Os 4 compromissos do jogador de RPG
Os jogadores de RPG podem agregar em sua lista os 4 compromissos de Don Miguel Ruiz. Os 4 compromissos fazem parte da filosofia Tolteca que se fez presente no México entre os séculos X e XII. Assim, a avó de Don Miguel Ruiz, considerada guardiã da filosofia na família, inspirou seu filho mais novo Miguel Ruiz a expressar essa filosofia mundo a fora e uma série de livros começaram a surgir da família.
Porém, como isso se aplica aos jogadores de RPG?
RPG como ferramenta de desenvolvimento pessoal
Primeiramente, aqui na Nuckturp a gente acredita que o RPG além de uma formidável forma de diversão, também é uma forma de desenvolvimento pessoal. Assim como já falamos em posts anteriores o RPG desenvolve diversas capacidades como:
- Liderança
- Estratégia
- Comunicação
- Empatia
- Organização
E há muitas outras ainda para colocar nessa lista.
Portanto, quando trazemos o conhecimento da área de desenvolvimento humano para o nosso universo, fica mais fácil de nós jogadores aplicarmos esses conhecimentos. Assim, como diz T. Harv Eker:
Como fazemos uma coisa é como fazemos todas as outras!
Ou seja, ao passo que vamos nos desenvolvendo como jogadores, vamos nos desenvolvendo como seres humanos.
Por isso, vamos entender quais são os 4 compromissos e aplicá-los no RPG de mesa?
Primeiro compromisso: seja impecável com a sua palavra
Uma das mais poderosas dicas de Don Miguel Ruiz e da filosofia Tolteca é a impecabilidade com a palavra. Ainda que a gente não entenda completamente o poder do verbo, o poder que cada palavra e forma de pensamento tem no nosso mundo. Ainda que a gente não compreenda como as palavras que usamos nos jogos influenciam e refletem muito de nós mesmos, é importante entender que ser integro é a mais poderosa arma do ser humano.
Segundo Evy Poumpouras, ex-FBI da divisão de proteção de presidentes, servindo por exemplo, Barack e Michele Obama. Quando vamos para o poligrafo (aquele aparelho que mede se estamos mentindo ou não) para avaliar um novo agente no FBI, o que importa não é se a pessoa fez ou não algo de ruim na vida passada, mas sim a integridade de dizer a verdade e se expor.
Assim, uma pessoa integra com suas ações tem um poder pessoal muito mais elevado do que aquela que mente. No seriado Billions, o empresário Bobby Axelrod ao ser acusado de faturar milhões durante o 11 de Setembro poderia fazer de tudo para negar. Porém ele escolhe dizer que SIM, ele viu que não seria morto e escolheu se beneficiar do momento. Assim, o julgamento do momento fica para os personagens (e nós espectadores) para decidir se o que ele fez foi certo ou não. Porém, ele não abre mão do seu poder e prefere dizer a verdade quando confrontado.
Eu posso trazer mais dezenas de exemplos sobre o poder da palavra e de motivos para sermos impecáveis com elas, mas vou deixar você nas suas pesquisas (ou sugerir livros, filmes e séries nos comentários se você pedir).
Porém, como implementar isso no RPG (e na vida)?
Cumpra aquilo que disser
Você disse que estará presente na mesa de RPG no dia X, esteja presente. Se disser que irá montar seu personagem e entregar para o seu mestre até o dia Y, entregue, não importa a qualidade. Se falar que irá ler a background do amigo, leia! E assim por diante.
É possível mudar um “acordo” verbal? Sim, dá aquele toque no amigo e fala: “posso ler até tal data, até quando combinamos eu não irei conseguir.”
E se isso tem a ver com uma mesa de RPG? Talvez, você tenha alguns problemas pessoais ou profissionais no dia e tudo bem, pois isso acontece. Porém, você também é livre para dizer ao seu mestre que não está mais disposto a jogar aquela mesa e talvez até role um feedback bacana (e o inverso também é verdadeiro).
O importante é você não fugir ou mentir para evitar confrontos. Assim, o segredo é cuidar dos seus acordos e se possível não prometer o que irá cumprir.
