Dungeons & Dragons Para mestres RPG

Preparando Encontros – D&D 5e

Se tem um evento em uma mesa de D&D que atrai jogadores, são os combates.

Seja no início, ao limpar uma masmorra infestada de ratos ou em níveis mais altos enfrentando dragões e ameaças ao reino, todos ficam ansiosos para usar suas habilidades marciais.

E para você, mestre de RPG, organizar esses combates deve ser tão divertido quanto.

Se você quer melhorar os combates de sua mesa ou aprender a criá-los caso seja iniciante, prepara seu pergaminho e tinteiro que esse texto é para você.

Personagens dos Jogadores

“Não sei nem por onde começar a estruturar um combate”

Isso é mais simples do que parece.

Assim como na hora de preparar uma aventura ou uma sessão, o primeiro ponto que você deve levar em consideração são os personagens dos jogadores.

Sim. O RPG é sobre eles. E o combate não seria diferente.

Todos os direitos da imagem dessa Party pronta para o combate são reservados ao artista Milivoj Ćeran.

Ao estruturar um encontro, pense nas seguintes características dos personagens de seus jogadores:

  • Quais testes de resistência eles tem proficiência?
  • Qual a CA e a vida de cada um?
  • Quais magias os personagens conhecem?
  • Eles tem resistência a algum tipo de dano?
  • Quais são características únicas da Raça e da Classe deles?
  • E o mais importante: quantas ações cada um deles faz por turno? Veja individualmente e depois faça a soma.

Anote todas essas informações, entendendo em quais aspectos esses personagens são bons e quais são ruins.

Pode ser que nenhum deles tenha proficiência em testes de resistência de Carisma.

Ou a CA de todos é muito baixa – ou alta até demais.

Talvez o grupo consiga fazer, em conjunto, 8 ações por turno.

Deixe essas informações anotadas e, na hora de criar um encontro, comece por elas.

Ambientação

Antes ainda de definir quem eles vão enfrentar, é de suma importância estruturar o local do combate.

Ele será feito em uma floresta aberta? Dentro de uma masmorra? No meio de uma cidade?

De acordo com o local, diferentes acontecimentos estão sujeitos a surgirem.

Em uma floresta, uma bola de fogo pode não ser uma opção viável. Dentro de uma masmorra, derrubar o teto pode ser uma opção. Lutar no meio de uma praça de comércio pode colocar as pessoas em risco.

Elementos do ambiente tornam o combate mais rico, e abusar deles irá encantar seus jogadores.

Earthquake
Todos os direitos da imagem são reservados ao artista Richard Tilbury.

Aqui estão alguns elementos do ambiente para você preparar:

  • Existem outras pessoas ou criaturas além de quem está lutando?
  • Como é o terreno? Ele propõe algum desafio para quem está lutando nele?
  • O ambiente é vulnerável ou resistente a algum tipo de dano específico?
  • O lugar restringe movimentação de alguma forma?
  • Existem elementos arcanos como Magia Selvagem ou Campos Anti-Magia?

Colocar alguns desses elementos já irá enriquecer bastante a luta e, claro, você pode pensar em vários outros que não estão nessa lista

E, agora sim, podemos pensar em quem serão os oponentes.

Definindo os oponentes

Tendo em mente os personagens dos jogadores e a ambientação, agora é hora de definir os oponentes.

Quais criaturas ou humanóides faz sentido existirem no local que imaginou?

Você quer usar e abusar de alguma fraqueza ou fortaleza dos personagens dos jogadores?

Qual dificuldade você quer que os jogadores tenham nesse encontro?

Essas são perguntas que quem define a resposta é você.

Cada combate deve ser pensado em sua própria maneira, com o seu próprio objetivo.

A única dica que dou é: não abuse em todos os encontros das fraquezas nem das fortalezas dos jogadores – senão as lutas serão ou muito difíceis ou muito fáceis.

Agora, antes de pensar no encontro em si, vamos para alguns conceitos técnicos do D&D 5e.

Nível de Desafio

Toda criatura nos livros do D&D possui um Nível de Desafio atrelado a ela – o famoso ND.

Esse valor varia entre 0 a até 20 ou mais dependendo da criatura.

A sua definição é bem simples:

O Nível de Desafio de uma criatura reflete qual o nível que 4 personagens devem estar para que o combate contra ela seja justo.

“Ahn?”

Seguinte. Uma criatura com Nível de Desafio 3, por exemplo, seria um oponente à altura de um grupo que possui quatro personagens no Nível 3.

Interessante né?

O D&D 5e organiza dessa forma baseando-se em alguns aspectos chave, sendo atributos, CA, vida e dano por turno algumas delas.

Porém, a verdade é que bons combates não seguem essa regra à risca.

E isso acontece pelo motivo a seguir.

Economia de Ações

Digamos que o seu grupo de jogadores consegue fazer 6 ações por turno e eles vão enfrentar um monstro que faz 1 ação por turno.

Claro, ele é um minotauro esquelético gigante que dá dano o suficiente por turno para derrubar qualquer um dos jogadores, tem uma defesa alta e uma vida mais alta ainda.

Todos os direitos da imagem são reservados ao artista Wayne Reynolds

Mas, ainda assim, 1 ação contra 6 ações.

