Perfil Comportamental de Mestres e Jogadores de RPG
Você pediu nas nossas Nuckturp Talks e aqui eu trago um pouco mais de detalhes a análise de Perfil Comportamental voltado para Mestres e Jogadores de RPG.
Perfil Comportamental, o que é isso?
O perfil comportamental é uma meio de organizarmos os diversos tipos de pensamentos e comportamentos das pessoas, pois dentro do nosso mundo existem bilhões de pessoas e cada uma é única. Porém, podemos separá-las dentro da análise do perfil comportamental em 4 perfis básicos.
Existem alguns estudos que já ampliam para 16 e um outro que amplia para 27, porém entraríamos em um universo muito complexo e cheio de sutilezas que seria necessário 1 mês de intenso estudo e aprofundamento.
Hoje, um modelo ficou muito famoso que é o modelo DISC, baseado no trabalho do psicólogo William Moulton Marston, conhecido por três grandes criações: a criação de uma análise comportamental do indivíduo em um determinado ambiente (DISC), o polígrafo (detector de mentiras) e a personagem Mulher-Maravilha.
Dependendo do local que você for estudar irá encontrar nomenclaturas diferentes, porém a essência do ser humano é a mesma! Nós agimos e reagimos segundo uma programação interna em diversos tipos de ambientes.
O Perfil Comportamental no RPG de Mesa
Jogar RPG é um local de diversão, de amizade, de conflitos entre personagens, de tomada de decisão e de testar nossas zonas de conforto.
Farei aqui uma relação entre comportamentos de mestres e jogadores. Irei ausentar totalmente a ligação entre jogador e personagem, pois isso dá uma série de posts e até workshops sobre essa relação.
Os 4 perfis comportamentais
Eu vou usar aqui a versão mais simples e clara que encontrei nesses alguns anos de estudo que é a simplicidade da explicação de Dani Ferrari, a criadora dos jogos da série Jogo da Descoberta, e juntarei com minha experiência no RPG.
Estudar perfil comportamental em primeiro lugar é um projeto de autodescoberta. Para mim é um dos primeiros passos para você entender como você funciona. A partir daí, você já tem seu ponto A, seu ponto de partida, só vai precisar definir o seu ponto B, seu destino.
Os 4 perfis:
Como você pode reparar na imagem acima, existem 2 vetores de análise comportamental inicial. O eixo X que representa o foco da pessoa em relação ao ambiente. Externo significa que está focado no ambiente fora do nosso corpo, nas pessoas ao redor, nos objetos e nas conquistas materiais. Ambiente interno significa nosso espaço pessoal, nosso íntimo, nossos pensamentos, em nós mesmos.
Não existe certo ou errado. O mundo precisa de pessoas de todos os jeitos para fluir em perfeita harmônia.
Depois, no eixo Y, há o foco em processos e atividades, ou em pessoas e relacionamento.
Cada um de nós possui todos os 4 perfis comportamentais, porém alguns mais desenvolvidos do que outros.
Vamos entrar na descrições dos perfis e como eles se encaixam com nosso hobbie, o RPG de Mesa?
PERFIL ANALÍTICO
O mestre com perfil comportamental analítico é um grande estudioso! Ele irá estudar todo o sistema que irá mestrar e garantirá que sabe tudo em detalhes.
Esse será um mestre que terá o resumo do sistema ao seu lado e com ele o resumo do resumo. Terá um escudo de mestre extremamente organizado, um computador com diversas pastas para não perder a informação de jeito nenhum.
A grande vantagem de ter o perfil analítico desenvolvido em si é o alto nível de organização. Dados, fichas, mapas, miniaturas e etc, ficarão sempre arrumados.
Como mestre sempre explicará as regras em detalhes.
O mestre com perfil comportamental analítico pode se perder no perfeccionismo, impedindo que a mesa aconteça, pois ele sempre sentirá que falta algo.
O grande segredo aqui será o comprometimento com datas! Igual a gente explica na primeira aula da Academia de Mestres.
Como jogador o mesmo acontece com as fichas de personagem e cada detalhe do jogo. É um jogador que termina a mesa e faz todas as anotações da sessão.
Um jogador do perfil analítico sabe de diversas maneiras como seu personagem irá agir e já analisou todas as possibilidades de solução dos desafios que surgem.
Ele corre o risco de ser um advogado de regras!
Seu comportamento pode ser um pouco mais tímido na mesa, mas não confunda a timidez com a falta de participação, pois podem estar muito atentos a tudo que acontece e saber mais do que o próprio mestre.
PERFIL PLANEJADOR
O mestre do perfil comportamental planejador gosta de organização e quer saber tudo o que acontecerá no futuro. Ele faz jus ao seu nome, ele gosta de planejar.
