Os atributos no RPG Cyberpunk 2020
No RPG Cyberpunk 2020 os atributos que conhecemos tão normalmente como em D&D, Tormenta e etc, são usados como estatísticas. Porém, eu prefiro chamar de atributos.
Atributos representam o que a pessoa é capaz de fazer naquele momento e é isso que precisamos medir nos personagens, não é mesmo?
Os 9 atributos do jogo
Vamos falar dos 9 atributos que são fundamentais para a criação dos personagens? São eles:
- Tipo de Corpo
- Inteligência
- Reflexo
- Tranquilidade (Cool)
- Habilidade Técnica
- Sorte
- Empatia
- Atratividade
- Permissão de Movimento
Tipo de Corpo (BODY ou BT)
Força, resistência e constituição estão dentro desse atributo. Dependendo do tipo de corpo que você escolher, suas modificações e aprimoramentos, seu corpo pode reagir de forma diferente.
O corpo define sua capacidade de levantar peso, carregar coisas, o quanto de dano você recebe, o quão longe você consegue atirar alguma coisa e quanto dano adicional você causa em ataques.
No RPG Cyberpunk 2020 a parte de combate não é o centro do jogo, e sim as interpretações e a história, porém você brincará muito com o seu d10, caso deseje arrancar algumas partes de alguns inimigos.
“Morto é morto. Parte é parte. Pessoas mortas são partes.”
– Ripperjack (do livro oficial de Cyberpunk 2020)
O tipo de corpo irá gerar um modificador (BTM) que será o responsável pelos testes de movimento, combate corpo-a-corpo e resistência.
Inteligência (INT)
Esse é o atributo que te ajuda a perceber as coisas ao seu redor, resolver problemas e lembrar de informações. Basicamente tudo que envolve o pensar está aqui.
Acredito que para todos os papéis, a inteligência será fundamental, a não ser que faça um cara meio brutamonte que não pensa muito. Para Netrunners e Corporates é quase essencial dentro da história do personagem.
Pense na inteligência como sua capacidade de pensar mesmo.
Depois ela desdobrará em habilidades especiais que você poderá focar em, por exemplo, botânica, biologia, jogatina, história, idiomas, física, programação e etc.
Falamos das Habilidades Especiais em um próximo post.
Reflexos (REF)
Aqui não é somente a destreza que manda, mas sim uma junção da destreza com a capacidade de coordenação motora.
Um bom reflexo te ajuda a coordenar mãos e pés enquanto dirige uma moto, enquanto dirige e atira ao mesmo tempo, se consegue se esquivar de golpes ou se consegue fazer algumas acrobacias.
Essa é a velocidade do corpo.
Você é um bom dançarino? Aqui é a hora de ver se seus passos conquistam uma pista de dança.
Estudou algum tipo de arte marcial? Vamos testar seus aprendizados.
Consegue se esconder nas sombras dos prédios? Se disfarçar em meio à população? Quem sabe? Só seus atributos e os dados dirão.
Habilidades Técnicas (TECH)
No mundo de Cyberpunk é importantíssimo entender de máquinas, de tecnologia e de programação.
São diversas as oportunidades de testar suas habilidades que vão de conhecimentos em veículos, aviação, construção, corpo, disfarce, armas e assim por diante.
Esse atributo te ajuda a entender, concertar e até melhorar o que você encontrar pela frente que fizer parte do seu conjunto de habilidades técnicas.
Pense em técnica ligado a tecnologia. Do básico mecânico ao avançado e virtual.
- Concerte o braço em pane de um amigo.
- Abra uma porta destrancando seu cadeado eletrônico.
- Desative um tanque de criogenia.
- Reconstrua uma arma.
- Melhore sua conexão com o mundo virtual.
Curtiu as possibilidades desse atributo? É muita coisa possível aqui. A história do seu personagem é que irá fazer a diferença no que ele sabe ou não sabe fazer.
Tranquilidade (COOL)
Esse atributo diz muito sobre seu personagem! Anota aí… ele fala sobre o quanto seu personagem fica tranquilo em momento de estresse, pressão, tortura, dor e assim por diante.
Ele tem efeito direto em como seu personagem faz barulho nesses momentos, como ele se move e se fica prejudicado de alguma outra forma.
Coisas que já apareceram:
- O personagem fica com gases e solta um belo P enquanto tenta passar furtivamente entre dois guardas. (deu ruim)
- Não consegue se concentrar e responder o que o outro fala. (em Cyberpunk isso dá ruim)
- Consegue ficar tranquilão enquanto um palhaço com uma granada no nariz puxa o pino, grita com ele e cospe em sua cara. (sim, uma metáfora usando o replicante Ozob)
Esse atributo mede o quanto seu personagem é seguro de si, auto-confiante e o quão sua postura é de “o cara” ou “a mulher”, e consegue peitar qualquer pessoa.
Lembrando que no cenário de Cyberpunk, como falei em outro post, ser forte e seguro é o que garante a sua sobrevivência.
Sorte (LK)
Um dos atributos que me deixa na dúvida se gosto ou não de ter e usar. Ele representa sua sorte!
Quando você está fazendo seus testes, você pode adicionar toda sua sorte ou um pequeno valor dela, para somar um resultado seu.
Ajuda? Sim, é bem útil em alguns momentos.
Se você está pulando de um trem em movimento para outro na direção contrária, talvez eu peça um teste de sorte junto com o de suas habilidades.
Caso tire 10 no dado, que no Cyberpunk, assim como em Call of Cthulhu, quanto maior a rolagem: pior, você pode usar ponto de sorte para reduzir seu “problema”.
Atratividade (ATT ou ATTR)
Seu personagem é bonitão ou bonitona? Se veste bem, tá ajeitado para desfilar pelas ruas da cidade?
Esse é um atributo que parece que foi feito para dar risada, mas não é.
Lembra que no mundo de RPG Cyberpunk 2020 atitude é tudo? Que você precisa parecer bem sucedido, ser um vencedor e até intimidador para sobreviver?
É super importante estar bonito para influenciar pessoas, como os papéis Mídias e Roqueiros.
Você terá que investir em um belo guarda-roupas, cabeleireiro, babeiro, estética e o que for necessário para parecer bem na vida. Mostrando que você tem uma vida tranquila e que pode ascender para os demais níveis da sociedade.
Não vai adiantar ter muita Empatia, se você não é bonitão, com postura e manda na parada.
Empatia (EMP)
Esse atributo está relacionado ao quão bem você se relaciona com outras pessoas, como lida com elas e se consegue entender seus propósitos rapidamente.
É usado nas interações de comunicação para tentar convencer, perceber, seduzir, entrevistar e persuadir outra pessoa (jogador ou NPC).
Esse é como se fosse o Carisma em Dungeons & Dragons.
Você irá usar muito para obter suas informações em conjunto com sua inteligência.
Permissão de Movimento (MA)
É o quanto seu personagem é permitido correr e saltar. Analisando se ele consegue fazer ou não um movimento que demanda aptidão nata corporal.
Seu personagem consegue correr 3x seu MA.
E consegue saltar 1/4 da sua capacidade de corrida.
Ambos, corrida e salto, ficam anotados na sua ficha de personagem.
É do mestre calcular esses movimentos horizontais e verticais dos personagens. Talvez ele queira pular um pouco essas regras.
Seu turno…
Curtiu saber os atributos e avançar um pouco mais na ficha do seu personagem? Já começou a criar ele na sua cabeça? Deixe a gente saber nos comentários.