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Paladino D&D 5e – Juramentos Sagrados

Como explicado na parte 1 deste guia, como um paladino no D&D 5e você fará um juramento sagrado. E, a partir dele, receberá poderes divinos para cumprir a sua causa. Do momento que fizer este juramento até o fim de sua vida, você estará vinculado com essa decisão.

Por isso, ao atingir o nível 3, pense bem no juramento que está fazendo! E, para te ajudar nesta decisão, fiz este guia explicando como cada um dos juramentos funciona. Portanto, prepare seu pergaminho e sua pena, ao final deste guia você poderá fazer um juramento que carregará para sempre consigo.

Os Juramentos Sagrados são:

Anciões

Se a sua causa é a proteção da natureza, então este juramento é para você. Tão antigo quanto os elfos e os rituais druídicos, paladinos do Juramento dos Anciões são focados em proteger a beleza natural do mundo. Adornando suas armaduras com vinhas e outros símbolos das florestas, caminham pelo mundo em busca da proteção da fauna e da flora.

Canalizar Divindade – Nível 3

Assim que escolhe este juramento, você já recebe uma habilidade característica. Você possui duas opções para usar o seu canalizar divindade:

  • Fúria da Natureza: você evoca vinhas que vão até seu oponente e o prendem;
  • Transformar os infiéis: você canaliza sua energia natural e assusta quaisquer demônios e feéricos que estejam próximos a você.

Aura de Proteção – Nível 7

Assim que atinge o nível 7, sua capacidade de proteção se amplia. A partir deste nível, você e criaturas amigáveis próximas ganham resistência a dano de magias.

Sentinela Imortal – Nível 15

Pois se você achava que até agora este paladino já era bom em proteção, prepare-se!

Assim que atinge este nível, caso você caia a 0 pontos de vida, invés de cair inconsciente você se levanta com 1 ponto de vida. Porém, você só pode usar isto de novo ao completar um Descanso Longo.

Além disso, você não envelhece – nem de forma natural, nem de forma mágica.

Campeão Ancião – Nível 20

Pois agora prepare-se, porque quando atinge o poder máximo nesta classe, você se torna ainda mais próximo da natureza. Ao chegar no nível 20, você pode escolher uma aparência mais brutal e selvagem para si. E, ao fazer isso, você ganha alguns benefícios legais.

Primeiramente, você ganha 10 pontos de vida no início do seu turno.

Além disso, você pode usar ações bônus invés de ações para conjurar suas magias.

Por fim, inimigos próximos a você tem desvantagem em se safarem de suas magias.

Pois é, nada mal, né? Um paladino focado em proteção, aguentar ataque e enfraquecer seus inimigos.

Conquista

Além de derrotar as forças do mal, paladinos no D&D da conquista precisam destruir seus inimigos.

Ou seja, não basta vencer, é necessário acabar com o caos pela raíz. Alguns os entendem como tiranos, inclusive. Porém, seu poder vem diretamente de Deuses que defendem filosofias de guerra e afins.

Mas, também podem ser malignos. Algumas entidades do submundo apoiam paladinos em suas causas pela ordem. Porém, é uma linha tênue entre estabelecer o caos e abraçá-lo.

Canalizar Divindade – Nível 3

Assim que chega neste nível, você já ganha o canalizar divindade. Isso te fornece duas habilidades:

  • Presença Conquistadora: você pode assustar quaisquer oponentes próximos a você.
  • Acerto Guiado: você pode canalizar sua divindade para receber +10 em um ataque.

Se você achou forte até aqui, espere para ver o que vem pela frente.

Paladino Nuckturp
Uma anja paladina em sua mais pura forma, por Lily Abdullina

Aura da Conquista – Nível 7

Enquanto estiver capaz de lutar, a partir deste nível você possui uma poderosa aura.

Assim que assustar oponentes próximos a você, eles ficarão parados. E, além disso, receberão dano psíquico. Afinal de contas, eles estão com medo de você e tomarão dano só de estar próximos de ti.

Repreensão Desdenhosa – Nível 15

E agora você pode se perguntar: e se me atacarem?

Pois é, existem pessoas que ousarão fazer isto. E, para essas criaturas sem cérebros, elas sofrerão por sua ousadia.

A partir do nível 15, sempre que você receber um ataque, ela recebe dano psíquico. Pois é, você causa dano mesmo que esteja simplesmente parado.

Conquistador Invencível – Nível 20

Ao chegar em seu poder máximo, você se torna um avatar dos Deuses. Com uma ação, você ganha alguns benefícios poderosos.

Primeiramente, você tem resistência a qualquer tipo de dano;

Em segundo lugar, você pode atacar duas vezes por turno invés de apenas uma quando usar uma ação para isso;

Por fim, você causa um ataque crítico ao rolar tanto 19 quanto 20 ao atacar seus oponentes.