Como um exemplo, eu pergunto aos mestres das minhas mesas quanto tempo eles planejam a mesa. Se for possível para mim, eu aceito e bloqueio minha agenda. Isso quer dizer que eu nunca coloca nada em cima dessa data. Nem reunião com cliente, nem evento com a esposa, nada. Compromisso é compromisso. E o RPG é um local excelente para testar essa integridade, pois é um hobbie. Porém, se você leva a sério um hobbie, o que mais você leva a sério? Boommmm… oportunidades acabaram de abrir para você! Lembre-se que como você faz uma coisa, você faz todas.
Eu, particularmente, estou sempre observando o nível de compromisso dos jogadores meus e de outros mestres, pois quando monto minhas mesas eu não quero o jogador mais experiente, sábio e combeiro que me desafia aos limites, isso é o segundo plano. Assim, eu escolho aquele que é comprometido! Aquele que eu sei que estará presente valorizando o que eu montei para a mesa.
Pergunte-se para si mesmo agora: De 0 a 10, quão impecável você é com a sua palavra?
Segundo compromisso: Não leve nada para o lado pessoal
O que acontece contigo você leva para o lado pessoal? Se uma pessoa grita contigo, te provoca ou faz qualquer tipo de comentário com fim de machucá-lo, você acredita que é realmente com você?
Deixa eu te contar um segredo que irá te libertar! Quando alguém está exacerbado, tanto no positivo quanto no negativo, isso fala mais sobre o que está acontecendo internamente (dentro da pessoa, de sua mente) do que sobre você. Portanto, talvez você seja só um catalizador de alguma emoção e isso não tem NADA a ver com você.
Porém, isso é um nível de consciência um pouco mais elevado que você precisa ter para entender isso. Agora, enquanto está lendo isso, sua consciência já está expandindo. Portanto comece a refletir sobre suas ações com os outros.
Um grande exemplo é o trânsito! Se uma pessoa está correndo, buzinando e etc, será que você é o problema ou aquele ser humano está com algum problema interno e está descontando no trânsito? Se seu companheiro(a), pai, mãe ou amigo(a) esbraveja contigo, será que é algo dele ou é algo contigo?
A gente só tem alteração de humor e diz coisas ruins para os outros quando temos um desequilíbrio interno. Quando negamos ou ignoramos as nossas sombras.
Isso faz sentido para você? Comece a observar, esse é meu convite.
Porém, e no RPG, como funciona?
Continue não levando nada para o pessoal
Infelizmente algumas pessoas, mesmo aquelas que tem coração grande e são amorosas, utilizam das máscaras chamadas personagens para expressarem um lado um pouco mais obscuro do seu próprio ser. Assim, alguns acabam atrapalhando ou até incomodando outras pessoas.
Já tive mesa que eu quis levantar e socar o ser humano na minha frente. Infelizmente é um fato. Porém, no momento eu respirei e mentalmente sai do jogo para entender o motivo que a pessoa estava tomando aquela atitude em relação ao meu personagem. O que de fato estaria acontecendo que fazia ele, com o seu personagem, fazer bullying com o meu? A resposta se revela para quem faz a pergunta certa.
Portanto, saiba que nada que acontece no jogo é pessoal contra você, por mais que te desafie internamente. Por mais que desafie suas emoções. É sempre sobre o outro e você é apenas um gatilho ou um espelho para a outra pessoa.
Lembrando que enxergamos no outro apenas aquilo que temos internamente. Se vemos beleza, se vemos amor e até esperteza e inteligência, é porque temos isso dentro de nós. Porém, se vemos raiva, ódio e etc no outro é porque também temos isso dentro de nós. Somos gatilhos emocionais de cada um e temos o gatilho em outros para emoções nossas.
Doido isso? Mas faz sentido?
Terceiro compromisso: Não tire conclusões
Essa é uma que eu acho muito interessante e o Don Miguel Ruiz traz com maestria em seu pequeno livro Os 4 Compromissos! Pois a gente sempre tira conclusões precipitadas de tudo, usando o nosso modo de proteção chamado de “O Juiz” e queremos julgar tudo e todos.
Nós, como seres humanos, precisamos nos proteger constantemente e por isso julgamos o certo e o errado, o bom e o ruim, o que é bom para a sobrevivência e o que nos traz a morte, e a assim por diante. Saiba que isso é um movimento natural da mente humana para proteção!
Porém, as vezes acreditamos que o amigo fez tal coisa que nos magoou ou algo assim e criamos uma conspiração sobre aquele ato na nossa mente. Assim, chegando a criar uma criatura emocional interna que nem o melhor dos heróis consegue vencer. Além disso, após um tempo, se perguntarmos para a pessoa e ela disser a verdade, não aceitaremos, pois toda a ideia que criamos na nossa cabeça pode não coincidir com a verdade e acabamos preferindo a nossa verdade imaginada do que a verdade real.
