Cyberpunk 2020 Cyberpunk RED

Qual é a diferença entre Cyberpunk 2020 e RED?

Para quem curte o gênero Cyberpunk tem muita água rolando desde o lançamento do jogo Cyberpunk 2077. Com algumas mudanças que podem ser consideráveis no mundo de Cyberpunk, o RED se torna o irmão em mecânica “levinho”. Enquanto na primeira versão, o Cyberpunk 2020, você precisa usar o seu cérebro para vencer os inimigos ou usará ele para fazer novas fichas constantemente.

Uma das características do cenário Cyberpunk é a alta letalidade, que já vou falar que não se perdeu no Cyberpunk RED, mas deu uma amenizada. Assim como no RPG de The Witcher, que já prepara você para criar sucessores para continuar sua campanha.

Para tomar a sua decisão de qual Cyberpunk jogar, continue lendo e trilhe essa rede de informações.

Cyberpunk Night Club de Dmitry Sorokin

A história mudou Choombada!

Enquanto Cyberpunk 2020 acontece em 2020 (genial, não é mesmo?), Cyberpunk RED acontece em 2045 e aí começa um pouco de mudança em nossa linha do tempo. Após as histórias que aconteceram em 2020 com Johnny Silverhand e a Arasaka, houve a 4ª Guerra Corporativa. Nessa guerra, como na primeira e na segunda, corporações usaram suas forças para buscar um objetivo financeiro.

Em 2021, IHAG, uma mega-corporação especializada em transporte submarino e suas tecnologias, faliu. Dessa forma, para pegar os destroços duas corporações que possuem base no oceano (CINO e OTEC) começam uma batalha de força militar para garantir informações, tecnologias e equipamentos da IHAG.

Sem conseguir vencer com sua capacidade de batalha, OTEC contrata Militech e CINO contrata Arasaka para serem seus braços nessa guerra. Militech e Arasaka sempre estiveram loucas para começar uma guerra entre si. Ambas tem alto poder de combate comparado com as pequenas nações da segunda guerra mundial.

Meados de 2022 começa a guerra orbital onde começam o combate no espaço aéreo com aviões, naves, AVs, tanks e milhares de tropas, mas tudo se volta para Night City, onde os ciberataques se intensificam e começa um crash bancário, nas mídias, nas informações.

Assim, em 20 de Agosto de 2023 acontece o holocausto em Night City. Forças desconhecidas atacam a cobertura da Arasaka com uma bomba nuclear. Apesar de não ser uma aniquiladora de cidades, causa um grande estrago na área central da cidade. Milhares de pessoas morrem e tentam culpar a Militech por isso, mas será que foi mesmo? Spoiler: Será que não foi Johnny Silverhand?

O holocausto em Night City faz com que a presidente dos EUA Elizabeth Kress nacionalize a Militech e expulse a Arasaka do território continental com promessa de ataque ao QG da empresa em Tókio. Outras nações seguiram os estados unidos e baniram ou reduziram os acessos às duas empresas em seus países.

Mapa de Night City 2045 – Divulgação Oficial Talsorian Games

O tempo vermelho (RED)

Um céu avermelhado prevalece sobre Night City mesmo após o final da guerra. Particulas nucleares, detritos dos ataques orbitais e explosivos convencionais e o constante fogo sobre a cidade aniquilou a agricultura e deixou a cidade tingida em um vermelho sangue.

Night City foi a cidade mais afetada, mas apesar de fragilizada estava pronta para reconstruir. Porém, algumas cidades se uniram para criar a Confederação Pacifica, com foco em ajudar a cidade dos sonhos ser reconstruída e, futuramente, usá-la como zona de livre comércio. Além disso, uma parte dessa confederação liberou que a Biotechica, subisdiária da Petrochem, fizesse testes genéticos em plantas e animais na região de Night City. Fica com essa informação e guarda.

Com isso, Night City que era a Cidade dos Sonhos, se torna a Cidade Perigosa dos Sonhos. Mais gangues nas ruas, mais corporativos buscando lucro desenfreadamente, selvageria e um pouco menos de requinte.

