada, divertida e muito atraente.  

A história se desenrola com muitas aventuras com a fantasma desvendando o mistério de sua morte, a assistente do Chef vendo sua vulnerabilidade e aprendendo a lidar com ela e o Chef se apaixonando pela assistente com personalidade alterada. Tudo isso regado a muitas risadas e adivinhe só? Muita comida! A série se passa praticamente inteira dentro do restaurante e em especial, dentro da cozinha. 

Cenas dos pratos sendo preparados, dos ingredientes sendo escolhidos no mercado, do Chef ensinando técnicas para a assistente e por aí vai. A relação com a comida é mostrada em todos os episódios e você sempre termina morrendo de vontade de provar os pratos que aparecem.


MY SECRET ROMANCE

A série conta a história de Lee Yoo-mi, uma jovem de origem simples e com uma complicada relação com a mãe, que sonha se tornar nutricionista. Com muita dedicação e esforço, ela consegue não apenas se formar como passar em um processo seletivo para trabalhar numa grande empresa.

O problema é que o herdeiro dessa empresa é um caso de uma noite só de seu passado que ela tenta de todas as formas esquecer. O dorama se desenrola com os mais variados conflitos entre os dois por terem esse ponto no passado que tentam (mas não conseguem) esquecer e por viverem em realidades completamente diferentes, de vida, de negócios, de dinheiro. 

Todos os episódios giram em torno dela tentando cozinhar comidas saudáveis e apetitosas para o herdeiro da empresa e assistir isso é incrivelmente divertido (e real!). Ela conhece os princípios, sabe que alimentos são melhores, mas e na hora de juntar tudo isso e conseguir fazer um prato bonito, bem apresentado e gostoso na altura de como ele está acostumado? 

Uma série divertida, envolvente e que vai fazer você se encantar com o resgate que a personagem tem com a comida, a forma de se alimentar e de preparar as refeições.


PORQUE ESTA É A MINHA PRIMEIRA VIDA

Ta aí um Dorama que apesar de começar com algo bem improvável – dois colegas que dividem um apartamento decidem se casar de fachada, ele para acabar com as frequentes perguntas da mãe sobre quando ia arrumar alguém para casar, ela para ajudar o colega e por questões contratuais que incluem redução do aluguel – tem um desenrolar incrivelmente verídico sobre as questões da vida adulta.

A trama envolve os sentimentos que vão despertando em cada um deles, como lidar com os familiares, com os amigos do trabalho, com as cobranças da sociedade e com a mais pura e real verdade dentro de um casamento: os encantadores desafios da convivência.

Esse é um dos doramas mais reais que já vi e é muito legal sair do circuito “o herdeiro rico e lindo que gosta da menina simples e bobinha” para uma série que mostra um cara normal com uma menina normal, ambos com origens comuns, que trabalham, pegam ônibus, caminham, vão ao mercado, discutem e tem amigos reais que também vivem suas vidas reais com conflitos, brigas, amor. 

E por que esse dorama está aqui nessa lista? Porque além das muitas idas à restaurantes retratadas nos episódios com direito a soju, cerveja e comidas típicas, o que faz essa dupla começar a criar uma afinidade e perceber que estão virando um casal, é o cuidado um com o outro na hora das refeições.

Quando eles menos percebem, um está esperando o outro para tomar uma cerveja relaxante à noite enquanto veem jogo na TV. Ou então se pegam esperando o outro terminar o banho para se sentarem juntos à mesa no sábado para almoçar. Mais do que isso, começam a deixar recadinhos um para o outro desejando um bom dia de trabalho com a refeição do café da manhã já separada e o café quentinho na mesa.

É lindo de ver o quanto o momento da refeição, seja qual for o prato, une os dois e os ajuda a ter afinidade, a compartilharem um momento juntos e com isso, a se transformarem em um casal.

Em um dos episódios é retratado até o preparo do kimchi – a tradicional conserva de acelga – mostrando a importância desse dia para os coreanos, o quanto isso representa a cultura e tradição e é considerado um evento que deve contar com a participação de todos da família.

Uma das coisas que mais me chamou atenção nesse dorama foi o prato que eles serviam um para o outro nos cafés da manhã. Uma espécie de omelete feito em diversas camadas e servido todo cortadinho que ficava uma graça na mesa. 

E é essa receita que quero deixar para você! Um tradicional Gyeran-mari, o omelete coreano, para matar sua fome e te convencer a escolher uma dessas três indicações para dar o play ainda hoje! 


Receita do Gyeran-mari

INGREDIENTES

  • 3 ovos
  • 1/2 cebola
  • 1/2 cenoura
  • Tomate cereja
  • Cheiro verde
  • Sal
  • Pimenta

MODO DE PREPARO

Esquente um fio de azeite na frigideira. Em fogo médio coloque uma concha do omelete e espalhe por toda a frigideira. Quando dourar a parte de baixo, enrole-o até formar um rolinho. Deixe o rolinho em uma das bordas da frigideira e adicione outra concha do omelete. Assim que dourar a parte de baixo, use o rolinho já formado e vá enrolando ele por cima da nova camada de omelete. Repita até acabar a receita e ao final, corte em tirinhas.

RENDIMENTO

2 porções

DICA

Se tiver uma frigideira quadrada o processo fica ainda mais fácil de fazer do que em frigideiras redondas.


Se você gostou do assunto comida! Hummm… você pode ver outras receitas coreanas no meu blog e descobrir um universo onde te ensino a preparar pratos simples com facilidade.

Beijos e até o próximo post.