Portanto, não tire conclusões, assuma que não sabe o motivo e vá conversar com a pessoa ou aguarde, pois a verdade sempre surge.
E no RPG isso funciona?
Um movimento estratégico
Primeiramente aqui pode ser uma parte que você pode se dar bem nos RPGs investigativos como Call of Cthulhu, Cultos Inomináveis e outros que o mestre pode trazer esses elementos. Pois ao não assumir a verdade e buscá-la, você deixa o jogo mais interessante. #FicaaDica
Conflitos existem para serem resolvidos
Outro ponto importante é caso aconteça um conflito entre jogadores ou entre jogador e mestre. Antes que o sangue suba pela cabeça e as sombras corrompam toda sua aura em cima de uma verdade imaginada, chame a pessoa para uma conversa. Assim, você pode questionar se está tudo bem com a pessoa ou se você fez algo inconsciente para magoá-la.
Por experiência, sempre revelam-se coisas nessas conversas totalmente inesperadas.
Um exemplo foi ao conversar com um amigo que andava meio agressivo, me senti muito incomodado e não entendia o motivo dele me tratar de uma maneira mais ríspida, mal olhando para minha cara. Resolvi conversar, visto que é um amigo próximo, e ao comentar do meu sentimento ele pediu desculpas e me contou o que estava acontecendo em sua casa. Algo grandioso e que estava impactando sua vida pessoal absurdamente. Entendi, tirei do pessoal, pois vi que era com todos que ele estava agindo estranho e obtive uma melhor resposta do que se tivesse tirado uma conclusão precipitada.
Faz sentido isso? Olha o poder em suas mãos quando se desliga o sistema automático de julgamento e proteção.
Quarto compromisso: Dê sempre o melhor de si
Sempre que esperamos algo de alguém, esperamos que essa pessoa dê o melhor de si para aquilo. Por que a gente, muitas vezes, não dá o nosso melhor em determinados projetos e atitudes com os amigos? Será que não acreditamos na gente mesmo ou há algo por trás? Só você saberá dizer sobre você.
Portanto, esse é um pequeno convite para você dar o melhor de você na sua vida.
Eu acredito que o universo retribui da mesma maneira que eu contribuo, ou seja, o que vai – volta. Portanto, sempre fico atendo ao que estou emanando para as outras pessoas, me questiono se estou fazendo o melhor que posso naquele momento e se estou 100%.
Algumas vezes nós não estamos no nosso melhor, por diversos motivos e isso é compreensível. Porém, qual é o melhor que consegue estar agora, qual é o melhor que consegue dar agora?
E no RPG?
O melhor de si contribui com todos
Apesar do RPG ser um jogo, por que não dar o melhor de si? Que tal estudar o seu personagem, elaborar uma grande e linda história por trás do personagem, por que não estar presente 5 minutos antes (ou até 10) para conversar um pouco? Que tal deixar o celular de lado, as conversas paralelas e focar no jogo? Quem sabe, talvez, desafiar-se a ficar 100% do tempo no personagem?
Só você sabe o que pode melhorar em si mesmo para ajudar você, seu mestre, seus jogadores e amigos a terem a diversão mais épica de todas!
O seu melhor serve de exemplo para os outros! Decore isso: O seu melhor serve de exemplo para os outros!
Cabeças explodindo?
Assim espero! Imagino nesse momento a quantidade de insights ou ideias que surgiram na sua mente agora ao refletir sobre esses pontos e como pode contribuir mais para suas mesas de RPG.
Eu tenho esse livro, os 4 compromissos, de Don Miguel Ruiz como um parceiro de vida, para sempre me lembrar desses acordos que faço comigo mesmo. Além disso, posso dizer que faz uma grande diferença na vida agir de forma integra, sendo impecável com suas palavras, não levando nada para o pessoal, não tirando conclusões precipitadas e dando sempre o melhor de si.
Sim, você pode ser um novo jogador de RPG, ou mestre, a partir de agora. Porém, também pode ser um novo humano usando um conhecimento incrível para você e para os outros. Sendo exemplo!
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E compartilhe com o amigo que precisa ler, assim teremos jogadores mais maduros nas mesas de RPG, garantindo a expansão e o melhor do nosso jogo!