Os 7 passos para você fazer seu personagem em The Witcher RPG de mesa
Com a hype da segunda temporada de The Witcher, nossos olhares se voltam novamente ao nosso querido hobby. E, se você não sabe, tem um sistema feito especialmente para se jogar neste universo, e o nome dele é nada mais nada menos do que The Witcher RPG, diretamente da Talsorian Games e trazido para o Brasil pela Devir!
Então, se você está pronto para jogar uma moeda para seu bruxo e se aventurar neste sombrio universo, prepare suas armas, magias, lábia e música: está na hora de montar seu personagem!
Por isso, aperte o cinto, baixe a sua ficha do sistema The Witcher RPG clicando aqui e já comece a preenchê-la!
Raça: mais do que mecânicas
Primeiramente, para montar seu personagem é escolher uma das cinco raças disponíveis no jogo: humano, elfo, anão, bruxo ou ananico. Porém, diferente da maioria dos sistemas, a raça que você escolher irá influenciar em muito mais do que apenas quesitos mecânicos.
Isso acontece porque no Continente de The Witcher, o preconceito é uma prática tão comum quanto detestável – e, devido à isso, seu personagem pode ser odiado se passar por determinados locais. Quer um exemplo? Sente o preconceito que este Bruxo sofreu na nossa Live de The Witcher RPG na nossa Twitch.
Se não quer sofrer preconceito em nenhum lugar, humano é a melhor opção. Caso contrário, prepare-se para olharem feio para você por onde passar.
Caminho de vida: uma história definida nos dados
O segundo passo, de acordo com a raça que você escolheu, é definir onde ele seu personagem nasceu. E, de acordo com seu nascimento, ele terá enfrentado desafios distintos e únicos. Para que seu personagem fique dentro da história do cenário e faça sentido com a história, você definirá parte de sua história nos dados.
Pois para cada década de vida, você irá rolar dados e ver as tabelas do livro que irão definir o que o seu personagem fez e pelo que ele passou ao longo de sua vida. Algumas das opções são libertinagem, acidentes, fazer inimigos e sofrer acidentes macabros e perigosos.
Por fim, se o seu personagem for um bruxo, saiba que a vida dele foi diferente de todas as outras provavelmente – e, por isso, ele possui tabelas exclusivas. Elas irão definir quais monstros você caçou, as marcas e cicatrizes que permaneceram e até itens especiais que você pode ter herdado desta história.
Profissão: um outro nome para Classe
Enquanto na maioria dos RPGs de fantasia medieval cada personagem tem uma classe, no continente sombrio de The Witcher ela é na verdade uma profissão. Afinal, ela é apenas a sua ocupação. E ela, por si só, define como você viveu a sua vida e também qual é o valor que você traz para o mundo enquanto tenta ficar vivo.
Enquanto bardos ficarão fazendo shows para receber suas moedas, bruxos caçarão monstros e magos poderão servir em cortes, e assim por diante. Por isso, a profissão que você escolher definirá sim suas habilidades de luta mas, mais do que isso, suas habilidades sociais, perícias e equipamentos iniciais.
Por fim, se quer saber quais são todas as opções de Profissão/Classes deste sistema, basta clicar aqui e conferir nosso texto sobre as 9 classes de The Witcher RPG.
Estatísticas: no que o seu personagem é bom?
Uma vez definida sua raça, história e profissão, é a hora de ver em quais aspectos seu personagem se destaca e quais ele precisará de ajuda do grupo. Neste momento você terá que distribuir seus pontos (que podem variar de 60 à 80 de acordo com o nível de poder dos personagens) entre:
- Inteligência: seu poder de dedução e raciocínio;
- Reflexos: essencial para lutar e esquivar;
- Destreza: ataques a distância e equilíbrio;
- Corpo: lutas físicas e sua resistência corporal;
- Velocidade: define a quantidade de movimento do seu personagem;
- Empatia: qualquer elemento que envolver seu coração e emoções;
- Criar: usar máquinas, criar coisas e usar artilharia;
- Vontade: sua resistência mental, essencial para magos;
- Sorte: uma reserva de pontos para você usar em seus testes;
E, a partir dessas estatísticas que você definiu, você irá ter estatísticas derivadas do seu personagem. Elas irão definir quase tudo que você precisa para lutar e enfrentar seus oponentes – sejam eles monstros ou humanóides.
