Por que jogar Numenera? O RPG 1 bilhão de anos no futuro.
Com mesa de Numenera prestes a começar, tradução da Editora New Order em Financiamento Coletivo e ter passado a última hora escrevendo a história de fundo (backstory) da minha personagem, fiquei pensando: por que não falar desse cenário que é apaixonante do Monte Cook?

Primeiro, vamos entender o cenário? Numenéra se passa 1 bilhão de anos no futuro, sendo esse seu nono “renascimento”, por isso nono mundo. Isso quer dizer que o planeta se colapsou oito vezes por razões desconhecidas. Talvez o Sol tenha esquentado demais o planeta, mas depois esfriou e a vida surgiu novamente. Talvez tecnologias tenham atacado as pessoas, todo mundo desapareceu, mas as máquinas ficaram sem manutenção (kkk). Talvez tenha tido um mundo que a gente nem passou da era medieval e todo mundo morreu por um vírus. Não importa! Se em 100 anos a gente saiu do andar à cavalo e começou a dirigir carros. Imagina o que pode acontecer em 1 BILHÃO de anos.
Para mim é isso que faz esse cenário ser muito atraente! Eu posso estar com minha espadinha, passeando por aí vestindo meu gibão de couro, carregando uma cifra esférica que flutua ao meu lado iluminando o meu caminho e encontro um aparelho que aparentemente parece ser um espelho, mas surge uma imagem com 9 números e uma mensagem para colocar a minha digital para destravar. SIM! Um celular pode ser uma numenera, um item de uma civilização antiga que faz uma mágica!
Tudo o que não entendemos como tecnologia é mágica, não é mesmo? Então o “celular” faz uma mágica de revelar uma mensagem, por exemplo. Porém, ele só tem um pouco de bateria e aí fim.

Fantasia com Sci-fi
Se você curte um mundo fantasioso e curte ficção científica também, então saiba que Numenera é o combo dos dois! Você pode misturar tecnologia no ambiente medieval e se divertir com máquinas gigantes que geram energia para um complexo inteiro, como pequenos nano-aranhas que querem aniquilar você.
No meu caso, minha personagem é a Layla, uma Jack, que vem do Jack-of-all-Trades (famoso Pau pra toda obra!) que tem metal fundido em sua carne, ou seja, ela possui partes do corpo que são feitas de tecnologia e ela não gosta que as pessoas saibam sobre isso.
Peguei minha vibe cyberpunk e usei o foco FUNDE CARNE E AÇO para criar essa garota que tem cibernéticos e entende as máquinas. Assim, posso explorar com um estilo hacker-ladino esse universo cheio de novidades e enigmas!
PARA ENTENDER MAIS DE NUMENÉRA, LEIA ESSE POST DO NOSSO MESTRE ESPECIALISTA DO SISTEMA.
Numenera e o Cypher System
Cypher System é o conjunto de regras que dita as mecânicas de decisões e aleatoriedade do jogo de Numenera. Com apenas um d20 a gente pode fazer maravilhas dentro desse jogo que particularmente me agrada muito.
Entre um D&D que para mim se tornou um sistema chato de jogar de tanta rolagem de dados, que o mestre Vitão incentiva a gente reduzir nesse vídeo abaixo, e os sistemas puramente de histórias. Numenera está no meio com uma abordagem com os dados bem simplificada.
Em Numenera apenas 1d20 pode resolver a sua vida. Cada ação tem um nível de dificuldade que precisa ser combatido no dado, se deu certo, deu! No combate a mesma regra é aplicada. Você tem um nível de dificuldade, se acertar a sua arma tem um dano padrão, que subtraindo a armadura do inimigo, recebe aquele valor de dano. Deixando assim a narrativa do mestre (e dos jogadores, como ensinamos na Academia de Mestres) dar o show.
O sistema não tem a letalidade de Cyberpunk 2020 ou de The Witcher TPRG que eu adoro. Um único ataque pode matar o seu inimigo (ou você). Porém a dinâmica e a abertura criativa para a narração e interpretação é muito boa, é muito grande! Isso me empolga.
DETALHES DO CYPHER SYSTEM VOCÊ LÊ NESSE ARTIGO
O que você está buscando?
Portanto se você está buscando um RPG “medieval com toque sci-fi” Numenera é, de longe, um dos melhores cenário para você curtir, criar e se apaixonar. Quem já jogou gosta demais e fica viciado. Porém é legal a gente lembrar que precisa rolar uma paixão ou curiosidade sobre Sci-Fi, senão não tem como inventar a amplitude de 1 bilhão de possibilidades que o jogo abre.
Numenera é traduzido e distribuído pela Editora New Order, portanto é um pouco difícil de achá-lo, a gente não conseguiu nem comprar para colocar na nossa loja. Porém, quem sabe se você não pegar a versão do Catarse ou compra na loja da própria New Order?