Personagem no Starfinder: Qual a sua raça?
Se você curte um RPG de Sci-Fi, futurista e até com naves espaciais, o Starfinder RPG é um excelente RPG para se divertir. Nesse post, vamos continuar entendendo as possibilidades de criação do seu personagem, agora definindo a raça.
Num jogo com muitos planetas no mundo do pacto, você pode ser de diversas raças, não apenas o tradicional humano ou um androide, espere por raças bem distintas. Além disso, você pode curtir algumas raças do sucessor Pathfinder.
TEMAS
RAÇAS
CLASSES
- Emissário
- Mecânico
- Solariano
- Soldado
- Místico
- Tecnomante
- Operativo
- Biohacker *
- Vanguarda *
- Feiticeiro *
Você já percebeu que os itens com (*) são de suplementos e eu fiz questão de trazer para você nesse guia par expandir a sua mente e as possbilidades de criação de personagem nos mundos do pacto.

Raças
Raças em Starfinder é como em qualquer outro RPG. Ela irá te contar quais são as cargas genéticas e história que o seu personagem nasce. Sim, seu personagem nasce com um passado de sua raça e recebe o positivo e o negativo dela. Assim, caberá ao personagem (e jogador) entender tudo o que essa raça traz e interpretá-la corretamente.
Androide
Robôs com formato humanoide (ou não). Os androides são diferentes de programas e IA, eles foram criados para serem servos, mas seu comportamento não precisa respeitar sua programação. Assim, pensam por si mesmos e até possuem “alma”, o que caracteriza algo mais especial para essa raça, além de serem construídos.
Se confundem com as emoções humanas, pois não entendem o que passa por dentro das outras raças. São lógicos e calculistas. Outro ponto interessante é que eles também podem receber upgrades!
Você entende de máquinas e como elas funcionam e julga as pessoas como elas tratam máquinas, animais e servos. Ressaltando aqui a racionalidade do seu personagem Androide em Starfinder.
Humano
Uma raça versátil. Após muitos anos de exploração, os humanos se tornaram uma raça versátil, curiosa e muito adaptável. Tanto que na sua criação você recebe +2 para o atributo que escolher, pois seu personagem deve ter se adaptado a algo melhor, não é mesmo?
Os humanos tem uma grande habilidade de comunicação e organização, porém eles podem ser peritos em qualquer coisa também. É uma raça bem coringa, pois pode ser e montar o que quiser.
Os humanos, ao contrário dos androides, tem emoções e podem ser boas ou ruins, deixando até a raça conhecida pela sua violência – por falta de controle das emoções. Portanto, lembre que sentir é uma palavra muito importante para essa raça, caso jogue com ela. Dica para os mestres, pergunte para seu jogador constantemente: “O que o seu personagem está sentindo?” Deixe ele vivenciar as emoções.
Apesar da sua adaptabilidade ser positiva, é uma raça que muda de ideia com constância. Seja para seu próprio benefício ou por ser manipulada.
Kasatha
Altos e com seus quatro braços o trabalho manual fica mais fácil para um Kasatha. São geralmente refugiados de seu planeta, sendo então sobreviventes em gigantescas naves e que dependem de bom convívio e regras para sobreviver. Além disso, como se distanciam do planeta natal, precisam continuar propagando seus meios, por isso tradição e cultura são muito importantes para eles.
Tem comportamento nobre e misterioso, valorizam o conhecimento e a história. São lutadores vorazes com seus quatro braços e respeitam quem luta com arma branca, respeitando tradições e evitando a covardia. Porém, em alguns casos uma arma de longo alcance pode ser tudo o que precisam.
Apesar de nobres e intelectuais, por seu passado, se sentem inferiores e morrem de medo que outras raças colonizem seus lares e naves.
Lashunta
A raça com par de anteninhas vivas possui habilidades psíquicas inata. São muito estudiosos e intelectuais, porém não deixam de ser bons guerreiros. Dentro da raça existem ainda duas sub-raças, uma mais porradeira que são os Korasha que dá bônus de força na criação de personagem e os Damaya que acabam desenvolvendo mais a inteligência em si.
