Punkapocalyptic

Punkapocalyptic RPG: o RPG Brutal de Sobrevivência

Punkapocalyptic é um RPG Brutal, maldoso e cheio de palavrões. É fato! Até a nossa comunicação no vídeo que fizemos para apresentar o jogo no youtube é cheio de “palavras pesadas”. Porém, Punkapocalyptic é uma viagem para um mundo Desolado que te convida a ser o cara mais problemático, ferrado e acabado do mundo que sobrou.

Se quiser você pode conferir nosso vídeo sobre Punkapocalyptic. Cuidado, ok?

O mundo de Punkapocalyptic

O RPG tem sua origem nos jogos de tabuleiro com o mesmo nome, Punkapocalyptic, da Bad Roll Games. O jogo de tabuleiro é um War Game bem interessante que nos leva ao mundo da Desolação, após um grande evento. Vamos entender um pouco sobre ele?

Mundo F0d1d0

O mundo de Punkapocalyptic está ferrado. Não há mais comida, recursos ou o que é que seja para que consigamos sobreviver como população. Dessa forma, os maiorais inteligentes decidem que precisam segregar as pessoas para que eles tenham um controle maior e que a humanidade possa sobreviver.

Assim, criam-se o projeto de megalópoles ao redor do mundo que serão abrigos de todos e garantem que todos terão alimentos e prosperidade. Porém, no dia que decidem que as megalópoles estão prontas, apenas as pessoas selecionadas poderão acessar essas incríveis cidades muradas.

Com isso, com as megalópoles prontas, eles expulsam a ralé (você é um deles) e deixam para viverem nos Ermos, onde não há nem se quer uma água potável. Você ficará feliz se tiver uma garrafa pet com um líquido amarelado que seu amigo urinou na noite passada. Pesado né? Mas tem que ser, para que a sensação de vida nos Ermos seja possível.

Agora, todo mundo se ferrou e está neste deserto radioativo, cheio de químicos no ar e tentando sobreviver sem energia, sem gasolina, sem armas, sem nada. Como um seguidor disse: é a hora de pegar aquele celular Nokia velho, amarrar num pedaço de pau e usá-lo como arma para arregaçar a cabeça de quem tentar chegar perto da sua comida, remédio, água, balas e sucata.

Você terá que lidar com chefões que vão te desafiar e a sua própria humanidade como jogador será desafiada. Será que você consegue tomar a decisão correta?

Você será um Merc

Dentro dessa sujeira toda, você será um Merc (“Merk”), um mercenário que é um pouco melhor do que o resto da população que ficou de fora. Você consegue se virar e faz uns bicos por aqui e ali para tentar sobreviver.

Porém, é osso!

A cada missão que você conclui — aqui até dando um spoiler da mecânica, a gente evolui por missão — você ganha benefícios e pode se especializar em algo.

Você terá uma característica única inicial, por exemplo: um fanático, que acredita em algum tipo de Deus da Desolação e que toda essa provação faz parte de um plano divino. Ou então, você é um Gênio, que usa sua mente para conseguir se safar dos problemas sem entrar em conflito.

Depois da primeira missão você ganha uma especialização de Novato e começa a brincadeira que vai deixando o seu personagem mais único.

Eu, particularmente, adoro quando você é um “genérico” e começa a ganhar qualidades que pode escolher ao longo do caminho. Mas, é claro que você já vem com vantagens e desvantagens graças às características iniciais que você escolheu, vinculada, cada uma, a um Atributo do jogo.

Os Atributos de Punkapocalyptic são:

  • Boca
  • Olhos
  • Carne
  • Miolos
  • Tripas
  • Pés
  • Mãos
  • Músculos

Legal, não é?

A dinâmica do jogo

Punkapocalyptic é um RPG rápido e simples, criado por Robert Schwalb, o mesmo autor de Shadow of The Demon Lord. Inclusive, o jogo usa uma variante expandida deste sistema. Além disso, Punkapocalyptic traz a possibilidade de ser detalhista, usando mapas e recursos, mas também permitindo um jogo mais narrativo. Esse dinamismo é muito atraente. O que me deixa mais feliz com o jogo é que montar suas fichas é extremamente rápido, mas traz uma beleza ao personagem que pode ser muito útil durante o jogo.

É um RPG de mesa Brutal e, assim como vários OSRs, espere para morrer e fazer um novo personagem.

Além disso, é um RPG que dá para brincar em one-shots e também possibilita campanhas mais longas, dada a sua versatilidade.

Outro ponto positivo de Punkapocalyptic é a possibilidade de combates com veículos e perseguições. A regra dos dados dá um frio na barriga e coloca seu desempenho na mão do destino. Pode ser que consiga escapar ou pode ser que seu sangue seja tomado no café da manhã do dia seguinte.

O Financiamento Coletivo de Punkapocalyptic

O financiamento coletivo de Punkapocalyptic acontece no Catarse e chega pela Tria Editora. A editora de Rafael, Calvin e Bruno, traz um respiro para a galera do Financiamento Coletivo, pois eles já entregam o PDF quando bater a meta principal. Depois, é jogar enquanto espera o livro físico chegar.

O sucesso que aconteceu em Beyond The Wall and Other Adventures, mostra que essa estratégia da Tria Editora pode ser realmente envolvente e ajuda na confiança dos apoiadores.

Agora é a sua vez de apoiar e conhecer o universo desolado de Punkapolcalyptic.
Acesse o link e conheça mais desse jogo que é INSANO: https://www.catarse.me/punk

Será que consegui falar do jogo, sem usar nenhum palavrão? 😉