Os 4 Elementos no Desenvolvimento de um Jogo
O que é um jogo? Você já parou para pensar nas diversas possibilidades que essa pergunta tem de respostas?
Muitas pessoas confundem dinâmicas, metodologias ativas e gamificação com jogos, e isso está muito errado! Jogos são experiências que possuem 4 elementos básicos que podemos observar desde o futebol, aos jogos eletrônicos, em partidas de RPG ou em jogos de tabuleiro. Se perder um destes 4 elementos o “jogo” será um fracasso. Na verdade… nem será mais jogo.
Segundo John Haste a.k.a. João Victor Santos Pinho Teixeira, fundador da One Day Code. os 4 elementos precisam conversar entre si e serem de facílima explicação para o jogador. Vamos ver quais são?
Os 4 Elementos!
Objetivos, Interação, Obstáculos e Regras, são os ingredientes dessa receita que muitos tentam desvendar e ter sucesso em seus jogos, mas como funcionam entre si?
Vamos analisar o futebol, o esporte querido de muitos brasileiros.
- Objetivo – Colocar a bola dentro do gol sem usar as mãos.
- Interação – Chutar a Bola
- Obstáculo – Jogadores do Time Adversário
- Regras
- O jogador não pode pegar a bola com a mão.
- O goleiro pode defender com as mãos.
- Se o jogador bloquear o movimento do outro jogador é falta.
- Se o jogador machucar outro jogador é falta.
- Se a bola sair da zona demarcada o jogo é pausado.
- E assim por diante… certo?
Se tirarmos o Objetivo, os jogadores não sabem o que fazer. Irão ficar tocando a bola entre si e isso é uma brincadeira, não um jogo.
Se tirarmos a Interação, apenas assistiríamos. Ficaríamos olhando um para o outro e nada aconteceria. A vida não acontece se você não interage, não é verdade?
Se não tiver Obstáculos, no primeiro gol já não jogaríamos mais, pois não há o que fazer, não há estímulos. Amamos obstáculos! Falamos mais disso nesse post aqui.
Se não houver Regras, vira uma bagunça, você não sabe o que tá acontecendo e tudo se perde. As regras mantém todo mundo alinhado e com mesmo foco. Faz sentido?
Objetivos

Todo jogo precisa ter um objetivo. O objetivo único é o que faz o jogo ser incrível. Em Mario Bros, por exemplo, o objetivo é andar para a direita para salvar a princesa. Em Sonic o objetivo é correr o mais rápido possível para destruir o Doutor Robotnik. No RPG cada dia é uma aventura com um objetivo diferente: derrotar um dragão, salvar uma cidade, conquistar um território, ajudar o rei a acabar com a corrupção e assim por diante.
Os jogos, tradicionalmente, possuem condições claras de vitória. – John Haste
Quanto mais claro for o objetivo, mais fácil será a sua compreensão e conquista. Não é verdade?
Existem também os objetivos intermediários ou paralelos. Eles podem ajudar você a ganhar mais pontos, experiência ou ajudar você a passar de faze mais fácil, como as moedas do Mario ou os anéis do Sonic. Faz sentido para você?
Porém, os objetivos para serem alcançados demandam que alguém faça alguma coisa. É necessário interação.
Interação
Jogos são experiências interativas. – John Haste
Os jogos precisam que pelo menos uma pessoa esteja fazendo alguma coisa para que ele aconteça. O foco da interação é o agir em busca do objetivo, driblando os obstáculos, seguindo as regras. Só isso… rs.

