Por que assistir Itaewon Class?
Polêmica e capaz de quebrar padrões sociais! Esta é a minha definição para a série sul-coreana da JTBC, baseada em uma história em quadrinhos (webtoon) de Jo Gwang, reproduzida pela Netflix em 2020.
O Dorama Itaewon Class conta a conta a história de Park Sae-ro-yi (Park Seo-joon), um jovem que após a trágica morte do pai e um longo período na prisão resolve se vingar daqueles que lhe causaram tanta dor e sofrimento. Mas como? Empreendendo e se tornando o melhor bar da Coreia do Sul.
Itaewon Class prende a atenção do inicio ao fim da série! A trama foge dos tradicionais dramas coreanos, e olha que eu já assisti alguns, pois na ultima vez que atualizei a lista, tinham 50 deles. Sim, sou uma Dorameira! Aliás, se você não sabe o que é um Dorama ou nunca assistiu um, clica neste Post e começa por lá, onde eu indico 5 títulos maravilhosos para você entrar neste mundo.
Além da síntese da série já ser extremamente convidativa “vingança por meio do empreendedorismo” vale elencar em tópicos alguns motivos pelos quais você não pode deixar de assistir essa obra!
Vamos lá:
QUEBRANDO AS BARREIRAS DO PRECONCEITO
Como promessa é divida, a série prometeu e cumpriu a proposta de ser desruptiva! Quem conhece um pouco da Coreia do Sul sabe do conservadorismo e preconceito que eles tem em relação a alguns assuntos. Para nós brasileiros pode até parecer absurdo, mas eles são tão conservadores a ponto ter certo preconceito com pessoas órfãs, pais solteiros, pessoas divorciadas, estrangeiros, homo ou transexuais e até mesmo quando o assunto é o relacionamento entre pessoas com diferença de idade.
Disposta a quebrar barreiras, Itaewon traz a tona questões de xenofobia e transfobia! Em alguns papéis chaves, começando pelo protagonista da série, um ex-presidiário que luta para conquistar o seu lugar ao sol e ter o seu próprio negócio.
Seus funcionários não são diferentes, cada um faz a quebra de um paradigma. Temos uma cozinheira transgênero, um garçom negro e estrangeiro com descendência coreana, uma gerente com traços de psicopatia que não liga para opinião alheia, outro ex-presidiário disposto a uma segunda chance, e o filho bastardo de uma família rica, que acaba trabalhando de garçom no bar Bandan por não concordar com as imposições familiares.
A ILUSTRAÇÃO DA JORNADA DO HEROI
Como já diria Marco Bini, “uma empresa existe para realizar os sonhos do dono e dos funcionários”. A série consegue expressar exatamente isso, pois a determinação de cada um dos personagens é lindo de ver! Como a proposta não é romantizar os personagens (mesmo que no final tenha um lance romântico), mas justamente o contrário, ela traz cada personagem com seus traumas e imperfeições, cada um consegue utilizar suas sombras como gatilho para continuar a trajetória. Nitidamente a jornada do herói é ilustrada na série, principalmente pelo protagonista, que já adianto, você irá sofrer e vibrar junto com ele durante os episódios.
LIÇÕES SOBRE EMPREENDEDORISMO
Um objetivo claro, missão, visão, valores, um bom posicionamento, análise estratégica, aprimoramento constante do produto/serviço e um bom marketing. A série traz todos esses aspectos e vem passar uma verdadeira lição! O protagonista lindamente põe em prática o seu plano de ação, mas o mais surpreendente é que durante o percurso ele não abandona seus princípios e convicções!
Mesmo a série abordando essa questão da vingança, na verdade em sua essência, ela vai muito além disso! O que mais Park Sae-ro-yi (Park Seo-joon) valoriza são as pessoas, quem está ao seu lado na busca dos seus sonhos. Transcrevendo uma fala marcante do personagem “Quero ter uma vida em que eu seja dono das minhas decisões, não quero ser dominado por ninguém e por nenhuma injustiça. Quero que minhas palavras e atitudes tenham poder e eu não precise pagar pelos meus princípios.” Bom, eu preciso dizer que já no primeiro episódio você vai entender o sentido e o peso desta frase!
TRILHA SONORA IMPECÁVEL
Incrível! Esta palavra define a trilha sonora dessa série! Mas é claro que, algumas músicas tocam tão profundo o coração que nem sabemos como explicar. Abaixo selecionei algumas que na minha opinião são os hinos da série! Outro ponto são as letras, particularmente gosto muito de pesquisar as letras das músicas que me inspiram, e também neste quesito estão aprovadíssimas, pois encaixam perfeitamente no contexto em que foram colocadas.
Começando pela música de abertura da série, ao som de You Make Me Back você vai se familiarizando com os personagens de Itaewon e sentindo que a série trata de superação! Diamond e Start Over são pontuais em alguns episódios, trazendo aquele sentimento de que tudo é possível. Someday, The Boy e Still Fighting It encaixam como luva nas cenas que cortam o coração, não tem como não se emocionar, é sério! E por último, mas não menos importante está Sweet Night, música feita exclusivamente para série e que acabou batendo recordes no iTune, composta pelo cantor V do grupo BTS de K-pop, que é amigo do protagonista do Park Seo Joon.
AMBIENTE INTEGRATIVO E DESCOLADO
Depois de entender o contexto e o que a série se propõe, quero te familiarizar do ambiente! Itaewon é um bairro em Seul conhecido pela sua diversidade, e a série, logo no inicio já consegue transmitir a energia do lugar. A proposta é integração, pessoas estrangeiras circulando, trazendo uma atmosfera de curtição e vida noturna. Uma rua cheia de barzinhos que promete boa gastronomia e diversão de quem passa por lá. Aliás, ninguém melhor do que BruCalderon para opinar neste ponto e trazer as maravilhas da gastronomia no quesito: “comidinhas de bar”.
Ainda, a titulo de curiosidade, o bar Danbam realmente ganhou uma página no Instragram que ainda é movimentada. Olhando a série deu muita vontade de conhecer Itaewon! Pela imagem abaixo espero que dê para entender um pouco da energia que estou falando:
Eu poderia continuar escrevendo muitos motivos, porque realmente tem vários… mas daí teria que entrar em algumas cenas e descrever alguns personagens, o que poderia trazer spoilers, que não é o meu objetivo, já que você precisa sentir e apreciar por conta própria!
Itaewon Class é o tipo de série que você não gostaria que terminasse! Com certeza entrou para o meu Top5. Vale muito a pena assistir…