Os 3 pilares de uma campanha de RPG
Você quer caminhar pelo mundo coletando plantas? Sem problemas. Quer assassinar todo mundo no vilarejo? [Quase] sem problemas. Quer convencer o Lorde a diminuir os impostos que afetam a população dele? Vá em frente.
Independente do tipo de campanha que você vai jogar ou mestrar, ela sempre vai ter muitas possibilidades. Porém, existem 3 pilares que compõe todas as campanhas. E eles podem estar em maior ou menor quantidade dependendo do gosto dos jogadores e do mestre.
Dica especial para Mestres: Observe seus jogadores e analise o que eles mais se divertem fazendo, assim você pode calibrar o jogo para melhorar a experiência deles!
Pilar 1: Exploração
Andar pela terra média, caminhando do condado até as sombras de Mordor, passando pelas montanhas de Mount Doom e os reinos de Rohan e Minas Tirith. As lutas contra goblins e orcs não teriam metade da graça sem essa ambientação.
E justamente por isso é tão importante as viagens entre os lugares, a descoberta de lugares épicos e cheios de história.
De ruínas com um passado rico à castelos enormes e cheios de riqueza, a exploração dos lugares é um ponto-chave para criar campanhas ricas e complexas.
Por isso, mesmo que o foco da sua campanha seja interação ou combate, coloque elementos de exploração.
Os jogadores estão em uma taverna? Descreva a taverna, a cor de sua madeira, a umidade e os sons do lugar. De repente o dono era um guerreiro há décadas atrás e ele orgulhosamente pendurou sua espada na parede atrás do balcão.
Coloque elementos únicos e eu te garanto que os jogadores vão querer explorar todos os detalhes de cada cena.
Pilar 2: Interação
O que seria da história sem grandes diálogos? Desde maquinações entre os jogadores até dilemas morais com NPCs importantes, a interação é a chave de um jogo de RPG imersivo.
Todos os personagens de um mundo tem motivos para fazerem o que desejam. E, sempre que em conflito, vão defender seus pontos de vista.
E é desse caos de diferentes opiniões que a história caminha. De ideia em ideia, informação em informação, os personagens acumulam conhecimento que formam suas decisões.
Quer criar histórias profundas e inesquecíveis? Coloque um NPC com uma motivação profunda e cheia de motivos. Deixe os jogadores explorarem toda a história por trás dos atos.
Evite colocar vilões simplesmente por serem maus. Pense na história que o levou até ali e tudo que aconteceu. E, por fim, coloque as relações de outros personagens com ele, para os NPCs contarem lentamente a história do lugar.
E, claro, pense nas relações entre os NPCs. Quais deles se conhecem? O que acham um do outro? Qual a relação deles?
Pilar 3: Combate
Mas claro que, sem uma épica lutra contra o Balrog, a exploração e a interação não teriam tanta graça assim.
A maioria das pessoas gosta de RPG pelos combates que existem nele. Anseiam em subir de nível e pegar novos equipamentos para derrotar criaturas cada vez mais fortes.
E é justamente por isso que mesmo que seu RPG gire em torno de combate, os outros pilares são tão importantes. Pois eles criam a tensão, história e envolvimento que culmina no combate.
Para fazer combates épicos, além da história que leva até ele, existe um elemento chave: o que acontece ANTES do combate.
Como é o caminho dos jogadores até o inimigo? Há pegadas no chão que indicam algo ali? O ar fica mais seco evidenciando a presença de fogo próximo? Há frutos recentemente comidos? Barulhos que ecoam? Corpos caidos?
Crie combates inesquecíveis ao ambientá-los de forma única, fazendo com que cada luta seja memorável por menor que ela seja.
Combate, Interação e Exploração são elementos que você, como mestre deve criar cada vez com mais complexidade. É óbvio que se você acabou de começar a aprender a mestrar, você não irá trazer elementos ultra refinados. Porém, a cada nova nova aventura, você pode evoluir na sua habilidade de contar histórias e ajudar seus jogadores a terem a verdadeira experiência épica!
Seu Turno!
Deixe nos comentários a sua opinião e o que você quer saber mais sobre esses três pilares de uma campanha de RPG tão importantes!
Nos vemos no próximo post.