Coroa

Se você quer estar lado a lado da prosperidade da civilização, este é o juramento para você. Defensores da lei e do serviço à sociedade, estes paladinos no D&D carregam o poder da coroa em seu juramento e suas ações. Comumente considerados cavaleiros, fazem juramentos como parte do processo para entrar em suas ordens sagradas.

Canalizar Divindade – Nível 3

Assim que escolhe este juramento, você ganha 2 habilidades características:

  • Desafio de Campeões: ao escolher um oponente, ele fica quase obrigado a lutar com você – não podendo sair de perto de ti;
  • Virar a maré: incentive seus companheiros ao curar todos os aliados que estiverem próximos de você.

Fidelidade Divina – Nível 7

Se você acha que até agora você é um bom aliado protetor, aguarde para ver esta habilidade.

Assim que chega neste nível, caso um aliado anexo a você receber dano, você pode usar uma reação para tomar o ataque no lugar dele. Dessa forma, você garante que, ao estar próximo de seus aliados, eles estarão protegidos.

Paladino Nuckturp
Fiéis defensores da Coroa, por Antonio J. Manzanedo

Espírito Inflexível – Nível 15

E você achou que era o suficiente até agora, né?

Pois é, mas ainda não chegamos no fim. A partir deste nível, você fica ainda mais resistente. Se algo tentar te paralisar ou atordoar, você tem vantagem no teste para resistir a este efeito.

Campeão Exaltado – Nível 20

Assim como os demais juramentos sagrados, você atinge seu poder máximo no nível 20. Ao usar uma ação, você ganha alguns benefícios únicos e poderosos.

Primeiramente, você tem vantagem em ataques cortantes, perfurantes e de contusão não mágicos.

Além disso, você fica quase imortal – e seus aliados idem. Sempre que fizeram um teste contra a morte, vocês tem vantagem.

Por fim, vantagem em testes de resistência de sabedoria. Forte né? Eu sei.

Portanto, se você quer ser o tanque do grupo, este juramento se encaixa perfeitamente! Seus amigos vão adorar se você escolher esta classe.

Devoção

Talvez os maiores representantes do conceito de paladinos no D&D, membros deste juramento defendem a lealdade e justiça. Possuem anjos como sua principal referência do que querem se tornar. A maioria destes paladinos é devota de deuses da lei e do bem e estão constantemente medindo a sua devoção.

Portanto, se você quer ser devoto da justiça, virtude e ordem, este é o juramento para você.

Canalizar Divindade – Nível 3

Assim que escolhe este juramento, você já ganha duas habilidades únicas.

  • Arma Sagrada: com uma ação, você transforma sua arma em uma arma mágica com modificador de acerto igual o seu modificador de carisma;
  • Transformar os Infiéis: você censura mortos-vivos e demônios, de forma que eles passam a fugir de você.

Aura de Devoção – Nível 7

Ao atingir este nível, você e seus aliados tornam-se mais atentos pela sua presença. Nenhum de vocês pode ser encantado desde que você, paladino, esteja perto deles.

Pureza de Espírito – Nível 15

Neste nível, sua devoção ao seu juramento é tão alta que você se aproxima do seu ápice de poder. Em troca de sua devoção, seu juramento lhe concede uma proteção divina. Você, a partir daqui, está sempre sob o efeito da magia proteção do bem e do mal.

Nimbus Sagrado – Nível 20

Por fim, sua devoção chega em níveis poderosíssimos e invejáveis. Tendo dedicado toda sua vida ao seu juramento, agora você possui poderes únicos.

Primeiramente, luz emana de você. Porém, não é qualquer luz. Inimigos que estiverem próximos a você tomam dano apenas de estarem ali.

Por fim, você tem vantagem para resistir a magias de mortos-vivos e demônios.

Glória

Ao crer que o destino chegará a todos, você como um Paladino no D&D do Juramento da Glória estará sempre preparado. E, baseado nesta crença, você ajudará seus aliados a atingirem gloriosos feitos.

Canalizar Divindade – Nível 3

Ao atingir este nível, você realiza seu juramento e já ganha duas habilidades especiais:

  • Atleta Inigualável: você canaliza sua divindade para se tornar um atleta poderoso, tendo vantagem em testes de Atletismo e Acrobacia;
  • Destruição Inspiradora: assim que usar a sua Destruição Divina, você poderá distribuir pontos de vida temporários para seus aliados próximos a você.

Aura de Vivacidade – Nível 7

Trazendo a vivacidade divina para si, você amplia a sua movimentação em 3 metros adicionais por turno. Além disso, a velocidade de seus aliados próximos a você aumenta na mesma proporção.