São vorazes estudantes, possuem magia Lashunta e telepatia! Uma raça bem versátil com muitas possibilidades. São líderes naturais, sendo Damaya por carisma e Korasha pelo seu barulho e força.
Espera-se que saibam tudo, pois são grandes estudantes. Porém, as pessoas tem medo que os Lashuntas usem o poder telepático para ler suas mentes e questionam a ascensão rápida ao poder.
Shirrens
Uns insetóides muito inteligentes e que trabalhavam no passado como mente coletiva. Após muito tempo sob esse “controle” mental, agora os Shirrens são obcecados pela liberdade de escolha. Porém, não largam a possibilidade de trabalhar em equipe, eles reconhecem o sucesso que um grupo pode ter em comparação ao trabalho individual.
São estudantes de novas culturas e sociedades, possuem telepatia e suas antenas os ajudam a “ver no escuro”, só que é através de vibração. Então, mestre de RPG, saiba narrar essas vibrações.
Os Shirrens, apesar de se protegerem com armas, preferem a não violência e gostam de usar a razão e a lógica para vencer seus desafios. Outro ponto importante, eles enxergam as suas escolhas de divindade como reflexo de quem você é. Portanto os Shirrens olham muito para dentro e tomam decisões com consciência e razão.
Vesk
Força, músculos, resistência e uma cara de réptil nervoso (ou imagine um lagartão sorrindo). São conquistadores e usam sua força bruta para ganhar seu território. Seus chifres curtos e dentes afiados amedrontam por onde passam.
Apesar da sua brutalidade uma força superior os expulsou de seu próprio sistema e eles tiveram que formar uma aliança de paz para sobreviver junto aos mundos do pacto. Um pouco de rancor e superioridade, mas que respeitam para sobrevier a essa outra ameaça.
São armas naturais e especialistas em armaduras, por isso enxergam as outras raças como inferiores e fracas. Gostam de provar seu valor em combate, mas apenas com aqueles que são dignos de seu suor e sangue.
Ysoki
Uns cara de rato pequenos e furtivos. Os Ysoki são conhecidos pela sua tamanha inteligência e conhecimento tecnológico. Se espalharam por todo os mundos do pacto, se enfiando em vários buracos e conquistando seu espaço.
São excelentes em sobrevivência, furtividade e engenharia. São rápidos e possuem visão no escuro! Ou seja, eles podem te pegar quando menos esperar. Roubar, invadir e até matar sem serem percebidos.
São enérgicos, entusiasmados e falam muito rápido. São fascinados pela tecnologia, montar e desmontar, e por idiomas. Sim, eles gostam de aprender vários idiomas para aperfeiçoar o seu conhecimento.
Espere agir um pouco como criança entusiasmada e saiba que seus colegas estarão sempre esperando que você remonte tudo o que desmontou.
Anão
Herdado do Pathfinder, mas herdeiros reais do mundo perdido de Golorian. Eles lutam para conquistar o seu espaço e entender seu papel nos mundos do pacto. Sua resiliência e determinação os mantém em movimento e em constante aprendizado sobre si mesmos.
São bem apegados às tradições e sentem uma profunda saudade de seu lar. Algumas pessoas os veem como antiquados e retrógados, pelo tradicionalismo e lentidão para adaptar-se à novas tecnologias, mas isso só reflete a personalidade cautelosa.
Geralmente são mecânicos, soldados e místicos. Tendem à confiar nas raças que são parecidas como humanos, halflings e gnomos.
Elfo
Elfos e suas orelhas pontudas talvez sejam a raça mais antiga. Sua história apagada e longevidade deixam os deixam irritados, pois acreditam que alguma outra raça os traiu, mas não sabem qual foi. São uma raça reclusa e que não suporta as demais, por isso é tão difícil encontrá-los pelos mundos do pacto.
Suas naves são tripuladas em sua maioria por elfos que apesar de fazerem as transações comerciais necessárias, demoram para ganhar a confiança de algum outro mercador. Os elfos que resolvem viver em meio a outras raças são denominados de Abandonados, pois deixam de viver com seus colegas elfos.