Então bem-vindo ao tempo vermelho (Time of The Red) Choombada. É mais perigoso do que o glamoroso e o hiper carregado tempo perdido de Cyberpunk 2020’s. A contagem de corpos é maior e as apostas mais indecentes. Mas isso não vai parar você, vai? Imagino que não.

Trace Santiago
Interceptador de Alexander Dudar

Mudança nas Regras de Cyberpunk 2020 para RED

Ok. A história é uma continuação do Cyberpunk 2020 e um prequel do Cyberpunk 2077, mas e o que muda na jogatina?

Cyberpunk RED não deixou de ser letal, mas reduziu algumas coisas para agilizar o jogo, simplificou o inútil (que eu, particularmente nem uso) e algumas coisas perderam um pouco de adrenalina. O jogo que foi desenvolvido com SWAT, FBI e exército americano, teve seu combate, por exemplo, simplificado.

O sistema Tiroteio de Sexta À Noite (Friday Night Fire Fight) teve uma leve mudança e os testes de perícias continuam iguais, com base no 1d10 + Atributo + Perícia + Vantagem.

Thursday Night Throwdown

O Desafio de Quinta-Feira à Noite é o simplificado sistema de combate do Tiroteio de Sexta À Noite (Friday Night Fire Fight). Em Cyberpunk 2020, um sistema de combate que foi desenvolvido com autoridades de tiro nos Estados Unidos e é realista. Agora é substituído por um sistema de combate, mais rápido, leve e que possibilita novos usos de armas.

O sistema continua o mesmo um ataque usando, por exemplo em tiro de distância: Reflexo + Perícia de Atirador + 1d10, combatendo uma defesa de Destreza + Perícia de Esquiva (Evasion) + 1d10.

A mira se foi. Agora fica para a narrativa do mestre e dos jogadores o que irá acontecer e onde irá acertar, separando apenas corpo e cabeça. Dessa forma, temos apenas três tipos de tiro especiais: cabeça que dá uma penalidade de -6 pela mira, três tiros sequenciais (Three Burst Fire) e o tiro de supressão.

Além disso, o sistema de morte continua letal, mas foi simplificado. Além dos diversos críticos, agora só há quatro estágios: machucado leve, severamente machucado, mortalmente machucado e, por fim, morto.

Aquele combate leve de Cyberpunk – Alexander Dudar

Morto é morto. Partes são partes. Homem morto são partes.

Jack Estripador

Trilhar Redes ficou mais fácil

Os caminhos infindáveis de um combate solo do trilha redes de Cyberpunk 2020, em arquiteturas que tinham que ser elaboradas, agora ficou mais simples. Agora é como se cada nível de evolução fosse um elevador e ao abrir a porta um desafio está lá. Chega de trilhar aqueles labirintos.

Eu particularmente nunca gostei de deixar de fora o netrunner do jogo, separando ele do time, dentro de um programa. Acredito que continuo não gostando e que há formas melhores de testar as habilidades e equipamentos, através de uma narrativa mais elaborada. Porém, dentro da proposta do RED ficou atrativo esse jogo. Pois, não preciso mais pensar em andares e o caminhar por esses mapas exclusivos, mas pensar que a cada nível é um “combate” diferente.

Seu passado é uma história (apenas)

Em Cyberpunk 2020 se você criasse seu personagem dentro dos caminhos de vida (Lifepath) disponíveis no jogo, você teria alterações em atributos e perícias. Por exemplo, se você tivesse uma doença ou vício em sua história, você perdia 1 de Reflexo automaticamente e permanentemente. Isso em Cyberpunk RED, sua história é apenas a história de fundo do seu personagem. Nada de errado com isso, porém saiba que essa é uma mudança que não alterará seus Status.

Ciberpsicose

Ciberpsicose ou Psicopatia Cibernética não estão inclusos no Cyberpunk RED Jumpstart Kit. Essa é uma questão bem legal, pois o excesso de cibernéticos pode consumir a mente do personagem. Assim, um cara calmo que começa a investir em muitas peças novas, pode começar a ter sua mente alterada transformando-o em alguém mais agressivo, com algum tipo de psicopatia. Infelizmente as regras ainda não estão disponíveis.

Agora é com você. Qual vale a pena jogar? Vale a pena jogar Cyberpunk 2020 ou Cyberpunk RED?