Defesa Gloriosa – Nível 15

Quando chega neste nível, você e seus aliados estão protegidos. Não apenas pela força do grupo, mas porque esta habilidade garante proteção a todos.

Pois através da sua Defesa Gloriosa, você pode usar uma reação para aumentar a defesa de um aliado. E, caso o seu aliado consiga se defender do ataque que está recebendo, você ainda pode fazer um ataque contra o inimigo que o atacou.

Lenda Viva – Nível 20

Ao chegar no nível 20, você e seus feitos são uma lenda que viaja todo o continente. Com uma ação bônus, você tem acesso a três habilidades por 1 minuto.

Primeiramente, você tem vantagem em todos os testes de carisma.

Uma vez por turno, você pode transformar um erro de ataque em um acerto automático.

Por fim, você pode usar uma reação para rolar novamente um teste de resistência.

Assim, carregando o poder das lendas sobre você, derrubá-lo em combate será uma tarefa quase impossível.

Perjúrio

E se você, como paladino no D&D, quebrasse o seu Juramento Sagrado? Já parou para pensar em quais seriam as consequências?

Pois existe um juramento justamente para isso. Nestas profanas palavras, um Paladino quebra o seu voto para ir atrás de alguma ambição sombria. Nestes paladinos, apenas a escuridão sobrou. E, a partir dela, trarão todo a sua determinação para este novo propósito.

Canalizar Divindade – Nível 3

Como um bom servo de sua ambição sombria, o seu Canalizar Divindade é tão macabro quanto seus desejos mais profanos.

Controlar Mortos-Vivos: ao se concentrar em um morto-vivo que esteja em seu campo de visão, você consegue controlá-lo como quiser.

Aspecto Terrível: além disso, seu aspecto sombrio é capaz de assustar qualquer criatura que estiver próxima o suficiente de você.

Aura de Ódio – Nível 7

Com a sua energia e presença maligna, monstros profanos também são empoderados se estiverem perto de você. Assim, qualquer demônio ou morto-vivo que estiver próximo a você possui um bônus em seus ataques corpo-a-corpo. Pois é! Mortos-vivos empoderados. Nada como um necromante paladinesco.

Paladino Nuckturp
Um cruel e determinado Paladino do Perjúrio, por Çağlayan Kaya Göksoy

Resistência Supernatural – Nível 15

Pois é, exatamente o que parece. Aproximando-se de um verdadeiro Deus na terra, seu corpo fica extra resistente. Você, a partir deste nível, tem resistência a quaisquer danos de contusão, cortantes e perfurantes não mágicos.

Senhor do Medo – Nível 20

Enfim você atinge o seu poder máximo. A partir daqui, você é um poderoso lorde das sombras e utiliza energias divinas macabras para se empoderar. Com isso, o mundo fica ainda mais a mercê de sua vontade. Prepare-se para efeitos incríveis.

Não apenas você reduz a luz ao seu redor, mas qualquer oponente com medo de você e que esteja perto o suficiente sofrerá dano psíquico por sua ousadia.

Além disso, você pode escolher alvos para ficar protegidos nessas sombras. Quaisquer criaturas que atacarem esses alvos, terão desvantagem em seus golpes!

E, por fim, você pode usar a própria sombra que cria para atacar seus oponentes com dano necrótico! Intenso, né? Pois é, não é a toa que chama Senhor do Medo!

Redenção

Se você acredita que violência deve ser um dos últimos recursos a ser utilizados, então este é o juramento para você. Paladinos no D&D da Redenção defendem a paz a qualquer custo. E, a menos que seja essencial, evitarão machucar quaisquer oponentes.

Mas, claro, não são tolos! Sabem muito bem que determinados tipos de criaturas são simplesmente malignas. E, contra elas, não perderão tempo em destruí-las.

Canalizar Divindade – Nível 3

Ao canalizar a sua divindade, você ganha duas habilidades únicas:

  • Emissário da Paz: usando sua presença diplomática, você canaliza sua divindade para receber +5 em seus testes de Persuasão!
  • Repreender os Violentos: por ser contrário a violência, você consegue punir aqueles que a causam! Caso uma criatura cause dano em algum alvo, você pode usar sua reação para que ela receba a mesma quantia de dano.

Aura do Guardião – Nível 7

Ao ser tão contra a violência assim, você está disposto até a pagar com o próprio sangue. Quando um alvo sofre dano, você pode usar sua reação para receber o dano invés dele. Assim, a energia mágica transfere o dano que ele receberia direto para você.

Espírito Protetor – Nível 15

Enquanto aproxima-se de ser um Deus da paz, as energias divinas e espirituais te auxiliam. Assim, sempre que iniciar um turno em combate, você é presenteado com alguns pontos de vida extra.

Emissário da Redenção – Nível 20

Ao chegar neste nível de poder, você é o próprio avatar da paz. E, como tal, suas habilidades não poderiam ser fracas, concorda?