A experiência do jogo é tomar uma atitude e validar o resultado. Se eu coloco meu joystick para frente, em um jogo eletrônico, espero que o meu personagem ande para frente, mas o que acontece se ele faz outro comando? Eu começo a aprender que aquela ação na verdade me faz ter outra reação.
Se eu jogo uma carta de criatura na mesa e o adversário jogo um feitiço que mata todas as minhas criaturas, como em Magic The Gathering, eu começo a aprender uma nova estratégia para disponibilizar minhas criaturas.
A interação é o foco do aprendizado e da experiências. É com a interação que a gente aprende e se desenvolve. Antigamente eu ficava p* da vida, pois eu não conseguia jogar Fifa como meus colegas jogavam, só perdia! Porém, com o tempo, fui percebendo que quanto mais eu treinava, melhor eu ficava. Ou seja, quanto mais interação eu tiver (quanto mais eu jogar), maior a minha experiência e consequentemente a minha mestria dentro daquele jogo. Fui longe?
Agora, para deixar o jogo divertido, precisamos de obstáculos.
Obstáculos
Sem obstáculos na vida há tédio! A gente precisa se desafiar na quantidade certa para poder ter interesse, se divertir e crescer. Não é verdade? Assim na vida, como nos jogos.
Os obstáculos são os elementos que tentam nos impedir de alcançar nossos objetivos e de vencer o jogo. – John Haste

Os obstáculos podem estar relacionados ao ambiente, aos inimigos e aos outros jogadores:
Em ambiente podemos ter muros, buracos, penhascos, clima e uma variedade gigantesca de possibilidades. No RPG do nosso Mestre Vitão, que jogamos no nosso canal da Twitch, temos vários cenários no mundo de Nindäle. Em Hassine, o continente florestal, os Dinossauros e Dragões podem ser os grandes vilões, assim como as ervas e cogumelos. Em Valadar o frio pode te congelar. Em Gallin o deserto pode te queimar e te deixar desidratado. Louco esse cenário, não é? Depois o Vitão vai descrever para vocês aqui em nossa plataforma.
Os inimigos podem ser guerreiros mutantes, carros, cogumelos e até tartarugas com espinhos, não é verdade? O tempo pode ser um grande inimigo. Faz sentido? Tudo que tiver na fase além do ambiente que não seja controlável por outra pessoa é um NPC (Non-Player Character ou Personagem Sem Jogador, também conhecido no RPG como Personagem do Mestre).
Os jogadores também podem ser os inimigos nessa história, pois se é um jogo como o futebol, é um time contra o outro. Em uma corrida de rua, é um corredor contra os outros. Em Coup é um jogador roubando o dinheiro do outro. Em Banco Imobiliário é um pegando o terreno do outro e assim por diante. Certo?
E tudo isso precisa estar envolto de Regras!
Regras
Regras ou sistemas são fatores importantes para a gente saber o que está acontecendo, definir os limites e para que todos tenham uma forma igualitária de validar os resultados.
Quanto mais complexo o jogo, maiores são as regras!
Para validar um jogo é importante ter regras fáceis de serem compreendidas e explicadas. Regras simples e claras ajudam na integração dos jogadores ao jogo. Além disso, também é interessante pensar em regras que evoluem conforme o jogador ganha experiência, para não ficar massante. O jogo Cyberpunk 2077 que será lançado agora em Novembro para as plataformas de vídeo-game, estipula-se quase 4h de jogo só com tutorial, pois o jogador vai se adaptando às situações e aprendendo com elas. Intenso, não é mesmo?
O jogo Dixit, distribuido pela Galápagos, tem uma regras super fácil de entender, inclusive indicam para crianças de 8 anos para frente. É o único jogo que consegui ver 4 gerações de uma família jogando na mesma mesa! Da bisavó ao bisneto.
O jogo Eldrith Horror, também da Galápagos, é um dos meus preferidos, mas suas regras são muito mais complexas, sendo que uma pessoa sem assistência talvez não consiga jogar o jogo sozinha.
As regras criam a estrutura que o jogo precisa para que o objetivo seja alcançado e os obstáculos vencidos. Faz sentido isso também para você?
Seu turno!
E esse rápido resumo fez sentido para você? Para a gente jogos são parte da nossa vida, da nossa experiência diária e é com eles que trabalhamos, nos divertimos, desenvolvemos pessoas e profissionais, raciocinamos e planejamos nossos negócios. Jogos são os maiores aliados para captar as mentes aceleradas das nossas gerações, não é mesmo?
Então queremos saber sua opinião nos comentários! Como você usa jogos no seu dia-a-dia?
Um grande abraço e nos vemos no próximo post!