Perícias: as especificidades de seu personagem
E agora está na hora de se especializar! Os seus atributos mais gerais já estão definidos, mas agora a pergunta é: em quais atividades seu personagem focou seu tempo e atenção? Como já dissemos ali em cima, a profissão determina grande parte disto.
A primeira parte deste processo é você olhar sua profissão e ver as 10 perícias separadas para ela – além das exclusivas de Profissão. Para elas, você terá 44 pontos na hora de distribuir e montar seu personagem.
A segunda parte é somar sua estatística de Inteligência com Reflexo, o resultado pode ser usado para aumentar qualquer perícia que você quiser que não esteja entre as que você já utilizou os 44 pontos anteriores.
Equipamento: quão rico você é?
A penúltima parte na hora de montar sua ficha em The Witcher RPG são seus equipamentos! E, pasme: um dos fatores que mais define este elemento é a sua profissão! Afinal, é com ela que você recebe moedas e compra suas coisas, não é mesmo?
Por isso, primeiramente confira a página de sua profissão e escolha 5 dos equipamentos listados. Adicione eles em sua lista e se prepare para a segunda parte.
Pois agora, vá na página de equipamentos e veja o quanto de dinheiro sua profissão lhe concede. Enquanto bruxos ganham apenas 40x2d6 moedas, bardos e artesãos recebem 120x2d6 – sim, o triplo! Será que é por isso que o Jaskier tira tanto sarro do Geralt?
A partir dessas moedas você poderá comprar o que quiser! Armas, armaduras, equipamentos gerais, kits para perícias e assim por diante. A lista de itens e opções é extensa mas é fundamental para definir o que o seu personagem poderá fazer e quão bem equipado para combate ele está.
E, sim, se seu personagem não tiver uma barraca, ele provavelmente irá sofrer para acampar nos ermos!
Magias: o diferencial de Bruxos, Sacerdotes e Magos
Por fim, caso você tenha escolhido a profissão de Bruxo, Sacerdote ou Mago, você terá acesso a algo único: magias! E neste continente existem 4 tipos diferentes de magias: feitiços/invocações, rituais, hexes e sinais! Feitiços e invocações são magias conjuradas na hora e que tem seu efeito resolvido em poucos segundos. Rituais necessitam de tempo, ingredientes e possuem um efeito mais específico. Hexes são maldições que possuem níveis diferentes de perigo. Sinais são a forma mais básica de se fazer magia.
Porém, o bruxo poderá apenas aprender os famosos sinais. Ele não tem conhecimento ou capacidade de conjurar magias mais poderosas como teleporte, bolas de fogo e afins. A parte boa é: você já começa sabendo todos os sinais, nem precisa gastar pontos para isso!
Enquanto isso, Sacerdotes e Magos podem aprender invocações, rituais e hexes! Cada uma das duas profissões possui uma lista de magia exclusiva da qual você poderá escolher. O sacerdote começa com 2 invocações, 2 rituais e 2 hexes; o mago com 5 feitiços, 1 ritual e 1 hex.
Finalizando seu personagem
Se você seguiu todos esses passos acima, basta preparar seus equipamentos, revisar sua ficha e preparar para a viagem! Para ler mais sobre The Witcher RPG, basta clicar aqui.
Caso você não seja humano, evite frequentar determinados lugares do continente para ficar fora de perigo.
E, claro, lembre-se de separar uma moeda e jogá-la para seu bruxo, o amigo da humanidade!