Não apenas você tem resistência a qualquer dano, sempre que alguém te atacar o alvo recebe o mesmo dano que causou.

Porém, claro, se você atacar alguma criatura esses benefícios não funcionarão contra ela.

Vigilantes

Já a ordem dos Paladinos no D&D vigilantes está com sua atenção redobrada em criaturas extraplanares. Seu foco principal é manter este plano material dentro de suas próprias leis e seres vivos.

Assim, qualquer criatura extraplanar sofrerá em dobro nas mãos de um paladino desses.

Canalizar Divindade – Nível 3

Assim como os demais juramentos, você recebe duas opções de Canalizar Divindade.

  • Desejo do Vigilante: utilizando de seu conhecimento entre os planos, com uma ação você consegue conceder vantagem em testes de Inteligência, Sabedoria e Carisma para todos seus aliados próximos de você.
  • Abjure o Extraplanar: exprimindo seu juramento, você faz qualquer aberração, celestial, elemental, feérico ou demônio fugirem de você.

Aura do Sentinela – Nível 7

Como um bom sentinela, você está sempre pronto para combater ameaças. Assim, uma aura ao seu redor faz com seus aliados também estejam sempre prontos.

Portanto, você e qualquer aliado próximo recebem vantagem em testes de iniciativa em seus combates.

Repreensão Vigilante – Nível 15

E se alguma criatura ainda ousar ir contra a sua punição vigilante, você consegue castigá-la pela ousadia. Pois caso uma criatura seja bem-sucedida em um teste de resistência de Inteligência, Carisma ou Sabedoria, você pode usar uma reação para causar dano no alvo.

Baluarte da Morte – Nível 20

Ao canalizar uma faísca de poder divino, você se torna capaz de defender os reinos mortais. Com uma ação bônus, você se torna capaz de:

  • Enxergar qualquer coisa em até 120 pés de vocês;
  • Você tem vantagem em ataques contra aberrações, celestiais, elementais, feéricos e demônios;
  • Banir uma criatura de volta ao plano dela ao acertar um ataque nela;

Pois é, em algumas campanhas este paladino é o terror dos mestres!

Vingança

E, por fim, se a justiça a qualquer custo é o que você busca, o Paladino no D&D da Vingança é o seu maior aliado. Sua pureza não é tão importante quanto a justiça divina. E, claro, você fará o que for necessário para encontrá-la e garantir que ela aconteça!

Canalizar Divindade – Nível 3

Como qualquer paladino, no nível 3 você recebe duas opções de canalizar Divindade. E, como um bom paladino focado em vingança, você focará suas energias em atordoar os seus inimigos.

  • Abjurar Inimigo: ao focar sua energia divina, um alvo de sua escolha fica assustado. Enquanto estiver nessa condição, ele não poderá se mexer.
  • Voto de Inimizade: ao escolher um alvo, você terá vantagem em acertá-lo até que ele esteja inconsciente.

Vingador Implacável – Nível 7

E, como um bom vingador, não há alvo que poderá fugir de você! Sempre que atingir um alvo com um ataque de oportunidade, você poderá se mover até metade do seu movimento normal com uma reação.

Alma de Vingança – Nível 15

Ao focar suas energias em um alvo, você consegue garantir que ele será punido por sua ousadia. Sempre que este alvo fizer um ataque, se você estiver no alcance, você pode usar sua reação para fazer um ataque contra ele.

Pois é, apenas quem for muito ousado irá lhe enfrentar.

Anjo Vingador – Nível 20

E, por fim, ao atingir seu poder máximo, você consegue garantir que ninguém fugirá de sua vingança.

Pois, no nível 20, você ganha habilidades únicas e incrivelmente poderosas.

  • Asas surgem de suas costas e te concedem 60ft de movimento de vôo;
  • Qualquer criatura que se aproximar o bastante de você ficará assustada. E, além disso, você terá vantagem em atacá-la.
Paladino Nuckturp
Paladino da Vingança em seu poder máximo, por Alexandr Novitskiy

Assim, com todo esse foco e poder, um Paladino da Vingança precisa apenas escolher um alvo. O resto, a suas habilidades únicas dão conta sozinhas.

Com qual paladino no D&D você vai jogar?

O Juramento de um Paladino no D&D 5e é a parte fundamental de sua constituição. É através dele que esta classe realmente exprime seu poder implacável. E, como você pode ver, de fato o poder de um paladino é grandioso.

Sendo uma das classes mais fortes do jogo, você como paladino poderá causar dano, curar e proteger seus aliados. Basta escolher a forma na qual você está disposto a aplicar ao máximo as suas palavras juramentadas.

Assim, de todos esses paladinos, qual você mais gostou?

Então, conte-nos aqui nos comentários!