Por que o paladino é a classe mais forte do D&D 5e
Existe um problema no D&D 5e quando a classe que mais causa dano é também uma das mais resistentes. Não é à toa que o Paladino seja ao mesmo tempo tão amado e odiado. Afinal, esta classe é, geralmente, a que quebra o balanceamento do grupo.
Combinando a sua punição divina com suas proficiências e magias, o Paladino é capaz de fazer um pouco de tudo. Ele tem uma CA alta, salvaguardas boas, altos pontos de vida, ataques extras e uma alta quantidade de dano. Até bola de fogo ele pode ter, dependendo da multiclasse que você fizer. E isso acaba quebrando o equilíbrio do jogo.
Existe um problema quando a classe que mais causa dano é também um tanque
Existe uma distribuição natural dos poderes no D&D 5e. De um lado, classes que aguentam muito dano: bárbaros, druida da lua e guerreiros. Do outro, as que causam muito dano: ladinos, magos e feiticeiros. Completando o triângulo, as de suporte: bardos, patrulheiros e clérigos. No meio de todas elas, temos as demais, cada uma puxando um pouco para um lado, dependendo da subclasse.
Porém, o paladino quebra essa regra. É como se esta classe estivesse, ao mesmo tempo, ocupando o ponto máximo de cada um dos três fatores. 1d10 como dado de vida, salvaguarda em carisma e sabedoria e proficiência com armaduras pesadas o categorizam como tanque. Cura pelas mãos, aura de proteção e de coragem trazem características de suporte. Para finalizar, destruição divina e ataque extra o colocam com um altíssimo potencial de dano.
Seria o paladino imbatível no D&D 5e?
Assim, não é a toa que o Mestre precisa quebrar a cabeça para balancear campanhas nas quais existem paladinos. Isso que nem falamos de multiclasses com bruxos, feiticeiros ou até bardos. Embora a possibilidade de perder os poderes por não cumprir o juramento seja uma ameaça real, a real fraqueza do paladino é apenas uma: salvaguardas de inteligência.
Portanto, é sempre interessante seguir com precaução quando há um paladino na mesa. O roleplay com esta classe é fundamental para balanceá-la, pois o poder apenas pelo poder pode ser na verdade traiçoeiro com o paladino. Assim, o maior inimigo do paladino no D&D é, na verdade, ele mesmo.