Para mestres RPG

Os 5 papéis de um mestre de RPG

Se você é um mestre de RPG ou quer se tornar um, saiba que irá encontrar um mundo incrível para se desenvolver como mestre, jogador e ouso dizer que como ser humano também!

Ser um mestre de RPG envolve diversas atividades. Algumas serão super divertidas, outras burocráticas e outras entusiasmantes. Você perceberá o quais te trarão mais energia, mas não esqueça que todas são importantes para o desenvolvimento de uma boa aventura.

Aventura de se tornar um mestre de RPG

Cthulhu jogando RPG com os amigos pelo ilustrador Joe Pingleton.

Já começo dizendo que se você convidou seus amigos para uma mesa de RPG e que resolveu ser o mestre, pois então já é um mestre de RPG. Parabéns!

Um mago é um mago, mesmo que saiba apenas um truque, certo?

Um mestre é um mestre, mesmo que esteja se preparando para sua primeira experiência de narração. Concorda?

Por isso que existem níveis. Talvez você seja nível 1 ou talvez 20, não sei, mas hoje vou colocar algumas habilidades que você precisa desenvolver para se transformar num grande mestre de RPG, não importando o sistema e os meios de jogo.

Eu chamo esse processo de aventura, pois como ensinamos na Academia de Mestres, o processo de se tornar um mestre é eterno. Estamos sempre com a postura de aprendizes. Um mestre é um eterno aprendiz.

Parece que quanto mais se sabe, menos se conhece, já percebeu isso?

Por isso essa é uma aventura que será cheia de erros que se tornarão aprendizados, cheia de vitórias que se tornarão celebrações!

Você irá adentrar a floresta do desconhecido e aos poucos, com seu machado irá cortar as plantas e árvores e descobrirá o seu caminho, o seu jeito de mestrar e o que gosta de criar para seus jogadores, e principalmente para você mesmo!

Se você não estiver se divertindo, seus jogadores farão o mesmo.

Mestra de RPG pronta para narrar por Missy Peña.

Os 5 papéis do mestre de RPG

Na Aula 01 da Academia de Mestres preparamos a mente do mestre, o que achamos como fator decisivo para que as preocupações se vão e a diversão se torne presença predominante na vida do mestre, e consequentemente dos jogadores.

Líder

Como mestre de RPG você tem algumas responsabilidades e uma delas é liderar seus jogadores nessa aventura que se chama diversão. Para isso, é com você que fica a responsabilidade de deixar tudo organizado e preparar seus jogadores.

Agenda e cronograma para deixar todo mundo alinhado e pronto para se divertir na mesa. Comunicação para trazer clareza para todos os envolvidos e cada um saber seu papel. Postura para garantir que todos se divirtam e apreciem estar sob a luz do holofote no momento certo.

Também é papel do mestre garantir a harmonia da mesa, tendo que ser o cara legal e o cara chato também. Às vezes puxando a orelha de um ou outro para que todo mundo aproveite o momento. É papel do mestre desenvolver os jogadores e deixá-los mais maduros, por exemplo.

Leia também: 3 sinais de maturidade de um jogador de RPG

Narrador

Uma das partes mais divertidas e a que todo mundo olha. O papel de árbitro narrador! O papel em que você desenvolverá suas aptidões de contador de histórias enquanto interage com os jogadores.

Você aprende a cuidar do momento de cada um falar, desenvolve sua capacidade de descrever o ambiente em que estão inseridos e de trazer o clima para o jogo.

No papel de narrador você entra na mente do jogador trabalhando as imagens mentais e deixando ele vivenciar a história do seu jeito, usando todos os seus sentidos.

Um bom narrador sabe explorar a narrativa para fazer o jogador ficar dentro do personagem e tomar as decisões pertinentes.

Criador

O mestre criativo e seu universo por Naomi Buttelo.

Esse é o lugar que muitos mestres se deliciam, pois é onde a imaginação não tem limites. Como mestre criador você pode criar universos inteiros, mundos, personagens, monstros e elementos. Assim como o mestre Vitão cria o universo de Nindäle.

O Worldbuilding (ou Geoficção, em português) é um processo meditativo que faz passarmos horas desenvolvendo os aspectos da história. Dos locais para explorar, aos inimigos em combate e aos célebres personagens, dos acontecimentos históricos que ajudaram o mundo ser como ele é, aos eventos atuais que impactam na vida dos personagens.

O papel de mestre criador é investir horas de pesquisa e criação. Algumas vezes sozinhos e outras, talvez, com amigos. Desse papel nascem livros, HQs e contos que ganham mercado fora do RPG.

Artista

Como artista o mestre entra na arte da interpretação e do improviso junto com os jogadores. O mestre de RPG não precisa ser obrigatoriamente um grande intérprete, porém aos poucos ir desenvolvendo a descrição de características de comunicação e ir evoluindo a maneira de falar com os jogadores, pode trazer um tempero especial para a aventura.

Personagens bem interpretados possuem um potencial maior de serem eternizados nas memórias do grupo.

Como a Alex, a bibliotecária da Talindre, que o mestre Vitão interpretou no primeiro episódio da segunda era de Nindäle e fez maior sucesso com os espectadores da Twitch.

Professor

Esse papel também é conhecido como Mentor. É o lugar onde o mestre se dispõem para ensinar seus jogadores sobre o sistema, as regras da mesa, como eles devem se comportar, como funciona a ficha de personagem e ajudá-los a criarem seus personagens, de forma coerente com a história.

Um mestre professor gosta de ensinar jogadores iniciantes e é geralmente o grande missionário do RPG, pois é a partir dele que mais pessoas começam a jogar.

As pessoas tem na mente que é muito complexo jogar RPG, porém a grande verdade é que a única ferramenta que precisa é a própria mente e prestar a atenção na história. Todo o resto é complemento.

Lembro de jogar com um garoto novo, ele não tinha dados e estava participando da mesa pelo celular. Eu fazia as rolagens para e permitia que ele interpretasse e tomasse as decisões por si. Ele amou a brincadeira e depois investiu em mais tempo e recursos para suas jogatinas.

O mestre professor é um facilitador de novos entrantes no mundo do RPG e em novos sistemas.

Como você se avalia?

Eu vou te dar uma sugestão agora. Faça uma auto avaliação e dê uma nota de 1 a 10 para cada um desses papéis do mestre de RPG. Como você se avalia?

Em qual papel está indo bem? Em qual precisa melhorar? O que precisa melhorar? Precisa de ajuda para melhorar? Entre no nosso discord e participe das conversas entre mestres.

Espero que esse post tenha te ajudado a entender o seu papel em cada momento e te inspire a ser um meste de RPG cada vez melhor!

Tenha uma boa aventura!