São estudantes e adeptos da tecnologia, mas não abrem mão da magia e seu laço com os antepassados. Por isso, quando se aventuram gostam de buscar, por exemplo, fragmentos de conhecimento mágico. Assim, alguns elfos com foco em busca tecnológica também são conhecidos como Drows e se tornam poderosos negociantes de armas nos mundos do pacto.
Gnomo
Pequenos, inteligentes e curiosos, os Gnomos podem ser mais carismáticos ou mais inteligentes, dependendo da sua origem. São fascinados por aventuras e sempre buscam novas experiências para alimentar suas mentes.
São raros os gnomos que criam sociedades duradouras em Starfinder. Dessa forma os gnomos agem muito sozinhos, buscando suas paixões e objetivos. Inclusive, acreditam que é muito difícil se comunicar com outras raças. Normalmente eles tem um ponto de vista e se a outra pessoa não compartilha da mesma ideia, eles nem se esforçam para explicar.
Halfling
Talvez os primeiros humanóides a se espalharem pelos mundos do pacto. Estão espalhados por todo o universo em pontos comerciais, pois adoram conversar – principalmente com estrangeiros para saber suas histórias. Muito cooperativos, pois sabem que sua sobrevivência é resultado de ajuda mútua, sendo que são pequenos e “vulneráveis”.
Rápidos e sua verdadeira arma está na sua habilidade de conversar com confiança. São encantadores, fazem amizade fácil e não demonstram medo perto do inimigo, mesmo de um Vesk, por exemplo.
São aliados dos humanos.
Constantemente lutam por suas rotas comerciais, direitos de busca e resgate, além de formas de rentabilizar sua agilidade e boa fala. Sempre positivo frente a qualquer situação, o Halfling acabam irritando as pessoas.
Meio-Elfo
Elfos se atraem por humanos, pois veem a paixão pela qual os humanos vivem suas curtas vidas. Eles aproveitam de uma forma que os Elfos não compreendem. Apesar da distância que os orelhudos preferem se manter de todas as raças, eles acabam querendo se relacionar com os humanos para sentir um pouco dessa emoção descontrolada.
São altos como os elfos e tem o dobro de vida dos humanos.
Apesar de receberem qualidades das duas raças, o meio-elfo, por não ser nenhuma coisa e nem outra, se sente um forasteiro. Ele tende a não se encontrar em nenhum lugar que frequenta. Se sentindo sempre “de fora”. Apesar disso, são considerados camaleões culturais, pois conseguem se adaptar a qualquer ambiente.
São tão versáteis que conseguem se adaptar a quase qualquer profissão.
Meio-Orc
A raça Orc é rara nos mundos do pacto de Starfinder. Assim é previsto que meio-orc são filhos de meio-orcs. Vivem dentro de cavernas nos planetas que habitam e algumas vezes são servos de Drows.
São comuns entre grupos rebeldes, militarizados e vivem na marginalidade. São intimidadores e aproveitam sua feição e porte físico para conseguir o que quer, com ou sem combate. Alguns usam suas forças e resistência para fazer o bem como mecânicos, operativos, soldados e emissários.
Gostam de trabalhar junto com os Vesk, pois compartilham das mesmas crenças e valores.
Acabam usando muitos piercings, tatuagens e fazem cirurgias plásticas para mudar (abrandar) suas aparências. Os meio-orcs de Starfinder podem conseguir mudar a sua própria pele e se tornam racistas em relação a própria raça.
Raças em Starfinder
Essas são as raças disponíveis hoje para a criação de seu personagem em Starfinder RPG. Até a inclusão das raças tradicionais de Pathfinder e D&D, ouso apontar, deixou o sistema mais povoado. Agora o próximo passo é escolher a sua classe e é aí que o bicho pega, pois TEMA e RAÇA, você leva para todo o sempre no seu jogo. Agora, a CLASSE precisa de escolhas, e suas habilidades irão aprimorando conforme cada decisão.