Irá planejar dezenas de possibilidades antes dos jogos, tentando cobrir as ações que os jogadores poderão fazer.
Porém, ele tem uma característica que é a vontade de fazer tudo isso pelos jogadores. Ele irá investir muito tempo para ouvir os jogadores para entender suas necessidades e como ele pode ajudá-los a se divertirem mais ainda.
Durante a mesa pode perder a mão do jogo, pois escuta demais os jogadores. Porém, se fizer isso com consciência e sabendo intervir da maneira certa, o que chamamos de perfil planejador bem trabalhado, irá ser um mestre que todos querem ter mestrando.
Como jogador será organizado e bem comunicativo. Ele irá ter um personagem mega desenvolvido. Sabe aquele jogador que faz um background de 20 páginas contando como o passarinho que teve com 3 anos de idade impacta nas decisões do personagem nível 16? É esse!
Ele ama histórias, adora fazer as conexões e sentir que todo o grupo participa e co-cria entre si.
Esse perfil comportamental é um jogador paciente e está sempre observando os outros. Sabe o seu momento de falar e sabe quando o holofote está sobre o outro.
Só precisa tomar aquele cuidado de ficar observando demais e não agir, pois ele tem como desafio aumentar suas ações em prol de suas conquistas e crescimento.
PERFIL INFLUENTE
O mestre que tem um perfil comportamental influente mais desenvolvido é um showman! Ele irá criar a aventura, desenvolverá NPCs complexos e irá querer interpretá-los todos.
Provavelmente ficou horas treinando seus timbres de voz e buscando imagens que representem tudo aquilo que está criando.
Irá colocar músicas, efeitos sonoros, diversos mapas e entregáveis, deixando cada mesa um espetáculo. Isso se conseguir sobreviver e não se embananar todo no meio do caminho, não é mesmo?
É agradável e envolvente, pois quer que todos sintam o que ele sentiu enquanto preparava a aventura.
Como jogador, o perfil comportamental influente, irá pensar em um personagem que o destaque. Ele quer ser um pouco do centro das atenções. Ele gosta de ser visto e reconhecido.
Se for um jogador que não tem um grande nível de maturidade para o jogo, será aquele que rouba a atenção o tempo todo, não deixa os colegas falarem e ainda corta o mestre.
Caso já tenha um maior nível de maturidade, aí será um jogador extremamente divertido de ter ao lado, pois irá dar muitas risadas com o alto nível de preparação para interpretação.
Aliás, esse perfil comportamental tem um talento nato para improvisação. Primeiramente como mestre, que irá pensar e criar tudo na hora, se necessário. E depois como jogador que será bem criativo e participativo em todo roleplay.
PERFIL DOMINANTE
Praticidade é a palavra que acompanha o mestre do perfil comportamental dominante. Ele quer montar tudo de forma rápida e prática. Não quer perder muito tempo pensando, já quer jogar!
Normalmente ele se entusiasma e resolve mestrar 10 mesas toda semana, mas depois lembra que não tem tudo isso de tempo e acaba se frustrando.
É um mestre guiado pelo impulso do fazer. Quer experimentar o máximo de coisas possíveis em um curto espaço de tempo, tendo que tomar cuidado para não ficar na superficialidade. Para não ser aquele que já jogou de tudo, mas nunca terminou nada.
Ele raramente quer ler todas as regras do sistema, pois já quer estar no meio da ação!
Como jogador, esse perfil comportamental, não foco na criação prévia do personagem. Ele cria o básico e vai usando sua criatividade (e auto-confiança) durante o jogo para ir montando mais detalhes sobre o personagem.
Às vezes pode ser um pouco arrogante e controlador na mesa, pois ele não tem a paciência do perfil planejador, para aguentar outras pessoas pensando. Ele quer sempre que o turno dele chegue logo.
Inclusive na solução de problemas e combate, é um jogador que busca atacar rapidamente com toda a força do mundo, quer que acabe logo para ir pro próximo.
A armadilha aqui é esse tipo de jogador e mestre nunca se sentirem satisfeitos. Aí podemos ter um frustrado com o jogo, mas não pelo jogo e sim pela falta de paciência para chegar onde precisa chegar.
Seu turno: Auto-análise
Eu expliquei brevemente os 4 perfis comportamentais, você conseguiu se visualizar ou perceber dentro de um ou dois deles? Geralmente temos uns dois mais acentuados.
E lembre que você, com a ajuda de um profissional, pode explorar mais ainda esses perfis para se conhecer melhor, e inclusive conhecer as pessoas com quem você interage.
Essa é a magia dos perfis comportamentais.
Faz sentido para você?