Como você acha que será esse encontro?

Provavelmente ele vai ser assim: os jogadores dão inúmeros ataques, errarão quase todos, os que acertarem não vão surtir efeito; o monstro, por sua vez, fará um ataque e ou ele o acerta e mata um personagem, ou ele erra.

E assim essa fórmula vai prosseguir, turno após turno, cansando os jogadores pouco a pouco.

Maçante só de imaginar né?

É por isso que, reduzir CA, vida e dano do oponente em troca de mais ações torna os combates mais envolventes.

E para fazer isso você não precisa modificar a ficha dos monstros, basta você agrupá-los melhor.

Invés de colocar uma criatura com ND 3, porque não uma criatura com ND 1 e umas quatro criaturas com ND 1/4 por exemplo?

Leve em conta, para todos os encontros, quantas ações cada lado do combate possui e torne seus encontros mais envolventes.

Quantidade de Oponentes

Levando em conta a economia de ações, uma das suas melhores ferramentas é a quantidade de oponentes.

Poucas criaturas do D&D possuem uma economia de ações compatível com o Nídel de Desafio proposto para elas.

É raro você fazer um encontro contra apenas um monstro e essa luta ser realmente dinâmica e envolvente.

Por isso, use e abuse da quantidade de criaturas!

O grupo inteiro contra um lobo gigante? Porque não trocá-lo por uma matilha?

Porém, leve em conta sempre que: lutar contra vários inimigos é, de forma geral, mais difícil do que lutar apenas contra um.

Por isso que existem multiplicadores de dificuldade pensando no Nível de Desafio no Livro do Mestre.

Mas, para você não ter que se chatear com detalhes, você pode usar essa ferramenta oficial do D&D para pensar nos seus encontros.

Pesquisando oponentes

Existem várias formas de encontrar oponentes mas todas elas passam por: ter uma ideia e procurar nos livros – não necessariamente nessa ordem.

Eu gosto muito da ferramenta oficial do D&D beyond que falei ali em cima, por isso sempre a uso.

Como nesse ponto você já definiu o ambiente que irá usar, filtrar dessa forma e por Nível de Desafio pode já ser o suficiente para você encontrar algumas boas opções.

Porém, quanto mais específica for a ideia em sua cabeça, mais fácil será encontrar o que você procura (#liçãodevida).

Claro que pode ser que você não encontra o que deseja, e daí a melhor opção seria criar um monstro.

Mas isso fica para outro momento.

Exemplificando

Quem sabe faz ao vivo né?

Bom, não estou ao vivo, mas deixa eu falar como seria um exemplo de usar todas essas informações.

Digamos que eu esteja mestrando para um grupo de 4 personagens nível 6 que possui uma CA alta, nenhum deles é Proficiente em Resistência de Testes de Sabedoria e eles tem 6 ações por turno.

Como estão no nível 6, nosso primeiro filtro é: criaturas com ND menor ou igual a 6.

Jarrod Owen
Todos os direitos da imagem são reservados ao artista AVGhost

Como o grupo tem uma CA alta, vamos pensar em um ambiente que dê vantagem para os oponentes. Pode ser, digamos… um terreno com terremoto durante 10 turnos quando os oponentes atacam, desafiando os personagens a ficarem em pé.

Porém, não queremos que os oponentes sofram desse terremoto então… eles voam! Já temos nosso segundo filtro.

Queremos um Nível de Desafio alto, então tenhamos isso em mente. Como eles possuem 6 ações por turno, pensemos em um grupo de oponentes que também possua 6 ações.

Como a ideia é uma luta desafiadora e eles não são Proficientes em Testes de Resistência de Sabedoria, vamos abusar um pouco disso? Vamos!

Então chegamos ao terceiro filtro: algum ataque que exija Testes de Resistência de Sabedoria.

Ao usarmos esses filtros na ferramenta do D&D, vasculhando um pouco a lista, existe uma opção interessante: Banshee, diretamente do Livro dos Monstros.

Essa criatura voa e tem resistência e imunidades a vários danos e condições.

Porém, ela tem apenas uma ação por turno. E se deixarmos apenas ela como oponente, as 6 ações dos jogadores irão rapidamente consumí-la.

Então, que outro oponente fraco podemos colocar para completar as outras 5 ações?

Já que Banshee é um morto-vivo, pesquisando exclusivamente por outros morto-vivos mais fracos uma boa opção é o Espectro.

Então, colocando 1 Banshee e 5 Espectros, temos o seguinte encontro:

  • Um ambiente de terremoto que derruba os jogadores constantemente
  • Criaturas fáceis de atingir mas com vida alta devido às resistências de dano
  • 6 ações por turno dos oponentes, igualando às ações dos jogadores
  • Jogadores provavelmente correndo em meio ao terremoto do olhar assustador do Banshee

Não sei você, mas assumo que aqui, criando esse encontro, fiquei com vontade de mestrar ele!

Quem sabe não aparece em uma mesa em breve?

Crie o seu encontro!

Agora que você leu tudo e chegou até aqui, crie o seu encontro!

Deixe nos comentários a descrição do seu grupo de personagens e como você faria a ambientação e escolheria as criaturas.

Estamos ansiosos para ouvir você!